Notícias do Dia 15/01/2013

* Conferência sobre reforma do Estado com limitações aos jornalistas Demo-cracia… Shhh…
(“Não haverá registos de imagem e som [durante os painéis]. A permanência dos jornalistas na sala é permitida. Não haverá [reprodução de] nada do que seja dito sem a expressa autorização dos citados” […])
* O secreto elitismo do futuro do Estado
(É esta a abertura à Sociedade Civil, é esta a transparência, é esta a legitimidade que se auto-outorga este primeiro-ministrozinho. É, enfim, este, na perfeição, o espelho do estado actual da Nação.)
* Uma estúpida devoção pelo segredo
([…] o Governo quer sustentar o mais importante debate sobre o futuro próximo do país em contas de tecnocratas e nos silêncios dos bastidores. […] o Governo decretou que o silêncio e o anonimato se devem sobrepor à crítica e à liberdade de pensamento. […] transformou um exercício que reclama transparência e honestidade num conclave maçónico onde a reverência do salamaleque e a cobardia do segredo imperam. […] O que leva o Governo a temer que os cidadãos saibam o que os presentes na conferência pensam ou dizem é o medo da sua própria insegurança e fragilidade. O que o Governo receia são análises profundas e realistas do que é o Estado e o país. O que o Governo teme é que alguém levante o dedo para dizer que a reforma do Estado tal como o Governo a concebe e deseja é um arquétipo ideológico que ameaça estilhaçar-se ao primeiro choque com a realidade.)
* Portugal tem as prestações sociais “mais eficientes”
(Portugal é um país em que as prestações são mais baixas que a média europeia, sem contar com as pensões, mas são também mais eficientes, defende um economista do Banco de Portugal, num estudo que acompanha o Boletim Económico deste organismo ontem divulgado. […] Estes dados, que desmontam os argumentos usados nas últimas semanas por Passos Coelho sobre o Estado social, mas também ideias veiculadas pelo relatório do FMI […] O técnico do Banco de Portugal refere que se verificaram “alterações significativas” nestes três últimos anos, exemplificando com as regras de cálculo do subsídio de desemprego e a restrição ou redução no acesso às prestações. “Estas alterações”, sublinha Nuno Alves, “deverão ter contribuído para mitigar o impacto redistributivo destas prestações em Portugal – devido à diminuição de transferências com um elevado grau de progressividade – e, neste sentido, deverão ter contribuído para um aumento da desigualdade na distribuição do rendimento”.)
* FMI usou estudo que afinal defende a despesa pública Os ajustes…
* A dimensão estratégica da austeridade
(Como escreveu Maquiavel, o objectivo de qualquer república é moderar o instinto dominador dos grandi (os oligarcas, que possuem maior acesso ao poder) limitando o seu domínio sobre o popolo (o povo), por forma a evitar uma revolta social que abale o sistema político. […] a classe política portuguesa tornou-se gradualmente uma elite extractiva. Para a generalidade dos políticos “do aparelho”, o estado é como um recurso natural, fonte de rendas a distribuir. Com a normalização do tráfico de influências e da política de porta giratória entre cargos públicos e privados, num ambiente em que as grandes empresas dependem fortemente do Estado, o sistema político assumiu a gestão das expectativas de grandi e popolo, distribuindo benesses. Consequentemente, Portugal atingiu um nível de endividamento insustentável, sendo forçado a iniciar um processo de “reajustamento”, […] as medidas tomadas até agora (fundamentalmente cortes salariais e subidas de impostos) têm atingido de forma desproporcional o popolo, mantendo praticamente intactas as rendas dos grandi, obtidas por influência política sob a forma de contratos públicos lesivos para o Estado. […] a continuação desta levará à revolta do popolo contra os grandi e o próprio modelo republicano, da qual começamos a ter indícios.)
* Riqueza produzida e consumo privado recuam para níveis de 2000 Já se esfumaram os benefícios do “grande” euro…
* Recessão vai ser quase o dobro do que Gaspar pensa Sem contar com as constantes revisões que iremos ter direito ao longo do ano…
* Crescimento em 2014 não conta com cortes de 4 mil milhões
(Banco de Portugal faz previsão de crescimento do PIB, para o próximo ano, mas sem medidas adicionais.)
* Banco de Portugal prevê perda de mais 90 mil empregos este ano Sem contar com as constantes revisões que iremos ter direito ao longo do ano…
* Estudo revela que um terço dos portugueses não consegue poupar dinheiro para a reforma
* ‘Bufos’ do Fisco
* Sem dó nem piedade
(Enquanto em Espanha há mais de cem autarcas presos por crimes urbanísticos, em Portugal nem um! Nem sequer Isaltino Morais, várias vezes condenado, está preso. […] Também nunca são acusados os responsáveis pelos desvios orçamentais. Quem contrate à revelia do orçamento incorre em responsabilidade criminal. Mas até hoje não há condenados, não obstante os milhares de milhões de desvios nos orçamentos na administração central e local. Como também não há responsabilização dos políticos que contratam negócios ruinosos para o Estado […] Já vai sendo tempo de punir políticos corruptos, retirando-lhes mandatos, obrigando-os a responder perante a justiça e confiscando-lhes as fortunas que têm vindo a acumular à custa do que roubam ao povo português.)
* Contrapartidas dos blindados Pandur alteradas sem explicação
([…] essas contrapartidas rondavam os 700 milhões de euros em 13 programas distintos. Essas contrapartidas foram alteradas desde a sua homologação por Paulo Portas e a assinatura do contrato de fornecimento propriamente dito, sem que haja explicações para esse procedimento. Até ao momento, apenas 12 por cento das contrapartidas pela compra dos Pandur terão sido cumpridas, mas mesmo sobre estas não há qualquer comprovativo das operações e há programas que “nunca saíram no papel”, […])
* Gestores do BES investigados mais uma…
* José Maria Ricciardi constituído arguido
* Novas acusações na Caixa Geral de Depósitos Mais uma…
([…] «factos e indícios susceptíveis de enquadrar ilícitos criminais», praticados por directores do banco público ao longo dos últimos 16 anos. […] A carta de Garcia Pereira foi entregue em mão a Nogueira Leite na véspera de este anunciar a sua saída da administração da CGD, mas o responsável já desmentiu que a sua demissão esteja relacionada com estes casos.)

* Mario Draghi has saved the rich, now he must save the poor
* O adeus violento de Juncker: a denúncia do ataque aos “mais fracos”
(“A opção foi fazer recair o ajustamento nos mais fracos”, “tenho dúvidas” do ritmo de ajustamento que foi “imposto em certos países” e “subestimou-se o drama do desemprego” […] Juncker reclamou que o Eurogrupo não fez avaliações políticas próprias sobre as receitas para os ajustamentos, limitando-se, muitas vezes, a assinar por baixo recomendações da troika, que inclui entidades “cuja legitimidade democrática não é de todo clara”. […] Condenou a vista grossa de certos países membros da zona euro à fuga de capitais da Grécia que os beneficiou.)
* “Roquete disparado contra a sede da Nova Democracia”
* Petrol bombs thrown at home of Greek government spokesman’s brother Está mesmo a aquecer…
* Germans are warned: Irish may need fresh bailout
(“No entanto a necessidade de mais capital no futuro não pode ser totalmente excluída, especialmente se as prespectivas de crescimento se deteriorarem para além do que é esperado.”)
* German economy shrinks 0.5pc as euro crisis weighs Buuummm…
* Germany’s export model faces reality check
* Médicos europeus acusam governos de pôr economia à frente do bem-estar
* São Precário, o novo patrono da Europa
([…] na paróquia de São Precário, não há lugar para a esperança. A grande maioria dos paroquianos trabalha por um salário de miséria para manter os privilégios do alto clero, que substituiu a teologia pela economia. Os números relativos ao crescimento são brilhantes, na paróquia de São Precário. Ali, o orçamento é sempre excedentário. Como é possível? É simples. Baixem-se os salários. E, acima de tudo, há que banir a solidariedade. Acabaram-se todos os encargos sociais dispendiosos, que, em tempos passados, era preciso pagar a reformados egoístas, desempregados preguiçosos e doentes imaginários. E viva a minoria privilegiada, selecionada a pente fino. […] a crise económica e financeira que há quatro anos atinge a Europa é utilizada para destruir as bases da civilização europeia, o Estado providência, a democracia. […] num número demasiado grande de Estados-membros da União, os políticos comportam-se como missionários, difundindo a mensagem destruidora com um zelo religioso cego. […] As elites reinantes anularam unilateralmente o seu grande contrato tácito com o cidadão. O contrato era este: a classe dominante pode amealhar a riqueza que quiser, desde que o cidadão comum ganhe razoavelmente o seu pão e beneficie além disso de segurança social adequada. Esse contrato foi quebrado. […] Por conseguinte, se o senhor Draghi diz no Wall Street Journal que o modelo social da Europa já desapareceu e que o contrato social tradicional do continente está ultrapassado, o grande patrão do BCE está a apontar-se a si mesmo como inimigo da civilização europeia. Draghi faz parte do alto clero da paróquia de São Precário.)

* 2013: sob uma nova ofensiva do capital
(Mantendo-se o dinamismo econômico na China e em regiões do Oriente, fortalece-se a contradição entre os polos capitalistas emergentes e o coração tradicional do capitalismo em crise. O capital imperialista tradicional mobiliza-se para superar a crise de acumulação e recuperar a hegemonia através da redução dos trabalhadores a escravos modernos e reconfiguração da ordem mundial, em processo semelhante ao que levou à superação da crise de 1930 com a hecatombe de 1939-40. […] Essa reconfiguração mundial encontra-se em desenvolvimento através da submissão neocolonial de regiões produtoras de energia, como o Iraque e a Líbia, já concluída, ou o Irã e Síria, em realização.)
* Budget deficit set to hit $1 trillion for fifth straight year
* Banks see gloom on economy Austrália
* Life on benefits: The starving of the 11 million
(Cortes nos benefícios estão a ameaçar tornar a vida ainda mais complicada para os mais mal pagos na Grã-Bretanha.)
* Disparidade de renda e número de famílias pobres crescem nos EUA
(O número de famílias que enfrentam a pobreza apesar de terem emprego continuou crescendo nos EUA em 2011, […])
* Rolls-Royce car sales edge up to new record No outro planeta…

* Wall Street thanks you for your service, Tim Geithner
(Se não fosse por Geithner e pelos seus aliados, ter-nos-íamos livrado permanentemente de um sector financeiro incrivelmente inchado que assombra a economia como um albatroz.)
* Junk Bond Prices Point to Return of Bulls tudo na mesma…
* Simon English: Memo to Goldman Sachs: This is (partly) why people hate you No outro mundo…
(A acção da grande lula vampiro de até mesmo considerar atrasar o pagamento dos bónus a alguns dos seus trabalhadores apenas para poupar mais uns cêntimos em impostos indica que continua a viver num mundo seprado do resto de nós.)
* Agencies Push JPMorgan to Improve Risk Controls Mais uma…
* Bank of Scotland takes money for insurance that wasn’t valid Mais uma…
* Fed Slaps JP Morgan On Wrist With London Whale Order Amigos…
* Swiss hold Mubarak millions as Egypt remains volatile O ouro alemão também por lá ficou…
* Paying the Price, but Often Deducting It Parasitas…
* China Export Surge Spurs Data Skepticism at Goldman, UBS Mãonipulação…
(O aumento das exportações não coincidem com a movimentação de bens através dos portos e com as importações […] “A influência da China na economia mundial tornou-se maior, então não apenas os políticos chineses mas também os empresários e o resto do mundo necessitam de dados bons,” […])
* Computer malware targets Europe agencies

* Citi Reveals The Most Likely Debt Ceiling Endgame, And Why It’s Bad News For The US Dollar
* Japan’s Monetary Policies Are Disastrous for U.S. Economy: Peter Schiff
* Japan’s Aging Population Could Soon Struggle To Buy Food Thanks To The Yen’s Decline
* Peru’s Central Bank to Keep Intervening to Buy U.S. Dollars as Needed
* Inflation: why CPI might as well stand for Cutting Pensions Index
* China fund may cut US debt holdings: report Tic,tac,tic,tac…
* Iran plans to phase out dollar, euro in foreign trade: Econ. min. O seu fim… bombas…
* Western governments may soon borrow in renminbi E o dólar…
* FT destaca a “miséria brasileira”
(A conclusão do FT é que não importa o tamanho do PIB. Se a inflação não estiver sob controle, a percepção será que não houve crescimento algum. Ou seja, um ano perdido.)
* Cesta básica teve alta de 8,64% em 2012 Brasil
* Inflação alta faz brasileiros tirarem produtos básicos da lista de compras
* Rising energy and food bills keep inflation high
* Greece raises electricity prices by up to 15 pct
* Serbia’s wholesale gas prices to rise by an average 10.4 pct

* North Korea steps up surveillance of citizens with 16,000 CCTV cameras Na Coreia do Norte é vigilância, cá pelo burgo no ocidente é segurança… Dicotomias informativas!
* Florida sheriff wants drones to monitor civilians
* The maids on Saudi Arabia’s death row: Scores of foreign women facing execution for child abuse, witchcraft… and killing would-be rapists
* Police threaten to arrest people throwing snowballs ?!?!
* Six journalists killed already this year
* O Brasil que tortura
(Chegamos ao final do ano com 356 denúncias fundamentadas de tortura – várias delas filmadas ou fotografadas.)

* Ahmadinejad Warns of Intentional Spread of Diseases for Profiteering
([…] alguns países têm embarcado repetidamente na disseminação de determinado tipo de doenças pelo mundo de forma a vender os seus medicamentos e ganhar mais dinheiro.)
* Scientific evidence that you probably don’t have free will Hmmm…
* The human cost of China’s rapid development
* How E-Waste Is Becoming a Big, Global Problem
* Great Ruaha river that helps feed Tanzania under ‘alarming stress’
* UFO Sightings At International Space Station On The Rise (And You Can Help Find Them) (VIDEO) Hmmm…
* Ministry rejects radiation allegations Hmmm…
* Reactor shuts down in Romania nuclear plant

* Japan quake study sounds alarm at ‘creeping fault’ doctrine
* CROOKED CLEANUP: Fukushima city not sticking to plan to decontaminate homes
* Worker: Decontamination shoddy

* Norwegian oil halved in 13 years Pico do Petróleo…
(No ano de máxima produção, em 2000, produziu 181,18 milhões de metros cúbicos – isso é o dobro da produção deste ano.)
* High costs threaten Norway’s oil recovery
* Norway and Iran, together with oil
(É esperada uma produção de 538 milhões de barris em 2013 em comparação com os 561 milhões de barris em 2012.)
* Venezuela’s phantom oil
* Iraq: Danger looms as Kurds export oil
* Iraq threatens to seize oil shipments, sue dealers
* Importação de gasolina sobe 70% em 2012 Brasil
* Governo vai aumentar preço da gasolina em 7%, mas tenta amenizar impacto Brasil
* Acute fuel shortage in Sierra Leone causes long lines, rationing, black market boom
* Upper and Northern regions still experiencing fuel shortage Ghana
* Nível dos reservatórios sobe, mas térmicas continuam operando no limite Brasil
* South Korea holds national blackout drill
* Grid striving to ensure supply China
* Coal shortage at plants causes Delhi power cuts to continue
* Industrial units stop production for 12 hours Índia
* UAE, Argentina sign civil nuclear agreement
* Gap between electricity output costs and rates swells in 2012 Espanha e as renováveis…
* WIND FARM ‘BLUNDERS’ WILL RAISE POWER BILLS, SAY MPS

* Russian FM says Assad removal ‘impossible’
* Report says Assad residing on warship
(O Presidente sírio Bashar Assad e a sua família estão a viver num vaso de guerra, com segurança providenciada pela Rússia […] As circunstâncias reforçam os comentários do ministro dos negócios estrangeiros russo, Sergei Lavrov, de que a remoção de Assad do poder é “impossível de implementar,” […])
* IDF kills teenager in West Bank, fourth Palestinian death in a week Comunidade internacional?!?!
* Plans for Jordan Valley settlement homes advance

* Obama leading global assassination campaign: Chomsky
* Congo’s M23 conflict: Rebellion or resource war? (Op-Ed)
([…] relatórios da ONU confirmam que os rebeldes recebem apoio de aliados chave dos Estados Unidos na região, e o papel de Washington no conflito tornou-se difícil de ser ignorado. […] Para além de enriquecer várias empresas multinacionais, tanto o regime de Kagame no Ruanda como o de Museveni no Uganda têm lucrado imenso da pilhagem de minérios do conflito congolês como com a cassiterita, o volfrâmio, a columbita-tantalita (de onde é extraído o nióbio e o tântalo) e ouro; a República Democrática do Congo tem mais de 30% das reservas mundiais de diamantes e 80% das reservas mundiais de columbita-tantalita. […] Mais uma vez Susan Rice, a embaixadora dos Estados unidos para as Nações unidas, está novamente envolta no escândalo; Rice tem sido acusada de suprimir informação sobre o papel do Ruanda na pilhagem e rebelião no este do Congo. Rice atrasou a publicação de um relatório de especialistas da ONU que detalha o saque do Ruanda e do Uganda no Congo, enquanto simultaneamente subverteu os esforços do Departamento de Estado para controlar Kagame e Museveni. […] Tem de se reconhecer que Kagame controla uma vasta área rica em minérios no este do Congo – uma área que há muito foi integrada na economia do Ruanda – com total cumplicidade por parte dos Estados unidos. […] Num relatório de 2010 chamado “Minérios Críticos para a UE,” a Comissão europeia cita a necessidade imediata de assegurar reservas de tântalo, cobalto, nióbio, e tungsténio entre outros; um relatório de 2010 do Departamento de Energia norte-americano “Estratégia Crítica para os Minérios” também reconhece a importância estratégica destes componentes chave. […] as ligas de cobalto são essenciais para as indústrias espacial e militar e que 64% das reservas mundiais de cobalto estão no Cinto de Cobre de Katanga, que se estende desde o sudoeste do Congo até ao nordeste da Zâmbia. […] Os Estados Unidos não gostam do facto de que o Presidente Kabila em Kinshasa se sinta confortável com Beijing, e estão preocupados que o Congo venha a girar para a órbita económica da China. […] “Kabila incendiou ainda mais os seus antigos aliados quando exigiu as renegociação dos contratos super lucrativos das empresas multinacionais que exploram os metais preciosos no Congo, para que o país pudesse realmente receber algum benefício das suas riquezas.” […] O que Pham sugere é uma política que conduza ao colapso da nação congolesa e a criação de pequenas entidades etno-nacionalistas demasiado pequenas para conseguirem fazer frente as empresas multinacionais. […] “As pessoas precisam entender contra quem estamos a lutar no Congo… Estamos a lutar contra os poderes ocidentais, contra os Estados Unidos e contra o Reino Unido, que estão a armar, a treinar e a equipar os militares do Ruanda e do Uganda.”)
* Britain facilitating mining firms’ talks with repressive Eritrean regime A verdadeira face…
* Mali war: A Gordian knot of interests
(Então, aqui temos três importantes grupos com diferente objectivos mas unidos para estabelecer a região semi-autónoma de Azawad, e estão decididos a fazê-lo por causa da crise na Líbia depois da intervenção da NATO que desencadeou um desequilíbrio de armamentos e de poder em termos financeiros. […] está cheio de recursos naturais, desde urânio até petróleo descoberto recentemente. Essa é geralmente a atracção que o Mali tem.)
* France’s Mali intervention simply a PR move? Votos…
* ‘Gates of Hell’: US grants France ‘logistic’ aid in Mali conflict Líbia parte 2…
* Mali: France facing a formidable enemy
* Mali Islamists advance closer to capital despite French intervention
* França vai triplicar número de tropas no Mali
* Envoy: Only U.N., Africa should be in Mali
* Japan, US begin joint air combat drills
* Russia asserts sovereignty over isles after questioning by Japan
* Karzai: Afghanistan to receive spy drones from US
* Gay spy ring: Cops bust Saakashvili’s undercover network
* Rússia testa míssil hipersônico

* Milhares de manifestantes exigindo demissão do governo protestam em Islamabad
* Philippines protest cyber crime law
* Teargas, clashes at funeral for Bahraini protester (PHOTOS)
* After Two Years, the Tunisian Revolution Betrayed?

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 15/01/2013, in Mais Notícias, Notícias, Outras Notícias do Dia and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: