Notícias do Dia 10/05/2013

* António Barreto considera que a democracia portuguesa está em risco
* Mas afinal onde nasceu Vítor Gaspar?
(“Nada me chateia mais do que ouvir um político dizer que não devemos criar alarme social. A sociedade tem de estar alarmada, que é a sua forma de estar viva”.)
* Das fúrias forças
(Tem de haver qualquer coisa que se possa fazer, em democracia, quando a democracia é sequestrada – sob pena de não ser democracia. Tem de haver qualquer coisa que se possa dizer para acordar os que, dormentes, assistem a isto como se não pudesse ser verdade.Não, não é a gritar fascismo, nem nazismo, nem que está toda a gente a morrer de fome ou a suicidar-se aos magotes. Não, não é de buíças que precisamos, sequer da memória deles. Nem de hipérboles, tiradas piedosas ou indignações espúrias. Precisamos de fúria.Não promessas sem osso, não estratégias para ganhar tempo. Não temos tempo – tenhamos o que nos resta, se nos restar coragem.)
* Governar pelo medo
(Portugal é o país com maior desigualdade de rendimentos da zona Euro. […] É este o país que temos: um país pobre, onde o emprego escasseia e onde o fosso entre os mais ricos e os mais pobres é profundo.)
* Limite nas pensões altas dispensaria reforma aos 66 anos
([…] houve uma proposta sugerida pelo FMI que ficou de fora do projeto de cortes apresentado por Passos Coelho. Trata-se da imposição de um teto máximo de 5030 euros para as pensões, o que, segundo o FMI, permitira uma poupança anual da ordem dos 200 milhões de euros – valor semelhante ao que se pretende obter com a alteração no fator de sustentabilidade.)
* Inimputáveis
(Os que nos trouxeram até aqui têm nome e rosto. Pavoneiam-se por aí. Dificuldades, não sabem o que isso é. Megalómanos, oportunistas e prestidigitadores, quase todos cavalgaram o pote em benefício próprio, seja no estrangeiro, seja na banca ou no regaço do Estado. […] Só faltava mesmo, agora, indexar o valor das reformas ao desempenho da economia. Não espantava vê-los, daqui para a frente, a fazerem campeonatos em prol do afundamento da economia para reduzirem as reformas ao nível zero. Compensava, na perspectiva deles. […] Enquanto os inimputáveis, políticos incluídos, permanecerem intocáveis, não haverá equidade. […] Assustadora, a miséria que paira um pouco por todo o lado. Mais do que a miséria material, dói a miséria moral.)
* PM recusa hipótese de baixar juros do empréstimo a Portugal
* Desemprego: a Economia a Desfazer-se
(Nestes modelos, países, pessoas em territórios, e, nestes, afetividades, culturas e relações sociais não existem. Um País pode desaparecer, e as pessoas deslocarem para o Centro e o Norte da Europa, que a situação é vista como ajustamento e normalidade no modelo de intervenção. […] Muito difícil, assim, acreditar que seja possível manter a União Económica e Monetária.)
* Maior destruição de empregos de sempre em Portugal “O ajustamento é lindo”…
* Despedimentos colectivos disparam no primeiro trimestre
* Ministra da Agricultura acusada de “fazer fretes” às grandes empresas
(“Mostra estranheza porque ainda não conseguiu perceber o país do qual é suposto ser ministra da Agricultura, tem-se limitado a fazer o frete, a fazer de grande embaixadora do grande negócio agrícola e tem-se deslocado para fora do país com missões que têm a ver com grandes empresas do negócio agrícola, que não tem nada a ver com o nosso sector” […] acusou-a de se entreter a servir como uma espécie de caixeiro-viajante do grande agronegócio” que a maior parte das vezes nem paga impostos em Portugal.)
* Só há criação de emprego nos salários até 310 euros
* O emprego está a crescer
(Nuno Amado, presidente do BCP, tem o segredo para acabar com o desemprego: reduzir “um bocadinho” os salários, para manter “um bocadinho” de emprego. Há gente assim, terra a terra, que prefere soluções maneirinhas a soluções grandiloquentes. Baixam-se os salários, que, como se sabe, em Portugal são elevadíssimos, e dessa forma as empresas em dificuldade não precisam de despedir tanta gente… mas só “um bocadinho” de gente. […] O Governo já tinha diminuído os montantes da indemnização por despedimento de 30 para 20 dias. E como agora se vê, a taxa de desemprego continuou a subir. Portanto, e seguindo a linha de raciocínio do ministro, é só deixar de pensar na taxa de desemprego e seguir em frente. Pobres, sem honra e sem emprego. […] Em favor das teses do primeiro temos que ganhar menos de 310 euros corresponde a “um bocadinho” menos que o salário mínimo nacional, que anda por uns desmesurados 485 euros, o que levará as empresas a preservar, não “um bocadinho”, mas “um bocadão” de emprego. Em favor das teses do segundo temos que as indemnizações a pagar a quem ganha menos de 310 euros serão bastante baixas, o que promoverá a criação desenfreada de emprego. Ainda que seja um emprego barato, precário, até degradante.)
* As pensões e a arte da fuga
* Exportações caem pelo segundo mês consecutivo Pufff…
* Produção de automóveis em Portugal caiu 21% de janeiro a abril
* Cobrança ilegal do Imposto de Circulação Automóvel
* Serviços contraem pelo 27º mês consecutivo Brilhante…
* Produção na construção cai 23,7% em março
* Empresários do comércio criticam sistema dual alemão de formação profissional
* Défice tarifário põe mais 400 milhões de euros na conta da EDP Bónus…

* German Tax Revenue Growth Weakens Amid Euro Area Recession Tic,tac,tic,tac…
* German Exports See Knock-on Effect of Eurozone Crisis Pufff…
* Industrial output down 5.2% in March Itália
* The two Europes, in one chart
* “Viktor Orbán: Nós decidimos, nós não cedemos às pressões de Bruxelas”
* “Escola pública sai a rua contra reforma educativa” Espanha
* Procurem a Europa
* British Lawmakers Try to Force EU Referendum Vote

* European banking union? Don’t hold your breath
* Banco mutualista britânico em risco de colapso
* Lucro do Unicredit fica acima do esperado Noutro planeta…
* Alpha Bank posts Q1 profit on Emporiki goodwill Noutro planeta…
* Quase quarenta mil casas entregues aos bancos em Espanha em 2012

* Billionaire Paul Singer: The U.S. Has A Big Debt Problem And The Fed Is Making It Worse
(O multimilionário gerente de um fundo de Hedge, Paul Singer, avisou que os países ricos estão insolventes, com a dívida dos Estados Unidos actualmente perto dos 500% do PIB dados os custos assumidos com os programas sociais. […] países como o Japão têm uma dívida de aproximadamente 800% do PIB […] E não só estas grandes economias estão falidas como os bancos estão essencialmente falidos. […] Algures no tempo, “irá desaparecer a confiança na gestão destes países e no dinheiro fiduciário” […])
* China Export Gains Spur Renewed Skepticism of Figures
* China’s Fiddled Figures
* John Boehner On Debt Ceiling: Let’s Pay China First, Then U.S. Troops Hmmm…
* Japan’s current account surplus plummets to smallest amount ever
* Everybody Lives in Asia
* London really is THE millionaires’ playground: More ‘ultra-high net worth’ individuals live in English capital than any other city on Earth, new figures reveal

* Billionaires Dumping Stocks, Economist Knows Why
(Apesar da subida de 6,5% no mercado bolsista nos últimos três meses, uma mão cheia de multimilionários estão silenciosamente a livrar-se das acções que têm nos mercados americanos… e de forma acelerada. […] É muito provável que estes investidores profissionais estejam cientes do estudo que aponta para uma monumental de até 90% nos mercados. […] “é uma certeza matemática de quando a barragem ceder, e este dinheiro passar das reservas e chegar aos mercados, a inflação irá disparar”. “Quando se atingir os 10% de inflação, os Títulos do Tesouro a 10 anos irão perder quase metade do seu valor. E aos 20%, terão perdido todo o seu valor. Então as taxas de juro irão aumentar dramaticamente, e isso causará um colapso no mercado imobiliário. E os mercados bolsistas colapsarão como consequência desses problemas”. […] Então se Buffett, Paulson, e Soros se estão a livrar das acções, é porque decidiram sair mais cedo e deixar os restantes a segurar o saco.)
* It’s not just stocks; everything is overvalued
* Top banks weighed down with $79b in overdue loans China
* California Accuses JPMorgan Chase Of Unlawful Debt Collection Practices Mais uma…
* The cracked argument for tax havens
* “100 das pessoas mais ricas do Reino Unido escondem milhões em paraísos fiscais”
* Tax evasion still crippling Africa as rich countries fail to deliver support

* Bancos centrais cortaram juros por 513 vezes desde 2007
* Capital Flight From Japan: Has the Yen’s Downfall Just Begun?
* U.S. Auto Lobby Urges Congress to Counter Yen’s Weakening
* Riscos da inflação no limite
* 1 dólar = 10 pesos argentinos. E agora?

* Hints of a dark side in Cleveland abduction suspect’s life
([…] “ele disse que era da CIA.”)
* Intelligence report identified vulnerability before Boston bombing
* FBI Under Fire, Didn’t Tell Boston PD About Marathon Bombing Suspects
* Watchdog says government has tried to silence him on Afghanistan
* Benghazi whistleblower: ‘I’ve been demoted’ for challenging Susan Rice’s claims
* Biometric Database of All Adult Americans Hidden in Immigration Reform
* Bill Gives DHS Sec. ‘Virtually Unlimited Discretion to Waive Any Manner of Crimes,’ ICE Council Warns Congress
* Chatham House & UK Foreign Policy; an overview
* Canada Revenue Agency to create ‘SWAT team’ to help fight tax evasion
* Man Arrested For Allegedly Shooting Realistic Toy Gun With Kids In Queens Park

* Soil pollution data still ‘a secret’ China
* Fish company investigated after salmon farm polluted Scottish loch
* One-Third of U.S. Honeybee Colonies Died Last Winter, Threatening Food Supply
(“Estamos neste país cada vez mais próximos de deixarmos de ter suficientes abelhas para cumprirem com as exigências de polinização” […] A escassez de abelhas atingiu quase um ponto de ruptura em Março na Califórnia, quando foi quase à conta o número de abelhas para polinizar as plantações de amêndoa. […] “Uma em cada três dentadas (em alimentos consumidos nos Estados Unidos) são directa ou indirectamente polinizados pelas abelhas.)
* Caçadores furtivos matam 26 elefantes na reserva da República Centro-Africana
* King No More: The Tragic Plight of Lions in Africa
* Mysterious 30 foot long rotting ‘sea monster’ with huge teeth found washed up on New Zealand beach
* Estação Espacial Internacional tem uma fuga de amoníaco
* Earthquake Swarm on Reykjanes in Southwest Iceland
* Vulcão lança coluna de 5 km de cinzas no Kamchatka
* Bridgeton residents get offer to move to hotels because of landfill stench
* Hanford Nuclear Cleanup May Be Too Dangerous, Future Of Storage Plant Uncertain

* Cover on Fukushima reactor building to be demolished

* Petróleo para as transnacionais Brasil
* Exportações de petróleo em Angola devem descer
* Nuclear Headache: Task of Decommissioning Plants Is Herculean
* Britain ‘faces energy crisis unless ministers abandon green policies’
* Ex-energy minister fights local wind farm
* Infographic: Africa’s natural resource wealth

* Was Syria ‘nuked’?
(O Coronel James Hanke, antigo adido de ligação entre o Pentágono e o governo de Netanyahu, analisou as imagens. […] “Os “bunker busters” nucleares têm muito menos poder de penetração e, não estou a dizer que isto tenho sido um engenho nuclear, mas “as evidências” apresentam semelhanças impressionantes.” […] Então, se foi usada um MOP, este apenas poderia ter sido realizado pela força aérea norte-americana […])
* 5 reasons Syria’s war suddenly looks more dangerous
* ‘Turkey would support US-led no-fly zone in Syria’
* Britain introduces new ploy to arm terrorists in Syria
* Governo russo conclui entrega de mísseis antiaéreos à Síria
* Syria admits accepting Hizbollah militants
* Hezbollah to accept Syria arms ‘to break power balance’ with Israel – Nasrallah
* Iran unveils new attack drone
* Land grab: Israeli govt backs bill to forcibly relocate up to 40,000 Bedouin villagers

* Op-Ed: US is involved militarily directly or advising in 74 countries
(Ao todo os Estados Unidos estão envolvidos em 74 países. […] a realidade é que os Estados Unidos estão militarmente envolvidos um pouco por todo o globo directamente em conflitos ou apoiando outras forças que são usualmente usadas como mandatários para fazer avançar os interesses americanos. Estas novas guerras são muito mais pequenas do que as anteriores guerras. Enquanto se avança com os interesses dos Estados Unidos e do complexo industrial militar, existe pouco escrutínio político devido às poucas baixas e à frágil cobertura por parte dos meios de informação ao que está a ocorrer.)
* Serguei Lavrov: OTAN está se alargando em direção à fronteira russa
* U.S. Aircraft Carrier Nimitz to Join Drills in S. Korea
* Pyongyang Calls South Korean Presidents US Trip Prelude to War
* Coreia do Norte diz que americano tentou criar base contra o regime
* India’s new China war
* Taiwan condena ataque de marinha filipina a pesqueiro da ilha
* Disputas territoriais entre a Rússia e o Japão estão longe de terminar

* Thousands in Bahrain protest against ‘torture’: reports
* Mineiros bolivianos travam batalha com a polícia
* Monsanto protests scheduled in 36 countries

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 10/05/2013, in Mais Notícias, Notícias, Outras Notícias do Dia and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: