Notícias do Dia 25/02/2013

* “A coesão social em Portugal está fortemente ameaçada”
([…] “nada está a ser feito em Portugal para que o agravamento que se dá na Grécia não ocorra entre nós”. […] no mal-estar das famílias, na ocorrência de mortes evitáveis, nos suicídios, na insegurança na rua, na violência contra mulheres e crianças, no abandono de idosos, na humilhação ante filantropos complacentes, no desprezo com que os governantes se referem às justas aspirações dos cidadãos e cidadãs que os elegeram, na arrogância com que os super-ricos pregam às maiorias empobrecidas. […] é impossível determinar o nível de erosão da coesão social que leva à ruptura social. Sobretudo porque os limites se atingem por duas vias contraditórias: por crescendos graduais que passam facilmente despercebidos e por explosões repentinas e surpreendentes, muitas vezes desencadeadas por acontecimentos menores.)
* Um governo “amordaçado”
(O reconhecimento deste gigantesco fracasso do governo, que lançou, em vão, na pobreza e no desemprego milhares e milhares de portugueses e destruiu (e continuará ainda a destruir), por muito tempo, parte importante do tecido económico, saiu do centro do debate político, passou a segundo plano, graças ao número encenado por Miguel Relvas num auditório de uma universidade. A saída atabalhoada, sem usar da palavra, após ser interrompido por um grupo de estudantes a cantar “Grândola Vila Morena”, o que já tinha acontecido no Parlamento ao primeiro-ministro, e ao próprio, na noite anterior, no “Clube dos Pensadores”, em Gaia, cheira a plano premeditado: a uma vitimização que desviasse as atenções das declarações de Vítor Gaspar e, ao mesmo tempo, desse ao governo um pequeno alento na sua descida ao inferno. E conseguiu […] Vivemos uma democracia de rédea curta, onde os cidadãos são tidos por bonecos manipuláveis – umas marionetas – sujeitos a todos os logros e enganos. Ao menor e mais pacífico protesto são acusados de pôr em causa a “liberdade de expressão” dos governantes e a “democracia” que a sociedade “bem pensante” lhes ofereceu. Os cidadãos já deviam saber, nesta altura, que a democracia não se recebe de mão beijada, conquista-se no dia-a-dia; tal como qualquer membro de um governo devia saber que o respeito dos eleitores não resulta da tomada de posse, ganha-se com a seriedade.)
* Processe-se Passos, Gaspar e a troika
* Grau de ameaça para Governo e Presidente subiu um nível
* António Borges critica Governo e defende os mais pobres Medo à flor da pele…
([…] “é a herança do doutor Salazar”.)
* Sócrates e a “Máfia dos Vampiros”
* Novo porto da Trafaria: o pior do novo-riquismo
* CAP: exportações em risco se economia afundar mais
* Só o Minipreço não vende alimentos transgénicos
* Militares garantem que não serão “instrumento de repressão”

* El-Erian: Another warning signal for European capitals
* 640,000 Italian jobs lost in first nine months of 2012 Obrigado Europa…
* Búlgaros tomam as ruas em protesto contra a subida dos preços
* Pelo menos 40 detidos no centro de Madrid após manifestações da `Maré Cidadã`
* “Maré Cidadã” de Espanha acusa governo de querer “criminalizar” protesto pacífico
* German president: make English the language of EU
* Número de contribuinte europeu em debate
* Portugueses sentem-se europeus, mas pouco

* ECB: Nearly half of bond holdings from Italy Hmmm…

* Trade protectionism looms next as central banks exhaust QE O futuro “novo normal”…
(Com os airbags para absorver choques fiscais e monetários esgotados – ou condenados – o único recurso que sobra é recuperar estímulos do estrangeiro, e esse poderá ser o próximo capítulo da crise global […] Existem demasiadas fábricas no mundo e uma procura reduzida para absorver a produção, tal como na década de 1930. […] Os quatro anos de QEs criaram uma depressão controlada e preveniram que a ordem estratégica global tivesse entrado em colapso. Isso não é um mau resultado, mas o tempo ganho foi desperdiçado porque poucos desejam enfrentar a desagradável verdade de que é a globalização – na sua actual disfuncionalidade – a raiz de todo o desastre.)
* Are ‘extractive elites’ sucking the life out of Canada’s economy?
([…] “as elites, quando politicamente poderosas, irão muitas vezes apoiar instituições e políticas hostis para com um crescimento sustentável. Por vezes irão bloquear novas tecnologias; por vezes irão desenvolver um nível de acção inatingível para o restante da sociedade e dessa forma limitando-a na percepção do seu potencial económico; por vezes irão simplesmente violar os direitos de outrem destruindo os incentivos de investimento e de inovação.” […] os gigantes sectores industriais e bancário. O que estas entidades têm em comum é o facto de serem tão ricas que controlam e influenciam as agendas políticas de forma a gerar ainda mais riqueza e poder para eles próprios às custas dos restantes. […] O conceito de “elites extractivas” deve ser o filtro através do qual são examinadas todas as leis e orçamentos. Será que este grupo ou esta lei permitem que alguma elite ou monopólio ganhe injustificadamente mais do que o seu justo quinhão? […] Este assunto não é sobre política ou políticas. É sobre uma gestão económica inteligente e países como o Canadá ou os da Europa que foram entalhados por “elites extractivas” irão gradualmente tornar-se cada vez mais disfuncionais.)
* Thrones, gold seat buckles and a concert hall: Inside the gloriously opulent private jets of the world’s richest including a prince’s ‘flying palace’ and Trump’s $100m plane
* Crunched consumers are cutting back
* Real Federal Spending Up $822.90 Per American Since 2008
* One Quarter of US Has More Card Debt Than Savings
* Actividade manufactureira na China abranda É uma recuperação…
* Australia Faces A$5.9 Billion Budget Revenue Shortage, Swan Says

* Banca alternativa e ativismo financeiro crescem devido à crise e desconfiança
* Nouriel Roubini Is Bullish…For Now: “The Mother of All Bubbles” Has Begun
* Quantitative easing: the markets are struggling with a serious drug habit
(Os mercados financeiros tornaram-se viciados em dinheiro de estímulos. Suplicam pela próxima dose de QE e se não a recebem tornam-se ameaçadores. […] “A Reserva Federal vai continuar a ser o último agente a não querer angustiar as suas políticas […] Encheu os mercados com mais liquidez do que qualquer outro. Deseja que o risco continue a fazer parte do sistema. Deseja a exuberância irracional. Quer ter uma fronteira dimensional de quatro facilidades – dinheiro fácil, taxas de juro baixas, políticas fiscais e monetárias frouxas.” […] Se isto lhe parece assustadoramente evocativo do mundo antes do crash. É porque o é. […] Wall Street está convida que pode deixar de tomar as drogas quando bem entender. Mas não é o que dizem todos os toxicodependentes? A realidade é que ninguém sabe como isto vai terminar. Bem-vindos ao antro do ópio.)
* Subida nas acções do Lloyds pode dar um milhão de bónus a Horta-Osório Noutro planeta…
* Exclusive: Credit Suisse faces U.S. probe into mortgage products Mais uma…
* Jon Corzine Avoids Lifetime Trading Ban As Regulator Punts To Feds Sempre a salvo…
* Lucro do BNDES cai 9,6% em 2012, para R$ 8,2 bi
* U.S. gives banking green light to Myanmar tycoons Oh Yeah!!!
* Banks’ CEOs lead the bipartisan effort to “fix” the US debt
* The $995 billion Sequester Cut Is Actually a $110 Billion Spending Increase EUA
* Taxman names and shames small firms… while the corporate giants are STILL going unpunished
* FBI probe of defense tech allegedly leaked from NASA stonewalled, sources say
* ‘A very unfortunate decision’: French President gets UNESCO peace prize Paz por todos os poros…
* Britain’s colonial shame: Slave-owners given huge payouts after abolition Elites…

* Economists Warn Fed Risks Losing Control Amid Budget Deficits
* Inflation cuts value of money by 67% in 30 years – and prices on everyday goods like bread, eggs and beer rise far faster
* Currency’s global role takes huge step closer Yuan…

* There’s An Even Worse Scandal Hidden In Obama’s Secret Drone Memo
* Another Crime by Bahrain Regime: Murdering Youth
* Palestiniano que morreu em prisão terá sido torturado
* CIA whistleblower Kiriakou gets posh send-off to prison Cala-te!
* US silenced ex-White House official on terror drone program Shhh…
* Litvinenko inquest: newspapers launch challenge over withholding of evidence
* US firms hatched plot to topple Hugo Chavez – WikiLeaks
* Eutelsat Israeli chief behind attack on Iran channels Shhh…
* BBC diz suspeitar que China interfere em transmissão de rádio Shhh…
* BBC Persian: a history of lies & plots
* The local journalists under threat in Brazil
* Estudantes tunisinos proibidos pelo Governo de dançar o “Harlem Shake”

* As The Economy Recesses, Obama’s Global Warming Delusions Are Truly Cruel
(Um respeitado cientista sueco, que participou no Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas das Nações Unidas (IPCC), […] “Estamos a criar uma grande ansiedade sem tal ser justificado… não existem indicadores de que o aquecimento seja tão severo que tenhamos de entrar em pânico. O aquecimento que temos assistido nos últimos 100 anos é tão pequeno que se não existissem meteorologistas e climatologistas nem sequer dávamos por ele. Aparentemente a Terra tem propriedades de arrefecimento que excedem as que anteriormente se analisavam, e os modelos computorizados são inadequados para tentar prever um objecto caótico como o clima, onde as observações no terreno são a única forma de seguir.” […] 40% das estações medidoras de temperatura na Rede Histórica da Climatologia estabeleceram os seus máximos de temperatura na década de 1930. Apenas 1% dessas estações estabeleceram o seu recorde máximo na década actual, alegadamente a década mais quente desde que existem registos. Enquanto a NOAA (a Administração Atmosférica e Oceanográfica Nacional) afirmava que 2012 tinha sido o ano mais quentes desde que existem registos, apenas 3 estações (0,3%) bateram os seus recordes nesse anos, enquanto 172 (21%) o fizeram em 1936. […] “Sabemos que temos menos ciclones, menos tufões, menos tornados, menos cheias e menos secas. É por isso que a História foi redefinida para começar na década de 1970,” pelos alarmistas do aquecimento global.)
* Antarctic Ice: Is It Going To Take Over The Planet?
* China’s countrymen struggling with a ‘sick’ Mother Earth
* The Extraordinary Science of Addictive Junk Food
* 59% of the ‘Tuna’ Americans Eat Is Not Tuna
* Military called on in whaling fight
* Poland Spring Water Bottles May Be Contaminated By Gasoline
* Peru: Dozens Of Dead Sea Creatures Washed Up
* Thousands May Have Been Exposed To Deadly TB Epidemic Downtown
* Talk like an Egyptian: Ancient paint used to decorate Pharoahs’ tombs is set to be the basis of telecommunication devices
* O gás não é um presente
([…] os sismos são cada vez mais frequentes […] Nos últimos anos, os tremores de terra causados pela extração de gás no campo de Groningen têm aumentado significativamente, tanto em frequência como em intensidade. Segundo as previsões, o subsolo deverá continuar a tremer durante mais 50 anos.)
* The psychedelic satellite image of Mount Etna erupting that shows molten lava and a massive plume of smoke from space
* NASA: Apophis poderá colidir com a Terra em 2068
* Cometa deverá poder ser visto a olho nu no início de março
* Problemas técnicos obrigam ao encerramento da única central nuclear da Eslovénia Mais uma vez…

* Terremoto de 6,2 graus atinge região central do Japão Tic,tac,tic,tac…
* Magnitude 5.7 earthquake hits near Tokyo Tic,tac,tic,tac…
(Poucos minutos depois foi registada uma réplica com 4,4 graus […])
* Fukushima radiation spread to residential areas hours before venting
([…] o nível de radiação aumentou para mais de 700 vezes o nível normal, indicando que os residentes foram expostos a elevados níveis de radiação antes de serem evacuados.)
* After Fukushima: families on the edge of meltdown
* News Navigator: What has happened to debris from tsunami disaster areas?
* Nuclear Watch: Nuclear Waste Curse
* PROMETHEUS TRAP (13): U.S. officials frustrated with Japanese at crisis meetings
* Survey: No nuclear plants meet new safety standards

* North Africa’s Prospects as Energy Goliath Are Fading
* Blackout Britain: EU environmental directive puts millions at risk of power cuts
(Na mês passado um milhão de lares escaparam por um triz a um corte de energia depois de baixas temperaturas terem colocado um stress imenso sobre a decrépita rede de energia no Reino Unido.)
* One day, turning off the lights won’t be up to you
(A dura realidade é que nos últimos dez anos sucessivos governos apostaram o nosso futuro em dois jogos absolutamente suicidas. Primeiro, caíram na ilusão de que podemos depnder de aproximadamente um terço da geração de energia nas inúteis e não confiáveis eólicas – que irão requerer mais de uma dúzia de novas centrais a gás apenas para providenciar apoio de retaguarda para quando o vento não esteja a soprar. No entanto, ao mesmo tempo, através de artifícios como a incrementalmente punitiva “taxa de carbono” que irá entrar em força a partir de 1 de Abril, planeiam duplicar o preço da electricidade que recebemos de centrais electricas mais antigas, o que poderá ter nos próximos o resultado de duplicar o preço que pagamos pela nossa electricidade, empurrando mais milhões de lares para a pobreza energética. […] Ficaremos às escuras, a nossa economia irá sofrer uma catástrofe, as facturas de energia irão duplicar, e mais milhares de pessoas irão morrer de frio naqueles invernos rigorosos em que os nossos políticos foram levados a acreditar que nunca mais voltariam.)
* Lucro da EDP Renováveis terá subido 45%
* British Gas owners face backlash after reports suggest they will announce 15% surge in profits
* Land Grab Cheats North Dakota Tribes Out of $1 Billion, Suits Allege
* Too much power in too few hands: Food giants take over the industry
(Três empresas controlam agora mais de 40% das vendas globais de café, oito empresas controlam a oferta de cacau e chocolate, sete controlam 85% da produção de chá, cinco são responsáveis por 75% do comércio mundial de bananas, e as seis maiores empresas de açúcar são responsáveis por aproximadamente dois terços do comércio no mundo […] Um controlo tão alargado dos mercados por multinacionais – que podem usar o seu “poder de comprador” para ditar como é gerida a cadeia de oferta – pode “marginalizar” os pequenos produtores, sobrevivendo com contractos precários, com ordenados de pobres, e com práticas pobres de saúde e de segurança. […] “A não ser que façamos agora alguma coisa, milhões de pequenos agricultores estarão condenados à pobreza. Se eles estão em crise e não veem futuro na agricultura, então muitos dos nossos alimentos poderão estar em risco.)
* Indian land grabs in Ethiopia show dark side of south-south co-operation

* Teerão anuncia que abateu avião não tripulado Rufam os tambores…
* Iran’s IRGC begins third day of Great Prophet 8 military drill
* Israel afirma ter testado com sucesso sistema antimísseis
* In Syria, new influx of weapons to rebels tilts the battle against Assad A “querida” al Qaeda…
* Violentos combates na fronteira sírio-libanesa
* Israel: soldados abrem fogo contra manifestantes palestinos

* War on terror is the West’s new religion
* ‘New race for colonies begins in Africa’
([…] isto chama-se “neo-colonialismo”. Faz parte dos antigos poderes coloniais voltar a África pelos seus recursos onde há um século costumavam operar.)
* War crimes and criminal justice: Defining the U.S. role in Mali
(“O último governo derrubado pela armas no Mali, foi derrubado pelos oficiais militares que foram treinados e educados aqui, e eles eram corruptos.”)
* Zambia seizes control of Chinese-owned mine amid safety fears
* U.S. drone strikes up sharply in Afghanistan
* Drone strikes kill real people; here are the ones I know
* Karzai orders US Special Forces out of two provinces, citing torture and murder
* Stop becoming “the evil that we deplore”
* Secret Space Plane, U.S. Air Force’s Robotic X-37B, Continues Mysterious Mission
* 3 more Chinese ships spotted in disputed waters
* Argentina acusa Grã-Bretanha de enviar armas nucleares para as Malvinas Hmmm…
* Germany doubles arms supplies to Persian Gulf nations – report Os reis da hipocrisia…

* 3,000 Palestinians on hunger strike to protest inmate death
* Riots follow funeral of Palestinian who died in Israel jail
* Three killed in clashes between Bangladesh forces, protesters
* Civil disobedience grips Cairo as protests rock the rest of Egypt
* Thousands Protest ‘Political Repressions’ in Ukraine
* ‘Day of Resistance’: Thousands of gun law protesters rally across US (PHOTOS)

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 25/02/2013, in Mais Notícias, Notícias, Outras Notícias do Dia and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: