Notícias do Dia 08/04/2013

* Portugal’s top court has ruled out euro membership
([…] essencialmente o tribunal disse que Portugal não pode continuar a participar no projecto do euro tal como ele actualmente está montado. […] toda a política de desvalorização interna é imoral, reaccionária e indefensável. Funciona aumentando o desemprego para níveis excruciantes (26% em Espanha e na Grécia, 17,5% em Portugal e a aumentar) que eventualmente “quebra” a resistência dos trabalhadores em relação aos cortes salariais. Isto é um claro contraste com reais desvalorizações. A taxa de desemprego na Islândia situa-se nos 5,4% e no Reino unido nos 7,7%. […] Isto não teria acontecido se Portugal ainda tivesse o escudo. A moeda teria desvalorizado. Os ordenados teriam sido reduzidos até níveis competitivos internacionalmente sem o mesmo trauma. […] “Pergunto se as pessoas e as empresas com poupanças superiores a 100.000 euros nos bancos portugueses estarão confortáveis com a situação?” […] Ele devia dizer-lhes que o norte tem de pagar uma parte igual no reequilibrar da competitividade interna, que têm de aumentar os seus custos de trabalho “pari passu” com os cortes no sul, e que têm de estimular a sua procura interna “pari passu” para equiparar a contracção da procura no sul. Se tal não for aceitável, Portugal deve voltar ao escudo, e gozar uma libertação em catarse da Máquina Infernal. […] Irá o Sr. Passos Coelho fazer isso? muito dificilmente. Ele irá persistir e tentar quebrar as rodas do seu país, até que a ele próprio lhe quebrem as rodas.)
* “O nosso casamento com a moeda única deve acabar”
([…] o país está bloqueado, não tem futuro, as gerações mais novas não têm emprego. E, ou têm que sair do país, ou ficam desempregadas.”Há também a sensação de que o país deixou de ter capacidade de crescimento económico” e tudo isso ao mesmo tempo que as dívidas pública e externa se acumulam e atingem níveis muito elevados. “E, sem crescimento económico e com dívidas grandes e sem emprego, é evidente que toda a gente esta inquieta quanto ao futuro”. […] “a ideia de sair do euro impõe-se para que seja possível incentivar a produção de bens transaccionáveis. Ou seja, de bens que são susceptíveis de exportação ou de substituição de importações”. Como explica, quando se desvaloriza uma moeda, existe uma espécie de subsídio à produção da agricultura, indústria, turismo estrangeiro, outros serviços. […] Para quem argumenta que a eventual saída do euro seria um desastre via “aumento do peso da dívida”, o autor afirma que “esse é um grande erro de análise.” A dívida será a mesma depois de sairmos do euro, diz, acrescentando que o instrumento normal para problemas de endividamento externo é a desvalorização cambial. Sobre o risco-país, garante que esse “não aumenta, porque se for credor fico mais descansado por saber que o país passa a ter uma moeda compatível com a sua estrutura produtiva”. […] “o que é pior? Ter um pouco mais de inflação, emprego e crescimento económico ou não ter inflação e o país definhar?)
* Portugal Fires Warning Shot for Austerity in Europe
(“O programa de 2011 de ajuda a Portugal já saiu dos carris há algum tempo. Se não fosse a complancência da troika e a procura por dívida de Portugal, o programa já teria falhado.”)
* O estímulo
* Governo admite segundo resgate se falhar novos prazos
* New Trouble for Euro in Portugal
(“Subsiste o problema com os bancos que poderão estar demasiado interligados e serem demasiado grandes para reverterem acções sem criar um perigo para o sistema financeiro” […])
* O talentoso senhor Passos
([…] a decisão do Tribunal Constitucional, que envolve apenas 0,7% do PIB, ficará a ser responsável pelo encerramento de escolas e hospitais e por cortes nas pensões. Já os 1,9% em falta por culpa direta de Vítor Gaspar serão meros desvios irrelevantes. […] Pedro Passos Coelho precisava de um bode expiatório para os seus próprios erros, de um pretexto para avançar sem oposição para o programa de “refundação” do Estado Social e de criar o fantasma necessário para instalar o medo: o segundo resgate que, se vier, virá por causa dos resultados das políticas de austeridade e não devido a esta decisão do TC.)
* Tribunal Constitucional – O bode expiatório
* Cortes planeados pelo Governo já eram propostos pelo FMI em Janeiro
* Os pobres que paguem a crise
([…] quem vai ser afectado? Quem não tem dinheiro para colocar os filhos em colégios, quem não tem dinheiro para pagar um seguro de saúde, os pensionistas que não conseguiram poupar durante a vida activa, os beneficiários do rendimento social de inserção e seus congéneres. Todos os que precisavam da ajuda do papel social do Estado – os mais desfavorecidos. São eles agora que vão ser chamados a pagar a crise. […] E, ou eu me engano muito, isto também não será constitucional. E, se o for, a Constituição está errada.)
* Pensionistas milionários podem ir a tribunal reclamar do confisco
* Perez Metelo: mais cortes vão castigar economia ainda mais
* Queda acentuada no volume de negócios na indústria em fevereiro
* Mexia recebeu pela EDP 3,1 ME em remunerações de 2012 e prémios de anos anteriores
* Saiba quem são e que negócios têm os ex-donos do BPN

* George Soros: Alguns países da UE “ficaram relegados ao estado de países do terceiro mundo”
([…] antes do euro os países desenvolvidos nunca corriam risco de falhar pagamentos, pois podiam sempre desvalorizar ou emitir moeda, porém, com uma moeda única assumem um risco “típico de países do terceiro mundo”.)
* The Cyprus crisis is a symptom of what is rotten in the EU
([…] o Chipre não consegue pagar as suas dívidas, enquanto a Alemanha e a UE não podem simplesmente continuar a lançar dinheiro […] Ambas as histórias ofuscam um factor chave: que existe algo errado com todo o sistema em que especuladores banqueiros sem controlo conseguem levar um país à bancarrota. A crise cipriota não é uma tempestade num copo de água de um país pequeno, é um sintoma daquilo que está errado em todo o sistema da UE.)
* Crise europeia deixou um milhão no desemprego nos últimos seis meses Obrigado Euro!!!
* European Union lost 6 mn jobs since 2008, ILO says
* As many as 1.6 million Italians dropping out of job hunt
* Bernd Lucke interview: ‘Why Germany has had enough of the euro’
(“O euro não é uma moeda em que o projecto europeu possa prosperar,” afirmou. “Existe uma divisão na Europa que vai aumentar no futuro, caso não pararemos este processo e não venhamos a introduzir mais flexibilidade monetária para os países que mais sofrem.” […] o Sr. Lucke advoga uma “dissolução” progressiva da zona euro, com as nações do sul da Europa – Grécia, Chipre, Portugal, Espanha, Itália – as primeiras a sair. Ainda mais controverso, ele também reomenda o mesmo destina para França […])
* Governo grego analisa relatório de dívidas da Alemanha à Grécia
(Uma equipa do Ministério das Finanças da Grécia elaborou um relatório com a lista de dívidas que a Grécia poderá reclamar da Alemanha […] existem organizações gregas que estimam o crédito grego em 162 mil milhões de euros. Um montante que corresponde a cerca de 80% da dívida do país. “A Grécia nunca recebeu quaisquer compensações, nem pelos empréstimos que foi forçada a fornecer à Alemanha ou pelos danos em que incorreu durante a guerra”, revela o relatório de 80 páginas elaborado pelo Ministério das Finanças.)
* Gov’t studies lower pay for teenagers Grécia
* Crisis: Greece; 30,000 households a month have power cut Energia para uma casta…
* Germany’s account surplus jumps, no one is happy
* Why making Europe German won’t fix the crisis
* Speculation mounts over Slovenian bailout Tic,tac,tic,tac…
* Finland Turns to Venture Funds to Rescue Economy: Nordic Credit Hmmm…
* Governo sem dinheiro para pagar salários e pensões de abril Chipre
* Political scandals and austerity, an explosive mix in Europe
* Italian suicides over unpaid bills sparks anti-government protest
* Economia espanhola, o outro lado da moeda
(“O objetivo é buscar uma alternativa para a chaga do capitalismo selvagem e semear a base de uma sociedade mais justa e solidária” […] Na Espanha coexistem mais de 30 moedas locais complementares ao euro, “ferramentas que permitem o empoderamento das comunidades mediante a troca de produtos e serviços e criação de mercados paralelos” […] O comum, o laço e o coín, em Málaga; o puma, em Sevilha; o zoquito, em Jerez de la Frontera, Cádiz; a pita em Almería; e a justa em Granada, todas no sul da Espanha, são algumas das denominações que compartilham por todo o país a missão de dinamizar a economia local e caminhar para um modelo econômico e produtivo mais sustentável. […] Além de promover o intercâmbio de produtos e serviços, o dinheiro complementar pode servir para valorizar o trabalho de pessoas voluntárias ou geradoras de conhecimento […])

* EU’s Rehn: Big depositors could suffer in future bank bailouts under new law
* Greek Bank Merger Halted Hmmm… Nacionalizados…
* Net Short Euro Position Jumped 33% in Past Week
* Tiny Luxembourg’s outsized financial sector under increased scrutiny following Cyprus bailout
* Sob críticas, Luxemburgo considera abertura bancária
* “A Áustria está sozinha com o seu segredo bancário”
* Credit Suisse Threatens to Cut Off German Clients
* Dan White: ECB’s rate cut will deepen bank debt
* Banca espanhola é a mais exposta a Portugal com 55,5 mil milhões de euros

* Critical Warning No. 13: Stockman’s ‘Apocalypse’
(Quando revimos o “Doutrina de Choque” de Klein em 2007, ficou claro que o “capitalismo de desastre” da Reganomics estava “no cerne do aparecimento de uma nova ordem que gerava lucros da miséria das outras pessoas: guerras, catástrofes naturais, pobreza, sanções comerciais, crashes nas bolsas”. […] O capitalismo de desastre é uma ideologia negra, fim-do-mundo, secreta e paranoica, com pouco respeito pela vida humana excepto por ser uma ferramenta para criar dinheiro. […] “os economistas profissionais não são mais do que meros empreiteiros dos políticos com ideologias míopes que recebem a peso de ouro o que lhes facilita a justificação da mentira, engano e roubo dos investidores, trabalhadores, consumidores, depositantes e contribuintes. O capitalismo evoluiu para um monopólio governado por políticos que estão a mando da elite opulenta. A competição é uma mera graçola”. […] “o que tem de ser feito?” […] infelizmente, Stockman o contador de verdades é claro, estas soluções “só irão acontecer depois do próximo grande crash. Porquê? Porque o governo é gerido por uma conspiração secreta de Wall Street, multinacionais e super ricos, estando todos em negação.)
* Zygmunt Bauman: ‘É inevitável a queda do capitalismo pela própria ganância’
* The market farce is ending
* China ‘ultra high-speed growth could be over’
* O inevitável abrandamento da economia chinesa
* Vanishing workforce weighs on growth EUA
* Discouraged job seekers behind shrinking labor force
* U.S. Labor Force Participation Rate Lowest Since 1979
* Wall Street on the dole: America pays out millions in jobless benefits to millionaires
* Signs of a Canadian housing downturn are everywhere Buuummm…
* Moody’s analysis contemplates 44% drop in Canadian housing prices
* As cities lay off police, frustrated neighborhoods turn to private cops EUA
* Estado da Guiné-Bissau corre risco de desaparecer, avisa Ramos-Horta
* Foreigners are cool: Iceland’s lesson for Britain as isolated island is voted the friendliest place on earth

* Bankers carry on unabashed, unscathed and unashamed
(A verdadeira folia está na incapacidade de compreender que os banqueiros não foram atingidos. Na realidade, mal foram tocados. Os tribunais não prenderam ninguém responsável pelo crash. Em vez de um “julgamento interminável de crimes financeiros”, não temos tido qualquer tipo de julgamento. Ninguém procurou compensar os contribuintes confiscando os bónus ganhos durante o tempo da bolha. […] O custo total para os contribuintes é incalculavelmente superior porque agora temos de gerir uma economia zombie com um sistema bancário cocho que não consegue passar crédito para onde é necessário. Em vez de punir os responsáveis, a coligação baixou-lhes os impostos. […] O lóbie bancário está tão incólume – sem vergonha, sem ter sofrido golpes e sem nódoas negras – que tem músculo para prevenir a reforma urgente e necessária e pode agir como se a crise nem tivesse acontecido.)
* China Local Debt May Top Estimates, Former Minister Says Tic,tac,tic,tac…
* China’s big banks “faking” their micro loans: researcher
* RBC replaces Canadian staff with foreign workers Hmmm…
* Regulators close small lender in Arizona, represents fifth bank failure of 2013
* Rich and mighty brought to book: Biggest-ever financial leak with global ripples
(Um terço da riqueza mundial está ligada a paraísos fiscais […])
* Tax haven probe authors refuse to share data with state agencies
* Anonymous Whistleblower Behind Exposé Of Massive Offshore Corruption By Banks And Others
* British police uncovers plot to kill Bank of Moscow’s ex-chief Andrey Borodin: British media
* Price of a first class stamp ‘could soar to £1 in just three years if Royal Mail is privatised’ campaign group warns

* Central Banks Move Into Riskier Assets Casino…
* Moody’s: BOJ move won’t solve fundamental problems
* Japan stimulus will start currency war, say Chinese economists
(Muitos dos principais economistas chineses estão lívidos com aquilo que veem com uma desvalorização por parte do Japão e estão a pedir que do Banco da China retalie enfraquecendo o yuan para se defender […])
* Nervous Europe Drives Demand for Dollars
* Man has undeclared $10,000 seized at border after exchange rate pushes him over limit to take from country
* Preços da gasolina aumentam 14% em 2012 Portugal

* WikiLeaks divulga 1,7 milhões de telegramas diplomáticos dos tempos de Henry Kissinger
* Blair ordered production of intel for Iraq war: Report
* Wikipedia outraged: French intelligence orders to remove ‘classified’ content
* Maduro acusa “direita salvadorenha” de pagar a mercenários para o assassinarem
* Google, beyond the CIA: Insurgency and espionage factory
(STRATFOR, numa troca de emails diz isto do Google: “O Google está a receber apoio e cobertura da Casa Branca e do Departamento de Estado. Na realidade, está a fazer coisas que a CIA não consegue. […] os emails sublinham as actividades criminosas e até mesmo terroristas por parte do Google incluindo planos de operações de insurgência. Fontes confirmaram que o Google ajudou a planear operações militares contra a Síria e tem estado directamente envolvido, trabalhando com países árabes como a Turquia e o Azerbaijão para planear a desestabilização no Irão. […] “A falta de informação nos meios de informação sobre as operações de espionagem e de insurgência por parte do Google e a falta de acusações judiciais demonstram claramente que a linha entre a “segurança privada”, terrorismo e pirataria foi permanentemente manchada.”)
* The ATF Wants ‘Massive’ Online Database to Find Out Who Your Friends Are
* Japanese mayor sparks international ire
* Police teach tactics for handling ‘sovereign citizens’
* Keeping the government’s secrets
* Daniel McGowan Jailed, Allegedly For Writing Huffington Post Blog
* GlobeCast pulls plug on Hispan TV Shhh…
* Chinese Editor Fired Over Call to Abandon N.Korea
* França ordenou remoção de artigo da Wikipédia por conter alegados segredos militares
* Vaticano considerou crimes de Pinochet progaganda comunista, segundo WikiLeaks
* 7-year-old faces 2 felony charges for shooting BB gun at cars

* First week of April and it’s STILL SNOWING! London and South East hit by more white stuff as the Great Spring Freeze keeps its grip on Britain
* Rare April snow blankets NE China’s Shenyang
* Gritty Images From China’s Muddy Rare Earth Mines
* Activists: Arkansas oil spill diverted into wetland
* Vazamento de óleo atinge praias de São Paulo
* Fish deformities linked to oil pollution in U.S. and Alberta
* Pesticides found in over half of Italy’s surface water
* Over 500,000 children in US have harmful level of lead in blood
* The great recycling con trick: How 12million tons of your carefully sorted waste is being dumped in foreign landfill sites
* Drug companies pay doctors £40m for travel and expenses
* On Twitter, anti-vaccination sentiments spread more easily than pro-vaccination sentiments
* Cratera com 100 metros de profundidade surge no Marvão
* Environmentalists fear sinking land under planned nuclear site Espanha

* Fukushima N-Accident Not Yet Resolved: Expert
* Detetada fuga de água radioativa em dois tanques da central nuclear de Fukushima
* Radiation Levels Rise near Leaky Tank at Fukushima N-Plant
* Defect could affect all radioactive water storage tanks at Fukushima plant
* INSIGHT: Problems at Fukushima plant stem from TEPCO’s rickety equipment
* Japan Govt Sues Antinuclear Activists
* PROMETHEUS TRAP/ ‘Shadow units’ (16): SDF members take off protective gear to ease concerns of residents

* Chinese tanker takes in 2 million barrels of crude at Iranian terminal
* No useable oil in disputed areas: USHmmm…
* Europe to shut 10 refineries as profits tumble
* Britain’s biggest gas storage runs out of normal supply
* NTPC vs Coal India: Eastern, Northern grids face blackout as CIL cuts off coal supply
* Spent nuclear fuel reprocessing costs nearly triples, a blow to utilities Exemplo da energia “barata”…
* EDF ‘in big trouble’ says French nuclear expert
* The fuel of the future
(De longe o assim chamado combustível renovável mais usado na Europa é a madeira. […] as centrais electricas são facilmente adaptadas para uma mistura de 90% de carvão e 10% de madeira (co-inceneração) com baixo investimento. […] como a madeira pode ser usada nas centrais a carvão que de outra forma poderiam ter de ser encerradas por causa dos novos padrões ambientais, é extremamente popular entre as empresas de energia. […] rapidamente formou-se uma aliança para apoiar os subsídios públicos à biomassa. Juntou Verdes, que pensavam que a madeira era neutra em carbono; empresas, que viam a co-inceneração como uma forma fácil de salvar as suas centrais a carvão; e governos, que viram a madeira como a única forma de atingir os seus objectivos com as renováveis. […] com incentivos como estes as empresas europeias estão a vasculhar o planeta à procura de madeira. […] Resumindo, a UE criou um subsídio que custa uma valente maquia, provavelmente não reduz as emissões de dióxido de carbono, não encoraja novas tecnologias energéticas – e está preparada para crescer como uma cerca sem fim.)
* RSPB makes a killing… from windfarm giants behind turbines accused of destroying rare birds
* Governments, Western corporations grab lands across Africa: Justine Mutale

* 10th anniversary of US invasion to Iraq: cost of war tremendous, violence remains
* Moscow Slams UN ‘Maneuvering’ on Syria Chemical Attack Probe
(Moscovo acredita que as Nações Unidas estão a atrapalhar as investigações à alegada utilização de armas químicas na Síria sob pressão de “determinados países” […] o ministro dos negócios estrangeiros criticou a acção das Nações Unidas como “intolerável e inaceitável” e apelou à organização para agir de acordo com os princípios da “imparcialidade”.)
* Arms supplies to all sides of Syrian conflict should be halted – Putin
* Syria’s Escalating War Bleeds Into Lebanon Rufam os tambores…
* Syrian conflict threatens to spill over from Golan into Israel
* Líder da Al-Qaeda exortou à fundação de um Estado islâmico na Síria
* Negociação sobre programa nuclear do Irã termina sem acordo
* Hamas accuses Western spies of Gaza operations
* Hundreds Protest U.N.’s Gaza Aid Suspension
* Blackseafor 2013 – manobras das armadas do mar Negro

* US wish for pre-emptive action ‘a prelude to global warfare’
* Coreia do Norte retira 53 mil trabalhadores de Kaesong
* Afinal teste nuclear da Coreia do Norte não está iminente
* Washington adia teste de míssil balístico intercontinental devido à tensão com Coreia do Norte Hmmm…
* Japão se prepara para interceptar mísseis norte-coreanos
* EUA planeiam destacar avião para o Japão para reforçar vigilância face a ameaça norte-coreana
* US, Philippine troops start war games amid China tensions
* Philippines may allow U.S. greater military access: minister
* China’s submarines in Indian Ocean worry Indian Navy
* Agni-II missile successfully test fired Índia
* US fighter sale ‘shows hypocrisy’
* Rússia fornece caças adicionais à Malásia
* Drone use remains cloaked despite Obama’s pledge for more transparency
* A secret deal on drones, sealed in blood
* How the CIA agreed to assassinate one of Pakistan’s enemies to open the way for drone strikes
* Onze crianças e uma mulher mortas durante ofensiva da NATO no Afeganistão
* Presidente moçambicano exige à Renamo que “”pare com atos de intimidação ” Hmmm…

* Canada police arrest 279 protesters in Montreal
* Confrontos sectários deixam mais 2 mortos no Egito
* Polícia turca dispersa milhares de manifestantes em Istambul
* Yemeni protesters demand release of Guantanamo detainees

Biden: The ‘affirmative task’ before us is to ‘create a new world order’

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 08/04/2013, in Mais Notícias, Notícias, Outras Notícias do Dia and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: