Notícias do Dia 01/05/2013

* Memorando para a salvação do capitalismo
(Quem reconhece os méritos do capitalismo como máquina geradora de bem- -estar deve simultaneamente aceitar que eles só ocorrem no quadro de uma sociedade organizada respeitadora da dignidade humana, sem esquecer que antes dos direitos dos produtores e dos consumidores estão os dos cidadãos. […] Crescimento não significa hoje um futuro melhor, mas sofrimentos sem fim à vista acompanhados pela degradação do exercício das liberdades pessoais e colectivas. […] Este défice de oposição reforçou o ânimo dos que projectam uma radical inversão da ordem vigente. Mas só uma cegueira extrema lhes permitirá supor que essa passividade durará eternamente. Mais tarde ou mais cedo, possivelmente sob uma forma descontrolada e violenta, o dia do ajuste de contas chegará. […] O capitalismo nunca existiu e provavelmente nunca existirá sob forma pura. O projecto de tudo submeter a critérios de eficiência económica não produz no fim uma economia eficiente, mas tão só desorganização, retrocesso e barbárie, a exemplo desses países africanos onde o estado é mais frágil do que os poderes fácticos que se lhe opõem.)
* Why Your Supermarket Only Sells 5 Kinds of Apples
(Em meados do séc XVIII, existiam centenas de variedades de maçãs nos Estados Unidos, uma das mais impressionantes variedades alguma vez desenvolvida numa colheita alimentar. A agricultura industrial esmagou esse mundo. A indústria da maça ficou-se por uma mão cheia de variedades para promover a nível mundial, e as restantes tornaram-se comercialmente extintas – mas não tanto biologicamente extintas. […] Quando Bunk expõe a sua deslumbrante colecção de maçãs, é como que um lembrete de como foi reduzida a nossa noção em relação às maçãs e que estamos a usar cada vez menos desta versátil variedade de fruta – e que estamos quase a ficar sem tempo para inverter esse curso.)
* Facebook Researcher: ‘People Are More Predictable than Particles’
* Still stuck on central-bank life support
* PMI de indústria da China levanta dúvidas força da economia
* China’s Credit Bubble: Where Did All the Money Go?
* The Second US Housing Bubble Continues To Inflate
* Here’s What People Do When They Drop Out Of The Labor Force
* Americans troubled more by governmental abuse than terrorism

* Zona Euro. 19 milhões de pessoas sem trabalho Brilhante…
* O mapa mais preocupante da Europa: o desemprego
* Italian youth unemployment climbs to 38.4%
* Desemprego na Alemanha subiu em abril pelo segundo mês consecutivo
* Milhares protestam contra austeridade na Europa no Dia do Trabalho
* Economia espanhola caiu 0,5% no primeiro trimestre do ano
* Chipre diz “sim” ao plano da “troika”
(Dois deputados bastaram para fazer a diferença.)
* The Cyprus conundrum
* ‘People fear a Cyprus-style grab’: Expat exodus from Spain as deadline for Britons to declare property and savings at home arrives Em fuga…
* Moody’s reduz nota da Eslovénia para lixo
* ‘US, European leaders in denial about human cost of austerity’
* Outros efeitos da crise: drogas mais baratas, mais prostituição, mais VIH Grécia
* Greece suffers more misery as retails sales slump by nearly a third
* Grécia vive 2ª greve geral do ano contra cortes do governo
* Germany will think twice before saving France next time
(Isto era inevitável. Os seus interesses tornaram-se incompatíveis dentro da união monetária. A moeda que supostamente os devia unir está a torná-los inimigos […] a única forma de salvar a relação franco-alemã e dessa forma a União Europeia é acabar com o euro antes que este cause ainda mais danos. […] Vamos sempre parar ao mesmo ponto. As divergências norte-sul não irão ser reduzidas se a união monetária continuar a impor todo o peso do ajustamento sobre os estados deficitários, forçando-os a “desvalorizações internas” sem uma “valorização interna” da Alemanha para dividir o fardo.)
* Uma boa cura da Suíça para a Europa
(O exemplo suíço mostra, designadamente, que, quando são os próprios cidadãos a tomar as rédeas da política, o Estado e a dívida se tornam menos pesados. […] As iniciativas populares permitem que os cidadãos incentivem ou revoguem livremente as decisões políticas. E todas as transferências de soberania a uma escala superior têm de ter o aval direto da população. […] Tudo isto leva a um aumento da produtividade económica, graças a serviços públicos de melhor qualidade e a uma política financeira mais sã do que nas democracias unicamente representativas.)
* Reviver o passado em Reiquiavique

* Colm McCarthy: Europe must fix its broken banks Tudo na mesma…
(Está a ser usado uma ficção de que apenas alguns países têm problemas nos bancos. Isso, infelizmente, não é o caso – todo o sistema bancário na Europa está com problemas […])
* Greece extends short-selling ban to protect bank stocks
* Bank of Cyprus executes depositor bail-in 67,5%!
* Central bank records record profit of €1.4bn Irlanda – Noutro planeta…
* Banco britânico Lloyds regressou aos lucros no primeiro trimestreNoutro planeta…
(1.769 milhões de euros)
* UBS Surprises With Strong Profit Noutro planeta…
* Market baffled by 700pc rise in Bankia shares Brincadeiras no casino…
(O aumento do preço das acções começou pouco depois da 10h da manhã e em pouco mais de uma hora o valor de mercado do Bankia tinha crescido 756%. […] No seu pico, o valor de mercado do Bankia chegou aos 94 mil milhões de euros, quase a soma dos dis maiores bancos espanhóis, Santander e BBVA.)

* 1.º de maio: Um ano a perder direitos
* Castigados e ofendidos
* “Sentimento de medo” obriga trabalhadores a aceitarem tudo, alerta a Cáritas
* Número de casais desempregados subiu 80% em pouco mais de um ano
* O concelho com mais desemprego no país
* Pessoas à beira da falência subiram 20 vezes em cinco anos
* 21 falências entram todos os dias nos tribunais
* Crise faz jovens de Portugal trocarem cidade pelo campo
* Vendas no comércio a retalho prosseguem queda em março
* Accionistas da REN votam política que pode duplicar remuneração dos gestores Bónus…
* Transportes. Prejuízo financeiro subiu o triplo do valor poupado com pessoal
* Política swap
(A política foi tomada pela especulação financeira. E a culpa não é dos mercados financeiros e de quantos enriquecem sem trabalho, sem criação de riqueza. A responsabilidade é de nós próprios, que permitimos que interesses outros levem a melhor. Não é a primeira vez nem será a última. É por isso que é necessário voltar a comprometer o poder e a política. Caso contrário, ficaremos entregues aos gestores de crise. Sem alternativas e com inevitabilidades. Sem horizontes e sem trabalho. Sem regras nem futuro.)
* Buraco financeiro nos swaps cresceu. Conheça os novos números
* MP não recebeu qualquer denúncia sobre swaps Ilusões…
* Fisco recebeu ilegalmente dados pessoais dos contribuintes
* É impossível garantir SNS com corte de 500 milhões
(“Há pessoas à espera de cirurgias que estão a receber cheques em casa para as irem fazer nos hospitais privados, o que significa que os hospitais públicos não têm verbas atribuídas para fazerem as cirurgias e equipas para trabalhar mais horas nos blocos operatórios”.)
* DEO de Gaspar ameaça com “saída do euro”
* Remédios em falta nas farmácias estão a ser exportados à margem da lei
* Lisboa votou contra a proibição europeia de insecticidas nefastos para as abelhas

* Neil Macdonald: The ‘monarchs of money’ and the war on savers
(Silenciosamente, quase fora do debate público, ergueu-se uma nova classe governante nas nações mais ricas. Estes homens e mulheres não são eleitos e tendem a evitar a publicidade que os políticos procuram e com quem coexistem. Eles são os banqueiros central do mundo. A cada seis semanas, mais coisa menos coisa, reúnem-se em Basileia, na Suíça, para reuniões secretas, e pelo menos em parte, agem de forma concertada. As decisões que emanam dessas reuniões afectam todo o mundo. No entanto o público em geral tem um diminuto entendimento, se mesmo algum, do seu trabalho. Na realidade, estes indivíduos têm agora a mesma influência sobre a vida do comum dos cidadãos como os primeiro ministros ou presidentes. A ferramenta que usaram para mudar o mundo de forma tão profunda é a única que têm: a criação de dinheiro do ar. […] A quantidade de dinheiro que criaram é tão imensa que se torna quase incompreensível […] quase um quarto do PIB do mundo […] ninguém entende realmente as consequências da injecção de tais quantidades de dinheiro na economia mundial. Já distorceu os preços de alguns bens, e há quem tema que seja inevitável a hiperinflação ou colapsos nos mercados […] causou uma deslocação massiva de riqueza, dos depositantes para os mutuários, e está a tirar dinheiro dos bolsos de quase todos os que estão a chegar ou já estão reformados. […] Por mais estúpido que tal possa parecer, as pessoas mais idosas provavelmente estariam melhor caso tivessem abandonado a prudência e pedido mais dinheiro emprestado. […] Questionado se os banqueiros central não estão na realidade a promover o comportamento irresponsável dos especuladores enamorados pelo dinheiro barato, já para não falar nos políticos que não conseguem reduzir os gastos e os empréstimos, Carney afirma que os eleitores numa democracia têm os governos que escolhem.)
* “Bancos são piores do que a máfia”
(Sem papas na língua, Louis Ferrante diz que a banca é ainda mais mafiosa do que a própria máfia. “Durante a crise económica, muitos bancos deixaram as pessoas sem nada e nem se importaram com isso. A máfia nunca faria isso. Eles sabem que não podem ganhar dinheiro com as pessoas se elas não tiverem nada.”)
* Banks Have Become “Too Big To Fail” Again. Uh-Oh.
* RBS fined over claims it misled customers Mais uma…
* The sinister HMRC investigation of the Goldman Sachs whistleblower Shhh…
* Itaú Unibanco lucra R$ 3,472 bilhões no 1º trimestre
* Lebanon’s MPs: We’re Broke!
* Os filhos dos dirigentes africanos que amealham fortunas

* Gold buyers forced to go on waiting list
([…] existem listas de espera de três semanas para algumas moedas, e de quatro a seis semanas para barras de ouro. “Anteriormente teríamos tudo disponível no espaço de dias” […] “Estamos agora a começar a presenciar faltas de ouro físico” […])
* Asia sees gold buying craze, boosts supply from Europe
* Silver Slump Lures Buyers as Waiting Time Rises in Singapore
* Ebbing Inflation Means More Easy Money

* Ron Paul slams Boston bombing response
([…] comparou a caça aos bombistas da maratona de Boston a uma “cena de um golpe militar numa república das bananas”. Diz que a resposta ao ataque foi mais assustadora do que as bombas. […] “Polícia militarizada com tanques nas ruas. Buscas de arma em punho de casa-a-casa e sem mandato. Famílias postas fora de suas casas debaixo de armas de fogo para serem revistadas sem causa provável. Negócios forçados a fechar. Transportes parados.” […] o atentado de Boston devia ter dado lugar a uma investigação, não a uma ocupação quase militar que violou as liberdades civis dos que vivem em e perto de Boston. […] Ao acreditarem que o trabalho do governo é manter-nos seguros em vez de proteger as nossas liberdades, os cidadãos americanos estão a permitir que as investigações policiais se processem como decorreram depois do atentado de Boston. […] “Isto não tem precedentes e é muito perigoso. Temos de nos reeducar e outros sobre as preciosas liberdades civis para nos assegurarmos que nunca iremos aceitar o pedido para ceder na nossa Constituição para que o governo posso fingir que nos protege.”)
* Slain Boston suspect Tsarnaev may have attended terrorism seminars in Georgia – reports
([…] no verão de 2012 o Fundo Kavkazsky e a Fundação Jamestown, de Washington, realizaram eventos para jovens residentes do Cáucaso Norte. […] No seu quadro de directores já esteve o antigo conselheiro de segurança nacional para o Presidente Jimmy Carter, o Dr. Zbigniew Brzezinski. […] Actualmente o Fundo tem como director Bruce Ridel, da Brookings Institution, que se retirou em 2006 depois de 30 anos na CIA.)
* Boston terror suspects uncle was married to CIA officer’s daughter and even shared a home with the agent
* Mother of bomb suspects insists sons are innocent
* Drones are an unseen hand that will one day slap the US
* As cyberthreats mount, hacker’s conviction underscores criticism of government overreach
* Sen. Graham: FBI should confront people who view ‘Islamist’ websites
* Para ONU, alimentação forçada de presos em Guatánamo é ilegal
* Viktor Mayer-Schönberger: ‘More data is being collected and stored about each one of us than ever before’
* Big brother to switch off your fridge: Power giants to make millions – but you must pay for ‘sinister’ technology
* Crackdown on Russia’s civil society after Putin’s return to the Presidency
* Act of Terror: arrested for filming police officers – video
* TSA detains man for failing to flush toilet

* Beware the rise of the government scientists turned lobbyists
* Terence Corcoran: The minister vs. the scientist
* Antarctica ice increasing because of global warming – survey
* Another negative climate feedback: Warmer plants cool the planet
* The next big freeze could last 250 years: Experts say Sun’s activity wanes every 200 years – and the next ‘cooling period’ is due by 2040
(Esqueçam o aquecimento global – a Terra poderá em breve ver-se mergulhada num período de 250 anos de arrefecimento, afirmam cientistas. Especialistas climáticos russos acreditam que de 200 em 200 anos a actividade do sol enfraquece temporariamente e emite menos calor. Acreditam que este “período de arrefecimento” poderá conduzir a uma queda das temperaturas médias em vários graus.)
* BP makes record profit as its safety record comes under spotlight again
* BP rebuked over North Sea oil leak
* Study finds ‘soup of toxic chemicals’ in the air near Arkansas ExxonMobil spill site
* Keystone XL: Oil Sands Health Concerns Rise Downstream Of Expanding Extraction
* What is killing sea lion pups?
* Marine biologists investigating cause of sick sea lion pups
* Sinkhole closes roads, may disrupt water service in Taylorsville
* Antioxidants may cause more harm than good, says Nobel laureate
* Last rhinos in Mozambique killed by poachers
* Abel: Belief in UFOs is an inalienable right
(antigo ministro da defesa)
* Aliens posing risk to Irish pilots, say UFO expert
* Pilot describes moment an Airbus with up to 220 people on board came dangerously close to crashing into ‘UFO’ as it came in to land
* UFO Memo Is FBI’s ‘Most Wanted’ Record
* Cometa ISON pode criar chuva de meteoros
* Grand Canyon uranium mining set to go ahead despite ban from Obama

* POINT OF VIEW/ Katsuno Onozawa: Government’s lethargic response stresses Fukushima mothers
* Tough Going Seen for Fukushima Radioactive Waste Facilities

* Electricity blackouts return to haunt Maduro
* Mines are facing winter blackouts África do Sul
* Power crisis takes dark turn Botsuana
* Germany’s clean energy drive fails to curb dirty brown coal

* Who funds terrorism and why?
(No ano passado, os Estados Unidos nomearam a Arábia Saudita como o principal financiador de terroristas. Os americanos afirmaram que os sauditas estavam activos em todas as áreas de terrorismo internacional; planeavam ataques e estavam envolvidos em actividades financeiras de grupos criminosos. […] Por exemplo, o orçamento militar da Arábia Saudita é de 18,7 mil milhões de dólares, um dos mais elevados no mundo. ao mesmo tempo, o exército saudita só tem 200.000 soldados e oficiais. Como comparação, a China gasta 17 mil milhões de dólares na sua estrutura militar, enquanto as forças armadas são mais de 2,4 milhões de unidades. Para onde vão então todos esse milhares de milhões de dólares? Agora é evidente que são gastos no financiamento de países e organizações na frente da guerra contra o mundo civilizado. De acordo com os serviços secretos norte-americanos, israelitas e russos, o dinheiro para os programas nucleares e balístico do Paquistão assim como a criação dos “Talibãns” e as suas actividades no Afeganistão foram custeados pelo orçamento militar da Arábia Saudita.)
* U.S. Wary As Qatar Ramps Up Support Of Syrian Rebels
* Autoridades sírias acusaram insurgentes de terem empregado substância quìmica em Saraqib
* Obama says there is evidence of chemical weapon use in Syria
* U.S. manufactured false intel on chemical weapons in Syria, winks Dennis Kucinich
* ‘UK, France barring UN Syria inspection’
* Moscow Warns Against Wrong Use of WMD Claim
* Military action over Syria’s suspected use of chemical weapons could backfire
* Ataque químico é prólogo de uma grande guerra
* Chemical Weapon Proof Not Needed for Syrian No-Fly: McCain
* Pro-Israeli US lawmakers urge bombing Syria air bases, arming militants, invasion
* Ataque aéreo sírio em fronteira com Turquia mata 5, dizem ativistas
* Hezbollah is helping Assad fight Syria uprising, says Hassan Nasrallah
(Nasrallah – um forte aliado de Assad – também sugeriu que a Rússia e o Irão, os principais defensores da Síria, intervirão militarmente para prevenir a sua derrota. […] “Digo isto tendo por base informação… em vez de apenas desejos.”)
* Israel will be ‘wiped out’ if it attacks Hezbollah, Iran says
* Nova etapa da presença militar russa no Mediterrâneo
* Irã produz míssil antiaéreo análogo ao S-300 russo
* IDF launches surprise drill on northern border
* Motorcyclist killed in first Israeli air strike on Gaza since November truce
* Israel gets fifth ‘nuclear-capable’ sub
* Israel in the room? Egypt quits nuke talks over ‘inefficiency’ in Middle East

* Coreia do Norte termina preparativos para lançamento de míssil balístico
* EUA e Coreia do Sul terminam exercícios conjuntos
* China, India spar over Persian Gulf oil
* Líbia: grupo de homens armados assalta prédio do ministério da Justiça
* Mobs in Malaysia torch Rohingya homes
* Um morto e nove feridos em nova onda de violência religiosa na Birmânia
* S.Africa Army Death Toll in Central Africa Rises to 14

* Egyptian students clash with police over second mass food poisoning in one month
* Sudan police break up protest against land sale to Arab investors
* Embates de manifestantes com polícia em Istambul
* Guinea: Police Attack Opposition Protestors, Arrest and Assault Leaders
* 20 pessoas são detidas em São Petersburgo durante manifestação de 1º de maio
* Milhares protestam em Bangladesh por melhores condições de trabalho

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 01/05/2013, in Mais Notícias, Notícias, Outras Notícias do Dia and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: