Notícias do Dia 14/05/2013

* Sampaio da Nóvoa critica “bebedeira de Europa” que o país viveu
([…] a “submissão à dependência de um mundo desigualmente globalizado, de uma Europa desequilibrada, num jogo de poderes em que os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres”. […] “Tempo de mudar de vida e olhar para o nosso território e investir, como dizia Pascoaes, neste bocado de terra em que nascemos, porque um povo que nada cria, um povo que nada produz, se ainda lhe resta alguma independência, cedo ou tarde a perderá”.)
* Lípidos que falam
(O que interessa estatisticamente não haver “Estado a mais” comparando a nossa posição no contexto da OCDE? O que interessa ser a redução progressiva de funcionários públicos uma realidade confirmada já da última década? O que interessa a experiência diária de muitos dos serviços públicos, com falta de pessoas qualificadas e sem capacidade legal ou qualquer atractivo de oferta para poder recrutar os melhores? […] O governo teve uma oportunidade única para mudar a cultura e a prática clientelar da nossa economia e do nosso sistema político face ao Estado, essa sim, a grande fonte de despesa pública repleta de redundâncias e de desperdícios. Não o fez. Agora restam as pessoas, a começar pelos mais pobres. Reforma do Estado? Não: apenas pressa, uma ideologia de base punitiva sobre os trabalhadores públicos e o reconhecimento de um fracasso político.)
* E não se discutem os salários do PSI-20?
(Ironia final: os contribuintes emprestaram ao Banif, para o salvar da falência, 700 milhões de euros, à beira do dobro do valor da taxa que Passos Coelho quer cobrar aos reformados.)
* A minha OCDE é melhor que a tua
* APHORT: “Relatório da OCDE é meramente académico”
* Ministra diz que estudo da OCDE está desatualizado
* Despejados
([…] enquanto as famílias veem perigar o seu direito a ter uma habitação condigna, há dois milhões de casas vazias. Um absurdo! […] A maioria da habitação adquirida em propriedade horizontal depreciou, em média, quarenta por cento. […] a maioria dos milhões de casas vazias pertence a especuladores que não as querem colocar no mercado. Nem precisam, pois têm este património titulado em fundos de investimento imobiliário fechados e estão isentos de impostos, nomeadamente IMI e IMT. Se tivessem de pagar impostos como todos os portugueses, só lhes restaria colocar as casas no mercado e dessa forma os preços desceriam. Mas como não há coragem para impor um princípio básico, o de que os detentores de património têm de lhe dar uso sob pena de o perderem, “use it or lose it” – o mercado de arrendamento continuará a definhar e o drama dos despejos irá agravar-se.)
* Cáritas ajuda cada vez mais estudantes a pagar propinas
* Mais de um quarto dos portugueses sem meios para manter a casa aquecida Pobreza energética…
* Uma semana negra
(O primeiro-ministro fala, mas decide o que lhe diz Gaspar, sem consultar ninguém e muito menos dialogar com os partidos da oposição e o seu próprio partido. Procede como um déspota, sem prestar contas a ninguém.)
* “Portugal transformou-se no refúgio dos capitais ilícitos angolanos”
* Táxi!
* Desempregados sem rendimentos não querem pagar impostos
(Os queixosos consideram existir “uma inegável hierarquia de valores” que determina que “garantir a sobrevivência dos filhos, dos pais e de si próprio” esteja “sempre acima das obrigações fiscais” e assinalam que Portugal tem “500 mil desempregados sem forma de subsistência que, por isso mesmo, não têm forma de cumprir nem as suas obrigações familiares, nem as suas obrigações de contribuintes”. […] A situação atual viola o artigo 104.º da Constituição, que estipula que os impostos visam a diminuição das desigualdades sociais […])

* Europeans must face up to prospect of massive debt restructuring
* Europeus estão perdendo a fé na União Europeia
* Reino Unido vai votar em referendo sobre permanência na União Europeia
* France in ‘Free Fall’ as Fund Managers Short Bonds
* Nationalist Party Is Kingmaker in Bulgaria
* Italy’s public debt reaches new high of 2.0347 trillion
* Italy’s industrial production down 5.2%, says Eurostat
* 40% of Italians cut food spending, research says
* Italy’s housing market slumps to lowest level since 1985
* UK wants student loan money back Chipre
* Desemprego prejudica «consideravelmente» a saúde
(«o desemprego em massa (…) é o principal problema de saúde pública»)

* Divisions Emerge Over Banking Union
* Bank Bailout Blues Stall U.K. Recovery
* Lucro do Banco de Portugal dispara para quase 450 milhões Noutro planeta…
* Ana Tavares: Crédito malparado é “o principal negócio em Portugal”

* Why China doesn’t need the world
* Detroit insolvent, EM Kevyn Orr says
* The UK is up to its neck in debt, but here’s the thing: we just don’t care
* Mexico Industry Output Falls Three Times More Than Forecast
* UK plunges down economic wellbeing league, while US remains top
* Gerentes já ganham quase o dobro no Brasil que na Inglaterra ou França
* Deported Mexicans forced to live in tunnels
* Indígenas da Nicarágua em luta de morte por sua última floresta
(“Disparam contra tudo, queimam tudo, envenenam a água dos rios e cortam as árvores gigantes que por anos nos deram sombra e proteção, e depois prosseguem, nada os detém”, afirmou Genaro. “Já não se vê antas, os pumas e jaguatiricas fugiram da área e já não se ouve o canto dos milhares de pássaros que nos anunciavam a chuva. Nem os peixes grandes a gente vê nos rios. Tudo está desaparecendo” […] as autoridades nacionais deveriam acelerar as medidas de proteção, “antes que a reserva perca o status (de patrimônio da humanidade) e o mundo perca a reserva”.)

* Bancos lucram com a fome do mundo
(“Os preços do trigo, do milho e do arroz têm subido significativamente, mas isso nada tem a ver com os níveis de estoque ou das colheitas, mas, sim, com os traders, que controlam as informações e especulam no mercado” – conforme Olivier de Schutter, relator das Nações Unidas sobre o Direito à Alimentação. […] Os neoliberais sempre usam o argumento canalha de que o único caminho rumo ao enriquecimento geral e à igualdade é a do mercado sem nenhum controle do Estado, dentro da fórmula de Mme. Thatcher: o pobre que quiser viver melhor, que se vire. […] Enquanto a Alemanha obriga os países europeus a cortar até o osso seus orçamentos sociais – deixando como saldo o aumento espantoso do número de suicídios ou das pessoas mortas por falta da assistência médica do Estado e, a cada dia mais trabalhadores obrigados a buscar, na lata de lixo, o que comer – os bancos continuam acumulando, e de forma criminosa, dinheiro e poder como nunca. […] Enquanto menos de um por cento dos seres humanos controlarem, mediante sua riqueza, toda a população do mundo, a igualdade irá sendo empurrada cada vez mais para o futuro, e serão considerados nutridos os que ganharem cinco reais ao dia.)
* Pento to Moneynews: Governments May Fall in Coming Bond Market Collapse
(O mercado bolsista está a caminhar para um imenso crash, e esse colapso poderá fazer cair os governos dos Estados Unidos, da Europa e do Japão […])
* A Warning About Canada’s Banks
* Cyprus Crisis Sparks Lebanese Bank Anxiety Hmmm…
* Antigo gestor do BlackRock terá sido preso por usar informação privilegiada Mais uma…
* Tax havens are entrenching poverty in developing countries
* 11 things you won’t believe are in Federal Budget 2013
* Comandante-geral da polícia moçambicana diz que corporação está “infiltrada de criminosos”

* Washington & Wall Street: Ben Bernanke’s Global Inflation Strategy
* Venezuela inflation nears 30 percent
* Venezuela aumenta preço de quatro alimentos em 20%
* Crypto-currency or Kryptonite?
* Wary of Bitcoin? A guide to some other cryptocurrencies
* Amazon launches its own virtual currency called Coins and gives ‘tens of millions’ away for free to US Kindle owners

* U.N.’s ITU pursues Internet control — again — this week
* IRS Mess
* McConnell: IRS Revelations ‘Just The Beginning’
(“A tentativa de Obama calar oponentes não está limitada ao IRS,” […] “Acontece o mesmo na FCC [Comissão Federal de Comunicações], na SEC [Comissão de Segurança dos Mercados], na FEC [Comissão Federal Eleitoral], no HHS [Departamente de Saúde e Serviços Humanos] […])
* Associated Press acusa administração Obama de espiar jornalistas
(O Departamento de Justiça é acusado de ter acedido secretamente aos registos de telefonemas feitos durante dois meses por alguns jornalistas, numa “intrusão massiva e sem precedentes”. “Não há justificação possível para uma recolha tão ampla [de dados sobre] as comunicações da AP e dos seus repórteres” […] “A administração Obama tem sido uma das mais agressivas administrações da história no que diz respeito a ir atrás de ir atrás de fugas de informação, e esse comportamento é muito perturbador” […] “Os norte-americanos deviam tomar nota que os altos funcionários da administração Obama se vêem como estando acima da lei” […])
* US Senator Alleges Benghazi Attack ‘Cover Up’
* Republican expects more Benghazi ‘whistle blowers’
* Photos from Guantanamo’s force-feeding facilities
* Biometrics: A new intelligence discipline
* Secrets of 27m mobile phones offered to police Orwell…
* Traveler from Saudi Arabia arrested at Detroit Metro with pressure cooker
* Private eyes to track down EU students who owe £50m in loans
* If You Trust The American Press, Here’s A Thought Experiment
* Anti-piracy firm targeting Canadians who download illegally
* ‘Autocomplete’ Privacy Violations: Court Orders Google To Delete Results
* Saudi Executions Toll Hits 40
* Maduro says is planning to dispatch 1000s of troops across Venezuela
* Prefeito japonês diz que escravas sexuais foram necessárias na Segunda Guerra

* Were the Victorians cleverer than us? Research indicates a decline in brainpower and reflex speed thanks to ‘REVERSE’ natural selection
([…] os nossos reflexos mais lentos sugerem que somos menos inteligentes que os nossos ancestrais, com uma perda de 1,23 pontos de QI por década ou 14 pontos de QI desde os tempos vitorianos. […] e os cientistas afirmam que a queda no QI moderno poderá ser ainda mais dramática […])
* Modern life causing dementia earlier, study finds
* Could LED lights in computers, televisions and mobile phones cause BLINDNESS?
* A produção da doença
(Afinal, cada novo transtorno é promessa de novos investimentos bilionários da indústria farmacêutica, assim como garantia do aparecimento certo de verdadeiras epidemias visíveis do dia para a noite graças à divulgação maciça pela imprensa mundial e suas matérias de saúde. […] Basta lembrar como houve, de 2000 a 2009, um aumento de 60% no consumo de antidepressivos nos países da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico). Nada indica que a taxa de depressão tenha diminuído.)
* Sales-driven panic? New SARS-like virus spreading worldwide, boosting media coffers
(Todos estes números são pálidos em comparação com a taxa de mortalidade anual da gripe comum. “As epidemias de gripe comum podem afectar 15% da população e resultar em até 500.000 mortos todos os anos no mundo” […] No entanto o verdadeiro assassino não costuma ter direito a parangonas nos meios de comunicação e não é algo que a industria farmacêutica anuncie uma cruzada contra. Usualmente, toda a atenção é para os novos vírus, com campanhas publicitárias excessivas para as prevenir e as curar.)
* Not even good enough for dog food: Imported food from China loaded with chemicals, dyes, pesticides and fake ingredients
(“Não confiamos, por boas razões, que os chineses produzam os ingredientes para os alimentos dos nossos cães e gatos. Porque então devemos confiar nos exportadores chineses em relação aos alimentos que estamos a alimentar as nossas crianças e famílias? […] os alimentos provenientes da China estão frequentemente contaminados com níveis alarmantes de metais pesados (arsénico, cádmio, chumbo, mercúrio) e outros contaminantes.)
* The 12 Most Pesticide Polluted Fruit and Veggies
* Europe’s other potentially toxic food: salmon
* Doença renal misteriosa da América Central pode estar ligada a agrotóxicos
* ExxonMobil Arkansas oil spill poses health risks for locals
* Farmer heads to trial for … selling milk
* US windfarms avoiding prosecution for eagle deaths
* Empreiteira destrói pirâmide maia em Belize
* Sol registou hoje terceira grande erupção dos últimos três dias
* Indian Point To Become First Nuclear Plant To Operate With Expired License
* Utility investigating vibrations that caused shutdown of nuclear reactor

* TEPCO seeks permission to dump groundwater from Fukushima plant into ocean Mais um banho…
* Mayors of municipalities near idled Hamaoka nuke plant oppose reactivation

* AIE reduz previsão de demanda por petróleo no 2º trimestre
* Natural Gas Rig Count in U.S. Drops to 350, Baker Hughes Says
* Nuclear Power Falters, Engulfed by ‘Cauldron’ of Bad Luck
* The solar paradox: boom, bust or both?
* Norilsk predicts palladium shortage to widen in 2013 Os limites do planeta…
([…] a falta do metal precioso deve aumentar 25% em 2013 devido a uma oferta mais reduzida.)
* How China Will Eat Your Lunch

* Israel ‘does Azerbaijan airbase deal’ in plan to attack Iran
* Israel sets up ‘secret’ diplomatic mission in Persian Gulf
* UK to double aid to Syrian opposition
* Caça turco cai perto da fronteira com a Síria
* Iraque diz que entrada de curdos em seu território viola soberania
* US moves military forces closer to Libya: Pentagon spokesman
* Marinha russa aumenta controle do Mediterrâneo

* 3 Chinese vessels enter Japanese waters near Senkakus
* Chinese academics in call to review Japanese sovereignty over Okinawa
* Submarino não identificado encontrado à fronteira do Japão
* Taiwanese Boat Seized in Japan’s EEZ off Southwestern Isle
* Taiwan Threatens to Hold Naval Drill Near Philippines
* Eastern European Armies Boost Spec Ops Forces Cooperation
* Diplomata americano expulso da Rússia por espionagem
* BAE Systems grasps £2.5b deal with Oman

* Bahrain’s ‘inconvenient revolution’ grows impatient
* Quenianos protestam com porcos contra aumento de salário de deputados
* Amid media blackout Serbians continue to protest capitulation of Kosovo
* Fast-food workers stage walkouts over wages

AP Surveillance: ‘Govts taking our rights away, not Al-Qaeda’

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 14/05/2013, in Mais Notícias, Notícias, Outras Notícias do Dia and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: