As Fórmulas dos Contos de Fadas

Nove Estados membros propõem a alteração da fórmula que contabiliza a dívida pública. Estados membros criticam o orçamento da Comissão Europeia.

Antes de entrar na notícia propriamente dita, dizer que até agora essa notícia saiu em Portugal inteligentemente “recortada” de alguns parágrafos fundamentais para o Zé Povinho conseguir compreender o que está a ser proposto… é nos detalhes que estão os segredos e sem eles até parece outra coisa…

Com que então nove Estados membros propõem a retirada das contas da dívida pública dos valores dos seus sistemas de pensões… hmmm…
Pergunto:
“Que raio de dívida será então contabilizada se das contas for retirado parte dos pagamentos que os Estados têm de realizar?”

Já não nos chega o emaranhado de fórmulas que distorcem a verdadeira profundidade dos números, e ainda se propõe começar a retirar parte dos custos das contas da dívida pública de forma a dar um ar mais cor-de-rosa às contas escondendo parte da dívida?

A dívida pública polaca subirá até aos 59,3% do PIB em 2011, ficando este ano pelos 53,9%, de acordo com as contas da Comissão. (…) Se fosse isentada a dívida atribuível ao sistema de pensões faria baixar a percentagem para 35% até 2014, de acordo com o Ministro das Finanças Jacek Rostowski.

in Bloomberg

É isto que as notícias que têm saído em Portugal não nos dizem. Isto é apenas uma forma de mascarar os números e evitar terem de os controlar, conduzindo a cada vez mais despesismo.

Isto é uma proposta correcta num mundo faz de conta… é uma proposta correcta para o mundo dos dependentes de numerário… é uma proposta que vai ser analisada pela Comissão Europeia. Só o facto de ir ser analisada acho que ajuda a perceber bem qual a natureza dos sistemas políticos que nos governam… alguns deverão estar a pensar:
“Boa ideia! Assim já dá para construir mais três pontes sobre o Tejo, fazer o maior aeroporto da Europa, aumentar os salários de quem trabalha nos institutos públicos e comprar mais submarinos.”

Mas todos os mundos faz de conta acabam um dia por ter de enfrentar a realidade… talvez já não falte muito para tal…

Para além disto, a Comissão Europeia, enquanto quase todos os Estados europeus estão a conter as contas (Pelo menos é o que nos dizem estarem a fazer, mesmo que alguns continuem por baixo da mesa a fazer exactamente o contrário), apresentou mais um orçamento operacional sumptuoso.
Bem, também estão a viver no seu mundinho faz de conta, e nós cá deste lado temos de fazer de conta que somos burrinhos…

Para minha surpresa, alguns representantes de Estados membros ergueram a sua voz em critica perante tal despesismo… será que por lá, por entre todos aqueles “bananas”, ainda existe a espécie cada vez mais rara chamada: “Pessoa democraticamente eleita para representar os eleitores”?

Um bem haja ao mundo da Cinderela, ao mundo do Tio Patinhas, ao mundo da história da Carochinha… um bem haja a todos os mundos faz de conta, principalmente ao mundo das políticas e políticos modernos, vulgo “bananas”…

Noticia do Diário Económico – Estados-membros querem alterar cálculo de dívida pública
Notícia da Bloomberg – Poland, Eight EU States Seek Change in Debt Calculation; Germany Skeptical
Notícia do The Wall Street Journal – EU States Slam Commission Budget

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 18/08/2010, in Corrupção, Economia and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: