Notícias do Dia 02/11/2012

* Ideologias e os peixinhos no aquário (*)
(Milhões de euros em recessão foi quanto se perdeu desde o começo da crise em resgates e outras anedotas promovidas por agiotas armados em ideólogos. Os planos não vão fracassar, já fracassaram. A meio da década passada, a Alemanha tinha um seríssimo problema de competitividade; recuperou com vendas dos seus produtos industriais e tecnológicos aos seus parceiros europeus – que se endividaram, através de políticas da União Europeia concertadas e chanceladas pelos 17, para os poder comprar. Quanto à corrupção, sugiro consulta aos casos escondidos pela néscia imprensa lusa, que envolvem a Siemens, a Daimler ou a Ferostaal (dos submarinos) em órgãos sérios e interessados como o “Der Spiegel” ou o “Financial Times”. Na net, perto de si. […] Também o investimento público foi baixando progressivamente até aos 3% do PIB em 2008. Em 2009 subiu um pouco, ficando ainda assim abaixo dos máximos do início da década. Como é possível continuar-se a invocar o excesso de investimento público para explicar as presentes dificuldades financeiras do Estado?” […] “Os políticos, em geral, também não se queixam do sistema. Afinal, receber milhões em ‘cash’ dá muito jeito. Não faltará dinheiro para as campanhas, poder-se-á pagar jantares a milhares de idosos devidamente angariados nos lares; as juventudes partidárias disporão de camionetas para transportar os rebanhos de apoiantes, não haverá restrições nas campanhas para presidentes de câmara. As direcções nacionais dos partidos nada farão nem impedirão estas negociatas. Também elas se servem dos mesmos mecanismos. Quem transforma as suas sedes nacionais em autênticos ‘offshores’, quem armazena milhões de euros em notas, não tem autoridade para moralizar as suas secções regionais e locais.”)
* Governo desmente que FMI esteja a preparar reforma do Estado Mais uma pinocada…
* Ministra confirma cortes de 500 milhões de euros na Justiça, Defesa e Administração Interna
* Este homem é perigoso
(Alguém de recta consciência e no perfeito domínio das faculdades elementares pode apoiar e sustentar o representante de uma ideologia que, sem pudor, já se não esconde nem sequer se dissimula? A sociedade, transversalmente, critica, execra e até expele, com insultos nunca vistos e ouvidos, este Executivo; e o dr. Cavaco (também objecto de escárnio e maldizer) cala-se, admitindo a redução da democracia ao funcionamento processual. O descalabro associa-se à pouca vergonha. O poder já não dispõe de suporte legítimo porque espezinhou as delegações sociais, políticas e morais que lhe foram atribuídas.)
* Bruto da Costa: Preparar reforma do Estado com FMI é “completamente vergonhoso”
(Lembrou que “foi uma onda muito forte que afetou alguns países da Europa central, que depois passou”: “Agora está a afetar sobretudo os países que, por razões que conhecemos, estão muito fortemente tentados e inclinados a adotar medidas de caráter neoliberal”, que seguem uma “linha muito individualista de que, cada um, resolva os seus problemas e o Estado faça o menos possível”.)
* Juros da dívida sobem em todos os prazos em dia marcado pela presença do FMI em Lisboa
* Passos+Relvas+Dias Loureiro
([…] Dias Loureiro é uma figura cada vez mais próxima e influenciadora das decisões do primeiro-ministro. Ora, com o currículo como o de Loureiro (figura atolada no escândalo BPN e na utilização de offshores como poucos), trata-se de um despudor total. Uma espécie de exibição de um poder despótico, sem controlo nem respeito pelos cidadãos.)
* Ai aguenta, aguenta!
(Ao dizer o que disse e como disse, ele foi o porta-voz do misto de desespero e cinismo de uma elite económica e política que vê chegado o tempo da queda das máscaras. […] Agradeçamos a Fernando Ulrich a clarificação inequívoca do horizonte pretendido por esta operação. Diz ele: o desemprego na Grécia “já está em 23,8% e chegará aos 25,4% no próximo ano. Apesar disso, os gregos estão vivos, protestam com um bocadinho mais de veemência do que nós, partem umas montras, mas eles estão lá, estão vivos.” […] estão vivos apesar de não terem emprego, de não terem como pagar os cuidados básicos de saúde, de não poderem pagar o crédito à habitação – e se eles estão vivos apesar de tudo isso, não nos venham com lamechices de que o povo português já não aguenta mais austeridade. Ai aguenta, aguenta! […] O que está em causa é uma gigantesca operação de privatização de tudo aquilo em que se joga um desempenho social do Estado e, portanto, de tudo aquilo em que a democracia é social e não apenas política ou cerimonial. O plano B da troika é afinal o plano A de sempre de uma elite que não perdoa ao 25 de Abril ter aberto a porta à transformação das relações sociais em Portugal.)
* BPN: 4 anos depois, Estado ainda reserva milhões para o banco
([…] o Estado ficou com os ativos tóxicos do banco alvo de uma fraude cujos tentáculos atingiram políticos e banqueiros como Cavaco Silva, Dias Loureiro, Duarte Lima (detido em prisão domiciliária por este caso) e José Oliveira e Costa (em tribunal, juntamente com outros 15 réus). […] Parvalorem «é essencialmente composto por valores a receber resultantes de operações de crédito do BPN num total de 2.365,6 milhões de euros líquido de imparidades». […] «Quanto à Parups, os seus principais ativos são constituídos por unidades de participação em fundos de investimento imobiliário (1.034,3 milhões de euros) já com 267,5 milhões de euros de imparidades reconhecidas». […] A preocupar, ainda, os mais atentos está a exposição no valor de 3,9 mil milhões de euros que a Caixa Geral de Depósitos tem nestas sociedades-veículo, a que se deverão juntar os 1,5 mil milhões de créditos atribuídos pela CGD ao BPN. Nas contas devem, ainda, ser incluídos os 700 milhões de euros da linha de crédito concedida ao BIC nos próximos três anos, com a garantia do Estado.)
* O escândalo da nacionalização do BPN quatro anos depois
(Passam hoje quatro anos sobre a nacionalização do BPN. E passam mais de 3,5 mil milhões de euros (quase o corte necessário na reforma do Estado) em custos para os contribuintes […] as decisões políticas não podem ter racionais apenas económicos; têm de levar em conta aspetos de confiança, de ética e, sobretudo, de justiça. […] “O sinal que o Estado dá, ao nacionalizar o banco e garantir o dinheiro daqueles que lá o puseram, é de que, afinal, não havia risco nenhum (no BPN). Quem perde? Simples: o contribuinte que vai pagar e o investidor prudente que, por não acreditar na espécie de ‘bacalhau a pataco’ que Oliveira Costa vendeu, pôs o dinheiro noutros bancos, embora a render menos”.)
* Taxa de desemprego nas pessoas com deficiência aumenta para mais de 70%
* IEFP. Número de desempregados a emigrar dispara 45% até Setembro
* Portugal perdeu 65 mil jovens em idade activa em apenas um ano
* Muitos portugueses emigram para a miséria, alerta associação de apoio à emigração em França
* Casais desempregados também serão obrigados a fazer desconto de 6%
* Taxa penaliza 77 mil reformados e 270 mil antigos funcionários
* “As pessoas estão a deixar de comer”
(No mercado interno, onde o agro-alimentar faz 80% das vendas anuais de 14 mil milhões, consumo já cai além dos 10%.)
* Cortes orçamentais condenam Politécnico de Bragança ao frio
* RTP tem sido “cúmplice de ganhos indevidos” no processo da TDT
* Associação avisa que Orçamento põe em causa independência de juízes
* Portugueses retiraram em setembro valor recorde de 725 milhões de euros dos depósitos a prazo Começou…
* Parpública precisa de mais 700 milhões para reembolsar obrigações garantidas por acções da EDP
(A venda das acções da EDP , que ainda estão em mãos públicas, não chega para reembolsar o empréstimo obrigacionista que a Parpública fez em 2007 e em que deu como garantia acções da eléctrica. A diferença entre o valor actual dos títulos e o valor do reembolso é de cerca de 700 milhões de euros.)
* Ministra defende transportes gratuitos para magistrados
* Finanças travam patente portuguesa com Samsung ?!?!?
* Merkel seis horas em Lisboa
(O plano de segurança que está a ser preparado pelo Gabinete Coordenador de Segurança inclui, de resto, uma apertada vigilância do corpo de segurança pessoal da PSP à chanceler, que evitará ao máximo expor-se aos olhares da população e seguirá, sempre que possível, por percursos alternativos. Agentes da PSP – uns disfarçados, outros colocados em posições estratégicas – vão monitorizar todos os movimentos de Merkel. Igual estratégia será usada para controlar e neutralizar potenciais ataques de grupos anarco-libertários.)
* Fitch: Portugal vai precisar de um segundo resgate O plano…
* A Hora da Terra Tamera

* Portugal já ‘faliu’ seis vezes
(Desde 1800, Espanha já entrou em incumprimento treze vezes e Alemanha, oito. Falências de Estados é norma […] Um perdão de dívida, a recusa de pagamento aos credores ou a insolvência de um país são eventos que constituem mais a norma do que a excepção na história financeira moderna do Mundo. Apesar de nos últimos anos, a falência da Argentina, em 2001 ou a maior reestruturação de dívida alguma vez feita (Grécia em 2011) terem sido casos amplamente debatidos e considerados como eventos extraordinários, a realidade é que as ‘ondas’ de falências de nações são cíclicas e até habituais. […] Os dois autores referem que, ao longo dos anos, países e credores sofrem do síndrome de «desta vez será diferente», uma espécie de ilusão de que se aprendeu com os erros do passado, após uma crise, e que no futuro estes não se irão repetir. Porém, basta olhar para o paralelo entre as crises de incumprimento argentina e grega, ou a entre as ‘bolhas’ das dotcom e do subprime nos EUA (eventos separados por menos de dez anos entre si), para se perceber o quanto dura a memória de políticos e dos mercados. Como concluem Rogoff e Reinhart no seu livro: «A capacidade de os governantes e investidores se iludirem, abrindo portas a um período de euforia que normalmente acaba em lágrimas, permanece uma constante».)
* ESTAMOS JÁ NA TERCEIRA GUERRA MUNDIAL
(Esta guerra mundial, poderá ter uma duração muito superior às anteriores com vítimas na ordem dos milhões em todos os países que caírem, debaixo do poder alemão e dos grupos financeiros. Em Portugal há já 3 milhões de portugueses abaixo da linha de pobreza, e onde a capacidade de cuidar dos doentes e feridos e enterrar os mortos é cada vez menor, dado os cortes consecutivos na saúde na ordem das centenas de milhões de euros e mesmo, cortes nos subsídios de funerais para enterros dignos.)
* Stiglitz: Com as actuais políticas em Espanha e na Europa “não há luz ao fundo do túnel”
(“O euro esteve assente na premissa de que os mercados são eficientes e estáveis. [No entanto], todas as evidências dos últimos 200 anos de capitalismo apontam na direcção contrária” […])
* Cortes sugeridos por Governo grego para 2013 considerados inconstitucionais
* Euro Zone Aims for Greek Bailout Deal on Nov 12 Dia Merkel em Portugal… coincidências…
* Jornalistas gregos suspensos por crítica a ministro Demo-cracia cada vez mais vincada…
(Dois jornalistas de uma popular emissão televisiva da manhã foram suspensos depois de fazerem comentários sobre o ministro do Interior, e um jornalista de uma emissora regional foi detido depois de ter ameaçado divulgar dados sobre acordos entre o Governo grego e a troika recolhidos pelo grupo de hackers-activistas Anonymous.)
* Greek police, firefighters, coast guards, medics protest against cuts
* Half of all construction workers have lost their job since 2008 Grécia
* Sweden pays jobless youth to move to Norway
* Don’t cry for me, François
(E não se esqueçam, a França já não tem a sua moeda nem os instrumentos da sua soberania monetária. Está à mercê de outros.)
* ‘The Economist’: França e Alemanha revivem traços do capitalismo de Estado
* Atividade industrial na zona do euro cai pelo 15º mês seguido Tic,tac,tic,tac…
* Mercado de carros novos na Europa cai a níveis de 1993
* ‘Land grab’ as families are uprooted to make way for luxury resort that will host EU ministers Laos

* How the Bank botched the crash – AND the recovery: Governor and staff weren’t prepared, say three damning reports
* Investors skirt new shorting curbs to bet on EU woes
(Novas regras para parar os especuladores de piorarem a crise da dívida na Europa ao apostaram no incumprimento dos títulos soberanos estão a levar os investidores a encontrar formas alternativas para se segurarem contra ou lacrarem das más notícias na região.)
* RBS perde mais de 1.700 milhões de euros no 3.º trimestre
* Ulster Bank posts €310m Q3 loss
* Ulster Bank IT failure cost bank over €100 million
* Banks have turned courts into “collection offices,” say judges Espanha
([…] estão deliberadamente a adiar os leilões de propriedades que antecedem os despejos, na esperança que os preços voltem a subir.)
* Banks set for ‘race to bottom’ over basic accounts Vampirescos…

* Canada economy shrinks in August, clouds outlook
* Japan Firms See Billions of Dollars in Revenue Lost as Tokyo-Beijing Row Churns On
* Japanese electronic giants Sony, Sharp and Panasonic face up to a gloomy future
* País amplia medidas de defesa comercial Brasil – Proteccionismo, o futuro novo normal…
* Africa Is Rising! At Least Its 1 Percent Is


(As frágeis linhas que sustentam o nosso sistema social moderno)

* População afetada pelo Sandy enfrenta falta de energia e de alimentos
* Shocking images show desperate New Yorkers digging through dumpsters for food as downtown Manhattan embarks on fourth night without power
* ‘I don’t know how we’ll survive. All the shops are closed. People are without food and water’
* Hurricane Sandy Looting, Fights Plague South Brooklyn (PHOTOS)
* Falta de combustível devido a Sandy enfurece americanos
* Troopers Deployed To N.J. Gas Stations As Frustration, Massive Lines Form At The Pump
* Why East Coast Gas Shortages May Not End for a Week
* Outages Expose Wireless Carriers’ Backup Plans
* Nova York teme invasão de ratos pós-Sandy

* AIG Earnings and Revenue Exceed Expectations
* Napolitano: US financial institutions ‘actively under attack’ by hackers
* ‘I totally f***** with the Palo market today’: Damning emails of Barclays traders boasting about how they rigged energy prices to make profits A podridão – Mais uma…
* Nomura é envolvida em novo caso de vazamento de informações Mais uma…
* Bank tricking customers to fix ‘trackers’ — claim Mais uma…
* Op-Ed: U.S. voting system lacks transparency and is open to fraud Limmm…pass…
* International observers say states out of line
* Rothschild planning counter bid to buyout Bumi with help from political friends
* Google files seized in Paris police raids
* Será que a OTAN roubou 150 bilhões da Líbia?
([…] desapareceram 150 bilhões de ativos líbios, “congelados” outrora nos bancos estrangeiros. […] Ninguém sabe ao certo, aonde e como este dinheiro se foi. Existem apenas informações esporádicas da imprensa de que estes meios eram retirados por bancários ocidentais e “lavados” através de zonas de offshore. Agora fazem-se de tentativas de descobrir, aonde tinha ido o dinheiro líbio mas na minha opinião as chances de que ele seja encontrado são mínimas.”)
* Criminals can stay in UK to avoid ‘shame:’ Malaysian criminal avoids deportation after claiming it breaches her human rights

* Iran clamps down on gold exports
* Turkish gold trade booms to Iran, via Dubai
* Governo trabalha para manter o dólar a R$ 2, diz Pimentel Brasil

* A life under surveillance
(Mesmo que que seja pacífica a natureza das suas acções, o simples facto de protestar significa que as vidas dos activistas se assemelha à do Tony Soprano. Vigilância, intimidação policial e polícias à paisana são perigos rotineiros que têm de gerir. […] Ser constantemente tratado como um criminoso, mesmo quando não está a fazer nada de ilegal, exclui qualquer um de uma sociedade normal. […] A mensagem é clara: se participar em activismo nada está fora dos limites […] O que significa esta vigilância intrusiva dos activistas para uma sociedade quer se diz campeã da liberdade de expressão no mundo? Como podemos justificar a rede de vigilância de tal forma ampla, perturbando a vida de tantos, e aparentemente por tão pouco? A verdade é que sofrer este tipo de pressão psicológica – que é o que isto significa – não é algo que esteja no reino das fantasias paranoicas ou dos mafiosos. É um problema que se tornou rotineiro para quem faça parte até das mais insignificantes formas de dissidência.)
* Police state: Growth rate of US cops exceeds population growth
* America’s prison problem
* Bahraini activist gets 6-month jail term for Twitting
* UK secret courts’ plans breach human rights, watchdog says
* Mask avengers: Canadian protesters to show faces or get 10 years in jail
* Facebook censors Navy SEALs for claiming Obama denied them help
* Russian ‘internet blacklist’ goes online
* Tunisia extends state of emergency through January 2013
* Turkey using anti-terrorism law to quash debate, UN says

* NHS millions for controversial care pathway Mais do capitalismo médico…
(A maioria dos hospitais em Inglaterra estão a receber recompensas financeiras por colocarem pacientes em fase terminal numa controversa “lista” para a morte,[…])
* Encephalitis vaccine deemed safe; no link found to deaths Pois…
* Doses of most popular statin to be slashed after fears over side-effects
* China to stop using organs from executed prisoners
* Seismic blast for blue whales
* Cleanup begins after 15,000 fish die in Galveston
* Astronautas estancam fuga de amoníaco na Estação Espacial Internacional
* Series of Minor Earthquakes in Northeast Iceland
* America’s nuclear safety under scrutiny after Oyster Creek’s Sandy alert

* Ex-nuclear plant worker accuses employer
* Ministry finds sloppy Fukushima dose monitoring
* Above-Limit Cesium Found in Fukushima Rice
* Nuclear regulatory body starts studying disputed fault at Oi plant
* MOX plant construction shown

* Lucro da Chevron cai com menor produção e paradas para manutenção
* The Paradox of Energy Efficiency

* US warns Israel off pre-emptive strike on Iran
* Israel invests millions in drive for elite ‘cyber warriors’
* Syrian rebels execute unarmed government soldiers; dozens killed in fighting
* US plans to establish new Syrian opposition force in Qatar meeting
* Car bomb near Turkish military base injures five
* Turquia pediu mísseis Patriot à OTAN

* Israel admite que matou “número dois” de Arafat
* Ex-presidente turco Turgut Ozal foi envenenado
* Consulado dos EUA em Bengazi alojava missão da CIA
* China and Japan: Who will lose patience first?
* Chinese surveillance ships sail near Senkaku Islands for 13th day
* Photos show second China stealth fighter prototype
* China está construindo dezenas de bombardeiros porta-mísseis

* South Africa police fire tear gas to disperse striking miners
* Angry Yemeni civilians call on US to stop drone attacks
* Israeli Teachers strike at cutbacks in program for dropouts

Drug companies trial drugs on people in India (31Oct12) Capitalismo médico!!!

Press TV’s Documentary – Who Rules America? (IV) A história dos meios de (des)informação colectiva…

An Empire of Debt Leading to a “Crack-up” in the Global Monetary System w/Bill Bonner!

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 02/11/2012, in Mais Notícias, Notícias, Outras Notícias do Dia and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: