Notícias do Dia 13/02/2012

Depois de toda a saga grega das últimas semanas, que tal uma visão mais crua sobre a saga dos que se julgam mais sagazes e superiores. A História conta-nos que os que mais se julgam capazes são aqueles que mais constuma destruir – é como a historia do macaco que conseguia saltar para o galho mais distante… até ao dia em que o falhou…
Max Keiser: Aproxima-se um holocasuto financeiro enquanto a Alemanha ataca a Grécia

* Germany’s Carthaginian terms for Greece
(A última vez que a Alemanha necessitou de um bailout dos credores mundiais, obteve melhores condições do que conseguiu a estilhaçada Grécia na última semana. […] O próximo parlamento grego irá estar apinhado de cuspidores de fogo “anti-memorando”, e qualquer tentativa das elites gregas para tentar que não ocorram eleições deverá inflamar os protestos de rua na direcção de uma revolução. […] Se Portugal entrar em espiral descendente semelhante à Grécia assim que a austeridade bater com toda a sua força – e por conseguinte falhar objectivo atrás de objectivo – é provável que o Sr. Schäuble se vire para Portugal com furia idêntica, porque é dessa forma que ele vê o mundo. […] Se achar, como eu acho, que a Grécia cometeu uma série de pecados mas que é também a primeira de várias vítimas de uma louca experiência ideológica que agrupou em conjunto economias com diferentes taxas de crescimento, com sistemas de trabalho diferentes, com padrões de produtividade diferentes, diferentes sensibilidades perante as taxas de juro e diferentes sensibilidades perante a inflação […] e isto é um desastre combinado com a redução de salários na Alemanha, e ainda mais combinado com uma violenta contracção fiscal e monetária na altura errada nos estados mais em risco, então só dá para esperar que a crise persista aconteça o que acontecer na Grécia.)

* “Grécia e Portugal deviam falir”
(1 – Há dois anos atrás, a maior parte dos decisores políticos europeus ainda acreditavam que a Grécia iria conseguir resolver a sua crise. Mas faltava-lhes experiência em lidar com crises financeiras. Nem sequer consultaram outros países que já tinham enfrentado crises nas décadas anteriores.
Armados com ignorância e arrogância, acabaram a repetir os erros de todos os outros. Pensavam que estavam a ser espertos quanto tiveram a ideia de uma contracção orçamental expansionista. E pensaram que o envolvimento voluntário do sector privado poderia ajudar.
2 – Tendo falhado em aprender com os erros dos outros, alguns deles estão agora a aprender por si próprios. Em algumas capitais do norte da Europa, os decisores políticos estão a começa a entender que o programa grego foi um falhanço monumental. E perderam a confiança nas políticas gregas. Ao entrarmos no quinto ano de depressão e a certeza de que o Produto Interno Bruto vai cair ainda mais sob a influência da austeridade, estão prestes a desistir da Grécia.)

* I fear for a social explosion: Greeks can’t take any more punishment
(O país está à beira do precipício. […] «Nada funciona. Todos deixaram de pagar e o estado não está apenas a ruir mas em paragem total,» afirma Giorgos Kyrtsos, um proeminente comentador político. «Estes tipos,» fala ele dos responsáveis da troika das agências europeias que negoceiam o bailout, «deviam perder o seu emprego. Erraram em todos os seus cálculos.» […] «Não queremos tornar-nos num estado marginalizado de terceiro mundo onde os cidadãos são forçados a viver com salários de escravos,» disse um deputado, pedindo o anonimato antes da votação. «Se asseitarmos estas medidas, será exactaente isso que irá acontecer.»)
* Governo grego expulsa 43 deputados
* António Costa Pinto duvida de que pacote de austeridade grego consiga ser aplicado
* Extrema-esquerda grega sobe nas sondagens e põe em causa acordo com a troika Hmmm
* Grécia aprova rigor em cenário de guerra
* Manifestantes enfrentam polícia na Grécia (Fotogaleria)
* 138 feridos, 67 detidos e 45 edifícios incêndiados em Atenas
* Ainda restam muitas pontas soltas no novo pacote de ajuda à Grécia (act.) Hmmm
(Negociações com a banca para perdão da dívida ainda estão em aberto. Acordo no Parlamento cumpriu apenas a “condição necessária”, avisa Berlim. Líder da Nova Democracia, e provável futuro primeiro-ministro, sinaliza que quer renegociar acordo logo após eleições. Eurogrupo reúne-se esta quarta-feira para decidir próximas etapas.)
* Depois das chamas, as lições gregas
([…] não é a rua contra a legitimidade democrática. É o espetáculo da democracia em derrocada. […] Ou será a democracia, por via de uma maioria eleita, a pôr um ponto final nesta loucura e salvar a Grécia de um regresso ao seu triste passado ditatorial ou será a austeridade a matar a democracia. […] Com a Grécia, o diretório europeu deveria aprender que está a pôr em risco não apenas a União, o euro e a economia europeia, mas as democracias na Europa.)

* Europa arrasada por forte onda de despedimentos
(Mais de um terço dos despedimentos mundiais realizados em 2012 foram realizados na Europa.)
* Alemanha coloca 3 mil milhões em dívida com custo zero
* Merkel and Sarkozy ‘allowed to hijack’ eurozone policy-making, says Anglo chairman
* Shocking injustice of austerity taxes revealed (A equidade irlandesa…)
([…] os que menos recebem foram os mais atingidos pelos aumentos nos impostos enquanto os que mais recebem no país contribuiram com marginalmente menos.)
* Hungary Most at Risk When Borrowing Costs Rise: Chart of the Day

* Germany seeks to assert its control of ECB Hmmm
* Low-Interest Loans to European Banks Prompt Concern
([…] os bancos enfermos enfrentam agora menos pressão para confrontar os seus problemas – limpar os maus empréstimos e outros bens danosos, ou mesmo reduzir as operações caso não haja esperança de salvação. O BCE, afirmam, pode estar inadevertidamente a gerar um grupo de “bancos zombie” como os que ajudaram a fazer de 1990 uma década perdida para o Japão.)
* Capital de risco. Fundos públicos com resultados “globais negativos” (Portugal – no jogo do casino…)

* Banco de Portugal paga salário médio de 4842 euros/mês (No outro mundo…)
* Deco recebeu em Janeiro quase 2300 casos de pedidos de ajuda por sobreendividamento
* Portugueses vão a Espanha comprar medicamentos
* IRS: “A maioria dos contribuintes vai ter uma redução drástica do reembolso”
* Só o Estado pode evitar uma vaga de despejos daqui a cinco anos Hmmm
* Fim do Carnaval custa 2,35 milhões ao Estado só em subsídio de almoço Hmmm
* Empresas privadas não vão aplicar aumentos em 2012
* Geração à Rasca: Governo desconhece a realidade do desemprego
* IEFP fornece dados dos desempregados ao programa Prós e Contras (Vende-se)
* Altas patentes inundam Defesa com protestos Hmmm
* Já há listas de espera para hortas nas cidades

* The true value of money – or why you can’t fart a crashing plane back into the sky
(As notas não valem o papel em que estão impressas. […] O dinheiro está destruído, e até que o admita-mos, todas as tentativas para recuperar a economia parecem destinadas a falhar. Parecemos passageiros num avião a cair a pique pensando que se todos nos peidarmos em simultâneo o suficiente, conseguiremos voltar a colocá-lo no ar. […] Toda a economia se baseia na suspenção da descrença. O mesmo acontece num conto de fadas, ou num desenho animado. Isto significa que independentemente do quão sóbrio se veste os especialistas financeiros, independentemente da sua linguagem, a economia que ele idolatram só consegue ser tão plausível quanto um episódio do SpongeBob SquarePants.)

* “Não tenhamos dúvidas: Entrámos numa nova era de conflito aberto entre os EUA e a Europa”
(Mais do que uma crise, o mundo está a viver uma “viragem radical”. A rivalidade entre a Europa e os EUA, com o início de uma “guerra cambial”, dita o início do século XXI.)
* Slump in shipping freight sparks fears for world trade (Volto a chamar à atenção para este indicador da saúde da economia REAL…) !!!
(Estão a crescer os temores em relação à indústria de transporte marítimo depois de emergir que os operadores estão agora a pagar aos clientes para usarem os seus navios.)
* Economia do Japão encolhe mais que o previsto no fim de 2011
(A baixa de 0,6% no último trimestre sacramentou a queda no PIB do ano passado, que encolheu 0,9%)
* Economia nipónica cai 2,3% entre outubro e dezembro
* Bernanke: Weak housing has hurt consumer spending
* On the Mortgage Settlement: There Is No Political Solution to a Math Problem (EUA)
* Exclusive: Obama to pitch lower corporate tax (Mais do mesmo para os mesmos de sempre…)
* Obama Budget Predicts $1.3 Trillion Deficit For 2012
* The world’s losing its workers. How will we compete? (Canadá)
* Pensioners going back to work ‘because they need money’ (Inglaterra)
* Japan GDP Shrinks More Than Expected in Fourth Quarter
* China Tells Banks to Roll Over Loans
(Como muitos dos empréstimos não são pagáveis, os bancos começaram a extender as maturidades para os governos locais para evitar uma onda de incumprimentos, […])

* RBS bankers arrested in tax fraud investigation (Mais uma…)
* Fury over moves to hold more court cases in secret which will ‘sweep away centuries of fair trial protections’ (Inglaterra)
* Military top brass being protected from cuts, Labour says (Inglaterra)
* DNA evidence revives mystery of nuclear protester’s murder and British Intelligence involvement as doubt is cast on killer’s conviction (Inglaterra)
* Vatican conspiracy leaks attributed to ‘power struggle’

* PRINTED MONEY ONLY BUYS US TIME
(Se imprimir um monte de dinheiro extra mas nada mais seja produzido, é provável que o preço das coisas suba ao nível da quantidade de dinheiro que foi imprimido.)
* Mudança invisível (Brasil)
(Um tombo no resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre de 2011 pode alterar sensivelmente as expectativas de inflação e a possibilidade de o BC adicionar ou não estímulos monetários à atividade.)
* Britain’s extreme QE is dangerously counter-productive
(A política monetária britânica, no mínimo, está a navegar em águas desconhecidas.)
* Lessons to be learnt from rampant inflation of the 70s
* New inflation fear as oil spike raises industry costs
* All public transport fares to rise (Grécia)
(25%)

* Almost 800 adverse reactions to swine flu vaccine identified
* Mystery disease ravages South America
* Chevron challenges $18bn Ecuador fine
* Brown haze ‘causing health problems in India’
* Op Ed: Unknown chemicals sprayed in Palestinian cars at checkpoints
* Red Bull off shelf over additive fears
* Plan to avert a real Armageddon: Scientists say nuclear bomb CAN save Earth from asteroid collision (and don’t worry, there’s no need to send Bruce Willis into orbit)

* TEPCO vigia reator 2 de Fukushima por possível subida de temperatura
* One reading of Fukushima reactor exceeds 80 C
* Fukushima No. 2 reactor temperature up to 82C, but not critical: TEPCO
* Fukushima Reactor Temperature Tops Key Line; No Criticality
* A Confused Nuclear Cleanup
(«Somos todos amadores,» disse. «Ninguém sabe realmente como limpar a radiação.» […])
* Nuclear accident scenario kept under wraps

* Iran ‘steals Iraqi oil to beat sanctions’ Hmmm
* Germany forced to tap into coal-power reserves
* VRA announces indefinite power rationing (Ghana)
* Protests against power cuts turns violent in Coimbatore (Índia)
* Gazprom’s Empire at the End of the Earth (As últimas fronteiras…)
* The clean tech meltdown
* UAE bans export of groundwater
* As ‘Yuck Factor’ Subsides, Treated Wastewater Flows From Taps
* Árvore do Milagre é Como Um Supermercado

* U.S. admiral says forces prepared to confront Iran
* Iran presses ahead with dollar attack (Comparações com o Iraque de Saddam e com a Líbia da Kadhaffi…)
(«A disputa sobre o programa nuclear iraniano não é nada mais do que uma desculpa conveniente para os Estados Unidos utilizarem ameaças para proteger o estatuto do dólar de “moeda de reserva mundial”» […])
* Indonesia says would study any barter approach from Iran
* Israel’s Mossad is using Azerbaijan to spy on Iran: reports
* US Navy: Iran’s prepared suicide bomb boats in Gulf
* Germany: Israeli military strike on Iran unlikely to succeed
* Up in arms: ‘Iraqi Jihadists and weapons flow to Syria’
* Syria: bodies in the rubbish pit suggest there is little mercy on either side
* Turmoil in Syria spreads to Lebanon Hmmm

* A ameaça fantasma
(O perigo de os muçulmanos dos Estados Unidos orquestrarem atentados terroristas foi exagerado pelas autoridades nos últimos anos, […])
* Maldives president says rich elite was behind coup to end his vision of privatised paradise Hmmm
* Maldives: islanders suffer the effects of brutal police repression
* Saadi Gaddafi warns of uprising in Libya: TV
* Report: Saudi Arabia to buy nukes if Iran tests A-bomb
* India Successfully Tests Anti-Missile System
* Pakistani Navy to Develop Nuclear-Powered Submarines: Reports
* Russian superlaser to be as good as H-bomb
* The Afghanistan Report the Pentagon Doesn’t Want You to Read
* Report: Israel’s Mossad still using foreign passports in undercover operations
* Egypt detains Australian journalist, U.S. student on suspicion of inciting protest
* Chinese patrol vessels spotted near Senkaku Islands

* Germany Puts Off Signing Global Anti-Piracy Agreement
* Criticado tratado internacional sobre direitos de autor Hmmm
* Anonymous também atacaram Grécia
* DHS reading your tweets and Facebook posts? Paul Callan calls it ‘very, very frightening’
* FBI’s Megaupload bust ‘has done little to reduce internet piracy’
* Irã restringe acesso à Internet e e-mails são bloqueados

* Spain: arrests at anti-labor market reform protest
* Baltasar Garzón protest draws 10,000 supporters
* [VIDEO] Oakland police arrest 3 people (EUA)
* Dezenas de detidos em manifestações em toda a Turquia
* Bahraini police fire tear gas at protesters
* Saudi anti-regime protesters hold demo in Eastern Province
* Russia Protests: Demonstrators Brave Cold
* Karachi rally condemns US policies (Paquistão)

US economic collapse-On the Edge with Max Keiser-02-10-2012 (Essencial…)

Video: Athens on fire as mass protest turns violent

Anti-ACTA Day: Thousands protest across Europe

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 13/02/2012, in Mais Notícias, Notícias, Outras Notícias do Dia. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: