Notícias do Dia 06/03/2013

* Mal-estar na democracia
(Vários comentadores verberam estes protestos, enfatizando os perigos de populismo, ou chamando aos seus intervenientes “fascistas” e outras coisas do género. A que se deve esta reacção? Ao facto de, em Portugal, os comentadores a quem os órgãos de comunicação dão maior destaque serem membros do ‘establishment’ (titulares de cargos políticos, ex-titulares ou aspirantes a eles). […] O problema é que uma democracia sem resultados e sem povo não pode durar nem permite reformar a sociedade com consequência. O maior desafio que temos pela frente não é pois financeiro e nem mesmo económico. Consiste antes em restaurar a capacidade de representação e regulação da sociedade por intermédio da política democrática. A questão que me parece hoje em dia mais relevante para o nosso país está em determinar se isso pode ser feito dentro do euro ou apenas fora dele.)
* O lumpencapitalismo
(Trata-se de gente que enriqueceu na bebedeira do dinheiro fácil – eles sim, viveram acima das suas possibilidades – e criadores de um capitalismo não produtivo e economicamente inviável. No seu mundo virtual, deixaram de ser capazes de distinguir o certo do errado, o razoável do impensável. Nada os liga à sociedade. Nem sequer ao grupo social de que são originários. […] Não tem obra e não produz. É, resumindo, de todos os pontos de vista, um parasita. Tendo capturado, através do dinheiro sugado às atividades produtivas, o poder político, os media e a academia, o lumpencapitalista quase conseguiu normalizar condutas que qualquer liberal decente teria de considerar próximas da marginalidade. […] Com a banca completamente dependente do controlo político que mantém sobre os governos e as instituições públicas (numa verdadeira economia de mercado, grande parte dos bancos europeus já teriam falido), os homens que realmente governam o mundo e o País passaram a ter rosto e voz. Pelos seus atos recentes, percebíamos que estávamos perante sociopatas. As suas palavras tresloucadas apenas o confirmam.)
* Marginais de sábado
(Esta é a geração mais espoliada nos seus rendimentos, que são transferidos pelo sistema político para os cofres dos verdadeiros donos do regime, bancos, construtores e promotores imobiliários. A política abastardou-se e transformou o orçamento de estado no instrumento que drena os recursos dos pobres para o bolso dos poderosos.)
* Depois do 2 de Março
(Qualquer alternativa que surja tem de contar com as pessoas. Elas estão fartas de um sistema corrupto em que a justiça funciona para tirar as casas e os empregos aos humildes, mas não consegue acabar com a corrupção dos poderosos. Elas querem uma democracia verdadeira.)
* Vasco Lourenço diz que se houvesse condições já estaria a preparar outra revolução Hmmm…
(“[É um Governo] vendido à finança internacional, que não é nada patriota, antes pelo contrário”, avalia Vasco Lourenço. “A minha esperança é que os portugueses sejam capazes de correr com eles e de levá-los até à prisão, porque os crimes que estão a cometer não devem ficar impunes” […])
* OCDE elogia sistema português de gestão de espera para cirurgias que já mudou Brilhante…
* Economia portuguesa caiu 1,8% no último trimestre de 2012
* Portugal registou a maior queda do PIB entre os 27 Já ultrapassámos a Grécia…
* Caso BPN, medricas e bardamerdas
* Caro Soares dos Santos

* Economia da zona euro recua 0,6% no quarto trimestre
* Queda do consumo privado e do investimento acentuam recessão da Zona Euro
* Soviet-style collapse looms ahead of EU: Soros
* Euro Zone Set to Keep Contracting
* Carlos Ghosn: Europe’s Car Market Is Collapsing
* Presidente italiano pondera novo governo de tecnocratas
* Italy’s Debt Highest Since Dictator Mussolini: Chart
* Nazismo volta a levantar a cabeça na Europa
(Hoje, a correlação de forças nos parlamentos europeus faz lembrar cada vez mais a situação existente há 80 anos. Há cada vez mais partidos de direita e de extrema-direita, cujas declarações e ações têm que ser tidas em conta pela maioria. […] Alguns analistas já comparam a disposição de forças nos parlamentos europeus e também nas ex-repúblicas soviéticas com a República de Weimar. […] Tal como há 80 anos, tudo isto acontece numa altura de crise econômica. Foi precisamente a crise que motivou o crescimento das tendências radicais […] “Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo”.)
* One of Beppe Grillo’s MP castigated for praise of fascism
* Poderá o efeito Grillo propagar-se?
* Money-Laundering Suspicion Stalls Europe’s Latest Bailout
* Cypriot crisis deepens as ‘haircut’ fears drive capital flight
* More than 65% of Italian families struggling Obrigado Europa…
* Irish consumer sentiment plunges
* How the corrala movement is occupying Spain
(Agora as vítimas da crise estão a reagir e a ocupar casas abandonadas […] (Nem pessoas sem lar, nem casas sem pessoas). É esta a utopia da Corrala, a primeira de uma rede de casas anteriormente desocupadas na capital andaluza de Sevilha agora ocupadas pelas vítimas da crise económica em Espanha.)
* French workers, unions protest against labor law reform
* Nós, o povo europeu perdido

* Director do BNP Paribas é novo ministro das Finanças
* Referendo suíço obriga Europa a discutir vencimentos de banqueiros
* James Moore: Precious little humility from those at the top despite banks’ misdeeds
* Lloyds and RBS: too big to fail – and too big to manage
* Royal Bank of Scotland should be broken up, says Mervyn King
* £15bn profit at scandal-hit HSBC: Boss of bank that laundered drug money will pocket £2m Noutro planeta…
* Italy’s Banco Popolare says 2012 losses up to 330 million
* Crédito Agrícola lucra 42 milhões em 2012

* 210 more billionaires in past year amid rising global poverty Neo-capitalismo…
* Nearly 5m homes living in food poverty as report finds shocking rise in families turning to foodbanks for help Inglaterra
* Recovery in U.S. Is Lifting Profits, but Not Adding Jobs Neo-capitalismo…
* The Next Housing Bubble: Student Loan Tic,tac,tic,tac…
* Pedidos à indústria com maior descida em cinco meses EUA
* Dagong Downgrades Japan’s Sovereign Credit Ratings
* Falências sobem 39,6% em fevereiro, diz Boa Vista Brasil…
* World’s biggest mall a China ‘ghost town’
* Property speculators’ return fuels Dubai bubble fear

* Bolsas asiáticas acompanham EUA e têm forte alta com busca por ativos de risco Casino…
* Dow Jones high should not be mistaken for growth in the US economy
(Há apenas uma coisa que precisa de saber sobre a finança: o mercado de acções não é a economia.)
* Druckenmiller says ‘it’s going to end very badly’ Tic,tac,tic,tac…
* Banks unlawfully foreclosed on military members while they were on tours of duty Mais uma…
* Kabul Bank: A bank that defaulted on trust Igual aos outros…
* Regime de Chávez deu retorno de quase 700% à Goldman Sachs Parasitas…
(As rendibilidades chegam quase a 700%, isto é, por cada euro ou dólar aplicado em dívida venezuelana, os privados conseguiram ganhar 8 euros ou dólares.)
* Al Gore’s ‘sustainable capitalism’ is DOA
* Gay sex rings, ‘The Filth’ corrupting the Vatican…and why the Pope REALLY quit
* US warns Catalan government about proposed “Coca-Cola tax”
* Drunk diplomats ruin UN budget negotiations

* Fed’s Yellen: Full steam ahead on QE3
* Npower profits soar by a THIRD hot on the heels of its inflation-busting winter fuel price hikes

* A sedução totalitária
(Em poucas palavras, os estudos revelam que o totalitarismo é adversário do homem livre, ou seja, daquele que se percebe responsável por seu destino histórico, que escolhe e é capaz de sustentar responsavelmente suas opções […] empresas e autoridades públicas procurarem asfixiar a liberdade de pensamento à custa de pressões econômicas. […] em troca da adesão, o totalitarismo oferece uma ideologia que se propõe a explicar toda a vida da sociedade. “Todos devem professar a ideologia como se fosse uma fé religiosa”, diz o professor. “O ditador, rodeado de uma pequena parcela da população, submete o resto. Para tanto”, diz, “cria um partido, único evidentemente, dirigido por ele à frente de fanáticos seguidores. O passo seguinte é instaurar um sistema de terrorismo policial que invade e vasculha toda vida pública e privada dos indivíduos. O outro passo é o controle dos meios de comunicação para que só a ideologia oficial seja ouvida. Tudo isso permeado por ideais salvacionistas”. […] “O risco é real porque poucas vezes na história humana os Estados Nacionais possuíram informações e controles tão completos da vida de seus cidadãos” […] Desmoralizado o Parlamento, o caminho fica aberto à tentação totalitária. Eis aqui bem depositado o ovo da serpente.)
* Santo Chávez e o pecado do soberba
(Não vou falar da melhoria das condições de vida de muitos venezuelanos, do facto de 43% do orçamento do país ser para políticas sociais, da mortalidade infantil ter caído para metade, do analfabetismo ter sido drasticamente reduzido e da Venezuela ser, com o Equador, o país da América do Sul com a maior redução da taxa de pobreza entre 1996 e 2010. […] Não vou falar da corrupção e da nova elite “bolivariana” que, em torno de Chávez, enriqueceu às custas do novo regime. Nem da desastrosa política económica que não está a preparar a Venezuela para um futuro sem petróleo. […] Não vou falar da justa resistência a um imperialismo que sempre tratou a América Latina como um quintal, pondo e depondo governantes, sugando os seus recursos e promovendo tiranetes. […] Concentrar a simbologia de um processo político num homem dá a esse homem um poder extraordinário. Na realidade, dá-lhe um poder absoluto. E se o poder corrompe, o poder absoluto corrompe absolutamente. O mais sólido dos democratas – que Chávez não seria – transforma-se num ditador se nele concentrarmos todo o poder político. […] Sim, todas as religiões precisam do seu ícone. E a política simula sempre a religião – em vez da missa o comício, em vez do santo o mártir, em vez do altar o púlpito. Mas os ícones vivos, por terem vontade própria, são demasiado perigosos pelo poder que inevitavelmente concentram em si.)
* Estados Unidos rejeitam acusações de conspiração Hmmm…
* Venezuela expulsa militares dos EUA
* Uhuru Kenyatta accuses British envoy of ‘shadowy, sinister’ role in Kenya election
* Obama Administration Says President Can Use Lethal Force Against Americans on US Soil
* ‘Manning is the purest form of whistleblower’
* US denies ongoing Guantanamo hunger strike
* Guantanamo Guards Are Now Shooting at the Prisoners
* Al-Sweady inquiry: Iraqi detainees ‘were kicked, punched, handcuffed and blindfolded by soldiers’ Os reis da hipocrisia…
* Crianças palestinianas sob custódia israelita maltratadas
* Nepal denies targeting long-haired ‘hooligans’ after 1000 arrested
* EU unveils e-border scheme amid ‘Big Brother’ warnings
* Darpa Wants You to Transcribe, and Instantly Recall, All of Your Conversations
* K-12 student database jazzes tech startups, spooks parents
* ‘Father of the Internet’: Google should stop requesting real names
* A Drone? A Really Big Bird? A UFO? What Did Alitalia Pilot See Near JFK?
* ‘Simple Racism’: Palestinian only bus vandalized overnight
* Saudi seven face crucifixion and firing squad for armed robbery
* Egypt Introduces Saudi-style Islamic Moral Police Force
* BBC ‘silenced 20 former employees with gagging clauses’ Shhh…
* ISAF to stop reporting Afghan attack figures
* ‘Censorship and democracy don’t go hand in hand’

* US lawmaker blames bicycle breath for global warming gas ?!?!?
(“Afirma-se que é amigo do ambiente andar de bicicleta. Mas se não estou em erro, um ciclista apresenta um ritmo cardíaco e respiração elevados. Isso significa que o acto de andar de bicicleta resulta em maiores emissões de dióxido de carbono por parte do ciclista. Como o CO2 é considerado um gás de estufa e um poluidor, os cliclistas poluem quando andam de bicicleta”)
* Transocean Says BP Gave Low Flow Estimates of Gulf Spill
* Coastal Stench May By Byproduct Of Large Release Of Methane
* Treasury kills green study Inglaterra
* Study Points to Declining Life Span for Some U.S. Women
* Mid Staffs scandal: Patient interests were neglected for years by NHS mangers as hospitals concentrated on cutting waiting times, Sir David Nicholson tells MPs Neo-capitalismo…
* Healthy life expectancy is shorter in the UK than abroad
* UK falls behind on premature mortality
* Elderly patients diagnosed with ‘acopia’ – a disease that does not exist
* Antibióticos já não são capazes de combater doenças
* Estados Unidos emitem alerta sobre variante mortífera de bactéria hospitalar
* Farmers’ lack of bees might be solved by going wild
* Cropland expansion the culprit in biodiversity loss, says study
* Two-thirds of forest elephants killed by ivory poachers in past decade
* Google shopping adverts fuel ivory trade, conservation group warns
* IKEA garante que tarte possivelmente contaminada com matéria fecal não esteve à venda em Portugal
* Etna voltou a entrar em erupção, autoridades garantem que população não está em risco

* Inside Fukushima’s exclusion zone
* LDP boots anti-nuke advocates from environment panel Shhh…
* Nuclear revival: Japan to re-launch six reactors in 2013
* Areva plans 1st nuclear fuel shipment to Japan since Fukushima
* Faulty equipment checks prompt NRA safety inspection of Monju

* US oil production: Don’t believe the hype
* China world largest oil importer as of Dec 2012
* IAEA Says Nuclear Power Grew again in 2012
* Are we near peak biofuels?: Gerard Wynn Pufff…
* Better Place: what went wrong for the electric car startup? Pufff…
* Water scarcity could be liquid gold for investors

* France, Turkey plot to assasinate Assad: Report
* Ten years on from the war, how the world forgot about Iraq
* Iraq war verdict: Iran is the winner
* Iranian, Chinese Navy Commanders Discuss Mutual Cooperation
* Israel surviving on nuclear ambiguity

* Smuggled Libyan arms disrupting North Africa
* Tuareg knot further tightened – expert
* Iraqis’ death certificates recorded signs of severe mutilation, inquiry hears Os reis da hipocrisia…
* UN demands prosecution of Bush-era CIA crimes
* China defence budget to rise 10.7% in 2013: Xinhua
* Increasing Chinese defense budget alarms India
* Chinese helicopter patrols South China Sea
* Accidental discharge possible if Japan provokes
* Japan Arrests Chinese Boat Captain Near Miyakojima
* Dois navios patrulha chineses entram em águas territoriais das ilhas disputadas com o Japão
* Pyongyang ameaça anular armistício assinado após guerra
* Coreia do Norte se prepara para a guerra Rufam os tambores…
(A Coreia do Norte iniciou manobras envolvendo os seus submarinos e acelerou os preparativos para os exercícios militares em grande escala, que poderão coincidir com as manobras anuais da Coreia do Sul e dos Estados Unidos […])
* Seul promete ‘resposta armada’ a eventual ataque do norte Rufam os tambores…
* Lukashevich: manobras na península coreana são uma provocação
* Rússia e China continuam rearmamento

* Confrontos em Port Said e no Cairo fazem 150 feridos
* Officials: Morsi Mulls Army Takeover of Port Said
* Saudis hold anti-regime protest demanding release of political prisoners
* Palestinian Students Force UK Consul out of West Bank Campus
* Ventos da Primavera Árabe chegam a Bangladesh

O Eixo do Mal – Que se Lixe a Tróika…

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 06/03/2013, in Mais Notícias, Notícias, Outras Notícias do Dia and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: