Notícias do Dia 02/12/2011

* Recurso ao BCE dispara com bancos a perderem acesso ao mercado interbancário (A liquidez do mercado interbancário secou esta madrugada e os bancos tiveram de se socorrer dos empréstimos disponibilizados pelo BCE. […] «Olhe para o meu ecrã. Ele conta a história. Tenho um grande banco europeu disposto a emprestar e 40 bancos que querem contrair empréstimos. E veja os nomes, não são bancos regionais. São os grandes bancos da Zona Euro e eles não se conseguem financiar no mercado. Têm de ir ao BCE», disse um “trader” citado pela publicação londrina.)
* What have the central banks of the world done now? (Então onde irá a Reserva Federal desencantar todos esses dólares que irá emprestar a taxas de juro muitíssimo baixas? Adivinhou – a Reserva Federal irá criá-lo do nada. A nossa moeda está a ser degradada para que a Europa possa ser ajudada. […] É como um “quantitative easing” à escala global. […] Outra coisa que se destaca nesta última acção dos bancos centrais do mundo é o facto de nós não termos nenhum controlo sobre o que eles fazem. Todos estes bancos centrais são geridos por burocratas não eleitos que não respondem a ninguém. As decisões que estes tomam afectam todas as nossas vidas de forma muito significativa, e no entanto temos zero de força sobre essas decisões. A maioria das decisões que estes banqueiros centrais tomam parece beneficiar os grandes bancos e as grandes instituições financeiras. Estão sempre a dizer-nos que os benefícios irão chegar até nós. Mas a maioria das vezes, o que nos chega a nós são as dores económicas das suas más decisões.)
* ‘Central Banks’ Coordinated Move Has Solved Nothing’ (No máximo, dizem os comentadores alemães, a acção de quarta-feira apenas compra tempo – e não muito. […] « a maciça intervenção é um agudo grito de aviso. Ao que parece, o sistema bancário esteve perto do colapso.» […] «Os perigos de que algum banco europeu se tornasse ilíquido ou insolvente eram aparentemente mais elevados do que pensava a maioria.» […] «O facto é que a economia mundial está viciada em drogas – e elas são aquilo a que chamamos “crédito”. O fardo da dívida dos estados e dos bancos cresceu até a um nível tão elevado que uma difícil desintoxicação com consequências imprevisíveis só pode ser aliviada com mais dinheiro ainda». «É claro que os políticos irão olhar cada vez mais para os bancos centrais porque a abundância de dinheiro não necessita de aprovação dos parlamentos. E as consequências só se irão tornar claras daqui a uns anos, nomeadamente na forma de inflação cada vez mais intensa. Desta forma, tal qual viciados, só estamos a comprar tempo. E sem a essencial terapia, só estamos a tornar o tratamento e a recuperação cada vez mais difíceis». )
* Seamus Coffey: So much for central banks’ pact … we were here before and not so long ago («Hoje, o Banco do Canadá, o Banco de Inglaterra, o Banco Central Europeu, a Reserva Federal, o Banco do Japão e o Banco Nacional da Suíça vêm anunciar uma medida coordenada que intenta aliviar as continuadas e elevadas pressões sobre o dólar americano nos mercados de financiamento.» […] Isto foi o que os bancos centrais fizeram ontem, mas o testemunho acima foi feito em 18 de Setembro de 2008. Já aqui estivemos.)
* Shirakawa: Central Banks’ Liquidity Provisions Alone Won’t Solve Crisis

* British banks could ask taxpayers for more cash (Já aqui estivemos…)
* Piraeus Bank posts 9-month loss, hit by bad provisions (Grécia)
* Espanha: Analistas temem levantamentos em massa dos depósitos (Até Setembro, os depósitos eram de 1.392.637 milhões de euros, ou seja, menos 33.084 milhões que três meses antes.)

* «Europa está moribunda, está a morrer» («Estou recordado do [Jean] Monnet que quase chorava ao morrer, a pedir perdão por esta Europa que se estava a desenvolver, que não tinha nada a ver com a Europa com que ele tinha sonhado. A Europa social nunca existiu, muito menos agora» […])
* Fundo que deveria “tratar” o euro começa a sofrer do mesmo mal que o paciente
* China diz não poder usar reservas para salvar Europa
* Lagarde pede, mas não leva dinheiro para FMI (O Governo brasileiro reforçou a disposição de emprestar dinheiro ao Fundo Monetário Internacional (FMI), mas a ajuda só sai se forem atendidos os pedidos do Brasil e dos outros integrantes do BRICS, que incluem China, Índia, Rússia e África do Sul.)
* Germany Open to Boosting IMF Funds to Fight Crisis (As voltas que o mundo dá…)
* Bancos centrais do euro podem emprestar 200 mil milhões através do FMI (act.)
* Rifts appear within coalition (Grécia) Hmmm
* The terrible toll of recession: 47,000 Irish firms closed
* Five firms collapsed every day in 2011 (Irlanda)
* Desemprego recorde em Espanha. Já são 4.420.462 desempregados

* Ricas pensões (O empenho foi tão grande que o Governo conseguiu transferir o fundo de pensões da banca mais do que uma vez. Transferiu-o uma vez e meia: uma para cá, meia para lá. O Estado não esquece os velhos hábitos: transformou o futuro em pagamentos do passado. […] A transferência do fundo de pensões é, do ponto de vista orçamental, uma manha que se institucionalizou. Mas é, também, um negócio entre o Estado e a banca, feito com dinheiro dos pensionistas que, por ser gasto hoje, há-de compensado pelos contribuintes. Uma velha alquimia. […] Seis mil milhões é muito mais do que se previa, correspondendo a mais de 3% do PIB. Ou o Estado terá um défice afinal inferior a 5,9% ou teremos também “despesas extraordinárias” ainda este ano. Pela experiência, a segunda hipótese é mais provável: estes seis mil milhões são um enorme tapete para debaixo do qual o Estado ainda vai varrer muito lixo. Buracos nas empresas municipais? Nas PPP? No BPN? Que esqueletos saltarão do armário para aninhar no conforto do fundo de pensões? […] Talvez assim se perceba a entrevista do primeiro-ministro de há dois dias, para preparar o discurso da derrapagem do défice e da recessão económica de 2012, prenunciado mais medidas de austeridade. Cristalino, não é? […] Daqueles seis mil milhões, três mil milhões servirão para o Estado, os seus hospitais e as suas empresas falidas pagarem dívidas aos próprios bancos e fornecedores. Repare: não é cambalacho, pois o Estado tem de pagar as suas dívidas. Mas é quase como uma securitização: o dinheiro que ia ser despendido ao longo de muitos anos em pensões é torrado já. Já a conta das pensões fica por pagar. […] O dinheiro dos pensionistas da banca viajou no tempo: metade veio do futuro para se consumir no presente a pagar o passado. No futuro, essas pensões serão pagas, obviamente, por mais dívida pública ou impostos, o que é a mesma coisa em tempos diferentes. Os pensionistas salvaram o Governo; os bancários salvaram os banqueiros.) (ESTE É O NOSSO MUNDO!!! Esta é a nossa demo-cracia!!!)
* Pagamento das dívidas do Estado à banca não aumenta liquidez na economia – BES (Milhares de milhões de ajuda para nada… A nossa demo-cracia… Paga Zé Esquecido!!!)

* Passos “preparado” para o fim da moeda única (Ontem impossível, hoje provável… e são estes os nossos (des)governantes…)
* Empresários portugueses já avaliam impacto da saída do euro
* Exportadores seriam os mais beneficiados pelo regresso do escudo
* “Já há farmácias sem abastecimento normal”
* Portugal irá receber da UE um milhão e meio de euros para comparticipar despedimentos (Não devia antes receber dinheiro para comparticipar o emprego?!?!? As nossas demo-cracias…)
* Fim das SCUT é “passo em direcção ao abismo”
* Juros em Portugal pressionados a dois e 10 anos
* Regresso à agricultura – a necessidade aguça a vontade?

* Uma velha forma de vida (Estará o modelo de sociedade de consumo a esgotar-se? Será o fim do “american way of life”? Será o princípio do fim da era do hiperconsumo tão falada nas obras de Gilles Lipovetsky?)
* 64 milhões empregos necessários para compensar efeito da crise 2008
* No light on the horizon as storm clouds darken over global economy (O abismo…)
* Indústria cai em outubro e endossa economia mais fraca (Brasil – Travagem…)
* Governo estimula economia, mas PIB não supera 4% em 2012 (Brasil – Travagem…)
* China’s Hard Landing
* In world’s biggest democracy, parliament doesn’t work (Índia)
* Hoarding for the apocalypse? I really wouldn’t blame you

* S&P baixa rating dos quatro principais bancos australianos
* Goldman Sachs Urges Bet Against European Junk Bonds in Top Trade for 2012
* Who Is Too Big to Fail Now? (Morgan Stanley)
* Dilma segura ministro suspeito de corrupção
* Suspeito de corrupção em Itália recebe indemnização
* Bank Funds Won’t Cover MF Global Shortfall (Alguém preso?!?!? As nossas demo-cracias…)
* 10 Things We Didn’t Learn From Enron Scandal (Basta uma: continua tudo na mesma!!!)
* Did banks illegally foreclose on active-duty troops? (Mais uma…)
* Massachusetts Sues 5 Major Banks Over Foreclosure Practices
* Corruption index 2011 from Transparency International: find out how countries compare
* A Banker Speaks, With Regret (Como homem, peso na consciência, como mais uma peça na engrenagem, um sádico…)
* A Club of Liars, Demagogues and Ignoramuses (A corrida republicana é dominada pela ignorância, mentiras e escândalos. A actual safra de candidatos mostrou uma tal falta de conhecimento que fazem George W. Bush parecer Einstein.)
* Kremlin accused of silencing Russia’s independent election watchdog
* Milhares de russos alvo de pressões para votar no partido de Putin
* ‘Putin Wants To Govern for the Rest of His Life’

* Preços ao produtor na Zona do Euro sobem 0,1% em outubro

* Nova erupção de vulcão na Islândia pode ter impacto global (Centenas de metros abaixo de uma das maiores geleiras da Islândia, há sinais de uma iminente erupção vulcânica que pode ser a mais devastadora no país em quase um século. )
* Doomsday predictions on sea level rises are ‘false alarm’ – levels always fluctuate, says expert as climate change row heats up ([…] ciclos dos séculos XVIII e XIX provam que os aumentos das correntes não estão relacionados com o aquecimento global. […] os dados de satélite foram “entortados” para distorcer os números – e que um membro do IPCC lhe admitiu, «Tivemos de o fazer porque de outra forma não existiria uma nova tendência»)
* Geoengineering techniques need more study, says science coalition
* Half of emissions from 5 countries: report (China, Estados Unidos, Índia, Rússia e Japão no topo da lista, com Brasil, Alemanha, Canadá, México e Irão logo a seguir.)
* First quakes, then sinkhole: Oklahomans wonder about a connection
* Water treatment turns common chemicals toxic, says report (Traços de analgésicos estão a ser transformados em formas tóxicas pelas estações de tratamento de águas […])
* Alergias a frutos aumentaram dez vezes nos últimos 20 anos
* Investigadores criaram no laboratório vírus da gripe das aves que pode estar a um passo de ser transmissível entre humanos (Os homens do aDeus…)
* Washington state scrambles to fight massive tree die-offs
* Norway accused of hypocrisy over Indonesian deforestation funding (Os reis da hipocrisia…)
* Rate of global deforestation accelerating
* Consumer Reports finds high arsenic levels in juice: Was Dr. Oz right?

* TEPCO injects nitrogen into pressure vessels ([…] para prevenir uma nova explosão.)
* Study Shows Worse Picture of Meltdown in Japan
* Fukushima nuclear catastrophe closer than thought
* Tepco Swings and Misses

* Governo japonês recusa parar exportações de tecnologia nuclear
* Ghana Gold
* South Sudan might cut oil production
* Brent stays above $110, Europe worries cap prices
* Gazprom sees shale gas as risky («Exigências mais rigorosas na protecção do ambiente para as empresas que exploram o gás xistoso poderão fazer subir os custos de produção» […])
* Fuel poverty affects a quarter of UK’s households as bills soar and pay freezes
* Power outage in Johannesburg (África do Sul)
* Solar power bankruptcies loom as prices collapse

* Another Blast in Iran, This Time Followed by Rockets Landing in Israel
* Former Mossad chief briefed comptroller about Iran strike plans
* Is Washington arming anti-Iran coalition?
* US offers ‘bunker busters’ to UAE over Iran threat
* Bahrain, US hold joint military drill
* UE decide novas sanções contra o Irão mas não decreta embargo ao petróleo (Pois, o petróleo…)
* War in Syria inevitable
* Ataque rebelde a base da inteligência síria mata 8, diz oposição
* Report: Russia delivers supersonic cruise missiles to Syria
* ‘Russia boosts littoral defense in Syria’

* Russia to develop defense project in USA’s backyard (Cuba)
* China ‘hiding up to 3,000 nuclear warheads in secret tunnels’
* Clinton in Myanmar: All about China?
* Moscow slams NATO power games in Kosovo
* US terror drones kill 11 more in Somalia
* Air Force Extends Secret Space Plane’s Mysterious Mission
* WikiLeaks details surveillance industry (Orwell)
* Assange: Using iPhone, gmail, Blackberry? You’re screwed! (Orwell)
* Researcher’s Video Shows Secret Software on Millions of Phones Logging Everything (Orwell)
* The Department Of Homeland Security Wants All The Information It Has On You Accessible From One Place (Orwell)
* GCHQ aims to recruit computer hackers with code-cracking website
* U.S. Continues to threaten Internet freedom
* Trade in surveillance technology raises worries
* Internet freedom in Central Asia worsens say human rights groups
* FBI used outreach programmes ‘to spy on Muslims’
* Is a U.S. Mining Company Funding a Violent Crackdown in Indonesia?
* The tin blue line: Met unveils revolutionary police barrier to prevent anti-cuts demonstrators marching on the Houses of Parliament (Estados policiais…)
* Saudi anti-terror law ‘legalises repression’: Amnesty

* The Occupy Movement Is Entering Its Dangerous Second Phase
* Labor unions march for economic justice in NYC
* Occupy Santa Cruz takes over vacant building on River Street
* US police pepper-spray protesters again
* Crossing police lines: US cops defect to OWS

* Greve e manifestação em Bruxelas contra austeridade
* Grécia em greve e Atenas com as ruas pacíficas contra a austeridade
* UK strikers abused amid media blackout
* Fresh protests erupt in Bahrain capital
* Saudis rally despite tightened security

Fed Loans: Worst ‘Crony Capitalism… in History’ (Essencial…)

Top US banks credit ratings fall (Por causa da Europa?!?! Mais uma balela…)

Bailout Bombers: Italy’s billion-euro F-35 ‘suicide mission’
Vodpod videos no longer available.
“China will not hesitate to protect Iran even with a third World War” (subtitles) (Rufam os tambores…)

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 02/12/2011, in Mais Notícias, Notícias, Outras Notícias do Dia. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: