Notícias do Dia 05/12/2012

* “Todos têm culpa no cartório desde 1985”
(“O país não investiu em valorizar os recursos humanos, investiu maciçamente em hardware, em cimento, em obras públicas e não investiu onde mais devia ter investido desde 1985.”)
* Despedimentos colectivos quase duplicam
* Portugal com maior queda nas vendas do comércio a retalho na UE
* “Se acabarmos com o Estado Social, passamos para 43% de pobres”
(“Se cortarmos no Estado Social vamos ter níveis de pobreza incomportáveis” e “passaremos rapidamente para uma taxa de 43% de pobres”. Neste cenário, Eugénio da Fonseca pergunta: ”Qual é o país que consegue vingar com 43% de taxa de pobreza?” […] “o problema não é de riqueza mas de distribuição de riqueza”.)
* Mães sem dinheiro dão leite de vaca a bebés
* Um país adiado
(Portugal é um país onde os velhos não têm presente e os jovens não têm futuro.)
* Gerhard Schröder: “A austeridade está a asfixiar Portugal”
(“É preciso lançar programas para o crescimento. As receitas com a taxa sobre as transações financeiras, que eu apoio, deve servir para financiar essa estratégia. Parece-me razoável que os que causaram a atual crise contribuam agora para a recuperação” […])
* Condições gregas para Portugal teriam sido bem recebidas
([…] vários analistas de bancos de investimento internacionais afirmaram que a extensão automática a Portugal dos benefícios concedidos pelos credores europeus à Grécia seria bem vinda nos mercados de dívida.)
* Onde andam os corruptos em Portugal?
([…] a maior parte da corrupção deve-se à falta de autoridade do Estado, ao facto de este estar capturado por corporações que também cativaram os partidos políticos. Sempre que se fala em PPP ou em privatizações, muita gente se atira aos privados como se fossem eles a causa da corrupção. Não são. Ainda que muitos sejam corruptores, toda a fonte de corrupção está na forma como o Estado se relaciona com a sociedade. O crime de corrupção, aliás, só existe nos setores que vivem ou dependem de dinheiros públicos. A mim preocupa-me que a diplomacia económica portuguesa tenha, nos últimos anos, e independentemente dos Governos, apostado tanto em países como a China, Angola e a Venezuela. Vejam o ranking que se publica aqui : a China está em 80º lugar; Angola é o 157º e a Venezuela o 165º. Em 174 países isto pode ter um significado. Portugal não está a tentar fazer negócios com os países mais reprodutivos, mas com aqueles onde é mais fácil ir buscar dinheiro e lavá-lo por cá. Será isso?)
* Portugal é visto como um dos países mais corruptos da Europa
(O investigador recorda que Portugal desceu quase 10 lugares no Índice de Perceção de Corrupção na última década: passou da 23ª posição em 2000 para a 32ª em 2011. Este ano está em 33º lugar.)
* Portugal sem avanços no combate à corrupção. “Um vergonhoso 33º lugar”
(“Foi a corrupção no Euro 2004, na Expo 98, no BPP, no BPN, nos submarinos, que tem uma única síntese: canalizar dinheiros públicos para grupos privados, com a conivência de muitos políticos a partir do Orçamento do Estado, ao longo de muito tempo” […])
* Colégios privados GPS: uma história exemplar
(Os colégios recebem alunos que são integralmente pagos pelo Estado. Porque as escolas públicas do concelho estão sobrelotadas? Não. Porque não têm condições? Pelo contrário. As públicas pedem mais turmas e isso é-lhes recusado. As privadas crescem e recebem, por decisão da DREL, muito mais turmas do que as escolas do Estado. Os alunos são desviados do público para o privado. E o Estado paga. […] Enquanto nas escolas públicas vizinhas há professores com horário zero, os professores dos colégios do grupo GPS são intimidados para assinar declarações que os obrigam a cargas horárias ilegais. […] António Calvete, presidente do grupo GPS, foi deputado do PS no tempo de Guterres e membro da Comissão parlamentar de Educação. Para o acompanhar nesta aventura empresarial chamou antigos ministros, deputados, diretores regionais de educação. Do PS e do PSD: Domingos Fernandes, secretário de Estado da Administração Educativa de António Guterres, Paulo Pereira Coelho, secretário de Estado da Administração Interna de Santana Lopes e secretário de Estado da Administração Local de Durão Barroso, José Junqueiro, deputado do PS. […] Ainda não tinham instalações e já tinham garantido o financiamento público dos contratos de associação. Ou seja, havia contratos de associação com escolas que ainda não tinham existência legal. Um despacho assinado por um governo de gestão, a cinco dias das eleições que ditariam o fim político de Santana Lopes. […] Alguns estudos recentes falam dos custos por aluno para o Estado das escolas públicas e privadas. Esta reportagem explica muitas coisas que os números escondem. Como se subaproveita as capacidades da rede escolar do Estado e se selecionam estudantes, aumentando assim os custos por aluno, para desviar dinheiro do Estado para negócios privados. E como esses negócios se fazem. Quem ganha com eles e quem os ajuda a fazer. Como se desperdiça dinheiro público e se mexem influências. A reportagem da TVI não poderia ter sido mais oportuna. Quando vier de novo a lenga-lenga da “liberdade de escolha”, das vantagens das parcerias com os privados, dos co-pagamentos, da insustentabilidade de continuar a garantir a Escola Pública, do parque escolar público ser de luxo… vale a pena rever este trabalho jornalístico. Está lá tudo. O resumo de um poder político que serve os interesses privados e depois nos vende a indispensável “refundação do Estado”.)
* Ministério da Educação transfere 206 milhões para privados
* Hotel como contrapartida dos submarinos gera polémica
* MP promove extinção de medidas de coação a 14 arguidos Face Oculta
([…] decorreram os prazos de duração máxima das medidas de coação de suspensão do exercício de funções e de proibição de contactos, sem que tenha havido condenação em primeira instância. […] Entre os arguidos estão personalidades como Armando Vara, ex-administrador do BCP, e José Penedos, ex-presidente da REN, e o seu filho Paulo Penedos.)
* Relvas o reincidente
* António Borges admite privatização de 49,9% da RTP O verdadeiro primeiro-ministro?
* Nuno Santos diz ter sido alvo de “saneamento político”
* PSP não pediu autorização para filmar protesto de 14 de novembro Os fazedores do incumprimento das leis!
* Passos diz que secretas “podem e devem” informar empresas sobre mercados !!!Trabalhar para o privado!!!
* Tribunal absolve accionista do BCP que acusou banco de “enganar o povo”

* Semi-soluções
(Por um lado, fez-se a previsão delirante de que a economia grega, que está numa gravíssima recessão há cinco anos, conseguiria crescer, em média, 4% ao ano entre 2013 e 2020. Como é que este milagre irá ser conseguido não é detalhado, num país que vai sofrer um novo pacote de austeridade, com um sector bancário falido, sem vislumbre de um investimento significativo, nem sequer do Banco Europeu de Investimentos. […] Mas o grosso (31 mil milhões de euros) da redução prevista na dívida deverá vir de um programa de recompra da dívida grega, que estava cotada a apenas 30% do seu valor nominal, sendo detida por bancos gregos e investidores internacionais, que já sofreram este ano um perdão “voluntário”. Foi-lhes dito que aquele perdão era um caso único, pelo que será dificílimo aceitar um novo perdão, menos de 12 meses depois, o que coloca em risco o sucesso de todo este programa.)
* Euro blueprint gives Brussels economic sovereignty over members
* Finlândia entra em recessão Um dos últimos bastiões da Europa…
* Eurozone retail sales slump in October O precipício…
* Três em cada dez gregos vivem na pobreza Obrigado Europa…
* Irlanda: «As pessoas já não vêem um sinal de esperança»
(Um dos problemas essenciais na Irlanda é que as políticas adoptadas pela troika «não estão a produzir resultados tangíveis». «As pessoas esperavam que ao fim de três orçamentos de austeridade haveria um sinal de esperança, mas isso não está a acontecer. […] «A União Europeia já não tem esperança em relação aos países com dificuldade de crescimento e as pessoas ficam consignadas a uma austeridade infindável, enquanto outros fazem política na Europa». […] na Irlanda o que é mais chocante é a diminuição do apoio aos idosos e pessoas com deficiência, para além da educação. […] Por outro lado, a chaga do desemprego parece não ter fim, à semelhança do que acontece em Portugal, Grécia e Espanha. «Há dez anos havia praticamente pleno emprego e o país tinha de recorrer à imigração para preencher todos os lugares disponíveis. Desde a crise, 14% das pessoas está agora desempregada e há muito poucas oportunidades de trabalho no país. No entanto, a troika e o Governo têm vindo a cortar no período de subsídio de desemprego […])
* Crise espanhola chega ao setor dos cuidados
* Healthcare workers hold surprise protest in Senate Espanha
* Os cartéis impõem a sua lei
([…] o custo do flagelo dos acordos entre grandes empresas é muito maior do que geralmente se julga. Com base na sua experiência, as autoridades para a concorrência concluíram que os cartéis aumentam em média 25% aos preços dos produtos; assim, em quatro anos, recolhem o equivalente ao seu volume de negócios anual. […] as perdas imputáveis a acordos europeus ascendem a mais de €260 mil milhões por ano. Ou seja, 2,3% do PIB anual na União Europeia ou duas vezes o orçamento anual da Comissão Europeia. […] durante muitos anos, a luta contra os cartéis tem sido pautada por falta de combatividade e, ainda hoje, a sua eficácia é posta em dúvida. […] Só o grupo químico alemão BASF terá participado em 26 cartéis, entre 1990 e 2005. Quanto à petrolífera francesa Total, foi processada 18 vezes e a [química] alemã Degussa 13. […] as sanções financeiras foram limitadas a um máximo de 10% do volume de negócios. Uma gotinha de água […] Apesar de causarem danos consideráveis, os “trusts” pagam multas dignas de violações das regras de trânsito. As suas ações são vistas como meras infrações. Resultado: nenhum dos autores é pessoalmente responsabilizado perante a justiça. Na maior parte das vezes, a opinião pública nem fica sequer a saber os seus nomes.)
* Na Grécia deputados neonazis impedidos de entrar armados no Parlamento !!!

* Hedge funds hold out for more from Greece
(Os Hedge funds estão a preparar-se para resistir às tentativas de redução da dívida da Grécia […])
* S&P’s rebaixa nota do banco mais antigo do mundo a ‘bônus lixo’

* Investors ‘Should Get Used to 1-2% Growth’: Pimco’s Gross
* Produção industrial global é a mais baixa desde 2009
(A América Latina, puxada pelo Brasil, teve o pior desempenho entre os mercados emergentes, com alta de apenas 0,3%)
* Autumn Statement: Services slowdown raises ‘triple-dip’ threat Inglaterra
* Atividade do comércio recua 2% em novembro, diz Serasa Brasil
* Canada’s job market mismatch puts economy at risk: CIBC
* Who suffers most from Britain’s austerity? How the figures stack upOs mais pobres!!!
* Low-Wage Jobs Cause More Problems Than They Solve
* For the poor, ‘recovery’ is a mirage
* Ghost property projects in UAE reborn with new purpose EAU

* The corruption map of the world
* Citigroup, JPMorgan, in Bizarre Small Bank Love Triangle: Street Whispers
* Moody’s Warns South African Banks Over Sovereign Bonds
* Drug dealers, tax cheats boost $100 bill demand?
* Mafia investigators must destroy Italian president wiretaps
* Empresas pagam taxa mais baixa das economias ocidentais no Reino Unido
* Blackwater awarded no-bid deal worth $22mn in Afghanistan

* Após medidas do governo, dólar fica abaixo de R$ 2,10
* China, S. Korea to Boost Use of Local Currencies in Trade Em fuga do dólar…
* Japan and India sign currency deal Em fuga do dólar…

* Reporters sans Frontières launch censored content website
* US-led military fascism endangers entire globe
* Presidente da Bielorrússia introduz emprego “forçado”
* Canadian military expands biometric data collection capacity anticipating civilian use
* Canada natives rap government snub of rights
* No Warrant, No Problem: How The Government Can Still Get Your Digital Data
* They Can Hear You Now: Verizon Patent Could Listen In On Customers Televisão
* Internet Hangs in Balance as World Governments Meet in Secret
* Hungary’s PM Seeks Public Backing for Homeless Ban Ser pobre é um crime…

* A fanatical and self-righteous green religion stalks Britain. Now it wants to evangelise the Third World
(Os seus padres pregam uma visão de um futuro tão apocalíptico que o comum dos mortais teme pela sua vida – mesmo quando confrontado com provas do contrário. […] O aquecimento global é um debate muito importante, e ninguém se pode dar ao luxo de ser partidário: os nossos netos irão sofrer senão agirmos de forma correcta. Mas enquanto alguns especialistas cautelosos estão a demorar o seu tempo a analisar as evidências (grande parte contraditórias) o lóbie verde está a impor a sua missão […])
* Falling sperm count sparks French fertility concerns
([…] a fertilidade caiu um terço entre 1989 e 2005, uma descoberta que alimenta as preocupações com a poluição ou com os estilos de vida que estejam a moldar a fertilidade […] “o decréscimo” na qualidade do esperma “poderá ser ainda mais acentuado” quando extrapolado para a população geral.))
* Air Pollution Linked to Autism
([…] exposição à poluição dos escape dos automóveis.)
* Quase dois mil casos de dengue notificados na Madeira em dois meses
* Owners and employees of a string of waste disposal companies fined over £200,000 for exporting dumped electronics to the developing world
* Dentists warned over x-ray machine amid radiation fears
([…] expõe os pacientes a 10 vezes mais a dose recomendada de radiação […])
* China timber trade ‘fuels climate change’
* Study: Lions losing habitat across Africa
* Feds covering security flaws with Fukushima-like potential, nuclear whistleblowers claim Tic,tac,tic,tac…

* NRA may assess Tsuruga plant fissures

* Nigeria’s crude oil production slides to 2.09mbpd Maior produtor em África
* Quase 16 mil famílias e empresas sem luz no Porto, avisos de cortes aumentaram 21,6 % em 2012
* Electricity Provider Warns of Dry-Season Power Cuts Camboja
* Gás de xisto não justifica esperanças
(Muitos países não estão dispostos a pôr em questão a sua ecologia em prol destas perspectivas confusas. As jazidas são exploradas com a utilização de grandes quantidades de substâncias químicas que se concentram posteriormente no solo. A tecnologia de ruptura hidráulica, bastante popular na extração de outros recursos naturais, torna-se muito mais perigosa no caso do gás de xisto.)
* It’s curtains for Australia’s great resources boom

* USA needs more wars and it will never get sick of them
(Muitos analistas internacionais salientam que tais reformas dos serviços secretos americanos apontam para uma coisa: os Estados Unidos estão a preparar-se para uma grande intervenção militar.)
* Israel rejects UN call for nuclear transparency
(Israel recusou o pedido das Nações Unidas para derir ao Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (NPT) e abrir-se perante os inspectores internacionais, apelidando a sugestão de “voto mecânico sem significado” de um organismo que “perdeu toda a credibilidade em relação a Israel.” […] A única democracia do Médio Oriente possui quase 400 ogivas nucleares, para além de várias formas de as utilizar. […] Israel segue uma política de “opacidade nuclear” […])
* Israel begins expanding settlements in occupied West Bank – video
* Israel accuses US of backing European settlement backlash LOOOL
* IRGC says fully extracted US spy drone’s data
* US Senate vote pushes for Pentagon military action in Syria
* Conflito sírio leva ONU a ampliar força de paz nas Colinas de Golã O cerco…
* Chefe da diplomacia turca diz que regime sírio tem 700 mísseis
* Reports: Russian Warships Made Call in Syrian Port Hmmm…
* US aircraft carrier arrives off Syrian coast Hmmm…
* Sunni-Alawite clashes break out in north Lebanon
* 6 Iranian spies carrying Turkish passports arrested in Libya
* Turkish Troops Kill 13 Kurdish Rebels

* Has the War on Terror failed? Number of terrorist attacks QUADRUPLE in decade after 9/11
* Vietnam condemns China’s sea claims as “serious violation”
* Chinese ship briefly enters disputed waters
* Taiwan had secret plan to land elite troops on Senkakus to destroy lighthouse

* One dead, scores injured as Bangladeshi police use live ammunition on protesters (PHOTOS)
* Confrontos no Cairo causam duas vítimas mortais
* Clashes erupt near Egypt’s presidential palace as Morsi returns (VIDEO)
* Manifestação da oposição termina no centro de Moscou
* Strikers Have Shut Down Two Of The Most Important Economic Gateways In The World—And It’s Costing The US Billions

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 06/12/2012, in Mais Notícias, Notícias, Outras Notícias do Dia and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: