Notícias do Dia 17/12/2012

* A maldição offshore
(A nível global há 32 biliões de dólares estacionados em paraísos fiscais. Este montante, que é equivalente a toda a riqueza a criar em Portugal nos próximos 135 anos, mina o comércio internacional e cria uma bola de neve de batota fiscal com consequências danosas para a economia mundial. Na indústria offshore proliferam ninhos de corrupção porque se permite que uma elite corrupta que capturou a economia e o poder político possa fazer leis para benefício próprio, em prejuízo dos restantes concidadãos. Esta economia sombra é um viveiro do crime organizado onde padrinhos da máfia e barões da droga se misturam com políticos corruptos, empresários sem escrúpulos, estrelas do jet-set e multinacionais que deliberadamente ocultam fortunas para pagar menos impostos. Na prática, a carga tributária está a ser transferida das grandes empresas para os pequenos contribuintes que, com os seus impostos, têm de alimentar o Estado para que exista dinheiro que seja aplicado na prestação de serviços públicos básicos. […] Uma das técnicas usadas pelas multinacionais é o recurso à chamada “manipulação dos preços de transferência”. O offshore da Madeira é um bordel tributário especializado nesta arte de fuga aos impostos. As mercadorias nunca passam pelo porto do Funchal, enquanto artificialmente as facturas entram e saem inflacionadas nos registos contabilísticos das empresas-fantasma que as multinacionais criaram no paraíso fiscal português.)
* Portugal’s unemployment up since bailout
* Crise. Meio milhão de desempregados não recebe qualquer subsídio
(No final de Setembro, contavam–se em Portugal 496 mil desempregados sem direito a subsídio de desemprego, subsídio social de desemprego ou subsequentes apoios estatais aos desempregados. Este valor representa um crescimento de 25,3% no total de trabalhadores sem emprego e sem direito a protecção social em apenas um ano. No final de Setembro de 2011, havia 396 mil pessoas nesta situação.)
* Menos 5500 pessoas a receber Rendimento Social de Inserção em Outubro
* Cantinas abrem nas férias para alimentar crianças
* Desemprego e fome disparam pedidos de ajuda em Portalegre
* IRS pesa mais em quem menos ganha, alertam trabalhadores do Fisco
(“Estamos a falar de pouco mais do limiar da sobrevivência” […])
* Dupla Insegurança
(O nosso país escolhe o pior dos dois modelos: reduz a segurança no emprego e enfraquece a protecção social no desemprego. […] As consequências sociais são previsíveis. […] eis a nova bala de prata: flexibilizar e desproteger. E várias vezes ao ano.)
* Tarifa social da luz só chega a metade dos destinatários
* Centros de saúde dão menos um milhão de consultas Saúde para uma casta…
(«Além do aumento das taxas moderadoras, os transportes públicos ficaram mais caros e as pessoas têm graves dificuldades financeiras. Há muita gente a optar por não ir a consultas médicas».)
* Professores portugueses são dos que têm mais horas de aulas
* Crise chega às exportações
* A revisão constitucional por acto consumado
([…] funcionários públicos e pensionistas viram suspensos, durante o ano de 2012, os pagamentos de subsídio de férias e de Natal a que tinham direito, e cuja suspensão, apesar de declarada inconstitucional, não teve consequências. Ou seja, tudo se passou como se aquelas normas fossem legais e constitucionais. Mas não eram. Estas decisões judiciais podem criar precedentes e manhas políticas que facilitam um “novo tipo” de revisão constitucional: a revisão “por facto consumado”. Estamos a assistir, com o Orçamento do Estado para 2013, à repetição do mesmo método: à institucionalização desta “manha política”. […] O caminho está à vista: a “refundação”, em forma de Orçamento, será promulgada pelo Presidente da República; quando entrar em vigor, um grupo de deputados requererá a inconstitucionalidade, a qual será declarada pelo Tribunal Constitucional, antes das férias de Verão, mas sem produzir efeitos “por razões de interesse público de excepcional relevo”. […] Vivemos tempos de fragilidade democrática, em que “os representantes do povo”, respondem a outros interesses. Como disse, num desabafo, Silva Lopes, antigo ministro das Finanças e governador do Banco de Portugal, conhecedor dos meandros do poder: “A gente pensa que são os eleitores que escolhem, mas não são, são grupos de interesses. Há um problema de falta de transparência do Estado. De falta de transparência e de responsabilização.”)
* Gabinetes de José Dirceu promoveram a entrada de Efromovich na TAP Um processo limpinho…
(As consultoras brasileiras e portuguesas ligadas ao antigo chefe da Casa Civil do ex-Presidente da República Lula da Silva, José Dirceu, condenado a mais de 10 anos de prisão pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção activa no caso Mensalão, promoveram a candidatura de Gérman Efromovich à privatização da TAP, a única proposta de compra da companhia aérea nacional que chegou a ser avaliada pelo Governo de Passos Coelho. […] “só fui recebido pelo dr. Ricardo Salgado, presidente do BES”. […] “Quem está ajudando o empresário Gérman Efromovich a comprar a TAP é o ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares de Portugal, Miguel Relvas” que “tem amigos influentes no Brasil — inclusive, Zé Dirceu.”)
* Governo cede aos interesses imobiliários: Autorizado mais um empreendimento no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina $$$$
* Ulrich: Declarações de Passos “são um insulto e não são verdade” Ai aguentas, aguentas!!!
* A colonização dos media

* Galbraith: ‘I cannot imagine how a sane person can believe in austerity’
([…] os locais com menos desigualdades, descobriu, têm maior produção o que conduz a um nível de vida superior, conduzindo a uma maior capacidade de absorver o desemprego. […] consoante o sector financeiro se foi tornando cada vez mais dominante, o mesmo aconteceu com o crescimento da desigualdade e isso está intimamente ligado aos ciclos de crédito, as semelhanças entre a desigualdade de rendimentos e os rendimentos estão tão intimamente relacionadas com os mercados de acções que “se consegue verificar o estado da desigualdade analisando as flutuações nos mercados de acções.”)
* Economic slowdown throughout euro zone a worry for ECB: Liikanen
* MPs urge David Cameron to stand up against EU superstate
* ‘Leaving EU is not end of the world’: London mayor
* Catalonia joins Scotland in push for 2014 independence vote
* BC alemão diz que economia do país terá contração ‘notável’ no 4º tri
* Chipre: função pública pode ficar sem salários este mês
* Espanha. Preço das casas caiu 15% no terceiro trimestre
* Spaniards stage fresh anti-austerity protests
* Health workers march on Madrid streets once more
* Amount Greeks owe their state rises to 54 billion euros
* Cancer patients ‘struggling’ with living costs Irlanda

* “Não estamos a salvo” de um colapso financeiro
(“A falência de um grande banco pode vir a arrastar todo o sistema financeiro global até ao colapso” […] não estamos nem de perto a salvo” de tal catástrofe.)
* London scents victory in EU banking deal The City
* Bundesbank blasts EU banking union as project lacks a ‘sustainably sound legal basis’

* Soviet-style disintegration awaits US: Gorbachev
* U.S. Manufacturing May Already Be in Recession
* Japanese Manufacturers’ Confidence Dives
* Mercado reduz previsões para PIB e eleva inflação Brasil
* Brasil perde posto de 6º maior economia
* Meet Five CEOs Who Prove That Lower Corporate Taxes Don’t Equal More Hiring
(Os impostos às empresas têm de ser reduzidos de forma a criar crescimento económico: este é o argumento principal apresentado pelos CEOs e pelos seus aliados políticos […] Depois de analisados estes números, não existe uma correlação entre impostos baixos para as empresas e a empregabilidade, e isto para ser simpático. E para além destes exemplos específicos, a ideia de que as empresas não estão a contratar por causa de elevados níveis de impostos é posto a nu pelo facto de momento estarmos perante níveis recorde de lucros das empresas, e no entanto o desemprego contínua teimosamente elevado.)
* ‘Human price’ in the capitalist equation (Op-Ed)
* 300,000 more homes in fuel poverty Inglaterra
* S&P Cuts Croatia Credit Rating to Junk
* Pobreza no Haiti leva à lotação de orfanatos
* Mais de 90 pessoas detidas por rumores do apocalipse na China

* Big banks, big criminals?
(“Quando se multa estes tipos isso não faz mudar o seu comportamento. A multa é apenas o preço de estar no negócio. O que altera o comportamento do banqueiro é quando se lhe veste um fato-macaco laranja e o coloca numa cela de seis-por-quatro com um tipo enorme chamado Bruce que tem dois caninos tatuados no seu pescoço. Isso ganha a sua atenção” […])
* How the Fed Is Pushing Investors to Buy Junk Bonds A folia…
* UBS to admit Japan criminal wrongdoing in Libor case: sources Mais uma…
* UBS pode pagar mais 760 milhões por manipular a Libor Peanuts…
* State-backed Royal Bank of Scotland facing £350million fine for its part in Libor-fixing scandal Mais uma…
* Ex-presidente do Banco Popular do Brasil nega cobrança em contratos Mais uma…
* Regulators seize lender in Missouri, bringing to 51 the number of US bank failures this year
* Peer-to-peer lending boom could make banks obsolete
* How The US Invited Iranian Hackers To Attack America’s Banks Hmmm…
* U.S. banks warned of cyberattack on accounts
* US bank websites hit again by hackers, who seem unstoppable
* Barclay brothers’ £1bn VAT windfall bid puts tactics in spotlight
* An Afghan Mystery: Why Are Large Shipments of Gold Leaving the Country?
* Death, money and the mafia in modern Russia
* One tenth of world’s richest Arabs now living in UK
* Egyptian ruling party accused of “vote rigging”
* Secretary Clinton won’t testify before Senate on Benghazi attack

* Yen Slumps to 20-Month Low Following LDP Victory
* Novo primeiro-ministro pressiona banco central Japão
([…] sejam tomadas esta semana medidas agressivas para aumentar a inflação e desvalorizar o iene.)
* Puxada pelos alimentos, inflação tem alta na segunda prévia do mês Brasil

* Obama: ‘Approximately 166 Detainees at Guantanamo Bay’
* Russia arrests opposition leaders at banned rally
* Why your DNA is a gold mine for marketers
(No campo em crescimento exponencial da angariação de dados pessoais, as empresas de marketing já estão a embarcar em detalhes muito além de nomes e códigos postais para entenderem os gostos pessoais dos consumidores. E o DNA poderá ser a próxima fronteira […])
* Smart TVs can spy on their owners
* Counter-Terrorism Tools Used to Spot Staff Fraud
* University students to face fingerprint scanners to prove they are attending lectures – and they’re not illegal immigrants
* Kuwait deports German national covering protests Shhh…
* IDF probe of anonymous blogger isn’t about security – it’s about sources
* Bill Gates baffled by TV Tokyo show’s rumor of world control via vaccination ?!?!?
(O fundador da Microsoft Corp., Bill Gates, expressou irritação sobre um programa de televisão no Japão que espalhou o rumor de que “estaria a conspirar para controlar a população mundial” através dos seus esforços de promoção dos programas de vacinação.)
* Chinese kindergarten charges parents for kids’ hugs ?!?!?
* Grécia conclui cerca anti-imigrantes na fronteira com a Turquia

* Experts Call for End to Climate Mega Summits Hmmm…
* Ocean seeding a dead duck as carbon solution
* More than half of NHS trusts rationing treatments Capitalriquismo…
* France bans contested chemical BPA in food packaging
* ‘Plethora’ of diseases caused by low vitamin D
* Vitamin D should be added to more foods, doctors urge
* Beef Investigation By Kansas City Star Uncovers Serious Risks, Including Fecal Contamination
* New SARS-like virus may jump from animals
* Peru indigenous group seeks to halt natgas expansion
* Drilling spills reaching Colorado groundwater; state mulls test rules
* Oil spill threatens bird sanctuary off Staten Island
* Tons of Herring Swim Ashore in Iceland
* A Willing Explorer of São Paulo’s Polluted Rivers
* Russia Boosts Research on ‘Killer Waves’
* Sun storm threat to GPS: Space agency plans global network to study effects of ‘solar max’ on satellite communications
* So About That ‘Glowing’ Cigarette…
([…] quando li a lista da FDA de componentes perigosos no fumo dos cigarros não apenas encontrei polónio-210 (o elemento radioactivo suspeito da morte de Arafat) mas também dois isótopos bem conhecido do urânio habitualmente associados a reactores nucleraaes (urânio-235 e urânio-238) […])
* EPA finds contamination at former rocket test site Radioactividade

* WHO downplayed health effects of nuclear crisis on Fukushima residents : German physician
([…] o relatório da OMS, publicado em Maio deste ano sobre as estimativas de radiação recebidas pelos residentes perto da central Nº1 de Fukushima, foi compilado na sua maioria por pessoas relacionadas com a Agência Internacional para a Energia Atómica, que promove o uso da energia nuclear para fins pacíficos. […] Rosen destacou que as estimativas da Organização Mundial de Saúde sobre a quantidade de radiação emitida pelos reactores destruídos da central ser significativamente inferior às projecções apresentadas por institutos em muitos outros países. […] “É pouco claro o porquê de um relatório principalmente escrito pela AIEA e instituições nucleares colaborantes necessitar de ser publicado em nome da ^^Organização Mundial de Saúde, senão de providenciar uma cobertura que não levantasse suspeitas” […])
* Why Japan’s ‘Fukushima 50’ remain unknown
* Japanese are in Uzbekistan because they need uranium Ora, a deixar o nuclear… pois era?
(O Japão está no Usbequistão porque necessita de urânio… […])
* LDP’s victory likely to lead Japan to retract nuclear phase-out goal
* 85 Pct of Japanese Worried about Nuclear Accident: Jiji Poll Dissonância cognitiva…
* Foreign firms largely excluded in Fukushima clean-up

* Irã perde 50% das receitas de petróleo por sanções internacionais
* The solution to US debt? Sell Alaska Solução, destruir o Alaska!
* War of pipelines
* Do not be seduced by a ‘fracking’ gas bonanza
(Mesmo haja uma redução na procura de petróleo no ocidente – é previsível que caia um pouco em 2013 – os gigantes emergentes no este estão a consumir a tal ritmo que o uso global de crude irá continuar a crescer, e a um ritmo muito superior ao que o gás de xisto será capaz de produzir. Quando forem retirados os subsídios, o petróleo e gás de xisto são tudo menos baratos, não só porque necessitam constantemente de novas e pequenas explorações, em vez de poços enormes e de longa esperança de vida. Então é necessária uma perfuração contínua – e dispendiosa – apenas para manter a produção, quanto mais aumentá-la. […] as implicações da produção da revolução de xisto, e as suas vantagens estratégicas e económicas, estão a ser imensamente empoladas. Quando as grandes empresas de energia e os governos ocidentais caminham na mesma direcção, conseguem, pelo menos durante algum tempo, desenvolver o senso comum que desejam, mesmo que a consideração dos factos seja pouco levado em consideração.)
* Diesel shortage highlights ‘vulnerability’ Austrália
* Falha na usina de Itumbiara provocou apagão em seis Estados Brasil
* Businesses fear power cuts Nova Zelândia
* High Consumption Leads to Fears of Power Shortage Coreia do Sul
* Erratic power supply affecting manufacturing sector – ZAM Zâmbia
* Govt plans fine on excess use of electricity Índia
* Energy chief: Cold winter will be ‘critical’ for Europe’s supplies
* Kyushu Electric: 36% rate hike if no reactors
* Garoña nuclear plant begins gradual shutdown Espanha
* China ups 2012 solar industry subsidies to $2.1 bln
* A utopia verde deixa o Magreb Pufff…
* Japan, Australia launch CO2 storage project $$$$
* Australia’s resources, boom or bust?
* 170 legal victories empower First Nations in fight over resource development
* More than just costs are a concern at Barrick Gold’s $8.5B Pascua-Lama megamine Nas últimas fronteiras…
* European Parliament urges help for steel industry
* Sierra Leone Blood Spills as Iron Boom Stirs War’s Ghosts

* Irã captura mais dois drones estadunidenses
* Ahmadinejad ‘shuns’ Turkey after Iran’s top brass warns against Patriots
(Os misseis da NATO na fronteira entre Turquia e a Síria são um prelúdio para a “Guerra Mundial”, avisa um dos principais generais iranianos.) Rufam os tambores…
* Patriot missiles in Turkey: Targeting Syria or Iran? (Op-Ed)
* UN contingency plan to deploy up to 10,000 peacekeepers in Syria – reports
* Syria: tension grows
* Damasco admite que não pode vencer a guerra
* Syrian VP admits neither Assad nor rebels can win the war
* Syrian jets attack Palestinian camp
* Western backed Free Syrian Army has crossed the line
* Iran hysteria a cover for Israeli bomb – ex-Iranian diplomat
* Four Palestinian journalists stripped, assaulted by Israeli soldiers Shhh…
* Israeli forces attack Press TV crew in Gaza Shhh…
* Líbano: na fronteira israelense explodiu bunker de armas
* Libya Closes Borders, Declares South Military Zone

* Robôs-assassinos irão se revoltar contra a humanidade
(“Eis o exemplo da forma de “pensar” de um robô-assassino: se deslocar para o ponto com as coordenadas X e Y, localizar o alvo por radiação térmica, eliminar o alvo. Mas isso é o raciocínio de um robô. É terrível que ele não possa determinar o que se esconde por trás da radiação térmica. Pode ser tanto um soldado, como um rebelde ou um civil”, explica Noel Sharkey, Professor de Inteligência Artificial e Robótica da Universidade de Sheffield (Reino Unido). […] Os cientistas criaram o drone Falcon HTV-2 que se encontra em fase de testes. Se trata de um avião completamente auto-comandado que pode desenvolver uma velocidade até 20000 km/h. Um piloto não pode comandar a essa velocidade porque ficaria simplesmente feito em bocados.” […] Neste momento, os algoritmos da programação são tão complexos que os erros que o sistema apresenta às vezes não poderão ser corrigidos pelo homem. Uns sistemas interagem com outros sistemas e nós não conseguimos controlar essa ligação. Nós também não controlamos a reação de um sistema remoto ao sinal de um sistema que introduziu o erro” […] “Eu não acredito que os robôs, por muito que a sua inteligência artificial seja desenvolvida, se orientem pelas normas internacionais de proteção de civis durante as ações de combate. Nada os irá deter, eles não sentem absolutamente nada. Além disso, é difícil controlar as ações dos robôs-assassinos . Por outro lado, os seus atos não-controlados podem minar o princípio da dissuasão pela intimidação” […])
* China, Maldives deepen defense ties
* Chinese ship enters waters near Senkakus
* Vladimir Putin: Rússia exportou armas em um valor recorde
* Relatório militar revela que tropas portuguesas participaram em decapitações

* Tunisianos apedrejam presidente em aniversário de revoltas
* Protests in Bahrain after king’s speech
* Bahrain Is Quietly Becoming One Of The Arab Spring’s Most Violent Uprisings
(Depois de dois anos de frustração em crescendo, a Primavera Árabe contra o Rei do Bahrain Hamad bin Isa al Khalifa, um aliado chave dos Estados unidos, está a tornar-se cada vez mais tensa. […] Os activistas dizem que esta tendência mais militante está a ganhar apoio porque as tácticas não violentas não produziram resultados. […] Muitas pessoas querem uma mudança no governo autoritário do país. Esta pequena ilha nação – às portas da Arábia Saudita e lar da 5ª Frota americana – tem o mesmo primeiro ministro não eleito há 41 anos. O parlamento tem pouco poder real. O governo prender arbitrariamente dissidentes, retira a nacionalidade a alguns, e torturou vários até à morte […] enquanto a administração Obama impõe fortes sanções económicas à Síria, aqui só verbaliza as críticas em relação à monarquia do Bahrain. […] “Infelizmente a Grã-Bretanmha e os Estados Unidos pensam apenas nos barris de petróleo, não nos direitos humanos,” […])
* Bahrain tensions a trigger for Gulf turmoil As Primaveras Silenciosas no ocidente…
* Violence flares in Cairo as Egyptians vote
* Up to 40 arrests after hundreds gathered in Moscow for unauthorized rally (PHOTOS)
* Thousands of Hungarian students rally against government
* Thousands protests as Turkish conspiracy trial nears end
* Tokyo rally seeks to keep alive quest to end nuclear power

Monkeys & Cocaine: HSBC money laundering case

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 17/12/2012, in Mais Notícias, Notícias, Outras Notícias do Dia and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: