Notícias do Dia 28/09/2012

* Clima social: 98% dos portugueses dizem que situação é má
(Pior só a Grécia, com 100%.)
* Portugal at flashpoint as austerity lights fires in mild-mannered populace Lá por fora…
(“Nós somos calmos, respeitamos a lei, mas 1 milhão de pessoas nas ruas, é 10% da população. Se não conseguirem ver que este é um país que se está a erguer contra este tipo de políticas, que mais teremos de fazer?” […] Agora a questão é saber se os protestos criaram uma marca permanente; se foi o ponto em que os ponderados portugueses dizem basta. De volta a Vialonga, o pai de Marina pensa que se ainda não o foi, então o momento estará bem próximo. “As coisas estão a ficar muito tensas agora,” diz. “Poderá quebrar muito facilmente – e muito depressa.”)
* Estado deu benefícios fiscais a empresas de 2,6 mil milhões em dois anos
(Os incentivos fiscais concedidos em dois anos representam assim mais de metade do esforço de consolidação previsto para o próximo ano que, segundo o ministro das Finanças é da ordem dos 4,9 mil milhões de euros para atingir a meta do défice orçamental de 4,5%.)
* Mais de metade dos benefícios fiscais de 2011 passaram pelo offshore da Madeira
(No topo das sociedades que mais receberam em 2011, aparecem a CSN Europe Lda, com cerca de 186 milhões de euros, a Namisa Europe Lda, com 119 milhões de euros, e a Millennium BCP Participações, SGPS, com 98 milhões de euros.)
* O que faz a empresa que recebe mais benefícios fiscais?
(A Livermore assume assim os contornos de uma empresa de fachada, sem actividade conhecida ou funcionários, através da qual a multinacional norte-americana pode obter benefícios fiscais. A Renascença constatou que a Livermore tem de resto uma sede que é comum a centenas de empresas sediadas na zona franca da Madeira: a sala 605, no sexto andar do edifício Marina Fórum do Funchal.)
* Recessão deve tirar 4,6 mil milhões de euros ao PIB Pufff…
* Produção industrial caiu 2,2%
* Défice do ano passado foi maior do que o previsto
([…] que passa de 4,2 para 4,4% do Produto Interno Bruto e a dívida pública de 107,8 para 108,1% do PIB.)
* Défice público foi de 6,8% na primeira metade do ano Surpresa só para quem anda distraído…
* Governo prevê défice 700 milhões na Segurança Social em 2012 A pagar aos banqueiros…
([…] contrasta com o saldo positivo de 98,5 milhões de euros projetado pelo Executivo em março.)
* Dívida pública deve superar 198 mil milhões de euros este ano
* Governo estuda corte geral na duração do subsídio de desemprego Corta em quem já quase nada tem…
* Apoio a alunos deficientes gera ‘guerra’ entre Governo e CERCI
* Racionamento é dizer “temos um medicamento bom, mas para si não há”
* “Vamos regressar ao princípio Ceausescu de que o mais barato é o doente morto?”, questiona Ordem dos Médicos
* Ordem dos Médicos investiga membros do Conselho de Ética Independentes?
(“A Ordem dos Médicos verifica que todo o parecer é uma tendenciosa construção que visa tentar justificar eticamente o racionamento em Saúde, sem limites definidos, o que é uma inultrapassável contradição ética” […])
* Obviamente
(Qual é então a alternativa? É necessário, em primeiro lugar, cessar a espiral do endividamento e libertar recursos para o relançamento do emprego. Chegados a este ponto, isso implica renegociar o memorando de entendimento com a ‘troika’ e declarar uma moratória ao serviço da dívida, mas esses são apenas os primeiros passos indispensáveis.)
* Morre que és despesa No país do vale tudo…
(No “tudo” inclui a dignidade de quem está nos últimos meses da sua vida. “Será que mais dois meses de vida, independentemente dessa qualidade de vida, justifica uma terapêutica de 50 mil, 100 mil ou 200 mil euros?”
Onde acaba o “racionamento ético”? E se for um ano? Já vale a pena? E dez anos? No fim, não vamos todos morrer? E se forem 20 mil euros? E se o doente tiver recursos para pagar o tratamento, pode viver mais uns meses? E que tal aprovar um quadro para o tempo merecido de vida com os valores correspondentes? Em que valores exatos, medidos em meses de vida/euros, para o médico de lutar por um ser humano que entregue as suas derradeiras energias a sobreviver? […] uma vida, um mês de vida que seja, não tem preço. É isso que separa a civilização da barbárie. E no dia em que o médico passa a contabilista sabemos que nada estará entre nós e quem tem de fazer as contas. Que alguém deixou de cumprir o seu papel. O do médico não é medir o valor financeiro dos últimos dias que vivemos. É lutar por nós. […] Poderemos, coisa que nos fazia falta, medir o BPN em meses de vida. Refrescante.)

* PPP vão pesar aos bolsos dos portugueses 13 mil milhões de euros nos próximos dez anos
* Concorrência reconhece que coimas aos grandes distribuidores não são dissuasoras
* Protecção da reserva ecológica nacional desmantelada No país do vale tudo…
(A nova Lei de Bases do Ambiente proposta preconiza esta situação, remetendo para o futuro várias legislações incertas que acautelarão, de modo abstracto, o estado de conservação do território nacional.)
* Borges defende privatização da CGD Ah pois não Sr Goldman Sachs…
* Ex-ministros suspeitos de burlar Estado
* Câmara de Lisboa paga 19 mil euros a Mega Ferreira por estudo que já tem Uma distracção – sarcasmo…
* Presidente da ERC critica “ditadura do medo” na comunicação social O estado da mãonipulação…
(O jornalismo está a ser vítima de uma “doença silenciosa” […] “Há uma vertigem da agenda mediática”, que está “cartelizada e é pouco diversificada”. E que apresenta “uma overdose de notícias”.)
* Trabalhadores da Lusa temem “liquidação da agência Para ajudar no alastrar dos silêncios controlados…

* FMI optimista com evolução da economia da Islândia
* O Anel de Nibelungo
(Por uma vez, os líderes europeus deviam fechar-se numa sala sem ser para falar de uma moeda. Mas para falar de sociedades. De Nações. De europeus. Pode o euro não implodir se um país explodir? Só outra política europeia salvará a própria Europa. De outra forma, a bandeira azul estrelada que já não representa ninguém passará a não representar nada. O euro vive da Europa, não o contrário. Mas estamos tão consumidos nos problemas orçamentais que não vemos o retrato largo de um continente a desfazer-se. Os radicais temeram a guerra entre povos, mas não previram a ruptura dentro dos povos. […] A crise sempre foi da moeda única, mas rompeu na periferia, por fragilidade específica dos países da periferia. O facto de o Norte nos tratar como ovelhas ronhosas não é apenas indigno. É provocatório. E é errado até para quem se julga próspero. Porque a política europeia para os aflitos está a falhar. […] Democracia não pode ser o oposto de reformas e, se o for, que prevaleça a democracia. Essa é apenas uma das perfídias deste tempo. Não há erros de comunicação, há falta de política. As Nações são mais que devedores. A sociedade é mais que a economia. A paz nunca é troca de uma moeda. Mas quem não perceber que a Europa está a viver um tempo histórico de desagregação, impiedosa e incontrolável, só acordará quando ouvir a sua vidraça estalar. […] Querida Europa, somos nós. Está aí alguém?)
* Will the eurozone survive the winter?
* Berlusconi diz que Berlim devia sair do euro, Alemanha fala em proposta ‘absurda’ Verdade…
* Spain must leave the euro Verdade…
(A busca utópica da moeda única está a condenar a Europa às trevas económicas. A arrogância política eclipsou o bom senso económico. […] Espanha diz necessitar de aproximadamente 60 mil milhões de euros para recapitalizar os seus bancos mas é amplamente defendido que isso é subestimar a verdadeira dimensão do problema. Analistas da City colocam as necessidades necessárias para restaurar a credibilidade perto dos 150 mil milhões de euros, ou 15% do PIB. […] Há apenas uma conclusão a retirar disto tudo; mesmo que os custo no curto prazo venham a ser profundos, Espanha tem de sair da moeda única. Espanha estará condenada se o fizer, mas condenada para a eternidade ficará se não sair. As políticas da Zona Euro não oferecem uma forma plausível de se retornar à prosperidade.)
* Spain reaching breaking point with another round of crisis cuts
* Greece’s Great Depression
(Não sejam levados pelas imagens dramáticas que passaram na televisão dos tumultos na praça Syntagma; isso, comparado com marchas mais recentes, foi um dia bastante calmo em Atenas, e a vasta maioria veio marchar com intenções pacíficas. […] As sondagens mais recentes mostram que partido neo-nazi Chrysi Avgi (Aurora Dourada) está em terceiro lugar nas intenções de voto, à frente do desacreditado partido socialista PASOK. […] Em desespero, os gregos estão cada vez mais à procura de soluções extremas.)
* Funcionários públicos protestam em Roma contra medidas de austeridade
* Ireland: Still Paying
([…] muitos dos beneficiários desse bailout aos bancos foram eles próprios privados pertença de instituições financeiras na Alemanha, França e um pouco por todo o lado na Europa. […] O que sabemos é que a Irlanda, na realidade, salvou bancos estrangeiros a quem os bancos irlandeses deviam dinheiro, e que os contribuintes irlandeses ficaram com a conta para pagar.  […] A Irlanda tem a sua quota parte de culpa nos erros antes e durante a crise financeira. Mas uma quota parte que não é inferior da actual pressão que se vê colocada tem directamente a ver com o tratamento generoso dos credores dos seus bancos comerciais. Isto foi feito a comando do BCE, e em amplo benefício dos seus vizinhos. Os contribuintes irlandese não deviam de ter arcar sozinhos com toda a carga.)
* Défice dos países da zona euro em 2012
* France public debt exceeds 90% of GDP
* PIB da França é zero pelo terceiro trimestre seguido
* Ricos e grandes empresas entram no alvo da austeridade francesa
* Greek retail sales plunge amid recession
(8%)
* Irish retail sales fall by 0.6%
* Finalmente revelado o segredo dos 3%
(“chegámos a estes 3% em menos de uma hora, ali ao canto da mesa, sem qualquer fundamento teórico. Mitterrand precisava de uma regra simples que pudesse ser apresentada aos ministros que iam ao seu gabinete pedir dinheiro. […] Precisávamos de uma coisa simples. E 3% é um bom número e já percorreu décadas, e faz-nos pensar na Santíssima Trindade.”)

* Avaliação ao setor financeiro espanhol “detalhada e transparente”, sublinha Lagarde Para quem se lembra do rigor dos testes de stress que antecederam este…
* Maioria da banca espanhola «solvente e viável», não necessita de capital adicional Para relembrar daqui a uns meses…
* Fuga de capitais supera os 235 mil milhões em Espanha
* Greece may seek Spanish-style rescue of banks as part of debt crisis solution Matem-se as pessoas mas salve-se os bancos!
* Bank deposits fall further across eurozone Tic,tac,tic,tac…
* Deutsche Bank evacuates 40 workers after white power found in building

economia

* Top investors expect financial tsunami in next year: survey
(“Em 2008, a melhor coisa que poderia ter feito era ter colocado o seu dinheiro debaixo do colchão, essa também poderá ser a melhor estratégia actualmente.” […] “Este receio é a razão do porquê tanta gente ter dinheiro vivo. Alguns fundos têm até 40% do seu dinheiro em dinheiro vivo, o que historicamente muito elevado. Usualmente, até os fundos mais preocupados com o risco teriam no máximo apenas 5% em dinheiro.”)
* Fed’s Plosser: Tying Monetary Policy to Jobless Rate ‘Very Dangerous’
(“Estamos a navegar em território desconhecido, não apenas na política monetária mas também na nossa economia e as dificuldades que estamos a enfrentar,” […])
* Sentier: Household Income Has Dropped 8.2% Under Obama
* Homeless children in shelters on the rise in NYC but many are turned away
([…]o número de crianças em abrigos seria superior caso não fosse o facto de a 65% das famílias sem-abrigo lhes estar a ser rejeitada a admissão.)
* Negative outlook for half of listed companies in Q3 China – Paragem
* Japan Aug. Industrial Output Down 1.3 Pct
* Superávit primário tem o pior agosto desde 2002 Brasil – Paragem…
* Slain Honduran lawyer complained of death threats
* Malaysia’s environmentally sustainable ‘smart villages’

* ‘Drunken’ Broker Sent Oil to 8-Month High in 2009: Report
* Libor Riggers May Be Criminal, Even If Acts Not Illegal at Time
* Goldman Sachs pays $12m to settle ‘pay-to-play’ charges Mais uma…
* Iviron hedge fund manager fined £900,000 for market abuse Mais uma…
* Lehman Brothers condenada por enganar igrejas e ONG’s Mais uma…
* Bank of America pagará US$ 2,43 bilhões por processo após compra do Merrill Mais uma…
* Short Sales Rose in First Half of September
* Major banks hit with biggest cyberattacks in history
* 2012 US campaigns have cost more than $4bn, election commission says
* ‘Britain built too much’: Cash-strapped Afghanistan may shutter schools and clinics
* High-volume opiate production in Afghanistan A liberdade do ocidente…
(O volume de opiáceos produzidos no Afeganistão é tão elevado que é impossível vendê-los porque não existem consumidores para tais quantidades.)
* Broadcast signal of Syrian news channel hijacked
* Scientists say BP used courts to attack oil spill research Shhh…

inflação

* BofA Analyst: Gold Could Hit $3,000 an Ounce
* Silver Is Outshining Gold by a 2-to-1 Margin: Lydon
* China switches on printing press to cope with economic hurdles
* Yuan Hits High Against U.S. Dollar
* Brazil Says Too Costly to Bring Inflation to Target in 2012
* Forte aceleração da inflação em Espanha
(3,5%)
* Inflation steady at 3.2% in September Itália
* Inflação em alta nos EUA

* Estados europeus sugerem botão para denunciar conteúdos terroristas na Internet Orwell
(“o documento mostra o quanto os debates internos nessa iniciativa se afastaram dos seus objectivos publicamente declarados, assim como das normas jurídicas fundamentais que sustentam a democracia europeia e o Estado de direito”.)
* Be careful, she might hear you Austrália – Orwell
([…] um requerimento para que os fornecedores de internet e telecomunicações guardem os registos de pelos menos dois anos para que as agências do governo os possam acessar.)
* US rapidly increased electronic surveillance
(O Departamento de Justiça dos Estados Unidos colocou sob escuta mais telefones nos últimos dois anos do que durante toda uma década antes disso, […])
* ‘Worst copyright law in history’: Panama set to crack down on piracy
([…] dá às polícias liberdade total para perseguir e punir quem partilhar ficheiros e puni-los directamente, e garante aos polícias prémios com base nas multas cobradas.)
* The Plot Against Occupy
(Como o governo transformou cinco desalinhados na célula terrorista mais miserável do mundo.)
* Americans already detained under NDAA? PIDE e SS…
* Amnesty International condemns ‘shocking’ California prison cells
* Judge: City of Austin Policy Violates Free Speech
* U.S. and Russian experts turn up volume on cybersecurity alarms

* Why Are the Freemasons Collecting Our Children’s DNA?
(Os defensores das teorias da conspiração já não necessitam de teorizar mais. Como páginas de uma novela de ficção que ganhou vida, […] Ganhou vida à superfície como um projecto de identificação de crianças, para o caso dos seus entes queridos serem sequestrados. […] Normalmente são registados o peso, a cor do cabelo e a cor dos olhos, além de um conjunto de impressões digitais e, esperamos nós, uma fotografia actual. […] Com avanços na tecnologia, começaram a oferecer impressões digitais, imagem digital, vídeo digital, impressões dentárias e amostras bocais de ADN. […] Consideremos a função de uma amostra de ADN. Se desaparecer uma criança irá a polícia remexer em todos os copos e pedras para encontrar o seu rasto? No vídeo é afirmado que poderá ajudar Mason a encontrar o odor, mas na realidade as últimas roupas usadas pela criança irão fornecer um odor mais intenso, por isso este não pode ser o propósito. […] já registaram 1,5 milhões de crianças. O objectivo é documentar o máximo possível de crianças […])
* Dementia risk from sleeping tablets: Pensioners on pills taken by 1.5m are 50% more likely to be hit, warns Harvard study
* Pre-cooked frozen chips served in restaurants and fast-food chains ‘could cause cancer’
* Chemical in nonstick cookware linked to child’s weight
* Chevron paga multa de 35 milhões referente a vazamento de óleo no Campo de Frade
* Sardines and anchovies risk disappearing from the Adriatic
* Nature’s water purifiers help clean up lakes

* Two typhoons approach Japan
* J-Power to finish building Ohma nuclear plant
* Fukushima residents failing to complete radiation-dose paperwork

* Mexico looking at risky deep water oil Raspando o fundo do tacho…
* Protect Canadian ownership of oil sands firms, executives urge
* Total warns against Arctic oil drilling, says spill risk is too high
* Petrobras tem em agosto menor produção de petróleo no ano
* Emergency loan for Greek electricity market operator to prevent energy crisis
* Jersey power cut caused by loss of cable with France
* Chinese Slowdown Idles U.S. Coal Mines Paragem…
* Twenty gas-fired power stations planned for the UK
* Nuclear power is the Betamax of the energy world
* ‘Miracle’ crop could invade like kudzu O novo anjo salvador. Quantos já passaram por aqui?
(É apresentada como a campeã das colheitas para energia que tem um retorno de etanol por hectare três vezes superior ao milho, uma relva de crescimento rápido que é ideal para criar combustível automóvel sem ter de se ocupar terras aráveis que são escassas. […] Mas a erva tipo bambu tem um lado obscuro. Alguns cientistas apelidaram a arundo como “a planta do inferno” e colocam-na entre as 100 plantas mais invasivas do mundo.)
* Tight water supply seen threatening Lima’s growth
* Betting the farm on hunger Enquanto anda tudo de volta do factor especulação o factor preço do petróleo vai sendo constantemente subtraído da equação…
(Se for realizada uma reunião de emergência, não esperem “nada do G-20 em relação à especulação financeira”)

* ‘Israel is creating Iranian existential threat to preserve nuclear monopoly’
* Iran Optimizes S-200 Missile Shield to Hit High, Mid-Altitude Targets
* EUA anunciam ajuda de mais US$ 45 mi para rebeldes sírios Os reis da hipocrisia…
* Report: Hezbollah increases support of Assad, sends fighters to Syria
* Confrontos “sem precedentes” em Alepo
* Regime sírio transferiu armas químicas por segurança, dizem EUA Hmmm…

* Inteligência dos EUA indica ligação entre Al Qaeda e ataque na Líbia Os queridos amigos e queridos inimigos…
* Afghans want peace, but they are caught between forces they can’t control
* U.S. Unit’s Africa Deployment Will Test New Regional Concept Novo palco de guerra…
* US assassination drone strike kills 3 in southern Somalia
* US drones – the most humane killers Os reis da hipocrisia…
* Top military chiefs go cold on nuclear deterrent Inglaterra
* Na ONU, China acusa Japão de roubar ilhas em disputa
* S.Korea calls island issue “Japan’s 2nd invasion”
* Japan has its hands full with multiple territorial rows
(Para além das Senkakus, disputas com a Rússia e a Coreia do Sul teimam em não desaparecer.)
* New Sino-US spy scandal
* US Air Force knew of crippling F-22 flaws for a decade

* Confrontos com polícia em marcha de estudantes (com fotos) Chile

Richard Wolff – Spain & Greece – Is This What Collapse Looks Like?

Israel Lobby: Attack Iran First, End Israel Apartheid State| Heroes and Villains Os psicopatas!

Fukushima-Radioactive Plume circulating around the earth by 40 days

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 29/09/2012, in Mais Notícias, Notícias, Outras Notícias do Dia and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: