A Nata da NATO

Governo não revela custos com cimeira da NATO. Segurança da cimeira da NATO poderá ascender aos 10 milhões. Mais 5 milhões para a cimeira da NATO. Escudo antimíssil custará mil milhões. NATO sem países inimigos aposta em parcerias. Escudo Antimíssil vai proteger aliados de forças do Médio Oriente e sudeste europeu. Ucrânia não pretende participar em blocos militares. Europeus e americanos apoiam a Ucrânia na eficiência energética. Sarkozy diz que a ameaça é o Irão.

Este país à beira mar plantado é por estes dias o centro das atenções do mundo, pelo menos das atenções deste nosso mundo ocidental.
Temos por cá quase toda a nata política e militar que (des)governa as nossas vidas… caso raro de orgulho para a nação lusitana, dirão alguns… caricato, abstracto e absurdo, dirão outros…

Este país à beira mar plantado anda a navegar livre na corrente do destino e talvez já mesmo sem rumo pois dinheiro já quase não tem para controlar o seu futuro, e mesmo assim continua a  agir como se os luxos e os excessos fossem durar para todo o sempre (talvez durem para alguns… quem sabe…).

Neste país à beira mar plantado assistimos a uma sumptuosa, restrita e mega segura cimeira da NATO, paga pelos contribuintes de Portugal, os mesmo que estão a ser massacrados com um sem fim de aumentos nos impostos.
Que sinais nos continuam a dar os “bananas” que nos (des)governam?
Luxo, luxo, riqueza, despesismo, loucura… eles são ricos às custas dos pobres! Eles comportam-se tal qual reis à custa do seu feudo, o Zé Povinho.

A desconexão entre a nata e o Zé Povinho é hoje em dia tão demarcada que os pseudo governadores do nosso mundo quando se reúnem têm de o fazer isolados, defendidos e protegidos do Zé Povinho que eles clamam ser a razão e o objecto do seu trabalho.
Acham normal que os senhores tenham de ser tão bem protegidos do Zé Povinho para o qual dizem trabalhar?
Acham normal as medidas de segurança que são necessárias para os proteger de nós?
Não estarão eles a viver numa realidade paralela à nossa?
Não tenho dúvidas que estão, porque senão não precisavam de ser protegidos do Zé Povinho que os ameaça!
Enfim… é o mundo deles…

E seguindo essa linha de raciocínio, como ser-se rico à custa dos pobres pode dar azo a reacções menos agradáveis para o status quo político “bananeiro” instituído, esconde-se que nem segredo de Estado os milhões que estão e irão ser gastos com a sumptuosa cimeira da nata da NATO.
Já viram se viéssemos a saber que a nata anda a comer caviar e a tomar banhinhos de jacuzzi com três meninas para as massagens às custas do aumento dos impostos impostos ao Zé Povinho?
Já dizia o outro: O povo é sereno…

Como por cá se considera normal não se saber quanto se gasta com a sumptuosidade de tal cimeira da nata, principalmente por parte dos nossos magnificentes meios de comunicação que raramente se dão ao trabalho de fazer jornalismo, exceptuando, neste caso, uma notícia (quase silenciosa) da Rádio Renascença, que nos diz:

“É um dos segredos mais bem guardados da cimeira da NATO: afinal quanto vai custar a organização do evento? É certo que são milhões, mas quantos? O Governo rejeita revelar os números.
“Não temos essa estimativa. Consideramos que esta cimeira da NATO pode ser importante para a projecção da imagem do país internacionalmente, agora, como em qualquer caso, esperamos e desejamos que o dinheiro esteja a ser bem gasto, ou seja, gasto no essencial para que a imagem do país não seja minimamente prejudicada”

In Renascença

Se concideram isto normal num país que está a atravessar uma das épocas mais delicadas da sua História, estejam à vontade para apoiar incondicionalmente o secretismo das despesas públicas, o despesismo e (chamo-lhe eu) a tresloucada loucura de uns quantos que vivem às custas de muitos outros…

Números conhecidos de despesa:
Os tanques maravilha para a PSP no valor de 5 milhões de euros e arriscam-se a chegar depois de terminada a cimeira. E 10 milhões com gastos com a segurança da cimeira, segundo estimativas do presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo – ou seja lá o que isso é – José Manuel Anes.
Como só se pode especular, se apenas nestes dois itens estão 15 milhões, cheira-me que isto seja coisa para 50 a 100 milhões, dependendo das mordomias usadas pela nata da nata.
Nada demais… apenas um valor que daria para não retirar o abono de família a muitas famílias (digo eu)…

Ah, mas esperem lá… ainda teremos de pagar mil milhões de euros pelo(s) escudo(s) antimíssil!
Mais um submarino por ano, a diferença é que este não é nosso… nem nunca irá ser… nem sequer dará para patrulhar a nossa costa marítima… aquilo que eu chamo: Um investimento para dar de pastar aos “bananas”.
Mas para quê precisamos nós, Portugal, de um escudo antimíssil quando a nata da NATO diz:

NATO sem países inimigos aposta em parcerias

In TSF

Esperem lá!?!?!?
Agora mesmo a sério… de que nos serve um escudo antimíssil se não existem inimigos que justifiquem tal aparato tecnológico?
Ah, está bem, é por causa da Al Qaeda (sou eu a gozar com a situação)… não… é para nos proteger de ameaças do Médio Oriente e do sudeste europeu, segundo as palavras do embaixador dos Estados Unidos na NATO.
O quê?!?!?!?!??!?!?
Do Médio Oriente ainda “papo” a parangona, agora do sudeste europeu???? Está tudo perdido num limbo de desvarios intelectualmente limitadores?!?!? Está tudo parvo?!?!?
Para quem não faz ideia que países compõem o sudeste europeu, ei-los: Albânia, a Bósnia e Herzegovina, a Bulgária, a Grécia, a República da Macedónia, o Montenegro, a Sérvia, Kosovo, a porção da Turquia no continente europeu (a Trácia), a Croácia, a Roménia e a Eslovénia.
Por muito perigo em potência que se consiga imaginar que representem alguns dos países nesta lista, um escudo antimissil parece-me ser de tudo o mais inadequado para enfrentar qualquer uma das ameaças que possamos imaginar vir de algum desses países… no mínimo descabido, exagerado e inquestionavelmente descontextualizado!

Ah, pois é, como a Rússia também irá fazer parte do escudo, não seria muito diplomático apontar a zona da Ásia Central, que é composta pelo Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turquemenistão, Uzbequistão (Territórios da antiga União Soviética), e parte dos territórios do Afeganistão, China, Índia, Irão, Mongólia, Rússia e Paquistão.
Estes são menos perigosos que os países do sudeste europeu?????? Tão menos perigosos que nem sequer são mencionados????????
Ah, já sei qual é a razão para não mencionarem a Ásia Central:
A maioria dos recursos naturais do planeta ainda por explorar estão nessa área do planeta, principalmente nos antigos territórios da União soviética… pssst, isto é segredo, não falem disto a ninguém, ok?!

Ah… está bem, o escudo antimíssil é para nos defender do Irão, tal como afirma a quase “estrela de cinema” Nicolas Sarkozy.
Ok… o mundo ocidental vai gastar milhões e mais milhões, e mais uns quantos milhões, talvez biliões… e se forem triliões?… para se defender do Irão?!?!?! (À falta de inimigo com maior expressão arranja-se aquele que está mais à mão, para justificar algo que apenas no mundo deles é justificável)
No mínimo o escudo é desproporcional e na sua verdadeira essência é totalmente descabido e desnecessário!
Ah… também podemos falar da Ucrânia que não quer fazer parte da NATO e que tem montes de ogivas nucleares – as sobras da antiga União Soviética…mas… nope… ainda ontem receberam o apoio da União Europeia e dos Estados Unidos para ajudar nas suas políticas energéticas – as maravilhas que faz o FMI quando entra num país -, Europa e Estados Unidos que irão “gerir” as explorações de gás e de petróleo existentes na região… por isso, não, aqui também não há um inimigo…

Conclusão:
Sem falar nos outros países… Portugal irá pagar mil milhões de euros por ano para ter direito a um escudo que o defenderá das sombras futuras. Sombras futuras, porque actualmente ainda não existe sombra que justifique a existência de tal guarda-chuva… a defesa contra o inimigo imaginário…
Enquanto isso, o Zé Povinho tem e terá de pagar cada vez mais impostos de forma que esse Portugal de alguns possa fazer parte de um projecto de loucos de outros alguns.
Já viram ideia mais equilibrada, justa e respeitadora de um Estado democrático????
Gritemos a uma só voz: Viva o escudo estupidomíssil!!!!!

E é tudo por hoje… foi um retrato da nata da NATO, da nata dos “bananas”, da nata do despesismo e falta de respeito social e democrático, da nata que suga tudo e de tudo, tanto e tão descaradamente que há-de apodrecer sobre os seus excessos e devaneios.
Para assistirmos ao dia do afogamento da nata na sua podridão o Zé Povinho terá de deixar de ser sereno… quer dizer… nos dias que correm, o Zé Povinho terá de deixar de estar dormente e pastelão… terá de começar a acordar e ver que as coisas são quase sempre de análise tão simples que só não vê quem não quer mesmo ver, e que só aceita quem quer fazer parte do feudo!

Notícia da Renascença – Governo não revela custos com cimeira da NATO
Notícia do Expresso – Mais €5 milhões para Cimeira da NATO
Notícia do Público – Segurança da Cimeira da NATO poderá custar até 10 milhões de euros
Notícia do Diário Económico – Escudo anti-míssil custará mil milhões de euros
Notícia da TSF – NATO sem países inimigos aposta em parcerias
Notícia do Jornal de Negócios – Escudo antimíssil vai proteger aliados de ameaças do Médio Oriente e sudeste europeu
Notícia do Jornal de Negócios – Nicolas Sarkozy diz que “a ameaça é o Irão”
Notícia do Destak – Ucrânia não pretende participar em blocos militares
Notícia do OJE – Europeus e norte-americanos apoiam Ucrânia na eficiência energética

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 21/11/2010, in Bélico, Corrupção and tagged , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: