Notícias do Dia 21/01/2013

* Alemães controlam banco de fomento Um feudo alemão…
([…] negociações secretas entre responsáveis do Ministério das Finanças e elementos do KfW, o banco de fomento alemão, decorrem desde novembro de 2012 e foram iniciadas pouco depois da visita da chanceler Angela Merkel a Portugal. […] A prática da instituição germânica é a de cobrar uma percentagem de 3%, o que significa que, por cada 1000 milhões de euros geridos, 30 milhões vão para os cofres do banco alemão.)
* Os nossos banqueiros são de confiança?
(Quanto à solidez, estamos conversados. Três bancos portugueses recorreram já a ajudas estatais (BCP – 2000 milhões, BPI – 1500 milhões, Banif – 1100 milhões), sem as quais não conseguiriam cumprir os rácios exigidos pela EBA, Associação Bancária Europeia. […] Em 2003, Tavares Moreira, presidente não executivo do CBI, […] acusação de declarações falsas, manipulação e falsificação de contas […] João Rendeiro, ex-presidente do BPP, […] criação de títulos fictícios, violação de deveres relativos à qualidade de informação prestada aos clientes, entre outras irregularidades graves e muito graves. José Oliveira e Costa, ex-presidente do BPN, […] criado uma contabilidade paralela num banco virtual. […] Jorge Jardim Gonçalves, presidente do BCP, acaba de ser condenado a pagar uma coima de um milhão de euros pelo crime de manipulação de mercado, mediante a criação de offshores e falsificação de documentos. Com ele, foram condenados Filipe Pinhal, Christopher de Beck, António Rodrigues, Paulo Teixeira Pinto e Alipio Dias. […] O atual presidente do Banif, Jorge Tomé, é arguido num processo relativo à altura em que exerceu funções como administrador da Caixa Geral de Depósitos. Mais recentemente o presidente do BESI, José Maria Ricciardi, e o administrador do BES, Amílcar Pires, foram constituídos arguidos na sequência de uma queixa da CMVM envolvendo a transação de ações da EDP e um alegado crime de abuso de informação privilegiada. Finalmente, o presidente do BES, Ricardo Salgado, apressou-se a pagar os impostos devidos por dinheiro que tinha colocado no exterior sem ter sido declarado ao fisco.)
* Açambarcadores notáveis
([…] a sobranceria e confiança dos banqueiras perante estas beliscadelas legais e a condenação popular apenas provam que, seja pelo batalhão de advogados, pela pressão do capital nos media, ou por pairarem tão alto que não ouvem quem hoje os insulta, eles são os exemplos reais do ideal de liberdade descrito pelo banqueiro de Pessoa.)
* O ex-ministro que pede 53,6 milhões Paga Zé Esquecido…
* Pensões dos bancários fizeram contas da Segurança Social descarrilar em 516 milhões de euros
(Aliás, as contas mostram mesmo que as pensões dos bancários pesam mais do que as verbas gastas com o aumento das novas prestações de desemprego (489,2 milhões) e os valores totais pagos por subsídio de doença (414,3 milhões), complemento solidário para idosos (272,1 milhões) e rendimento social de inserção (387,9 milhões).)
* Cáritas: «Muitas famílias enriqueceram ilicitamente»
(«Afinal, as tais gorduras parecem que não estavam no aparelho do Estado, parece que estavam nas famílias portuguesas», mas não na maior parte delas, comentou. «Estariam em muitas famílias que enriqueceram ilicitamente, porque este país nunca conseguiu em termos de desenvolvimento ficar na linha da frente dos 27 da União Europeia, mas conseguimos ir para a linha da frente na disparidade entre os mais ricos e os pobres», […] «Mais do que não sabê-la distribuir com justiça, ela agarrou-se às mãos de alguns que praticaram ilícitos para ficar na posse delas». […] «Estamos a falar de investimentos que o Estado fez em setores que foi só para beneficiar algumas partes da sociedade e não o todo, porque quando é para penalizar são sempre os mesmos» […])
* Controlar o MP
* Polícia encerra portas do Ministério das Finanças para travar manifestantes Cada vez mais distantes…
* Gás pimenta na Pátria que nos pariu
(Como pode o Estado português garantir o cumprimento da lei nacional e das convenções internacionais por ele assinadas, que proíbem qualquer forma de violência sobre crianças, se são as suas forças de segurança a usar, ao mínimo pretexto, violência contra crianças? […] Justificou o seu comportamento extremo como forma de evitar outras formas “mais musculadas” de repressão (imagino que quando desatarem à bastonada a miúdos dirão que antes isso do que lhes dar tiros). […] a reação automática é a de que quem se manifesta é, à partida, um prevaricador. O que não pode deixar de fazer pensar que, ao fim de 40 anos, há quem ainda não se tenha habituado à democracia. […] Nos telejornais de sexta-feira, esta notícia, que deveria ter merecido uma indignação geral, foi brevemente referida. Em dois dos três casos sem nunca se referir as idades das vítimas desta brutalidade.)
* A reunião dos manteigueiros
(O Governo resolveu convocar, na última semana, a chamada sociedade civil para discutir a refundação do Estado. Decidiu assim chamar para uma sala fechada, em Lisboa, a nata da sociedade portuguesa. O problema é que a maioria dessa nata é constituída por empresários e figuras que, directa ou indirectamente, são subsidiados nos seus negócios e actividades pelo Estado português – ou seja, dependem dos governantes que os convidaram.)
* Cortinas de fumo
(Estamos à beira de um terramoto na vida da maioria dos portugueses, a juntar às suas difíceis condições de sobrevivência, e tudo parece estranhamente calmo, uma espécie de bonança que antecede as grandes tempestades. […] Na mesma linha de ocultação, a cortina de fumo lançada vai ao ponto do governo nem sequer ter tido a iniciativa de traduzir para português o “relatório”, redigido em inglês, que serve de pano de fundo a esta grosseira maquinação. Este comportamento é sinal de que algum “mestre pensador” se lembrou da frase de Oliveira Salazar: “Politicamente só existe o que o público sabe que existe.”)
* Pobres e sitiados em inglês
* Governo já tirou 10,6 mil milhões a portugueses
([…] reduziu o rendimento dos portugueses por várias formas, em especial com intensidade através da subida do IRS. Dos mais de 10,6 mil milhões de euros retirados ao rendimento dos portugueses, mais de 70% resultam da subida dos impostos sobre o trabalho e dos cortes no subsídio de férias e Natal, bem como nas pensões. )
* Quase 90% dos reformados recebem menos de 600 euros de pensão
* Em apenas um ano, o número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 17,4%
* Há 4,5 milhões de pobres
([…] em Portugal 4 488 926 (quase quatro milhões e meio) de portugueses que estariam na situação de pobreza se não fossem as transferências sociais, incluindo as pensões. Os números são do INE e mostram uma realidade alarmante: quase metade do país a afundar-se. Recorde-se que o limiar de pobreza em Portugal é de 5040 euros anuais, ou seja 420 euros a 12 meses […])
* Cantinas sociais sem resposta para tanta procura
* Cáritas de Vila Real sem stock para acudir a novos pedidos de ajuda
* Quase 28 mil empresas fecharam em 2012 e a criação de negócios caiu 11,6%
* Infra-estruturas paradas reflectem estado do país
(Trata- se de um retrocesso ao passado que começa a ser uma das características mais notórias do momento que o nosso país enfrenta. Criam-se entraves aos agentes económicos e, a continuar assim, dentro de poucos anos, nem estradas nacionais, nem auto-estradas teremos em condições.)
* Venda total da EDP difícil de concretizar sem prejuízo para o Estado Negociatas…

* Is the eurozone’s core cracking up?
(A terceira etapa da crise na Zona Euro irá chegar quando a força económica do seu núcleo estiver em dúvida. Essas mesmas dúvida minam a credibilidade da rede de segurança que tem estado a sustentar a periferia da Europa. Uma solução para a crise da Zona Euro foi sempre uma incerteza política. Em breve poderá tornar-se economicamente indefensável.)
* Greek eurozone exit still likely despite European leaders resolve, warn economists
* Troika Travails: Split Emerges Over Cyprus Bailout Package
* Terrorism: Greece, explosion at mall in Athens

* Bruxelas: Dinheiro para a banca não deve ter outros destinos Mas o dinheiro dos contribuintes tem sempre o destino da banca!!!! Os reis da hipocrisia!!!
* Eurogrupo aprova tranche de 1.865 milhões de euros para a banca espanhola
* Bruxelas autoriza temporariamente recapitalização do Banif
* Reforms to bank laws will not cap directors’ salaries

* Risks lie ahead for the global economy
(Enquanto a probabilidade de uma tempestade perfeita – com todos estes riscos a materializarem-se na sua forma mais virulenta – é baixa, apenas qualquer um dos riscos será suficiente para fazer parar a economia global a lançá-la para a recessão. E mesmo que os riscos não emerjam todos na sua forma mais extrema, cada um irá surgir de alguma forma. Com 2013 no mseu início, os riscos para a economia global estão a ganhar força.)
* America Should Declare Bankruptcy: Doug Casey
(Dois antigos responsáveis do governo dos Estados unidos colocam as responsabilidades financeiras acima dos 86,8 biliões de dólares, ou 550% do PIB […] Casey afirma que estamos a falar de mais de 100 biliões de dólares quando se adiciona as responsabilidades de promessas como o depósito de segurança FDIC. “Isto é muito mais do que é concebível ser pago, por isso iremos entrar em incumprimento da dívida, isso é pura e simplesmente uma questão de como,” […] “Acho que os Estados Unidos deviam entrar em incumprimento da dívida nacional” […] “se continuarmos a pagar a dívida, isso irá na realidade tornar as próximas gerações de americanos em criados, servos, para pagarem as dívidas que incorreram os seus pais e avós.”)
* First Term: Obama Increased Debt $50,521 Per Household; More Than First 42 Presidents in 53 Terms Combined
* Revolutionary Japan is suddenly the centre of world affairs
* South Korea in the red A nadar em dívida…
* British economy faces threat of lost decade
* Benefits Britain? Unemployed households among highest in EU
* A quarter of unemployed parents say they don’t go for jobs because of rising childcare costs
* Balança comercial brasileira tem déficit de US$ 1,7 bi na 3a semana de janeiro
* World’s 100 richest earned enough in 2012 to end global poverty 4 times over
(As 100 pessoas mais ricas ganharam uns espantosos 240 mil milhões em 2012 – dinheiro suficiente para irradicar a pobreza extrema por quatro vezes, revelou a Oxfam, acrescentando que a crise económica global está a tornar os ricos ainda mais ricos. “O,1% mais rico viu os seus rendimentos crescer em 60% nos últimos 20 anos com a crise financeira a fazer acelerar essa tendência em vez de a reduzir,” enquanto os rendimentos do 0,01% tiveram um crescimento ainda mais significativo, […] “Não podemos continuar a fingir que a criação de riqueza para poucos irá inevitavelmente beneficiar os restantes – frequentemente o inverso é a verdade,” […] “Desde os paraísos fiscais até leis de enfraquecimento das regras do trabalho, os ricos beneficiam de um sistema económico global que está manipulado em seu favor.” […] O relatório destaca que até mesmo os políticos estão sob controlo dos super ricos, o que conduz a políticas que “beneficiam os poucos ricos e não a maioria pobres, mesmo em democracias.”)

* Obama hosts ‘benefactors’ at White House Demo-cracia…
* Inaugural Sponsors Spent $160 Million Lobbying Government
* Timothy Geithner Accused Of Alerting Banks To 2007 Interest Rate Cut For 2nd Time Mais uma…
* Big Banks Get Tax Break On Foreclosure Abuse Deal Mais uma…
(Agora ficamos a saber que o acordo é ainda mais doce para os bancos do que inicialmente aparentava: Os contribuintes irão subsidiar o dinheiro que agora eles estão a pagar. O Serviço de Impostos considera a compensação por parte dos bancos a proprietários como um custo de estar no negócio. Resultado: É totalmente dedutível em impostos.)
* Goldman Sachs CEO Lloyd Blankfein Gets 75 Percent Raise: Report No outro planeta…
* Jamie Dimon Offers Illusion of Transparency
* Barclays Wealth division ‘out of control’, says secret report
* Regulators shut down small lender in Minnesota, representing 2nd bank failure of 2013
* Profiting off hunger: Wall Street makes big gains over food price spikes
(Empresas poderosas como o Goldman Sachs tiveram lucros na ordem das centenas de milhões de dólares em negócios nos mercados de futuro de alimentos.)
* Deutsche Bank responde a críticas sobre negociações de alimentos $$$$
* Bankers to Find Atmosphere More Congenial in Davos Queridos…
* Mágicas fiscais e orçamentos da União Brasil
(Quando conveniente, o governo faz dinheiro aparecer. De forma simplificada, o Tesouro se endivida, envia o dinheiro para os bancos públicos e, depois, extrai deles recursos antecipados, justificando serem dividendos de balanços que nem sequer foram fechados. Os recursos são registrados como arrecadação e o governo passa a ilusão de que “cumpriu a meta” que havia estabelecido para o superávit primário. Algo como uma “corrente da felicidade” em que a dívida é empurrada para terceiros.)
* ONU pede mais controle do Brasil sobre droga que vai para Guiné-Bissau
* Dois antigos ministros condenados por desvio de fundos
* Taxpayers footing Mossad luxury vacations

* The Treasury Has Already Minted Two Trillion Dollar Coins
(O nosso país está completamente, absolutamente, e perfeitamente falido. Na realidade, estamos em pior estado fiscal que qualquer outro país desenvolvido, incluindo a Grécia. […] E estamos a imprimir muito e muito dinheiro. Na realidade, nos últimos cinco anos, o Tesouro terá, efectivamente, usado por duas vezes o truque da moeda de 1 bilião de dólares. […] Em 2007, a base monetária – a quantidade de dinheiro que fora imprimido pelos nossos governos nos seus 231 anos de existência totalizava 800 mil milhões. Actualmente totaliza 2,8 biliões. E o governo acrescentou essa quantia através do processo descrito – o Tesouro cunhou do ar moedas de 1 bilião de dólares. […] Como indicado, a quantidade de dinheiro mais que triplicou. Por enquanto a inflação, quanto mais a hiperinflação, ainda não ocorreram, no entanto está tudo no seu lugar para que venha a suceder. Se quiser saber como irão ser as coisas, veja a história do Zimbabué […])
* Fed’s balance sheet grows to record size in latest week
* “The Yen Is Doomed”: For Japan, This Time Really Is Different, Merk Says
* German Gold Move Has Traders Worried

* US planned 9/11 attacks to invade Middle East: Iran cmdr.
* Pennsylvania girl, 5, suspended for threatening to shoot girl with pink toy gun that blows soapy bubbles ?!?!
* Israel denounces German columnist article on Gaza
([…] comparou a Faixa de Gaza aos campos de concentração nazi.)
* Israeli teachers paid for military recruitment
* France imposes media blackout on Mali war Shhh…

* ‘Global epidemic’ of heart attack and stroke being missed
* ER visits tied to energy drinks double since 2007
* Tratar hiperactividade pode retardar o crescimento
* Palaeolithic Park? Harvard professor seeks ‘adventurous’ woman to give birth to Neanderthal Os deuses do aDeus…
* Canadians produce more garbage than anyone else
* Earth was hit by gamma ray burst from space in eighth century, say scientists
* Rift Widens Over Mining of Uranium in Virginia

* 2 key industry ministry bureaucrats landed lucrative jobs after retirement

* Goldman Sachs Says Oil Price Could Reach $150
* Top economies face LNG price spike as supply shrinks
* What happened to all of Canada’s energy visionaries?
* Figures for fuel consumption fall to lowest level since 1990s Espanha
* Vendas diretas da Galp caem 8,7% nos últimos meses de 2012
* Central Europeans restive over German renewables
* Green cars legislation faces ‘dilution’, says Irish presidency Pufff…
* Water Could Be The World’s Next Biggest Market
(Os analistas afirmam que esperam mais experiências no futuro, incluindo o investimento partilhado entre mercados de ecossistemas – por exemplo, unindo os fundos de água aos esquemas internacionais de venda de carbono. […] a criação de mercados para gerir os benefícios providenciados por ecossistemas poderá abrir caminho para que a natureza passe a ser um bem para venda por atacado enquanto se fará pouco para se lidar com os desequilíbrios do dinheiro, dos poderes e dos recursos. […] “Definitivamente as evidências de que isto traga benefícios ecológicos e sociais é simplesmente uma anedota.”)

* Assad’s overthrow “red line” for Iran: supreme leader’s aide
* Syrian Regime Builds New Paramilitary Force Aided by Iran
* Iran’s 24th fleet leaves southern port for international waters
* Russia starts major naval drills in Mediterranean Sea amid Syria crisis
* ‘There are countries that benefit from the war in Syria. Israel is the first among these countries’ – Lebanese politician
* IDF bulldozes 2nd Palestinian outpost near J’lem
* Palestinian Protestors Clash with Security Forces in Ramallah Camp

* Algeria BP Siege: Mokhtar Belmokhtar Militants Trained in Jihadi Camps in Libya
* Canadiano coordenou ataque ao complexo de In Amenas
* Could al-Qaeda serve as a pretext for Western involvement in North Africa?
([…] ainda estão frescas as memórias do Afeganistão, Iraque e Líbia, e alguns especialistas e jornalistas estão com dúvidas em relação às verdadeiras causas da operação no Mali. De acordo com Neil Clark, citado pela RT, “um dos maiores mitos nas relações internacionais é que nos últimos vinte anos os poderes ocidentais se têm oposto implacavelmente à al Qaeda. Não é verdade. Eles em algumas circunstâncias usam a al Qaeda para invadir determinados países como exemplo o Afeganistão. Mas das outras vezes apoiam os militantes da al Qaeda para derrubarem regimes seculares, como na Síria e na Líbia… e isso faz parte da política.” […] Na procura do domínio político de áreas cruciais no mundo, os americanos estão agora a dar atenção especial a África e até criaram uma comando especial africano. Neste contexto, temo que a segunda opção dos países ocidentais e dos seus militares seja usarem estes acontecimentos para recapturar territórios africanos que são ricos em petróleo e outros recursos naturais.)
* ‘Al-Qaeda threat used by NATO as smoke screen for re-colonization of Northern Africa’
* David Cameron: fight against terrorism in north Africa may last decades Oh yeah!
* Eritreia: golpistas invadem Ministério da Informação e sede da televisão estatal Hmmm…
* 5 New Reasons China And Japan May Go To War Over Disputed Islands
* PLA Navy in live-fire attack drills in East China and South China seas
* China-Japan island dispute: Beijing orders helicopter units to be combat ready
* 3 China Ships Enter Japanese Waters around Senkaku
* Taiwan Working On New ‘Cloud Peak’ Missile
* U.S. warns China to steer clear of Senkakus
* India to store missiles near Pak & China borders
* Pakistan on the verge of military coup
(A teoria de que o líder da Marcha é secretamente controlado pelos militares foi confirmado por entre o agravar dos confrontos. Os protestos foram apoiados por Pervez Musharraf, o antigo líder militar do país. Ele está no exílio, mas expressou a sua vontade de voltar ao país. Muitos especialistas acreditam que o exército poderá usar a técnica da “Primavera Árabe” para derrubar as autoridades civis.)
* US assassination drone kills 5 in northeastern Afghanistan
* US assassination drones kill 8 in central Yemen
* Turkish police arrest 85 people “spying” for Syria and Greece
* Australia’s top secret sites uncovered by Google Earth

* Confrontos no Egito matam 42 pessoas
* Gunning for no change: Thousands of armed protestors gather at state capitols in pro-assault rifle rallies across the country EUA
* Thousands rally in Georgia demanding Saakashvili’s resignation (PHOTOS)
* Tropas estrangeiras na fronteira provocam protestos em cidades turcas
* Thousands march in Athens protesting racist attacks in Greece (PHOTOS)

Alguém anda a roubar-nos! Raquel Varela e Paulo Morais debatem corrupção

Hollande’s Mali campaign seen as pretext to snatch resources

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 21/01/2013, in Mais Notícias, Notícias, Outras Notícias do Dia and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: