Notícias do Dia 15/03/2013

* Too-big-to-fail Banks Will Kill the Global Economy
((1) O sistema global de moedas caminha para um colapso. Este irá ser um colapso das moedas sem paralelo na História. Não irá ficar contido geograficamente, e não deixará lugares seguros. Pela primeira vez na História, os bancos centrais por todo o mundo estão a desvalorizar a sua moeda em uníssono. Até o habitualmente prudente Banco Central da Suíça está com tanto medo da ameaça que a valorização da sua moeda coloca às suas exportações que também entrou na loucura. […] E então, a nossa política de criação de novo dinheiro está numa corrida de “loucos”, “É necessário correr o mais depressa possível apenas para ficar no mesmo lugar. Se quiser chegar mais além, tem de correr pelo menos ao dobro da velocidade! Só há um resultado para esta corrida. Vimo-lo na República de Weinmar e, mais recentemente, no Zimbabué.” […] Ninguém sabe o que irá desencadear o pânico que irá varrer a confiança sem fundamento em que se assenta todo o nosso sistema de banca fraccional. Será a inevitável saída da Grécia da euro? Um repudiar da dívida soberana por parte do Primeiro Ministro Beppe Grillo? Um teste de armas nucleares por parte do Irão que conduza a uma resposta militar de Israel, seguido de um parar dos mercados de petróleo? Existem tantos rastilhos potenciais por onde escolher. Ficaremos a saber que o momento estará próximo quando o dinheiro começar a fluir para os mercados paralelos, o que depois será seguido por todas as outras pessoas. Excepto que será sempre tarde para todos os outros. Quando os mercados de acções tiverem implodido, depois de uns quantos dias de carnificina, os “insiders” que causaram os estragos estarão a lamber os dedos com os lucros da suas posições “short”, acreditando na crença que quando os seus parceiros se afundarem de alguma forma os governos os venham salvar com outra injecção de dinheiro acabado de imprimir. É irrelevante que esse novo dinheiro seja providenciado através de bailouts ou de nacionalizações. O estrago já estará feito. O que irá acontecer a seguir? Isso é impossível de dizer. Ninguém consegue prever o que irá acontecer depois de um colapso do sistema fraccional bancário […])
* Vamos ter um crash nas bolsas?
(Por tudo isto estaremos, é a minha opinião, muito perto de os Bancos Centrais deixarem de ter condições de manter os estímulos à economia que vão praticando desde 2008. […] É evidente que se a China, o que já começou, começar a retirar os estímulos o impacto no mundo inteiro será para muito breve. […] Sou de opinião que a inflação já não é um risco mas um problema efectivo. Um estudo recente mostra que os preços praticados nalgumas cidades chineses (Pequim e Xangai) já são superiores aos praticado em Londres ou Nova York. Tendo em conta que o rendimento per capita chinês é cerca de 25% do americano, se isto não é inflação eu vou ali e já venho. […] Para mim é um facto, já há algum descontrolo na inflação. Alguém pode ter dúvidas que este problema se alastre ao resto do mundo nos próximos meses? […] alguns aumentos de preços já se sentem mas o problema só está a começar, lembremo-nos que a inflação pode demorar a chegar mas quando chega progride muito muito depressa. E o que é que os Bancos Centrais poderão fazer se isso acontecer? Praticamente nada ou pelo menos nada que não prejudique gravemente a evolução da economia. Temos então risco de inflação? Não, temos é um risco de uma crise bem pior que a de 2008, não uma crise financeira, mas uma crise económica, bem real, que ameaçará uma falência geral de todo o sistema. […] Como especulador deveria apostar na descida dos mercados accionistas, estes estão nos máximos históricos muito por causa do tal nível perto do zero das taxas de juro que têm sido condicionadas pelos Bancos Centrais e que vão deixar de o ser.)
* Inflação nos EUA com maior subida em 4 anos
* Bank of England economist sounds inflation warning on quantitative easing
* Central banks souring on the dollar
(Há algum tempo que os bancos centrais dos mercados emergentes têm vindo a diversificar as reservas reduzindo a exposição a dólar norte-americano, com as expectativas para a moeda a continuar uma incerteza. De acordo com o FMI, a percentagem total do dólar nas reservas dos bancos centrais caiu de 62% para 54% nos últimos doze anos.)
* U.S. Fed balance sheet grows to record large size
* Swiss central bank maintains cap on Swiss franc
* Sterling hits 28-YEAR LOW against Aussie dollar despite Sir Mervyn’s pep talk that prompted comeback against euro and dollar
* Japan’s 2% Inflation Target Unattainable, Nomura’s Kendrick Says
* Cost of living doubles in five years Paquistão
* What will become of Chávez’s gold hoard?

* Programa português está “no bom caminho”, diz a troika Objectivos alcançados…
* Resultados mostram que planos de ajustamento funcionam, diz Barroso Quando os “eles” estão satisfeitos…
* O blá-blá de Vítor Gaspar
(São tudo inverdades. O ajustamento não está a correr como o previsto. O défice orçamental não é cumprido desde 2011. E em 2014 não há sinais de melhoria no horizonte.)
* “Encontrar alguma coisa de positivo [nesta avaliação] é complicado”, diz André Macedo
* Conheça os números negros de Gaspar Brilhantismo…
* Défice falha meta de 5% e pode chegar aos 6,6% em 2012
* 2013: Desemprego 18,2% e recessão atinge 2,3% Pouco mais de seis meses depois… de neo-capitalismo…
(O desemprego, que o Governo previa, no Orçamento do Estado, que atingisse 16,4% vai afinal ser de 18,2% (média anual). Vítor Gaspar admitiu hoje que, no final deste ano, o desemprego pode mesmo chegar muito perto dos 19%. […] Há seis meses o Executivo apontava para 1% e já este ano reviu esse número em alta para 1,9%. O Governo e a troika estimam que o crescimento regressa em 2014 (0,6%) e acelera nos anos seguintes (1,5% em 2015 e 1,8% em 2016).)
* Aumento do desemprego é opção “assumida” face à impossibilidade de desvalorizar moeda, diz Nicolau Santos
(Nicolau Santos compara este cenário ao dos danos colaterais provocados por uma guerra, com uma política de “terra queimada”, e alerta para os perigos para a estabilidade social em Portugal.)
* Governo avança com 20 mil despedimentos Destruição…
* Indemnizações por despedimento passam para 12 dias nos novos contratos Neo-capitalismo…
* Cortes nos ordenados e pensões são para ficar até 2015
* Número de casais desempregados quase duplicam num ano Obrigado Europa…
* Exportações travam a fundo em 2013 Pufff…
* Chineses somos nós
* Gaspar traduzido: a derrota do Governo, mais austeridade e mais tempo
* Pedro Santos Guerreiro: “É uma geração inteira consumida em austeridade”
* Vítor Gaspar: “Ajustamento terá de continuar durante décadas” (em actualização) A não ser que…
* O crime nos estaleiros navais
* Isaltino Morais livre para poder sair de Portugal

* Os demónios
([…] a Europa unida de hoje é demasiadamente parecida com a Europa segmentada de há um século. Ora, se isto é trágico, o que é mais trágico ainda é que Juncker – e, com ele, toda a elite económica e política que tem governado a Europa – pareça(m) ignorar que foi também pela sua mão que os demónios da guerra acordaram do torpor. […] Alguém explique a Juncker que o nacionalismo não é uma questão de mau feitio nem nasce do vazio. Alguém lhe explique – e às elites de que ele é porta-voz – que, há cem anos como agora, o nacionalismo foi o refúgio de massas imensas acossadas por políticas de empobrecimento e humilhação. E que são essas políticas – de que Juncker, Barroso, Merkel e o centrão europeu têm sido intérpretes primeiros – que nos estão a atirar de novo para as mãos dos demónios da guerra. […] a Europa não se unirá do topo para a base, sem participação nem democracia. Houve quem o tentasse pela força e foi derrotado. Há agora quem o tente pela engenharia institucional. Será derrotado também. […] “arrepia-me ver como são semelhantes as circunstâncias da Europa em 2013 e as de há 100 anos.” É por isso que combato quer o nacionalismo serôdio quer o federalismo aniquilador.)
* O problema alemão
(“Nos dias de hoje, a Alemanha é demasiado forte e demasiado fraca. Encontra-se no centro de uma UE concebida para limitar o poder alemão, mas que serviu apenas para o aumentar, e cujos defeitos de conceção prejudicaram involuntariamente a soberania de outros países europeus que ficaram sem poder democrático nesta nova ordem.” […] há cada vez mais europeus a declarar que a Alemanha está a tentar dominar a Europa pela terceira vez em menos de cem anos. […])
* Para quê mudar uma fórmula fracassada?
* IIF warns Greece needs more money, says it’s unlikely to replicate Irish success Mais, mais e mais…
* Could Hungary Be Thrown Out of the EU?
* Green Facism: Beppe Grillo Is the Most Dangerous Man in Europe
(A verdadeira chave para o seu sucesso deriva da exploração da raiva […] quando a raiva das pessoas é incentivada, aqueles que alimentaram as suas paixões nunca arcam com a culpa. […] nos seus melhores momentos, Grillo fala como um líder de um culto. […] com um pouco de noção da História conseguimos encontrar paralelos bem negros. […] Mussolini também afirmou que o seu grupo fascista “Fasci di Combattimento” não era um partido político mas um movimento, porque o problema estava nos partidos políticos, não a solução. Ele e os seus seguidores também se viam como purgadores que iriam finalmente limpar o sistema falhado e corrupto. Assim como afirmou representar a juventude e o pensamento livre, aqueles que já não acreditavam em programas e estatutos mas em acção de rejuvenescimento. […] Enquanto Mussolini falou do parlamento como “um salão cinzento e surdo” em que se recusava entrar, Grillo descreve a sua recusa em cooperar de forma muito semelhante: “Os antigos partidos estão perto do seu fim. Deviam devolver o que roubaram e partir. Ou nos seguem, ou estarão condenados.” A zombaria do sistema parlamentar sob a capa da verdadeira democracia é um truque que é usado por todos os oponentes da democracia, independentemente das suas origens. […] Mussolini nunca fez segredo das suas origens: “Eu sou e sempre serei um socialista.”)
* 1,000 companies going bankrupt in Italy every day as country faces full-scale ‘credit emergency’ Buuummm…
* ‘10,000 Italian shops closed down in Jan-Feb’ Buuummm…
* Italian public debt hits new high, 2.023 billioln euros
* Dívida pública da Espanha sobe no 4º tri e atinge recorde de 84,1%
* Irish economy to be flat in 2013
* Crise faz gregos trocarem a carne por legumes e verduras
* Espanha aumenta idade mínima de reforma e exige mais anos de descontos Neo-capitalismo…
* Euro-Zone Wage Growth Slumps

* Santander latest bank to reveal million-pound staff Noutro planeta…
* Unicredit regista prejuízo de 553 milhões
* Caixa pode perder 500 milhões em Espanha Casino…

* China’s property bubble will burst in latter half of 2013, says research firm Tic,tac,tic,tac…
(Exponencializada pela especulação e dinheiro barato, a bolha imobiliária na China continua a crescer e agora está perto do ponto de inflecção […] a “bolha” irá estourar na segunda metade deste ano quando a China parar de “injectar quantidades absurdas de crédito na economia”. […] “Nunca conheci um governo que tivesse conseguido deflacionar gradualmente uma bolha” […])
* China PBOC Set to Drain Liquidity Hmmm…
* Russia might enter recession in 2013 – Renaissance Capital Hmmm…
* Industrial output revised downward Japão
* UK on track for triple dip – NIESR
* Younger boomers suffer from homelessness EUA
* Census: Record 1 in 3 US Counties Are Now Dying
* Could Phoenix Soon Become Uninhabitable?

* The cult of the superstar banker is alive and well Tudo na mesma…
* The Real Bank Bailout Is Happening Right Now
* Senate on London Whale: Worse than we thought Mais uma…
([…] o JPMorgan manipulou os resultados para mascarar a profundidade das perdas, protegendo-se activamente tanto dos reguladores como dos investidores. […] o banco “ignorou os limites do risco, esquivou-se ao controlo e desinformou o público”. […] “Este caso abriu uma janela sobre o mundo quase secreto dos derivados de alto risco transaccionados por um grande banco” […])
* ‘London Whale’ Isn’t Dead Yet: JPMorgan Is Out of Control, Rosner Says Hmmm…
(“Não estou a sugerir que irão falir como o Fannie Mae [mas] a sua capacidade de usar o seu poder e influência para prevenir acções [políticas] é algo reminiscente do Fannie Mae,” […])
* Big Banks Have a Big Problem
* Some Banks Returning as Significant Dividend Payers
* Top bond fund managers batten down the hatches
* Bankrupt countries are coming after investors
* Surprise! Forgiven Debt May Be Taxable Income Parasita…
* Why Pope Francis May Be a Catholic Nightmare
* Acusados de crimes contra a humanidade usam insígnias do Vaticano em homenagem a Bergoglio Hmmm…

* Nowhere to run or hide from America’s ‘financial Nazism’
(A frase que vem logo à cabeça para classificar os relatos de que os Estados Unidos estão a planear permitir às agências de serviços secretos a monitorização das finanças de todos os cidadãos é “Alemanha Nazi”. […] Agora compreendemos porquê Eric Holder não vai investigar e acusar os banqueiros e a firmas de fundos com o receio de que isso pudesse destabilizar a economia (leia-se: tem medo deles). A conclusão é que é que as firmas de private equity e de hedge funds – uma piscina massiva no valor de imensos biliões de dólares de capital opaco controlado por “insiders” corruptos em Wall Street e Washington – foi-lhes dada carta branca para espiar as pessoas. Para aqueles que dizem, “Deixem-los espiar, não tenho nada a esconder!” Chamo à atenção para 1938 e a Kristallnacht, quando o governo de Hitler deu carta branca aos criminosos de botas da tropa para violarem, pilhar e saquear em impunidade. Agora estamos perante uma encruzilhada semelhante: Aos provocadores de holocaustos financeiros em Wall Street e na City de Londres foi-lhes dado por Washington e pelo Número 10 o sinal de que podem cometer violação financeira, pilhar e saquear, com a total cooperação e assistência das suas respectivas comunidades de agências secretas.)
* ‘Obama’s financial spy plan moves US towards Orwellian police state’
(“Vendida como uma medida para parar os grupos internacionais de terrorismo, a medida proposta conduz-nos até cada vez mais perto de um estado orwelliano totalitarista onde se é culpado sem causa, prova, nem mesmo acusação” […])
* Blackwater was CIA’s extension, founder Erik Prince admits Assassinos a soldo e sem controlo…
([…] a ATF descobriu que muitas das armas da Blackwater tinham sido adquiridas de forma ilegal, como a AK-47 romena e a Bushmaster AR-13s, e os seus canos cortados e foram exportadas para outros países em violação da lei federal das armas. A Blackwater afirmou que em todos esses casos estava a trabalhar a mando da CIA.)
* Polícias e Militares Estado polícial…
(Colocar soldados a fazer segurança pública tornou-se banal em França, incluindo nos centros comerciais)
* US child suspended from school for chewing pastry into gun shape

* Bee-harming pesticides escape proposed European ban $$$$
(“A Alemanha e a Grã-Bretanha cederam ao lóbie da indústria e recusaram banir os pesticidas-que-matam-abelhas” […] “O voto de hoje vai contra a ciência e opinião pública e mantém o armagedão químico que está a matar as abelhas, que são de extrema importância para o futuro dos nossos alimentos”. As empresas químicas que dominam o mercado de neonicotinoid no valor de milhares de milhões de dólares, Bayer and Syngenta, ficaram aliviadas.)
* What is the value of bees?
* Bed bugs ‘dodge insecticides’ with molecular tricks
* Federal Government Reports Marijuana Effective in Combatting Certain Cancers Reports ADSI
* Breast cancer radiation adds heart risk
* Epidemic of birth defects in Iraq and our duty as public health researchers Urânio empobrecido…
* 220,000 tons of tsunami debris to reach N.America

* Experts: Cesium leak may be continuing
(De acordo com os seus cálculos, aproximadamente 16,1 biliões de becquerels de césio 137 verteram para o oceano desde Junho de 2011 […])
* TEPCO Finds Most Polluted Fish since Fukushima N-Accident
* PROMETHEUS TRAP/ ‘Shadow units’ (6): SDF members exposed to high radiation levels in reactor explosion
* Abe purges energy board of antinuclear experts
(foram removidos 6 dos 8 representantes no painel que votaram pela eliminação da energia nuclear até 2030)

* National blackout looms in Nigeria
* Germany’s Green Energy Disaster: A Cautionary Tale For World Leaders
(“Existe perigo que este projecto venha a falhar, com consequências sociais e económicas devastadoras.”  […] O problema base? As centrais eólicas são notoriamente pouco fiáveis enquanto fonte de energia. E não só isso, requerem uma vasta área de espaço e matam milhares de pássaros todos os anos. […] para Merkel conseguir atingir o seu objectivo, terá de cobrir uma área seis vezes o tamanho de Nova Iorque com turbinas eólicas. Sem surpresa o erigir de todas essas turbinas – para além das infraestruturas necessárias para encaminhar a sua oferta inconsistente de energia até ao centro da Alemanha – será algo verdadeiramente astronómico. […] Como as fontes de energia renovável se têm provado tão pouco fiáveis, a Alemanha viu-se forçada a construir inúmeras novas centrais a carvão […] Por outras palavras, a Alemanha está a poluir o planeta em nome da energia limpa – e está a prender os seus cidadãos a um custo escalante de modo a conseguir subsidiar uma fonte de energia que nunca irá gerar energia suficiente.)
* Six out of ten families ration the central heating as household bills become mums’ ‘number one concern’
* UK firm in deep sea mining plan for minerals Que melhor sinal para o esgotamento dos recursos do que estas aventuras?
* Analysis: Greenland’s resources boom still more talk than action

* The Coming Collapse of the Middle East?
([…] irá o que está a acontecer na Síria vir a acontecer no Líbano, depois na Jordânia, e depois (por muito difícil que seja de imaginar) na Arábia Saudita? Irão os sunni ou os shitas, ou ambos, levar as suas lutas sectárias além fronteiras até ao ponto em que as próprias fronteiras irão colapsar? Se acontecer isso, irão as fronteiras ser redesenhadas conforme as historicamente “naturais” divisões sectárias?)
* 3200 dias de guerra no Iraque custaram centenas de milhares de mortos e biliões de dólares
* Ex-CIA analyst: CIA role in Iraq, Syria ‘embarrassing’ for US Os reis da hipocrisia…
* U.N. Says Real Risk of Syria War Exploding across Mideast Objectivo?
* França pronta para armar rebeldes sírios se UE não levantar embargo
* Síria ameaça atacar rebeldes no Líbano Rufam os tambores…
* Syria Accuses Jordan of Opening Borders for Jihadists
* Navios anfíbios russos entrarão no porto sírio de Tartus Hmmm…
* Iran steps up weapons lifeline to Assad Hmmm…
* FIRST ON CNN: Iran confronts U.S. drone over Persian Gulf Rufam os tambores…
* Report: Iran test-fires short-range missiles
* Iran Navy to sail Atlantic Ocean soon: Navy cmdr.

* Army Officer Invokes ‘Terminator 3: Rise Of The Machines’ In Official Drones Paper
* Russian weapons chief promises ‘no-contact warfare’ by 2020
* US drone attacks violate Pakistani sovereignty – UN
* Nato troops in Afghanistan ‘in a similar situation to failed Soviet invasion’
* ‘Assassination attempt’ of Kim Jong-un could explain calls for war Hmmm…
* N. Korea fires 2 short-range missiles into Sea of Japan: Yonhap Rufam os tambores…
* Pyongyang acusa Coreia do Sul e Estados Unidos de ataque cibernético
* EUA reforçam defesa antimíssil em conexão com ameaças de Pyongyang Hmmm…
* ‘Accidental wars’ feared as Asia engages in new arms race

* Bahrainis mark protester’s death anniversary
* Saudi protesters stage anti-regime demonstration in Awamiyah
* Clashes mark Iraq anti-government protests
* NYPD declares state of emergency in Brooklyn

Ireland mulls selling forests to pay debt

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 15/03/2013, in Mais Notícias, Notícias, Outras Notícias do Dia and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: