Um Pouco de Bom Senso Para Variar

Não existem provas que corroborem a existências de armas geofísicas.

Alexander GINZBURG, físico climatologista russo é um verdadeiro achado para os apreciadores do bom senso. Dono de uma forma de análise equilibradíssima, sem tiques nem manias sobre o clima e as equações que o conduzem.

Vivemos num mundo onde a politiquice se sobrepõe quase sempre ao bom senso, por isso acho ser importante destacar aqui algumas das suas frases (Vejam o vídeo completo, porque vale mesmo a pena):

“Por agora ainda não existem evidências nos meios de comunicação generalistas nem nas publicações cientificas que corroborem que a Homem é capaz de usar a natureza dessa forma.” (Em relação a armas geofísicas)

“De um ponto de vista meteorológico, na minha opinião não existe nada de extraordinário neste verão.” (…) “Circunstâncias como estas são normais acontecer na atmosfera, de tempos a tempos. Chamamo-lhes situações de bloqueio. São caracterizadas por uma parelha de ciclone-anticiclone de força semelhante.” (…) “A única coisa fora do normal são as forças combinadas do ciclone e do anticiclone.” (Em relação ao Verão quente na Rússia)

“Nem tanto ao mar nem tanto à terra, e existem bases sólidas para eu dizer isso. Os ciclones na Europa e os anticiclones na Rússia não são consequências directas do aquecimento global, são um fenómeno natural.”
“(…)Mas se o aquecimento global for causado pelos gases de estufa, a subida de temperatura nos trópicos será menor que a subida nos pólos, dependendo da latitude ser a Norte ou a Sul. Se as diferenças de temperatura diminuem, as forças que alimentam os ciclones e os anticiclones e as que eliminam o bloqueio também diminuem.” (Em relação à ligação do calor na Rússia e o aquecimento global)

“Eles não acordam nada.” (Reunião de Copenhaga)

“Existem duas formas de aquecer a Terra. Aumentar a emissão de gases de estufa, ou aumentar o consumo de energia solar.” (…) “Se a Terra for coberta de painéis solares, mais energia solar será consumida e ainda assim haverá um aquecimento, embora menos acentuado.” (Falando em relação às energias alternativas)

“Um dos centros meteorológicos e de ciência do clima do mundo está situado em Inglaterra. É o mais antigo e o mais renomado serviço meteorológico, esse é um dos lados da questão. O outro lado, é que nos últimos cinco, dez anos, ou talvez mais, o país que mais se tem preocupado com o aquecimento global tem sido a Grã-Bretanha.” (Em relação à revelação dos Emails que colocaram em causa a ciência do aquecimento global)

in RT

Estes foram apenas pequenos excertos de uma entrevista toda ela banhada a bom senso e equilíbrio.
É uma pena a ciência dos dias de hoje mais parecer política do que propriamente ciência, onde os jogos de interesses se sobrepõem ao interesse dos verdadeiros resultados.

Por vezes sabe bem saber que nem todos os cientistas se venderam às grandes parangonas, principalmente quando são elas que apelam ao investimento privado nas suas pesquisas…

Vodpod videos no longer available.

Notícia do Russian Times – No proof of existence of geophysical weapon – physicist

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 18/08/2010, in Ambiente and tagged , , , , . Bookmark the permalink. 8 comentários.

  1. Esta notícia é desinformativa, pois a questão não são as temperaturas nem as alterações climáticas… uma pesquisa sobre o projecto HAARP é esclarecedora e, não, não é uma teoria – está mais que documentado. Isto sim, são armas geo-físicas e existem sim senhor.

  2. Olá Tiago.

    Desinformação num mundo em que ela é “mato” é algo difícil de contabilizar… pessoalmente prefiro acreditar no bom senso… e acredito no bom senso evidenciado nesta entrevista.

    Para além disso, aqui no minha mOsca são usadas apenas informações veiculadas pelos meios de informação generalistas, de forma a que haja pouco azo ao carimbo de “teoria da conspiração”.
    Compreendo a tua critica e posso dizer que já li o suficiente sobre o assunto.
    Um dia destes há-de surgir uma notícia que justifique tal abordagem, mas entrar por esse caminho nesta notícia seria poder estar a especular um pouco a mais.

    Se desejares analisar este tema de uma outra perspectiva aconselho a leitura dos posts: “A Inquisição, Galileu Galilei, Aquecimento Global e Solar Max. (Uma Explosão a Caminho da Terra)(Actualizado)” e “Climategate – Todos Inocentados”, tens lá outra visão para este mesmo problema.

    Abraço.

  3. Bem, entao surgem várias questões: se este site apenas segue meios de informação generalista (ou corporativistas, como gosto de referir) então pouco ou nada traz de novo a não ser repetir a desinformação generalizada que estes praticam. Em segundo lugar, repito: quando os “conspiradores” falam de manipulação do clima não tem nada a ver com o que vem digo neste artigo – e dai que seja pura desinformação. Ah, e se seguem meios generalistas procurem os diversos artigos que existem na Media americana sobre o projecto HAARP – e logo verão o que digo. Este tipo de armas já vem do tempo de Nikola Tesla – o que também não deve constar neste site pois raramente é referido nos meios generalistas. Curioso é haver tb um relatório das forças armadas russas sobre esta tecnologia…

    Bom senso é perceber que ninguém anda a trabalhar para ninguém, pelo que tanto as elites políticas como económicas estão-se “pouco nas tintas” para o cidadão médio. Isso é bom-senso, apesar de generalizadamente as pessoas acreditarem no contrário.. E quem está aware do que se está a passar sabe ler nas entrelinhas dos meio generalistas – o que pensei que este site fosse até me cruzar com este artigo.

    • Tiago, aqui irás sempre e só encontrar informação veiculada pelos meios de informação generalistas. Esta foi uma opção tomada de consciência de forma a não tornar este blog apenas mais um blog a falar de “teorias da conspiração” e apenas para os que, como afirmas, já estão awake.
      Mais difícil do que acordar quem já tem os olhos abertos é tentar fazer ver a quem ainda não os abriu que o mundo é muito mais que apenas as parangonas dos meios de informação generalistas, utilizando apenas e só as palavras veiculadas por esses mesmos meios generalistas.

      Em relação ao HAARP.
      Estudo e leio sobre o assunto há pelo menos 10 anos. Tenho guardado dezenas de links de informação que têm saído nos meios de informação generalistas. Um dia destes há-de sair uma notícia nos meios de informação generalistas que justifique a utilização e paralelismo com tal informação. Até lá a calma molda o monge…

      Uma forma de bom senso é tentar não impingir a outros a nossa forma de ver o mundo mas sim deixá-los criar a sua… esta é e será a forma de conduta do minha mOsca.

  4. Compreendo e respeito, mas percebes então o ponto que tenho levantado: há uma associação dos “conspiradores” que falam de HAARP a temas que o cientista fala que nada tem a ver! Só isso! De resto subscrevo tudo o que dizes, tanto que estou a encontrar excelentes artigos por aqui (e concordo com o posicionamento de picar exclusivamente os meios generalistas, como forma de dar “credibilidade” (para quem precisa dela) ao exercício de mostrar que não existe preto e branco, mas sim um grande cinzento…

    • Obrigado pelas palavras Tiago.

      A meu ver, o que este cientista fez foi ser o mais desprendido possível com qualquer teoria mais extrema. Usou exclusivamente informação comprovada para basear todas as suas afirmações. Não deu valor ao aquecimento global, também não lho retirou, como não deu valor às armas geofísicas, como também não rejeitou a sua existência.
      Numa época em que os extremos é que pagam as pesquisas, usar a simplicidade e o bom senso de basear as suas afirmações apenas em factos quase inquestionáveis é algo que tiro o meu chapéu.
      Por vezes não é preciso dizer tudo para ficar tudo dito, e para mim nas entrelinhas ele disse tudo…

  5. Para fechar, conhecias o tratado da ONU para não utilização de “weather warfare” de 1976? Fizeste-me pesquisar ainda mais!

    http://wearechange.wordpress.com/2008/07/02/weather-warfare-treaty/

    Brutal, nem fazia ideia disto!

    • Sim.

      Como forma de ponto de partida para mais informação para pesquisares, aconselho a visualização de dois documentários que encontras no youtube:
      – Holes In Heaven? HAARP and Advances in Tesla Technology
      – Don’t Talk About The Weather (este não é dedicado em exclusivo a este tema, mas tem lá uma secção sobre ele bem conseguida)

      Cuidado ao pesquisares sobre o projecto HAARP porque o que não falta por aí são desinformações toldadas pelas emoções, tanto para um lado como para o outro. Esse tratado da ONU é um excelente texto porque desmistifica a base existencial do assunto. Se em 1976 foi proibida a proliferação de armas geofísicas isso quer dizer que essas armas já eram estudadas antes dessa dada, e que provavelmente houve desenvolvimentos nessas tecnologias que conduziram a um acordo de proibição.

      P.S: Pessoalmente faço um exercício quando quero pesquisar informação. Primeiro tento encontrar um ou mais documentários sobre o tema que quero pesquisar. Ao vê-los tenho sempre uma caneta à mão é vou escrevendo os tópicos que vou considerando importantes, para então depois pesquisar sobre eles mais aprofundadamente. Depois tento sempre que a informação seja reconfirmada por fontes oficiais: jornais, institutos, etc… exactamente como esse texto da ONU.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: