Notícias do Dia 04/05/2013

* João Ferreira do Amaral “Só há duas hipóteses, sair do euro a bem ou a mal”
(É sobretudo por receio. Nunca houve uma saída do euro e as pessoas têm medo do que possa suceder. Sobretudo as pessoas que têm aplicações financeiras em euros temem que o valor desses depósitos se reduzam se passarem para uma moeda nacional. Depois há aqueles que temem que isso seja uma catástrofe económica. […] actualmente temos 13% do PIB gerado na indústria e pouco mais 2% no sector primário. Isso não faz sentido. Nenhum país sobrevive assim. O recurso que nós temos para tentar tornar mais atractivo o país é fazer essa desvalorização cambial. Ela não é feita para reduzir os salários, ao contrário do que alguns dizem; ela torna é mais atractivos os investimentos nos bens transaccionáveis. É este choque que é preciso, para levar portugueses e estrangeiros a investirem nos sectores que interessam, de bens transaccionáveis. […] não se pode ter é uns iluminados, nomeadamente na Comissão Europeia, que tomam medidas que não fazem sentido nenhum a tentar forçar um caminho que ninguém compreende. Porque a estrutura produtiva vai continuar a estar desequilibrada e com os mesmos problemas. […] E quando as pessoas se aperceberem de que todos os sacrifícios pedidos foram em vão vai haver um tumulto sério no país. Será provavelmente o fim desta política. Não sei o que virá depois. […] Para mim não está em causa que tenhamos de sair do euro, de uma forma ou outra vamos ter de sair, a não ser que aconteça um milagre de iluminação na zona euro. O que está em causa é a forma de sair. Ou preparamos a saída ou seremos forçados a fazê-lo com custos muito maiores para a população.)
* O pacote da “miserabilização” nacional
(Sobre o desemprego nada. Sobre retoma quase nada. Sobre PPP e swaps nada de nada. É lamentável
e triste. […] fala em atavismos, e no fundo tem subjacente um preconceito antipatriótico, porque não fala da agiotagem, das vigarices e das roubalheiras montadas por consórcios internacionais para usarem deliberadamente os países do Sul.)

* Basta!
(Ficou claro, mais uma vez, que estamos em estado de guerra. E que de um lado está o Governo e os seus acólitos – cada vez são menos, é certo – e do outro estão os portugueses. […] Sabemos inclusive que o ministro das Finanças, do alto da sua genial e proverbial inteligência, e com a sobranceria de quem “não foi eleito coisíssima nenhuma” mas ungido, utilizou o Documento de Estratégia Orçamental, o famoso DEO, para, nas instâncias internacionais, dizer mal de Portugal e dos portugueses, classificando como “irresponsáveis” todos os malandros que o antecederam. No fundo, Vítor Gaspar comporta-se como um ministro de Pétain, na França de Vichy. Isto é, tal como a minoria colaboracionista de 1940 a 1944 […] Basta da desonestidade de afirmar que não há alternativas. Basta da falácia repetida vezes sem conta sob a forma de discurso único de que “renegociar o ajustamento” é sinónimo de não querer pagar a nossa dívida. Basta de nos enganarem sistematicamente com a promessa de que “os sacrifícios valerão certamente a pena”. Basta de nos fazerem de idiotas garantindo que “não haverá mais aumento de impostos” […])
* O Estado tem de ser social
(O Estado tem de ser social em contraposição a um Estado capturado e posto ao serviço de grandes interesses económicos e financeiros nacionais, multinacionais ou internacionais, de negócios predadores de swaps, de PPP, de escuros bancos de negócios, de tubarões que se alimentam do compadrio e promiscuidade entre interesses públicos e privados. Em Portugal é dramático e cínico vermos o empobrecimento forçado a servir de justificação para destruir o Estado social.)
* Educação e Segurança Social sofrem mais de metade dos cortes
* Bagão Felix acusa Governo de pôr em causa o estado de previdência
* Militares consideram que medidas vão “para além do desrespeito”
* Geografia da crise: Algarve no topo das regiões mais vulneráveis
* Dois anos de austeridade com impacto entre as crianças
* FECTRANS quer saber como motoristas vão trabalhar até aos 66 anos se a carta caduca aos 65
* Estado paga quase meio milhão de euros para analisar ‘swaps’
* Governo tem um “banco” de fomento mas não o usa
* Associação de Direito do Consumo arrasa leilão de eletricidade da Deco

* Analysis: What taxpayer bailouts? Euro crisis saves Germany money
([…] apesar de três anos e meio de dívida e confusões com os bancos, com os bailouts a passarem a barreira de mais de 400 mil milhões de euros, os contribuintes do norte do euro não chegaram a perder um cêntimo. E mais ainda, os governos na Alemanha, Finlândia, Áustria, Holanda e França pouparam milhares de milhões de euros graças à acentuada queda no preço que têm de pagar para pedir dinheiro emprestado nos mercados financeiros […] “Se somarmos as vantagens com as taxas de juro obtidas durante o período de 2010 a 2012 e as que a Alemanha irá beneficiar nos próximos anos, chegamos até um valor cumulativo no orçamento alemão de aproximadamente 67 mil milhões de euros,” afirmou a Allianz num relatório publicado em Setembro último. “(Isso é) suficiente para retirar 3% à percentagem de dívida do governo alemão” […] “Os países do norte da Europa estão a retirar lucros consideráveis destas operações e não estão a distribuir esses benefícios directos e indirectos”, afirmou um alto responsável em Bruxelas. […] No ano passado, o Banco Central da Finlândia contribuiu com 227 mil milhões de euros para o orçamento finlandês como resultado dos lucros sobre os títulos da dívida grega, espanhola e portuguesa, mais 40 mil milhões do que em 2011.)
* Threat to the eurozone is as strong as ever
* Italian debt forecast to exceed 130%
* Italy should use its gold reserves to force a change in EMU policy
* Slovenia sticks to bond sale despite ‘junk’ status
* Eslovênia, sob pressão, luta para evitar resgate
* Orban defende Constituição da Hungria, acusa UE de não respeitar identidades nacionais

* Reinhart, Rogoff Backing Furiously Away From Austerity Movement
* Don’t mention the debt
* Worst job market recovery since WWII
* 9.5 Million People Have Left the Workforce Under Obama
* UK youth jobless rate tripled under coalition, Labour says
* Millions of British workers in ‘precarious employment’
* Shippers Struggle With Overcapacity, Sinking Rates
* Indústria fraca reduz previsões para o PIB Brasil
* Taiwan Joins Ranks Of Economies Facing Slower-Than-Expected Growth
* S&P Cuts Israel Local Currency Sovereign Credit Rating
* Suicide watch: Is corporate power pushing Americans over the edge?

* Jim Armitage: This bond-market lunacy can only end in tears, and we’ll be the losers
* Lasers, microwave deployed in high-speed trading arms race
* JPMorgan Caught in Swirl of Regulatory Woes Mais uma…
* JPMorgan Chase Regulatory Troubles Now Even More Troubling, But When Will Dimon Suffer? Mais uma…
* U.S. Banks to Send Checks for $3.6 Billion in Foreclosure Settlement
* The giants of the green world that profit from the planet’s destruction
* Look on the bright side: There’s a roaring heroin trade in Afghanistan, and it’s all thanks to us
([…] Tony Blair insistiu que uma das razões para ocupar o Afeganistão era porque “os Talibãns estavam a levar à morte muitos britânicos que compravam as suas drogas na rua”. Mas é claro que algumas pessoas não compreenderam o que Blair queria dizer. Ele queria dizer que o negócio de heroína no Afeganistão não estava a utilizar todo o seu potencial, e que com uma gestão correcta o mesmo podia ser triplicado. […] As pessoas que têm recebido o dinheiro são senhores da guerra locais, que não se manterão fieis caso não lhes seja permitido o seu legítimo negócio de produção de papoilas, por isso isto representa um belo circuito de negócios. Para o tornar ainda mais num acordo comercial comum, alguns deles queixaram-se que a quantia de dinheiro que os agricultores locais recebem para cultivar as suas papoilas representa apenas 1% do seu valor de mercado.)

* Neil Macdonald: The secretive world of printing money
(Os banqueiros central do mundo são, em determinado sentido, alquimistas mdos tempos modernos: Criam estas quantidades inimagináveis de dinheiro através de sinais electrónicos binários […] Na sua esmagadora maioria o público não faz ideia do que está a acontecer. Nem muitos dos políticos, a julgar por algumas das coisas que dizem publicamente sobre o tema. […] Eles ergueram aquilo que um regulador financeiro britânico chama de “um véu de ignorância” em torno do tema da criação de dinheiro. […] Alguns economistas avisam que isto irá conduzir à inflação, ou hiperinflação. Até agora, tal não aconteceu porque os consumidores, investidores estão ainda nervosos e preocupados e continuam sentados sobre o dinheiro que têm, em vez de embarcar no tipo de gastos que os bancos central estão a tentar encorajar. […] “Podemos estar a chegar à altura em que os cidadãos modernos sejam educados sobre o seu capitalismo,” afirma Greider, que diz que não existe nada democraticamente saudável sobre os “debates e decisões dos banqueiros a uma escala destas”.)
* Japan Utilities Raising Prices Offer Abe Wrong Inflation
* Foreign Holdings of US Securities Have Exploded
* Money Manager Pento: Fed Needs to ‘Stop QE Right Now’
([…] provavelmente o mercado irá começar a afundar em 2015 ou 2016, quando os investidores chegarem à conclusão de que “é impossível que os Estados unidos venham a conseguir pagar em termos reais, e exigirem juros mais elevados.”)
* Real ‘price tag’ for gold and silver manipulation by Wall St.
([…] sempre que compradores de ouro e prata física emergem na Índia, China, Rússia e no ocidente – Wall street e a City de Londres lançam no mercado centenas de toneladas de “posições-short” de vários EFTs (contratos de futuros contrafeitos) que matam o preço no curto prazo.)
* Arizona governor vetoes bill making gold, silver legal tender Defesa dos poderes instituídos
* Economist Benko: It May Be Time to Revive the Gold Standard
(As prespectivas de que os Estados Unidos implementem um padrão ouro do séc XXI estão a aumentar de forma acentuada […] “Quer se apoie ou se esteja contra, o padrão ouro já deixou de ser visto pela maioria dos pensadores sérios como algo apenas das franjas” […])
* Gold Volatility Fueled by Structured Note Trades, BNP Says
* Gold Helps China May Day Sales Rise 20%
* Chinese mother investors beat Wall Street tycoons in gold buying
(300 toneladas em 10 dias)

* Boston – Who did what to whom?
* Lawmaker claims shocking proof Boston bombing was government plot
* Secret US court approved every single domestic spying request in 2012
* Number of people on America’s list of terror suspects increases from 540,000 to 875,000 in just five years
* Obama has prosecuted twice the number of whistleblowers than all other presidents combined – Ratner Shhh…
* IRS Data Web Snares Mostly Low- and Middle-Income Taxpayers
* Fridges could be switched off without owner’s consent to reduce strain on power stations UESSR!
(Os frigoríficos, as máquinas de lavar e outros electrodomésticos poderão no Reino Unido vir a ser desligados automaticamente sem consentimento dos seus proprietários debaixo de uma proposta da UE para ajudar as centrais eléctricas a suprir a procura de electricidade. […] As medidas propostas pela rede de energia nacional do Reino Unido, com apoio dos camaradas em 34 países europeus […] Estão a impulsionar este tipo de medidas porque as energias renováveis como as eólicas são menos fiáveis do que as centrais tradicionais geradoras de energia, fazendo aumentar o risco de falhas de energia […] Os críticos condenam as propostas “Big Brother”, atacando os gigantes da energia que afirmam irem embolsar milhões extra de lucro com este esquema, porque os poupará de terem de ligar os geradores de reserva ou terem de pagar a fábricas para desligarem os fornos de forma a conseguirem cumprir com a procura. Não existe sugestão à compensação dos consumidores por verem os seus electrodomésticos desligados. […] “Existe algo de soviético nisto. […])
* SOPA reincarnated? Norway readying draconian anti-piracy internet law
* Robotic insect: World’s smallest flying robot takes off
* Morto a tiro procurador paquistanês responsável pelo processo de Benazir Bhutto
* Maduro acusa o colombiano Álvaro Uribe de planejar matá-lo
* Feds accuse 6-year-old of plagiarism, strip her duck stamp victory
* Brasil integra lista de dez piores países mais violentos para jornalistas

* Snow falls in Hokkaido as cold spring continues across Japan
* Scientists Hope to Create Genetically Engineered Glowing Plants Deuses do aDeus…
* Whole Foods CEO: If Syria Has GMO-Regulations So Should the U.S.
* Toxic pesticides burn up in California wildfire
* US rejects EU claim of insecticide as prime reason for bee colony collapse
* Revealed: Germany’s secret bid to kill ban on bee-harming pesticides
* Chinese enterprises save cash leaving waste water untreated
* Pesticides, parasites and poor forage hurting bee pollinators
* By the Numbers: Electronic Waste
* Using phone on the subway or elevator increases radiation 6-15 fold
* Breast cancer rates increase among younger women
* Teenagers’ favourite lipsticks are ‘laced with toxic metals’: Popular colours and glosses ‘contain substances linked to cancer’
* Crowded orbit: Space junk nearly brings down NASA telescope
* ‘Aliens’ Messed with US, Soviet Nukes – US Airmen ?!?!
* Behind the scenes: KING 5’s Gary Chittim on why Hanford matters to every Washington resident
* Bonus money trumps safety at Hanford, experts say
* Heysham nuclear reactor shut down ‘as precaution’

* Nuclear power plant stricken in 2011 tsunami now leaking radioactive groundwater: report

* Trillion-euro shortfall facing EU energy sector – Lords Committee
* U.K.’s $582 Billion Energy Switch Faces Crisis, Liberum Says
* The biomass industry should come clean about its environmental impact
([…] a queima de madeira resulta em mais emissões de gases de estufa do que com o carvão.)
* Electric car maker Coda files for bankruptcy
* Energy Makes Up Half of Desalination Plant Costs: Study

* US Hired al-Qaida-Linked Group to Defend Benghazi Mission
(O grupo de milícia líbio que o Departamento de Estado contratou para defender a sua missão diplomática em Benghazi tinha evidentes simpatias coma a al Qaeda […])
* Syria chemical weapons evidence ‘too degraded’ for proof Hmmm…
* Where Are Syria’s Chemical Weapons?
* Israel destruiu carregamento de armas do Hezbollah destinado à Síria
* Líbano acusa Israel de violação da sua soberania
* ‘Civil war in Iraq has already begun … it will be worse than Syria’
* Pentagon Bulks Up ‘Bunker Buster’ Bomb to Combat Iran

* U.N. hiring of armed contractors raises concern about rights abuses
* Coreia do Sul abate balões com folhetos destinados a Coreia do Norte
* China threatens to end the military rule of the U.S. in Asia
* Chinese surveillance ships spotted near Senkakus for 3rd day
* Japan-China Island Spat Threatens GSDF Deployment and Much More
* Afghan and Pakistani forces clash in deadly, two-hour firefight on border
* Inside the Ring: Russia builds up, U.S. down
* Russian ‘Attack’ Raises Questions Over Sweden’s Readiness
* US, NATO using proxy terrorism to achieve neo-colonialistic goals
* Clashes Erupt in Libyan Capital between Rival Protests
* Karzai pede a Taliban que lute contra “inimigos” após confronto com Paquistão
* UK persists in selling arms to Bahrain, campaign group says

* Tokyo protesters say no to amending constitution
* Three Egyptians killed in clashes over online insult to Morsi
* At least three killed in violent Guinea election protest

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 04/05/2013, in Uncategorized and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: