Notícias do Dia 18-19/02/2012

A História repete-se de forma consistente, aparentemente de modo interminável, perante a apatia da ignorância consentida dos Zé Esquecidos do mundo que só sentem quando o mal (na verdadeira ascensão da palavra) chega até ao seu burgo e bate à sua porta com a força da violência do roubo, da injustiça, da tirania e da destruição.
Em mais uma tradução docsPT, Adrian Salbuchi:

“Quem governa a Grécia: banqueiros que põem pobres contra pobres”

* Greece shows us how to protest against a failed system
(A raiva demonstrada nas cidades gregas contra as medidas de austeridade inspira todos os que estão a sofrer em benefício dos bancos e dos ricos […] Como podemos pedir às pessoas que aceitem docilmente os ferozes cortes na qualidade de vida que as medidas de austeridade implicam? Queremos que eles aceitem que o imenso potencial de tantos jovens seja pura e simplesmente eliminado, com os seus talentos enleados numa vida de desemprego de longo prazo? Tudo isso para que os bancos possam receber o seu dinheiro, os ricos ficarem ainda mais ricos? Tudo isso, apenas para manter um sistema capitalista que há muito passou a sua data de validade, que agora oferece ao mundo apenas destruição? […] quanto tempo mais iremos ficar a assistir ao aumento das injustiças, a ver os sistemas de saúde a serem desmantelados, a educação reduzida até a um nível acrítico, as águas do mundo a serem privatizadas, as comunidades destruidas e o planeta rasgado para o lucro das empresas de mineração? […] Por todo o lado o dinheiro está a submeter toda a vida humana e não humana à sua lógica, a lógica do lucro. […] Todos somos gregos. Somos todos sujeitos cuja subjectividade está pura e simplesmente a ser espalmada pelo rolo compressor de uma história determinada pelo movimento dos mercados financeiros. […] A raiva pode facilmente transformar-se num evento nacionalista, numa raiva fascista; uma raiva que não faz nada para tornar o mundo melhor. Então é importante ser bem claro que a nossa raiva não é uma raiva direccionada aos alemães, nem mesmo uma raiva direccionada a Angela Merkel, ou a David Cameron, ou a Nicolas Sarkozy. Estes políticos são apenas simbolos arrogantes e patéticos do verdadeiro objecto da nossa raiva – o governo do dinheiro, a submissão de toda a vida à lógica do lucro. […] Por detrás do espectáculo de bancos a arder na Grécia está uma processo mais profundo, um movimento mais silencioso de pessoas que se recusam a pagar os transportes públicos, as contas da electricidade, as portagens, as dívidas aos bancos; um movimento, nascido da necessidade e convicção, de pessoas que estão a organizar as suas vidas de forma diferente, criando comunidades de apoio mútuo e cadeias de bens alimentares, a ocupar edifícios abandonados e terras ao abandono, criando zonas agrícolas comunitárias, voltanto para o campo, virando as suas costas aos políticos (que hoje em dia têm medo de aparecer na rua) e criando formas de democracia directa para tomar decisões sociais. Talvez ainda não seja o suficiente, talvez ainda esteja em fase experimental, mas crucial. Por detrás das espectaculares chamas, é a procura por esta criação de uma forma diferente de vida que irá determinar o futuro da Grécia e de todo o mundo.)

* Iceland’s debt comes in from the cold
(Na sexta-feira, a Fitch subiu o rating sa Islândia de BBB- para BB+. A subida marca a passagem da dívida da Islândia de lixo de volta para nível de investimento. Ao mesmo tempo, a Fitch declarou as espectativas económicas para a Islândia como estável, algo que era visto como inatingível há três anos.)
* Fitch sobe rating da Islândia para nível acima de “lixo”
(“A restauração da notação da Islândia para um nível não-especulativo reflecte o progresso feito na restauração da estabilidade macroeconómica”, […] As outras duas grandes agências de notação financeira – Standard & Poor’s e Moody’s – já haviam elevado as respectivas notações da Islândia a níveis acima de “lixo”.)
* Iceland’s Viking Victory
([…] O desemprego irá cair de 7% no ano passado para 6,1% este ano e para 5,3% em 2013. O défice era de 11,2% em 2010. Irá encolher para 3,5% este ano, e será quase inexistente no próximo ano. […] O país manteve o seu sistema social nórdico intacto e preservou a coesão social. Está novamente calmamente a voltar a properidade, […] O contraste com as ctástofres do desemprego e das espirais de deflação que assolam o arco da depressão da Europa é agora claro como a água. Aqueles que só pintam nuvens escuras que continuam a argumentar que uma saída da Europa seria um suicídio terão de começar a arrajar melhores argumentos.)
* A Greek tragedy (O outro lado da Islândia…)
(Hoje, humilhados e desorientados, incertos em relação até sobre o que significa ser grego, quanto mais europeu, os atenieses estão a ser fustigados pelo peso de cinco anos de recessão – e a prespectiva de talvez décadas de reformas incapacitantes e reestruturação de todos os aspectos das suas vidas.)
* Quebrada, Grécia vive sua grande depressão
(Recuo do PIB, erosão de empregos, rebaixamento social, explosão da mendicância e dos suicídios em Atenas não deixam dúvida: gregos já enfrentam sua bancarrota)
* Gregos protestam às vésperas de reunião do Eurogrupo
* ‘We Are All Greeks Now’ rallies in Europe, US

* Germany has forgotten the lessons of war reparations (Déja vu….)
([…] não foi a hiperinflação que conduziu Hitler ao poder, mas antes a depressão do início de 1930, que no caso alemão foi amplamente exacerbada pelas cíclicas ondas de austeridade que o governo da altura insistia em aplicar sobre o problema.)
* Na Espanha em crise econômica, culto a franquismo recupera fôlego Hmmm
(“Nos anos de Franco não tínhamos problema de emprego. Não se podia fazer greve nem protestar, mas havia trabalho para todos”, […])
* Espanha: 57 manifestações contra a reforma laboral este domingo
* Na Espanha, manifestantes lotam ruas contra reforma trabalhista
* Markets back Greek bailout hopes but German schism could still derail deal
* Europe Faces Larger Bill for Greece Hmmm
(A menor contribuição por parte do FMI reflecte os receios dos membros do fundo que este esteja a ficar demasiado exposto à Zona Euro, […])
* FMI deve entrar só com 10% dos € 130 bi de resgate grego
* Swap de bônus da Grécia terá cláusula de ação coletiva, dizem fontes Hmmm
(O governo grego está elaborando uma lei que poderá ser usada para impor perdas aos investidores que não apoiarem o swap da dívida, […])
* Everything Must Go! The Great European Fire Sale
* TAP vai ser privatizada a 100% até julho (Quem irá ganhar? Portugal?)
* UK retailers closed 14 stores a day in 2011
* Hungary public debt 80.3% of GDP at end-2011
* GREEDY EURO MPS DEMAND PAY RISE AS THE EU FALLS APART (No outro mundo…)

* BCE irá manter direito a reembolso de 50 mil milhões na dívida grega (Ajuda…)
* ECB ‘played role’ in Irish crisis
([…] «a política monetária do BCE também teve importância na causa da crise, alimentando a bolha do crédito na Irlanda e nos outros países periféricos.»)
* Figures reveal rise in troubled mortgages (Irlanda)
* Banks tell thousands in trouble: cut health cover (Irlanda)
(Os bancos estão a dizer a milhares de familias que estão em dificuldades e a tentar reestruturar as suas hipotecas que terão de cortar nos seus seguros de saúde, a educação privada, a compra de alimentos […])
* Inadimplência de bancos espanhóis registra nível recorde
* Lucro do Banco Finantia cai 72% para 3,1 milhões de euros
* BES emite 1,5 mil milhões de dívida com garantia do Estado

* Vídeo: “É falacioso falar do sucesso do leilão de dívida portuguesa” (Finalmente alguém fala desta evidência incontornável….)
(“É de todo falacioso falar sobre o sucesso dos mercados, no que diz respeito ao leilão de dívida de curto prazo, dado que a Grécia está praticamente falida, e ela mesmo tem tido sucesso nos leilões de curto prazo”.)
* Desemprego. Economistas dizem que indicadores são “aflitivos” e de “uma gravidade extrema”
* Licenças e locais de venda de armas crescem ao ritmo da crise
* Cavaco evita sair à rua desde polémica das reformas (Cada vez mais distantes…)
* Primeiro-ministro foi insultado e vaiado durante uma visita a Gouveia (Cada vez mais distantes…)
* Consumo de gasóleo teve em Dezembro maior quebra desde 1990 (Economia em paragem…)
* Produção na construção cai 0,2% em Portugal
* “É irrealista querer crescimento económico neste momento” (Um dos comentadores de banca(da) – Perguntem isso à Islândia!)
* Fitch: Portugal evita colapso da dívida com novo resgate (Grécia parte 2…)
* Instituto Kiel: Portugal terá de renegociar metade da dívida
(Mesmo com o PIB a crescer 4%, não há capacidade para pagar aos credores, […])
* Lisboa deve o triplo de Porto e Gaia
* Más condições ambientais matam todos os anos 16 mil portugueses

* Disabled people face unlimited unpaid work or cuts in benefit (Inglaterra – Uma das faces das demo-cracias sem escrúpulos nem alma!!!)
* Phillip Blond & Graham Allen: We need a magna carta for true local government
* Is Japan next?
(Os níveis de dívida do Japão dispararam para um nível que faz da Grécia parecer um caso de capital responsável. Wall Street já tomou nota, e está a colocar as suas apostas.)
* Insight: Japan slowly wakes up to doomsday debt risk
([…]«as probabilidades disto acontecer são mais elevadas do que os mercados pensam,» […])
* Economy at a standstill (Japão)
* Is China faking its economic growth?
* Jim Rogers: Buy Assets That Thrive When Governments Fail
([…] «os governos mentem, distorcem e cometem erros,» […])
* Europe car sales slump amid debt crisis
* Ferrari posts record sales in 2011 (No outro mundo…) !!!
* CBO: Longest Period of High Unemployment Since Great Depression (EUA)
* Beverly Hills Homeowners Increasingly Walking Out On Mortgages (EUA)
* Atividade econômica da Argentina cresce 5,5% ao ano em dezembro

* Lei que pune suborno nos EUA assusta brasileiros Hmmm
* Wall Street insider blasts his industry
* Foreclosure abuse rampant across U.S., experts say (Mais uma…)
* MBIA Adds to Fraud Claims Against BofA’s Countrywide (Mais uma…)
* After MF Global, traders hold tight to excess collateral (Medo…)
* Banks Deserve Some of Consumers’ Criticism: Wells Fargo CEO
* Lucro dos bancos chineses atinge novo recorde em 2011
* China says next World Bank president should be selected on merit not nationality
* Jornalista do ‘New York Times’ morre na Síria (Sim, e?)
([…] por um ataque de asma)
* Bahrain: The media war
* Afghan drug war debacle: Blair said smashing opium trade was a major reason to invade but 10 years on heroin production is up from 185 tons a year to 5,800

* Parlamento. “O ouro tornou-se um negócio apetecível e é necessário perceber porquê” (A inocência dos inocentes… Portugal)
* China decide poupar menos para estimular economia
* High Food prices main reason behind hunger in India
* Price hikes catch up to U.S. food makers
* Rising Fuel Prices Push CPI to Highest Gain in Four Months (EUA)
* Diesel price reaches record high (Inglaterra)

* Behind the closed doors of poultry processing
* Poachers slaughter 200 elephants in Cameroon national park in six weeks
* Organic, baby foods high in arsenic content

* Factbox: Japan’s hidden nightmare scenario for Fukushima
(Múltiplas explosões de vapor e de hidrogénio e a perda das funções de arrefecimento nos seis reactores da central nuclear da Tokyo Electric Power Co’s Fukushima Daiichi […] Centenas de varas nucleares usadas, apinhadas nas piscinas de arrefecimento na central, derreteram e fundiram-se com o cimento, depois cairam para os níveis inferiores dos edifícios.)

* Exclusive – Europe’s big buyers cut ties with Iran oil (A sério?!?!)
* Irã para de vender petróleo a companhias britânicas e francesas
* Iran oil sanction could jump oil to $200: Societe Generale
* MENA oil producers may fall short on $100bn plan
* Nigeria Fuel Shortage
(No terceiro maior produto mundial, a maioria dos viajantes e motoristas estão a ficar encalhados devido a uma severa falta de combustível.)
* Gas Rush (Trinidade e Tobago)
* Spain Says $31 Billion Power-System Debt Burden Must Be Shared
* Shut furnaces help Eskom ease shortages (África do Sul)
* Another reactor to shut down, leaving only 2 units online in Japan
* Renewable fuel scales up, hits bumps
* Serious water shortage hits Luanda
* More water shortages for China?

* Iran Nuclear Coverage Echoes Iraq War Media Frenzy
(«Já não vimos este filme?»)
* US officials believe Iran sanctions will fail, making military action likely (Rufam os tambores…)
* Temor de que Irã ‘se blinde’ de ataque leva Israel a acelerar planos de guerra (Rufam os tambores…)
* Iran is in crisis – but it suits everyone to exaggerate its power
* Who is stronger: Iran or the West?
* UK itches to taste Iran might at sea
* Report: Mossad chief visited New Delhi days before attack on Israeli officials (Coincidências…) Hmmm
* Israel says Iran, Hezbollah plotting more attacks
* Pakistan ‘would support Iran’ in the event of conflict with US Hmmm
* U.S. drones reportedly monitoring Syria; China wants Syrian sovereignty respected
* Sanções estão provocando desintegração da Síria, diz empresário
* Guns & Glory in Syria: Al-Qaeda, US recipe for disaster
* Syrian conflict attracting foreign fighters, weapons
* Navios de guerra iranianos entram no Mediterrâneo
* Iranian naval ships dock at Syria’s Tartus port: Report (Rufam os tambores…)

* Pyongyang ameaça retaliar se Seul violar fronteira marítima durante manobras
* FBI arrests would-be Capitol bomber outside D.C. ?!?!? Hmmm
(Um marroquino de 29 anos quem as autoridades afirmam queria ser o primeiro bombista suicida em solo americano foi preso na sexta-feira depois de ter vestido o que pensava ser um colete explosivo […])
* Quatro feridos em dois raids aéreos israelitas (Gaza)
* Afghan army to cost U.S. billions of dollars after 2014 withdrawal
* UK to take major role in making new ‘eurodrones’
* UK funding violence in DR Congo (Os reis da hipocrisia…)
* FBI arrests man who dared to mock them

* Anonymous takes down government sites in massive anti-ACTA attack
* Cork teenager organises protest against ACTA
* How the government reads your emails without a warrant (EUA)
* FBI Seeks Developer for App to Track Threats on Social Media
* Lawmaker demands Homeland Security stops Internet spying
* Lawmakers Target Google’s Tracking
* Google admits tracking Safari users

* Envoy Confident about Global Spread of Anti-Capitalism Protests
* Ocidente da Tunísia volta a se rebelar
* Rally in Egypt city hit by soccer violence
* Rights group: China detains hundreds of Tibetans
* Pakistan: Security forces open fire on crowd protesting suicide bomb
* Senegalese opposition rally turns violent
* Argentineans stage protest rally against British-owned companies
* Activists occupying new nuclear site accuse EDF of ‘ignoring democracy’ (Inglaterra)
* Candidato presidencial ferido durante manifestação (Senegal)

Pushing EU values: Education or propaganda?
Vodpod videos no longer available.
Michel Chossudovsky: “al-Qaeda was created by the CIA”

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 18/02/2012, in Mais Notícias, Notícias, Outras Notícias do Dia. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: