Notícias do Dia 26/11/2012

* Dirigentes da zona euro reúnem-se para debater a democracia
(Todos concordam: a Europa sofre de um défice democrático, de uma falta de legitimidade e de um afastamento dos cidadãos. Todos, exceto os chefes de Estado e de Governo da zona euro. Estes nomearam tranquilamente, na cimeira europeia desta sexta-feira, Yves Mersch, o atual governador do banco central do Luxemburgo, para o conselho executivo do BCE. Apesar do parecer negativo do Parlamento Europeu. […] numa democracia, o voto do parlamento é incontornável. Uma regra de ouro que prevalece sobre a questão orçamental. Mas não é o que consta nos tratados europeus. […] Os chefes de Estado e de governo não estão dispostos a ouvir outras opiniões além das deles. […] Podemos, de facto, reconhecer que os súbditos da sua Alteza Real Henrique de Luxemburgo são um pouco mais dotados que os outros, mas esta nomeação não é mera coincidência, num momento em que a própria Comissão Europeia critica a má vontade deste pequeno Estado na luta contra os paraísos fiscais e, onde, paralelamente, grandes países lutam para voltar a ter uma situação financeira sólida.)
* Europe’s growing divide
* Países do Norte da Europa portaram-se “como vendedores de carros a crédito”
(“Por cada devedor irresponsável, há um credor irresponsável. Mas, em grande parte da Europa, [a crise é vista como] uma questão de moral, há bons que têm excedentes, e os do Sul, que têm dívidas”, prosseguiu, notando que em holandês e em alemão a palavra para ‘dívida’ também pode significar ‘culpa’. […] “E o que fazem os países do Norte? Nada! Os custos do trabalho deles mantêm-se. Deviam reduzir os seus excedentes [comerciais] – mas querem mantê-los.”)
* Ex-FMI defende reestruturação das dívidas
(“Espantosamente pouco uso foi feito de poderes de resolução no sistema bancário. Há formas conhecidíssimas e ordeiras de sentar à mesa os credores dos bancos e de fazer a engenharia de trocas de dívida por ativos. Do mesmo modo, há técnicas bem estabelecidas para alterações de perfil (reprofilings) da dívida soberana. A noção de que os mercados ficariam ‘assombrados’ não tem boa sustentação. Sem dúvida que o caso do Lehman [Brothers] está ainda fresco na memória, mas a reestruturação de dívida grega foi bem recebida” […] “O adiamento é caro. Os altos rácios de dívida perpetuarão a vulnerabilidade, e episódios, de surpresa, desencadearão novas crises”. Para concluir, neste ponto: “A opção de default é economicamente eficiente, é justa, e é politicamente sensível. É capaz de ser a única forma de manter ligada uma estrutura insustentável que ameaça gerar divisões profundas e fazer recuar o excelente projeto de integração em que a Europa embarcou”.)
* Schäuble: “Não é possível perdoar a dívida grega” ai vai ser, vai!
* Alemanha invoca legislação para rejeitar perdão Podem legislar o que quiserem…
* Your tax money is about to be blown in Greece
(A crise do euro está prestes a custar dinheiro a contribuintes pelo mundo. E não é preciso ser Nate Silver para prever que não irão ficar contentes com isso. […] Só existe uma solução. O perdão da dívida. […] Até agora, quase não foi gasto um cêntimo de dinheiro real no apoio à Grécia. De acordo com um relatório do Der Spiegel, a Alemanha até lucrou 400 milhões com o dinheiro que emprestou ao país. […] Por exemplo, a Alemanha emprestou a Atenas 35 mil milhões de euros. Um perdão de 50%, o mínimo que irá ser necessário, irá custar aos contribuintes alemães 17,5 mil milhões de euros – o suficiente para causar um dano significativo no seu orçamento. O mesmo é verdade para o resto do mundo. […] É por isso que o FMI teve de aumentar 400 milhões de capital extra no início deste ano.)
* Price of milk makes Greeks’ blood boil Obrigado Europa…
* Rapid action needed to stop malaria in Greece
* Italian Consumers Gloomier Than Ever
* Operation #TuBasuraAlBanco: Depositing garbage at banks in Spain
([…] alguns espanhóis encontraram um novo lugar mais apropriado para deixar os seus sacos do lixo – à porta dos bancos.)
* Pensões de reforma alemãs vão subir até 11 % em quatro anos
* Eastern Europe ‘Held Hostage’ by German Slowdown
* Produtores “disparam” leite contra Parlamento Europeu e polícia belga
* Europe’s €50bn bung that enriches landowners and kills wildlife
(O esquema de pagamento, que é responsável pela maioria do dinheiro, é um prémio por se ser dono de terras. Quanto mais tiver, mais recebe. Por surpreendente coincidência, os maiores proprietários de terras estão por acaso entre as pessoas mais ricas na Europa. Todos os contribuintes no Reino unido, incluindo os mais pobres, subsidiam os Lordes das Terras: não apenas uma vez, como aconteceu com a ajuda aos bancos, mas perpetuamente. […] Por toda a Europa são destruídos habitats essenciais para a natureza – apenas para se expandir a área que é elegível para subsídios. […] Há pouco tempo, os pagamentos aos agricultores eram justificados com a procura global ser fraca. Agora são justificados com a procura global ser elevada. As políticas chegam primeiro, as justificações depois. […] A Europa está em crise […] Serviços públicos essenciais estão a ser cortados (usualmente injustamente e de forma desnecessária), mas ao mesmo tempo 50 mil milhões de euros são pagos aos proprietários de terrenos. Este gasto é tão rude, tão indefensável, que é difícil entender como não causa a obsessão dos activistas […])

* Financiamento do BCE pode provocar “um outro grande abanão na economia mundial” Pontapé para a frente…
([…] que quando os empréstimos de longo prazo concedidos pelo BCE à banca atingirem a sua maturidade será “um muro de dívida que vem na nossa direcção” […] “Vamos ter um outro grande abanão na economia mundial em 2014, 2015” […] as medidas implementadas pelo BCE apenas “compraram tempo”, “não resolveram nenhumas falhas”.)
* The Faustian Bargain between States and Banks
([…] a “democracia conformista-com-o-mercado” em que as políticas e a vida das pessoas passaram a ser meros brinquedos dos mercados financeiros. […] conforme os países europeus nos últimos anos se foram enterrando cada vez mais em dívida, aconteceu um aumento dramático nesta dependência. Os governos estão viciados em dinheiro emprestado – e os bancos saciam essa necessidade através da compra de Títulos soberanos. Como recompensa, os bancos esperam nada menos do que uma garantia para a sua sobrevivência. caso esteja em risco de colapso, é esperado que o estado use o dinheiro dos contribuintes para o salvar. […] serem detentores massivos de Títulos soberanos está a colocar todo o sector financeiro em risco. […] mas é isso exactamente que os governos e os institutos de regulação estão a fazer na Europa. quando formulam novas regulações para a indústria bancária, nunca tocam no privilégio dos bancos financiarem os estados.)
* Banco de Inglaterra terá governador canadiano ex-Goldman Sachs Mais um Goldman Sachs em posição!
* Lucro do Espirito Santo Financial Group aumenta seis vezes No mundo dos “eles”…
(254,4 milhões de euros)

* Barómetro i/Pitagórica. Três em dez inquiridos defende uma intervenção dos militares
(63% dos inquiridos foram claros em responder negativamente, destacando-se os eleitores das classes com maior poder económico […])
* Paul De Grauwe: “Austeridade excessiva levará Portugal para a insolvência”
* Endividamento externo do país agravou-se até Setembro Pufff…
* Dívida do Estado aumenta 18 mil milhões em 2012 Pufff…
* Dívida à ‘troika’ já representa 31,6% do total de endividamento
* Segundo financiamento a Portugal é inevitável, diz Ferreira do Amaral
* Plano inclinado
(Não há rumo, nem visão de futuro. Austeridade, austeridade, austeridade, em vez de Liberdade, Igualdade, Fraternidade […] Trata-se do predomínio da cultura política da opacidade sobre a transparência, da autocracia sobre a democracia, que se revela em todos os comportamentos deste governo (e alguns comportamentos de governos anteriores, também). […] As suas naturais preocupações centram-se na sobrevivência dia-a-dia, o que pode facilitar o desenvolvimento desta cultura política da opacidade, dos “jogos de bastidores” e da destruição do essencial da nossa débil vivência democrática.)
* Aumento do horário semanal põe em causa 60 mil postos de trabalho
* A pobreza na primeira pessoa (c/ fotos) A realidade é sempre mais violenta… a indiferença muito mais atroz…
* Sem-abrigo: “Escondidos” nas ruas e nas estatísticas Shhh…
* Os portugueses suicidam-se e ninguém os conta Shhh…
* Preço das casas em Portugal corrige entre 300 e 20.400 euros Não temos bolha imobiliária… dizem os “eles”…
* Antigas Scut portajadas em dezembro registaram quebras de movimento de até 42,2 % no verão estradas para elites…
* IVA, a razão secreta
(Assim, pela via torpe da subida do IVA, asfixia um setor onde considera haver empreendedorismo a mais. Porque, em Portugal, quando alguém pensa em abrir um negócio, o primeiro de que se lembra é de um café. Ou de um restaurante. Esta é a razão secreta, caro leitor. Só pode ser. Não há outra explicação.)
* Contrato de PPP assinado por governo de Sócrates prevê compensação por aumentos de impostos
* Submarinos. Miguel Horta e Costa admite contrapartidas fictícias justificadas com facturas
* Hackers “ao serviço da cidadania” andam à caça de casas devolutas

* Why a Global Economic Rebound Will Be Short-lived
* If These Two Brilliant Investors Are Right About Future Growth, The World Is Screwed
* País tem pior crescimento desde Collor Brasil
* Short Japan Over Its Business Culture: Ex-Olympus CEO
(O japão tem um futuro miserável […])
* Vietnam Empty Office Towers Show Dreams Turned to Rubble
* Canada’s national debt hits $600 billion
* One Look At These Three Charts, And You’ll See The Real Reason That Obama Made A Historic Trip To Myanmar $$$$
* The scandal of British food poverty shames us all
* Na Rússia kit para o fim do mundo é colocado à venda.

* Big business has corrupted economics
(Poderá estar familiarizado com a versão desta critica, graças ao documentário Inside Job, que descreve como alguns dos mais conhecidos economistas dos dias de hoje estão a soldo de Wall Street. Mas a história desenterrada por Häring e Douglas é muito mais perturbadora – porque afirmam que interesses obscuros foram lentamente alterando algumas das ideias económicas fundamentais. […] Daí foi um pequeno passo para as políticas neoliberais que todos conhecemos […] É um tipo de econocorrupção: “Um esforço que foi generosamente patrocinado por empresários e os militares em nome da cimentação do poder e legitimação do seu egoísmo e das suas crenças.” […] O FMI e o Banco Mundial empregam economistas de todos os cantos do mundo, mas é impressionante como muitos chegam de tão poucas Universidades. […] A economia mainstream hoje em dia prega um dogma que é particularmente agradável para a elite e escorraça a maioria dos dissidentes das suas Universidades.)
* Offshore secrets revealed: the shadowy side of a booming industry
* Offshore secrets: British Virgin Islands, land of sand, sea and secrecy
(O governo do Reino unido recusa-se a avançar com reformas.)
* How secret offshore firms feed London’s property boom
* Regulador multa banco UBS em 36,8 milhões Mais uma…
* God’s banker linked to Pablo Escobar Mais uma…
* History suggests UK GDP estimates are unreliable
* Ex-presidente do PP é condenado a mais de nove anos de prisão por mensalão
* Governo húngaro muda lei eleitoral para garantir reeleição
* Assassino pretendia usar “caneta do 007” para matar activista na Coreia do Sul
* Poisonous substances found in Özal’s organs and tissues, not in soil Antigo Presidente turco…
* Girl who fell for a Gaddafi found dead

* India’s gold imports may touch 800 tonne in 2012: WGC
* Dólar recua após intervenção do BC
* Vietnam’s November Inflation Accelerates to 6-Month High
* Energy deal means bills will rise to pay for green power Inglaterra
* The 12 Days of Christmas More Expensive Than Ever EUA

* ‘Cypherpunks’: New Assange book says Internet may enslave us
* Nations prepare to update treaty that could reshape the Internet
([…] “as consequências serão a legitimação da censura” a nível internacional.)
* ‘Not Even the Pharaohs Had So Much Authority’
* Fingerprint Scans Create Unease For Poor Parents
* Palm scanners get thumbs up in schools, hospitals
* Schools’ Tracking Devices Causes Controversy
* ‘Special War Dept. trained hundreds of thousands of civilians responsible for unsolved murders’ Turquia
* Both Benghazi And The Petraeus Scandal Suggest US Media Is Way Too Cozy With The State
(Seja a reter informação, até mesmo a apagar informação reportada anteriormente (como fez a AP) a pedido do governo, ou usar propaganda intencional para ilustrar os líderes americanos, estas transgressões expuseram meios de informação que não são tão livres como dizem ser.)
* Comment: BBC bias more worrying than Savile scandal
* Using War as Cover to Target Journalists

* Geoengineering: A climatic ‘Frankenstein’?
([…] o conceito de humanos, estados nação, tentarem unilateralmente alterar o meio ambiente está a ganhar tracção entre os cientistas e os políticos. […] “Várias empresas privadas pegaram nestes planos como iniciativas potencialmente lucrativas” […] o custo de organizar um esquema de manipulação do clima com aviões ou balões de ar quente a dispersar partículas para reduzir a quantidade de raios solares que chegam à Terra é estimado ficar pelos 5 mil milhões por ano, […] estes métodos também acarretam grandes riscos porque podem afectar os padrões de percipitação e a redução do ozono na estratosfera”. Estes esquemas também poderão gerar uma neblina que cobre o céu […])
* Canada, the surprise ‘pariah’ of the Kyoto protocol Surpresa para quem?!?!
* As drug industry’s influence over research grows, so does the potential for bias
([…] o NEJM publicou 73 artigos de estudos originais de novos medicamentos, […] 60 eram patrocinados pelas empresas farmacêuticas, 50 co-escritos por empregados das empresas farmacêuticas e 37 tinham um autor, tipicamente um académico, que anteriormente tinha aceite compensações do patrocínio a empresas farmacêuticas na forma de pagamentos de consultadoria, alvíssaras ou de palestras. […] o seu objectivo não é apenas a saúde pública. Esse dinheiro faz parte de uma procura de alto risco por lucros, e na última década a interferência das empresas têm repetidamente enlameado a ciência nacional dos medicamentos, por vezes com consequências potencialmente letais.)
* Estudo sobre contaminação de solos por medicamentos
(“Os resultados obtidos indicam que os medicamentos não são totalmente removidos (especialmente o ibuprofeno) pelo tratamento com lamas anaeróbias, mesmo prolongando o processo. O que significa que para além da contaminação dos cursos de água onde se fazem as descargas dos efluentes destas ETAR, também os solos irrigados com estas águas podem passar a estar contaminados por compostos farmacêuticos”)
* Swallowing Rain Forest, Cities Surge in Amazon
* TriHealth fires 150 employees for not getting flu shots

* UN HR expert criticizes Fukushima response
* WHO forecasts no significant increase in cancer patients in Fukushima (in)dependentes…
(Mas para as crianças, que são mais susceptíveis à exposição à radiação, o aumento varia imenso dependendo da localização.)

* Developed nations must realise that excuses won’t help the world
(Conseguem arranjar biliões de dólares para ajudar bancos, mas os negociadores mundiais não conseguem encontrar forma de reduzir o consumo de energia)
* Energy Losses Expose Petrobras Fuel Distortion: Corporate Brazil
* Zimbabwe: Massive Blackouts Loom
* India Pursues Massive Nuclear Expansion

* Gaza still boils in suffocating siege
* Israel Wages Cyber War With Hamas as Civilians Take Up Computers
* Novo verme informático ataca bases de dados iranianas
* ‘It is a matter of months before military confrontation resumes’ – IDF Reservist
* Islamic Terrorists Bomb Egyptian-Gaza Border Base
([…] colocando em causa o controlo do governo no Sinai […])
* OTAN está sendo “patriótica” demais
* França anuncia envio de ajuda humanitária a rebeldes sírios Ai as ajudas humanitárias…
* Stray bullets from Syria hit IDF vehicle in Golan
* Iran facing medicine shortages
* US-led sanctions victimize Iranian patients: Academy of Medical Sciences Os reis da hipocrisia…

* The real question about Benghazi: Was Chris Stevens a CIA agent?
* Washington pretende manter 10 mil soldados no Afeganistão após 2014
* Severodvinsk submarine launches first cruise missile at ground targets
* Russia is developing a nuclear-powered aircraft carrier

* Confrontos entre manifestantes e forças de segurança continuam no Egito
* Thousands of Afghans protest Israeli offensive on Gaza (PHOTOS)
* Milhares protestam em Bangladesh após incêndio que matou 111
* Slovakia teachers strike for pay raise
* Ato em defesa dos royalties mobiliza o Rio

Journalists in Gaza claim Israel targeted them as militants

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 27/11/2012, in Mais Notícias, Notícias, Outras Notícias do Dia and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: