Notícias do Dia 07/12/2012

* A natureza do juro
(Em grande parte do século XIX, Portugal viveu sob a ditadura do juro e dos empréstimos externos. Os seus resultados? São bem conhecidos: um país cronicamente empobrecido, genericamente analfabeto, dependente dos seus credores para as necessidades económicas mais básicas ou para qualquer investimento de fundo, e encaminhado, pois, para uma sucessão de pequenas ditaduras terminada por uma grande, com uma guerra colonial no topo. […] Para onde foi o dinheiro? Espreite-se à janela. Um país ainda onde o oportunismo, ideológico e político, ganha força. Hoje é o oportunismo neoliberal, que privatiza o lucro e socializa o prejuízo a contar com impostos que nunca existirão, ao abrigo de modelos que apenas conseguem prever com certeza a sua própria incerteza. Amanhã podem ser outros os oportunismos, ainda mais perigosos. Porque é da natureza do juro – e também do juro moral, como sabemos – ser exponencial.)
* INE agrava estimativa de queda no PIB para 3,5% no terceiro trimestre
* Economia regista maior contracção desde 2009
* Crianças ligam para o SOS Criança preocupadas com a situação laboral dos pais
* Há mais 1,8 milhões de casas do que famílias em Portugal
* Falsa urgência em privatizar lança dúvidas sobre as operações
(“As privatizações estão a ser tratadas com uma urgência como se fossem uma resposta para o problema de liquidez do país, quando não o são. Parece que estão antes a ser realizadas como se se receasse que as condições políticas pudessem desaparecer de um momento para o outro, o que levaria a que se perdesse uma oportunidade única” […])
* TAP prevê lucros de 5% enquanto espera decisão de compra
* Estado recebe 20 milhões pela venda da TAP Já nem em saldo é, é à borla!!!
* Dívida da TAP é “saudável”
* Hotel, estaleiros, contrapartidas e novas suspeitas
(É que, como contrapartida para a compra daquele armamento, os alemães comprometiam-se a realizar em Portugal 39 projetos no valor de 1 200,43 milhões de euros, com um impacto equivalente a 60% do investimento na emblemática Autoeuropa. As encomendas que daí resultariam para a indústria naval portuguesa salvariam os já moribundos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC). […] Mas eis que chegam de Itália notícias suscetíveis de introduzir ruído nesse processo. […] Trata-se de um caso de alegadas luvas pagas por industriais italianos no estrangeiro e ao qual estará ligada a tentativa do colosso estatal transalpino Finmeccanica de vender 11 navios militares ao Brasil e em que surge também o nome de um antigo ministro da Defesa brasileiro, Nelson Jobim. […] Os contratos dos submarinos, assinados a 21 de abril, constituíam, disse o então ministro da Defesa, Paulo Portas, “uma oportunidade para a Economia Portuguesa, uma oportunidade para um setor estratégico (…). Para os nossos Estaleiros, para quem neles trabalha, concebe, imagina, para todos os seus operários, para todos os seus quadros”. […] Há uma cláusula (a 18.ª) a estipular que, em caso de “incumprimento definitivo, por dolo ou negligência”, o consórcio alemão pagará 10% “da diferença entre o valor contabilizável e o valor contabilizado”. Quer dizer, um décimo do montante não cumprido de contrapartidas: se os alemães tivessem decidido não cumprir o contrato (dolo direto), tendo em conta os 60% de contrapartidas não executadas em outubro passado, limitar-se-iam a indemnizar o Estado em 72 milhões de euros. […] Perante um articulado como este, conclui-se facilmente que o Estado não tinha alternativa à renegociação.)
* Um escândalo chamado RTP
(E eu, que por norma não sou desconfiado, receio que tudo isto não seja mais do que uma preparação para o que aí vem. E se o Expresso de sábado passado e o ‘Público’ de hoje têm razão, o que aí vem não é bonito: a cedência de 49% da RTP a um grupo que é alavancado financeiramente por uns angolanos que tem a sede numa offshore do Panamá, tendo o presidente da RTP ido a Angola também para tratar deste tema. […] Ninguém sabe quais são os seus interesses, embora se desconfie fortemente.)
* Fraude, a hidra
([…] até os valores mais sagrados do humanismo são transaccionáveis, no turbilhão dos negócios, num enfraquecimento da honra e da coesão das relações sociais, na degenerescência ética. Alimenta-se na organização social da globalização, no abandono do longo prazo e no encantamento pelo imediato e efémero, no aumento das desigualdades económico-sociais, na transformação do Estado-nação no Estado- -mercado, na degradação das relações de confiança entre os cidadãos e os seus representantes políticos. Uma degradação que resulta do folclorismo e clubismo irracional dos actos eleitorais, do aumento das desigualdades económico-sociais, da sobredeterminação da política pelos interesses económicos. […] Os centros de decisão chafurdam em conflitos de interesses. Quem gere e representa os outros tem como primado a opípara beneficiação pessoal; quem deve regular, controlar e fiscalizar é comandado por aqueles que deve supervisionar. […] A fraude económico-financeira é mimética e a criminalidade económica internacional acompanha-a e aproveita-se para reforçar o seu poder, para aumentar o seu controlo sobre as actividades económicas legais, para se apropriar da capacidade de decisão dos Estados.)
* Estudo: Patrões preferem contratar amigos em detrimento dos mais qualificados

* Os boches, de novo
(São notícias recentes que mostram a face perversa da Alemanha: um país corrupto e onde vale tudo. Recorde-se que os alemães compraram também decisores gregos para que estes adquirissem quatro submarinos germânicos no ano 2000. […] Acontece que a Alemanha transformou, inteligentemente, a integração europeia numa oportunidade de negócio. Ajudou a desmantelar os sectores produtivos de países como Portugal, compensando–os com fundos que serviram para comprar mais bens e serviços aos alemães. Tudo o que deu com uma mão, tirou com a outra […])
* O que a troika resgatou foi a banca europeia
([…] a intervenção externa serviu, antes de tudo, “para limpar os balanços das instituições financeiras estrangeiras (sobretudo europeias) de títulos da dívida portuguesa tornados demasiado arriscados”. E esse risco foi transferido para os cidadãos da zona euro, através das instituições financeiras públicas. Ou seja, o FMI, o BCE e a Comissão Europeia garantiram um resgate aos bancos alemães e franceses (sobretudo estes) que, descapitalizados, precisavam de se ver livres de todos os credores de maior risco. Não salvaram Portugal, assim como não salvaram a Grécia. Salvaram os bancos dos países do centro da Europa. Os europeus pagaram com a assunção do risco. Nós pagámos com a austeridade.)
* Fosso na Zona Euro alarga-se
* Greek Economy Shrinks 6.9 Percent in 3rd Quarter
* Rate of undeclared labor soaring as recession bites harder Grécia – obviamente…
* Problemas no motor da Europa. Bundesbank revê em baixa crescimento da Alemanha
* Indústria alemã recuou 2,6% em outubro
* Iceland’s GDP Increases by Two Percent

* Deutsche Bank “retocou” as contas durante dois anos
* Cinco bancos gregos compram dívida de Atenas A lógica da batata…
* Lucros das seguradoras mais que triplicam para 441 M€ até setembro

* ‘Humanity Is Still on the Way to Destroying Itself’
(O problema que as nossas sociedades enfrentam é que desenvolvemos indústrias e políticas que eram apropriadas em determinada altura, mas que agora começam a reduzir o bem-estar humano, como por exemplo as indústrias automóvel e petrolífera. O seu poder político e financeiro é tal que conseguem prevenir a mudança. A minha expectativa é que elas irão ser bem sucedidas. Isso significa que iremos evoluir em crise, não através de alterações pró-activas. […] não estão motivadas para resolver problemas globais, estão motivadas para ganhar dinheiro. As empresas farmacêuticas nos Estados Unidos gastam mais dinheiro na prevenção da queda do cabelo do que na prevenção da SIDA. Porquê? Porque os ricos ficam carecas e os pobres apanham SIDA. […] Espero que não esteja a falar da fusão, porque isso é trampa. Penso que iremos descobrir uma nova e importante fonte de energia. Mas depois, serão necessárias décadas para que a mesma venha a ter impacto. Mesmo que não haja resistência, mesmo que não tenha impactos ambientais e mesmo que não leve uma imensidão de pessoas à bancarrota – ainda assim irá demorar um tempo considerável. Por isso se alguém lhe disser que a tecnologia irá salvar-nos da noite para o dia, essa pessoa não faz ideia de como é desenvolvida a tecnologia. […] As sociedades crescem e caiem. É assim há 300.000 anos.)
* China State-Driven Rebound at Risk as Small Firms Suffer
* Economists Cut Japan Oct.-Dec. Growth Forecast to Minus 0.53 Pct
* UK manufacturing output drops sharply in October
* Produção de veículos no Brasil deve cair pela 1ª vez em dez anos
* Apparel factory fire reveals big brands’ shadowy supply chains
* US unemployment rate falls with more adults discouraged, quit looking
* Fear spreads over Mayan doomsday rumor

* War Veteran’s Fund Losses Explain Glass-Steagall
* Banks braced for hefty fines over rule breaches Mais uma…
* Bank staff still mis-selling products Parasitas…
* So, how’s your green energy stock doing?
* Danger Lurks Inside the Bond Boom
* Amazon’s billion-dollar tax shield
* Fisco italiano investiga Facebook e faz buscas na sede em Milão
* Corrupção no Brasil é destaque na imprensa internacional
* Corexit Dispersant Manufacturer Shielded From BP Spill Liability, Judge Rules

* Gold Could Go to $5,000: Euro Pacific Chief
* Silver gains favor as an investment asset
* Dólar cai quase 2% em semana de medidas do governo no câmbio Brasil
* Euro cai face ao dólar pela terceira sessão consecutiva
* Inflação acumula alta de 5,01% no ano, segundo IBGE Brasil

* Slowing down the surveillance state: a guide to warrantless government spying
* Pentagon secretly flying drones in US airspace
* Mo Yan: Rumors and defamation can be censored
* Judge orders woman to CHANGE negative Yelp review after contractor sues her for $750,000
* Great Neck Village Board Bans Front Yard Clotheslines ?!?!
* Paedophiles who trade child porn will not be sent to prison: New sentencing laws suggest community punishments Hmmm…
* Pussy Riot colocada em cela isolada para reeducação
* South Sudan blogger and government critic killed
* Itália estuda mandar militares a Nápoles por aumento da violência da máfia

* Biodiversity offsetting will unleash a new spirit of destruction on the land A nova moda verde $$$$!!!!
(Escrevo hoje sobre o perigoso novo conceito que o governo semeou nas mentes dos empreiteiros e investidores. A ideia chama-se Compensação da Biodiversidade. Envolve a troca de lugares: permitindo a destruição de vida selvagem e habitats se, por sua vez, pagarem a alguém para criar novos habitats algures. […] Um ano e meio depois dos projectos piloto terem sido iniciados, um novo espírito de destruição está a varrer a terra. Um lugar de valor incalculável para a vida selvagem está agora a ser considerado para demolição, e a Compensação da Biodiversidade está a ser usada como forma para o justificar.)
* Cornstalks Everywhere But Nothing Else, Not Even A Bee
(Há algo estranho numa fazenda que intencionalmente cria um deserto biológico para produzir alimentos para uma espécie: nós. É tão eficiente que não existem formigas, abelhas, e até mesmo os pássaros se mantêm à distância. algo não está bem aqui. Os nossos campos de milho são demasiado silenciosos.)
* World’s oldest and biggest trees ‘dying out’
* Meteors to bombard Earth this month

* Sismo de magnitude 7,3 abala Nordeste do Japão Tic,tac,tic,tac…
* Após terremoto de 7,3 graus, tsunami atinge litoral do Japão
* Japan earthquake and tsunami triggers Fukushima fears
* Quake Causes No New Problem at TEPCO Fukushima No. 1 Plant Hmmm…
* Radiation data shows elevated cancer risk for dozens of Fukushima workers
* Dangerous fault alleged 25 years ago at Shika nuclear plant site

* Brazilian Oil Giant Discovers Deep-Water Deposit Mas…
([…] a uma profundidade de 2583 metros […])
* China grabs Mideast oil as U.S. power dips Hmmm…
* ENOC to cut Dubai fuel station opening hours
* Arctic prospects
* Paris Faces Darkness as City Set for Illumination Ban
* Warwickshire street lights switched-off over night Inglaterra
* Leeds street light switch-off warning
* O maior aeroporto da Hungria está fechado devido a uma falha no fornecimento de energia
* Wind turbines are underused – Midland Tory
* Windmills for Africa… a policy to DIE for
* ArcelorMittal buries Europe’s carbon storage hopes
* Enel pulls out from French EPR nuclear project
(“De certa forma, as últimas 24 horas mataram finalmente o nuclear francês porque os custos tornaram-no obsolutamente impossível de exportar e agora teve um dos poucos parceiros activos a desistir” […])
* Plant-based plastics ‘no panacea’, Greens warn
([…] existe uma crescente preocupação com os impactos ambientais que isto poderá trazer. […] “Em larga escala – tal como os biocombustíveis -, os plásticos biodegradáveis e outros produtos do género competem com os terrenos agrícolas e a produção de alimentos, causando indirectamente alterações na forma de utilização dos terrenos, o que significa mais desflorestação e conversão de áreas selvagens em terrenos para colheitas.”)
* ‘Hands off our water,’ say upstream states in Missouri River row
* When a Green Revolution Runs Out of Water

* Syria, Bashar al-Assad, and the truth about chemical weapons and who may or may not have them
(Quanto maior a mentira mais as pessoas irão acreditar nela. Todos sabemos quem disse isso – mas ainda funciona. […] Yup, as armas químicas são más notícias, meus caros. É por isso que os Estados Unidos forneceram os componentes para elas a Saddam, acompanhado da Alemanha (pois claro).)
* ‘No confirmed reports’ Syrian govt preparing to use chemical weapons – UN chief Pois…
* No evidence Syria mixing chemical agents, Pentagon official says hmmm…
(Um oficial de alta patente avisou que bombardear as áreas de armas químicas apresenta um elevado risco de libertação de nuvens mortíferas de gás sarin.)
* Russia has no proof of Syria’s chemical weapons plans –envoy
* French Magazine Reports That Western Militaries Have Begun Preparing For Intervention In Syria Rufam os tambores…
* Report: French military advisers meet with rebels inside Syria Representantes do N$bel das Pazzz… adas de armas…
* Army Units Continue to Deploy in Tripoli after ‘Worst Night’ in Fighting in Years
* Cidade do Líbano vive confrontos semelhantes aos da Síria
* Sudan captures vulture with Israeli spying device, Sudanese media say Hmmm…
* Several fighter jet engines said snatched from air base in suspected inside job ?!?!
* Iran shipping signals manipulate vessel movements to Syria
* Human Rights Watch: Israel violou leis da guerra em Gaza
* EUA ampliam para China e Índia isenção de sanções ao Irã

* US conducts subcritical nuclear test
* Pakistan ‘expanding nuclear arsenal to deter US attack’
* Hamid Karzai: Some Afghanistan Insecurity ‘Coming To Us From The Structures That NATO And America Created’ (VIDEO)
* US military facing fresh questions over targeting of children in Afghanistan
* ISAF attacked Afghan hospitals, violating ‘all established rules’ – NGO
* Pentagon plans for multinational operation in Mali
* Irlanda do Norte: encontradas duas bombas antes da visita de Hillary Hmmm…
* Chinese ships sail in Japanese territorial waters near Senkakus

* Clashes between opponents and supporters of Mursi spread across Egypt
* Manifestantes egípcios invadem o Palácio Presidencial
* Shiite Protesters Demand Bahrain PM’s Ouster
* Thousands of Indonesian workers demonstrate at Japanese Embassy
* Jordan: military trials of activists spark protest
* New York protesters demand higher wages, unionization
* Israeli nurses’ strike enters fifth day as talks with treasury fail

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 08/12/2012, in Mais Notícias, Notícias, Outras Notícias do Dia and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: