Como se Não Houvesse o Outro Lado

Coreia do Sul vai realizar um exercício com fogo real na ilha bombardeada. Coreia do Norte ameaça atacar o Sul se o exercício for em frente. Coreia do Norte avisa que a guerra com o Sul será nuclear. Rússia pede à Coreia do Sul para cancelar o exercício.

Hoje não vou escrever sobre a economia nem sobre Portugal, vou escrever sobre as Coreias e as lógicas ilógicas de um mundo que funciona de forma espasmódico e desequilibrado, para não dizer desonesto.

No dia 13 de Novembro foi-nos relatado, pelos nossos meios de informação para as massas, que a Coreia do Norte tinha bombardeado a ilha sul-coreana de Yeonpyeong.
Do outro lado da barricada dos meios de informação para as massas, mais concretamente do leste europeu, foi-nos dito que a Coreia do Norte respondeu a disparos provenientes de um exercício sul-coreano na ilha da discórdia.
Seja qual for o lado de verdade nesta história, existe algo que é mais importante do que saber quem tem culpa ou razão neste imbróglio… o bom senso internacional.

Logo a seguir à crise na ilha da discórdia, os Estado Unidos e a Coreia do Sul agendaram um (novo?) exercício militar para a ilha agora fantasma, a começar este sábado dia 17 de Dezembro.

Agora o bom senso, mais concretamente a falta dele…
1- Hoje chegaram à Coreia do Sul políticos americanos de modo a tentar aliviar a tensão nas Coreias.
2- A Coreia do Norte ameaça com retaliação se o exercício for avante.
3- A Coreia do Norte diz que a acontecer uma guerra, esta será nuclear.
Enquanto isso, a Rússia pede para que o exercício conjunto entre o Sul e os Estados Unidos seja cancelado.

Ponto 1. Não serão os políticos a aliviar a tensão mas sim o cancelar do exercício… Estas medidas para encher o olho, o ouvido e as linhas dos meios de comunicação, não servem para mais nada do que fazer festinhas na mente dos Zé Povinhos do mundo.
Ponto 2. O Norte sente-se provocado e infelizmente, dentro da conduta mentecapta das mentes bélicas, o ataque em resposta a provocações poderá ser o melhor caminho…
Ponto 3. A ameaça em formato de desespero pode transformar algo evitável num sinuoso caminho sem retorno e no escalar de algo que poderá colocar o mundo às portas da 3ª Guerra Mundial. Nunca esquecer que a China é mesmo ali ao lado…

Disto tudo sobressai – para mim – o silêncio quase ensurdecedor de uma comunidade internacional ocidental espasmódica, desequilibrada, inconstante e incoerente.
Gostava de deixar esta pergunta no ar.
Se fosse a Coreia do Norte a realizar um exercício com munições real junto à ilha da discórdia, de que forma estaria agora a reagir a comunidade internacional ocidental?
Eu sei… com criticas violentas, com ameaças veladas, com as Nações Unidas a cair-lhes em cima com sanções e julgamentos.
Qual a diferença entre um exercício militar realizado pelo Sul com os Estados Unidos que poderá ter o condão de fazer explodir o barril de pólvora e um realizado pelo Norte?
O silêncio… o apoio tácito de um mundo ocidental que tem dois pesos e duas medidas… um mundo ocidental que cava um fosso cada vez maior entre o seu mundo e o mundo daqueles que não fazem parte dele.
Onde estão as criticas do mundo ocidental a este exercício?
Onde estão as sanções das Nações Unidas a estes países que fazem tanto como o outro para o escalar das tensões?
Onde estão????

Vivemos no ocidente e ganhámos a mania de que todos têm de seguir o que é ditado por esta parte do mundo. Conta-nos a História que sempre que uma parte tenta subjugar outra, a outra acaba invariavelmente por se revoltar contra a prepotência, a injustiça e a falsidade da primeira.
A outra parte deste vez são (principalmente): Coreia do Norte, Irão, China e Rússia. (Quatro potências nucleares)

Conclusão:
Nós cá deste lado somos demasiado bons, pelos relatos dos nossos meios de informação, e aos olhos do outro lado injustificadamente incoerentes e prepotentes… deste lado este mundo pode fazer aquilo que censura ao outro… deste lado vivem quase todas as instituições internacionais que são silenciosas quando convém a este lado e ruidosas para criticar e subjugar o outro… deste lado o mundo é democracia, mesmo quando anda cada vez mais moribunda, e do outro a tirania, o despotismo e a insanidade… deste lado somos todos bons e do outro todos maus… deste lado… vivemos como se não houvesse também o outro lado… esta imagem é mais uma imagem dos “eles” e dos “nós”, cada vez mais distantes e a viver em mundos cada vez mais paralelos e mais distintos… é um mundo dos “eles” do qual nós não conseguimos escapar…

Noticia do The Guardian – South Korea to start live-fire drill on shelled island
Notícia da Reuters – Coreia do Norte ameaça atacar Sul se mantiver exercício militar
Notícia do Breitbart – N.Korea says war with South would go nuclear
Notícia da Reuters – Russia calls on South Korea to halt military drill
Notícias de Apoio:
Notícia do Pravda – Media seriously missing something from the Korea equation
Notícia do Correio da Manhã – Coreia do Norte bombardeia ilha
Notícia do Expresso – Seul e Washington preparam mais manobras militares conjuntas
Notícia do Buenos Aires Herald – North Korea says South’s drills ‘provocative’
Noticia do Belfast Telegraph – Workers recalled as North Korea prepares for war

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 17/12/2010, in Artigos, Bélico and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: