Notícias do Dia 25/01/2013

* Ilusões
([…] dizem os adoradores desta entidade tão vaga quanto inimputável, que os mercados são rigorosos e implacáveis para quem não cumpre os seus ditames. Se assim é, então os mercados endoidaram. Estão a cobrar-nos juros mais baixos, quando a esmagadora maioria dos indicadores dizem que estamos pior do que quando pedimos o resgate e a troika nos invadiu o território. A dívida pública já era astronómica e cresceu; o défice só ficou pelos 5% por causa das receitas da venda da ANA e dos cortes nos salários e pensões; o desemprego vai a caminho dos 17%; o PIB afunda-se mais um ano; o consumo está em mínimos históricos assim como o investimento… […] Mas não vale a pena criar ilusões. Nem os mercados estão loucos, nem os portugueses são parvos e, a seu tempo, tudo ficará clarinho como água.)
* Adeus até ao meu regresso (aos mercados)
(Tanta exultação faz lembrar o suicida que se atira de um prédio de vinte andares e que, a meio da sua queda vertiginosa, diz para si próprio: “Até aqui tudo bem!” […] Como é bom regressar aos mercados, oh gente espoliada de sustento e de direitos!)
* Destino mercado
* A doença da precariedade vai ao Parlamento
(Pela segunda vez na sua história o Parlamento vai hoje votar uma lei proposta pelos cidadãos. […] Ser precário é não poder fazer projetos. É não ter qualquer capacidade de estruturar a vida e o futuro. É adiar a possibilidade de ter filhos ou de comprar uma casa. É não ter qualquer esperança de uma progressão profissional. É não ter qualquer direito quando se está doente, quando se engravida, quando se chegar à idade da reforma. É a completa imprevisibilidade, o que torna insuportável a vida em sociedade e tem efeitos desastrosos na economia. É, muitas vezes, a impossibilidade de ter férias, horários decentes, direitos mínimos. É ter de comer e calar. De aceitar salários inaceitáveis, horários insuportáveis, condições de trabalho indignas. […] A precariedade é uma doença social que, por deixar tanta gente à deriva, acaba por corroer a vida de toda a comunidade, pondo mesmo em causa a sustentabilidade da democracia. […] À desregulação laboral e ao consequente aumento do número de precários não correspondeu, nem aqui nem em lado nenhum, uma redução do desemprego. Pelo contrário: os países com mais desemprego são, em regra, aqueles que têm mais precários.)
* Perito alemão critica estratégia de Portugal para salários
* 200 mil portugueses saíram do país nos dois últimos anos
* Milhares de estudantes desistem da Faculdade por dificuldades financeiras
* A classe média portuguesa em risco de extinção
([…] “em Portugal somos obrigados a viver sob as regras ditadas por esta troika de incalculável poder, que nos obriga a ficarmos de joelhos diante de um sistema financeiro internacional sem escrúpulos e sem o mínimo senso humanista, que nos obriga a entregar o país e esse punhado de abutres que são os grandes bancos”. […] essa política drástica de cortes acontece “somente nas áreas sociais e nunca nos benefícios pagos a 1% da cúpula” mais rica, e pretende “agradar os credores e eternizar a dependência de Portugal em relação ao sistema financeiro”.)
* Governo vai buscar 400 milhões aos reformados
* Acesso a complemento solidário para idosos reduzido
* Rendimento social de inserção reduzido em 11,37 euros
* Estado perdeu 1.715 milhões de euros em Certificados de Aforro em 2012
* Valor médio da habitação encolheu 7,7% em 2012, diz INE
* Parpública autorizou empréstimo à ANA para segurar défice
(A Parpública autorizou a ANA a contrair um empréstimo junto da banca, o que permitiu à gestora dos aeroportos nacionais entregar ao Estado 800 milhões de euros.)
* Português suave
(É mais um sinal dos tempos. É preciso que a máquina alemã comece a gripar para que o diretório europeu reconheça que vai num carro que devia estar na oficina há já muito tempo. Para que perceba que quase já só tem os bancos onde, pomposamente, se senta.)
* Os partners e o confisco
* Portugal tem mais de um milhão de eleitores-fantasma Buraquinhos…
(Se usássemos uma caricatura, o sistema eleitoral português poderia ser comparado a um “queijo suíço”: pelos seus buracos, circulam “fantasmas” e fogem votos que falseiam a verdade eleitoral, desequilibrando a democracia parlamentar. […] à época das Legislativas de 2011, haveria 1 004 437 de “fantasmas”, ou seja, mais de 10% do universo eleitoral. Embora comuns a todas as democracias, os “fantasmas” portugueses “votam” mais.)
* Paulo Morais defende referendo sobre privatização das águas
(“Que ninguém tenha a veleidade de querer, a pretexto de uma crise financeira, privatizar um bem público. Se houver essa vontade política, que a população se levante e exprima a sua vontade”, […] “A água não é um bem privado, é um bem público que pertence a todos. A sua distribuição tem naturalmente custos e por isso deve ser onerada aos utentes, mas o bem, enquanto tal, é público”, […] “em situação de rutura será sempre o dinheiro público a responder ao risco sistémico”, sustentou, acrescentando que esse negócio vai “aumentar a promiscuidade entre promotores imobiliários, empreiteiros, políticos e autarcas” “Sempre no prejuízo do erário público ou dos utentes” […] foram revelados alguns números sobre a atividade da Águas de Portugal, empresa pública que serve oito milhões de clientes e que no exercício de 2011 registou um resultado líquido positivo de 89,6 milhões de euros.)
* Crimes de pedra e cal
(A corrupção urbanística está à solta. Entretanto, a justiça hiberna. Estando em jogo projectos imobiliários de milhões, o Ministério Público fica anestesiado. As notícias sobre vigarices que lesam a comunidade são diárias, mas o MP ignora-as olimpicamente. Um promotor compra terrenos em Valongo por seis milhões de euros, vende-os no mesmo dia por vinte milhões, a Câmara valoriza-os “a posteriori” de forma conivente. E o que acontece? Nada.)
* Amadora. Ex-director de urbanismo tinha 77 mil euros em casa mas indícios de corrupção foram arquivados Oh Yeah!
* Secretário de Estado da Administração Local demite-se após acusação do Ministério Público
* Fitch: Regresso ao mercado é “positivo” mas Portugal vai pedir mais dinheiro à troika
* Iran, Portugal Hold Economic Commission Meeting

* ‘Raw deal’ for Ireland on debt
(“Se comprarem o destino da Irlanda com o da Islândia, a Islândia está actualmente a florescer, mesmo que tenha tido uma crise bancária superior à Irlanda quando comparadas pelo da sua população, porque pura e simplesmente não aceitou as responsabilidades dos bancos,” […])
* Yahoo, Dell Swell Netherlands’ $13 Trillion Tax Haven Oh yeah!
* Polícia invade metrô de Atenas, mas greve continua A democracia na ponta do cassetete…
* Transportes param em Atenas após tentativa policial para desmobilizar greve do metro
* 1000s of Greeks protest govt. economic reforms

* Mario Draghi “debaixo de fogo” devido ao escândalo do Monte dei Paschi
(O actual presidente do BCE estava à frente do Banco de Itália quando se deu a operação de derivados que deu origem ao “buraco” no Monte dei Paschi di Siena e que levou a instituição financeira a obter ajudas do Estado. […] estava “estupefacto” por Draghi, no seu papel de supervisor do sistema bancário em Itália, não ter descoberto e evitado estas operações, refere a Reuters. […] O Banca Monte dei Paschi di Siena, fundado em 1472, foi resgatado em 2009 e procura agora conseguir mais 500 milhões de euros dos contribuintes para cobrir as potenciais perdas de 700 milhões de euros este ano, decorrentes das operações com os derivados.)
* Escândalo aumenta e Monte Paschi da Itália enfrenta acionistas Mais uma… com direito a promoção…
([…] “É como se eles estivessem jogando pôquer no cassino, e quanto mais dinheiro perdiam, mais continuavam apostando” […])
* Rising bad loans signal more pain for Spanish banks Tic,tac,tic,tac…

* Forget Europe – the markets hold the real unaccountable power
(Mas o que é isso dos “mercados”? […] No auge do crash a cortina foi levantada, como no Feiticeiro de Oz, para revelar que os “mercados” nada mais são que uma cabala de homens ricos a satisfazer os seus interesses. […] Se as pessoas não entenderem estas coisas, ficam susceptíveis ao argumento de que “não existe alternativa” e de que o tratamento com austeridade é desagradável mas necessário. […] O casamento profano entre a finança e a política esvazia o interesse público de três formas: Primeiro, desregulação. Sucessivamente os governos criaram os mercados para o sector da finança removendo as restricções à capacidade de acção do sector. […] Segundo, redistribuir a riqueza para os ricos. Através do corte dos impostos sobre as empresas sobre os rendimentos mais elevados, os super ricos agarram um talhão ainda maior da riqueza nacional. […] O terceiro e elemento final foram as privatizações. Indústria – dos caminhos de ferro e telecomunicações, até ao gás, electricidade e água – foram retiradas do controlo público. Esta transferência de poder dos votantes para as carteiras de poucos, para os directores e accionistas que ganharam milhares de milhões com elas. […] o que realmente precisamos é de expressar a nossa democracia acima da tirania dos mercados, em defesa do interesse de todos.)
* Mark Leftly: No point reversing to the 1990s on rail franchising if the model is so flawed
* Denial, panic and doubt in Davos
* Nobel laureate censures US, EU at Davos over equality-busting policies
* Shippers’ Gloom Tells a Different Story on Exports From China É uma recuperação… upppsss…
* PIB do Reino Unido tem contração de 0,3% no quarto trimestre
* Britain is experiencing ‘worse slump than during Great Depression’
* Criação de empregos formais em 2012 é a pior em três anos, aponta Caged Brasil
* Inadimplência fecha 2012 em 7,9%, maior valor desde 2009 Brasil
* Egypt’s Free Economy Excludes the Poor

* High Frequency Trading: Clear and Present Danger?
* Bank of America issues `bond crash’ alert on Fed tightening fears
([…] partes do crédito nos mercados de crédito estão “imensamente valorizadas num contexto histórico em relação aos indicadores dos seus riscos”.)
* Libor Spotlight Falls on Barclays, ICAP
* JPMorgan to Block Shareholder Vote on Bank Break-Up
* AIG Is Back in the Lobbying Game Oh yeah!
* Pawnbrokers enjoying rising demand from SMEs
* Families’ disposable income slashed by a fifth every month because of debt interest alone

* Dr Doom says quantitative easing will create zombie banks, firms and borrowers
* Why everybody should keep gold in their portfolio
(Quando “o sistema colapsar” e sobrarem apenas os cartões de crédito de plástico, “talvez as pessoas cheguem à conclusão que têm de voltar para um sistema com base no ouro, ou algo do género,” […])
* Russia c.bank to keep buying gold – Ulyukayev
(O banco central da Rússia vai continuar a comprar ouro porque procura diversificar as suas reservas estrangeiras para lá dos bens de papel que considera como bens de risco […])
* Turkey Aids Iran Through Gold Trade
* HSBC Likes Palladium, But (Secretly) Is Piling into Silver
* Yen Meddling—What Has Japan Started?
* Japão a caminho de cinco anos de deflação

* Janet Napolitano: Internet users need to practice good ‘cyber-hygiene’
* Autoridades dos EUA defendem que “11 de setembro informático” está iminente
* Homeland Security’s Napolitano invokes 9/11 to push for CISPA 2.0
* Cyber War is Upon Us–But Only One Side is Attacking
(Os Estados Unidos atingiram o programa nuclear iraniano com o Stuxnet e a seguir com o Flame, o spyware à James Bond. Mas a resposta do Irão foi o equivalente a um tiro de pólvora seca […])
* Storing Digital Data in DNA
* San Francisco streetlights will spy on passersby
* Ex-agente da CIA é condenado por divulgar nome de acusado de tortura
* Israel extends imprisonment of youth activist
* Tribunal suíço condena Nestlé e Securitas por espionagem

* Will this be the coldest winter for 50 years?
* US battles record low temperatures
* Extreme cold in Canada, US keeps citizens indoors
* Jovens da Guiné-Bissau denunciam “abate indiscriminado” de árvores por madeireiros chineses
* Trade fears after unwanted chemicals found in milk
* One-third of fish caught in Channel have plastic contamination, study shows
* Common pesticides ‘can kill frogs within an hour’
* Leading scientists condemn decision to continue controversial research into deadly H5N1 bird-flu virus
* New stomach virus spreading in US
* Parents outraged after children ‘used as guinea pigs’ Vacinas…
* Lepra afectou mais de 200 mil pessoas no mundo em 2011 apesar de tratamento eficaz e gratuito
* Report: New vets showing Gulf War illness symptoms
* Secret UK uranium components plant closed over safety fears Mais um…
* Davos 2013: world leaders to discuss aliens, super-humans, and immortals ?!?!?!?!
* White Island could erupt at any moment Nova Zelândia

* Heavy snow forcing some illegal layoffs of decontamination workers

* Argentina recusa negociar com Repsol
* Venezuela oil deals: Poor nations worry about future
* German Power Grids Ask Gas-Fired Plants to Ensure Winter Supply

* Iran diplomat threatens strait closure if US chooses ‘war’
(Os Estados Unidos já nada mais tem para pressionar o Irão sobre o seu programa nuclear a não ser a guerra […])
* Davos 2013: Kissinger says Iran nuclear crisis close
* Qatar Leaks: The Business of Foreign Affairs

* China, Russia, U.S. raise Mediterranean naval focus
* Clinton out under a cloud
* Back to le future in Mali: French neo-colonialism looms over Africa?
(“Estão a tentar militarizar várias áreas de África para conseguirem monopolizar o acesso aos recursos lá existentes,” […])
* France orders special forces to protect Niger uranium-source É o urânio estúpido!
* ‘We are not messengers of death in Mali’, says French colonel
* Reports: Arms Shipped from Turkey Found in Yemen
* Coreia do Norte ameaça agir contra a Coreia do Sul se Seul participar nas sanções da ONU
* BREMMER: The Japan-China Crisis Is The Most Significant Geopolitical Tension In The World
* Drones out of control
* Alemanha quer comprar aviões não tripulados com capacidade de transporte de armas
* EUA testam novo míssil intercetor
* Faltou pouco para que um caça da OTAN abatesse Boeing russo
* Austria says no to professional army

* Two killed, 256 arrested in violent South Africa protest
* Five killed, 19 wounded as Iraqi army opens fire on anti-govt protest
* Confrontos no Egito provocaram 4 mortos e mais de 400 feridos
* Riots spread across Jordan over ‘vote-rigging’
* Rioters burn cars in Azerbaijan, several people hurt
* Sérvios do Kosovo protestam bloqueando estradas

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 25/01/2013, in Mais Notícias, Notícias, Outras Notícias do Dia and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: