Os Depositários da Dívida Nacional

BCE volta a comprar dívida portuguesa para travar juros. Risco português é o que mais baixa no mundo. Juros altos levam Governo a vender dívida no Médio Oriente.

Hoje ficamos a saber que ontem o BCE voltou a comprar dívida soberana portuguesa de modo a aliviar a pressão dos juros.
Muito bem, dirão os mais incautos. Verdadeiramente perigoso, dizem os mais atentos.
Num mundo em que somos bombardeados diariamente com a noção da livre circulação dos capitais, dos perigos que representam a manipulação dos Estados sobre essa circulação de capitais, o estrangulamento que causam à livre circulação de capitais as empresas públicas, eis que o Nosso Senhor Banco Central Europeu, centro dessas ideologias que destaquei, faz exactamente o oposto e manipula os preços de mercado.
Mas “prontos”, foi por uma boa causa: salvar Portugal da bancarrota…
Se desejarem acreditar nisso força, mas aquilo que está a ser feito é a compra às postas de Portugal que terá de pagar com contrapartidas; os sectores produtivos rentáveis ainda do Estado. Vamos aguardar, mas os sectores da energia e das águas públicas são demasiado apetecíveis para os tubarões…

Mas analisemos a forma como a notícia da participação do BCE na compra de dívida é reportada nos meios de comunicação para as massas:

O travão na escalada dos juros relacionados com as Obrigações do Tesouro a 10 anos foi dado ainda pelo BCE, que foi ontem ao mercado comprar dívida portuguesa. Ainda que tenha adquirido poucos montantes, a verdade é que essa operação ajudou a explicar o «alívio» verificado a partir da tarde de ontem e que continua esta sexta-feira.

In Agência Financeira

Certo é que a evolução intra-diária dos juros das obrigações do Tesouro português a 10 anos teve uma queda bastante significativa entre as 14h e as 15h, depois de durante a manhã terem batidos novos máximos acima dos 7,3%.

In Jornal de Negócios

Agora vou pegar em duas frases desses textos e criar um parágrafo:
Ainda que tenha adquirido poucos montantes, certo é que a evolução intra-diária dos juros das obrigações do Tesouro português a 10 anos teve uma queda bastante significativa entre as 14h e as 15h.
Curioso o resultado final deste parágrafo, não é verdade?
Pois então os baixos montantes investidos pelo BCE na compra de dívida portuguesa levaram a que os juros entrassem em retracção. Imaginemos lá então se os montantes tivessem sido elevados, podemos então especular que os juros cobrados podiam voltar quase imediatamente para valores irrisórios?

Estes nossos meios de comunicação são uma farsa pegada, uns vendedores de montes de banda da cobra. É mais que óbvio que para mexer com os valores dos juros o BCE teve de entrar e em força no mercado!
Palhaçada!

Mas agora já surgiu outra desculpa para os juros estarem a baixar: Os resultados que emanaram da reunião dos G20 (hoje!). Quanto apostam que amanhã os juros estarão a baixar apenas devido aos resultados da reunião dos G20, e que os nossos meios de comunicação social voltam uma vez mais ao silêncio sobre as manobras manipuladoras do BCE no mercado.
Portanto os juros estão a baixar porque:

E divulgaram uma declaração conjunta para tentar recuperar a confiança dos mercados, inquietos com a situação política e financeira da Irlanda, mas também de Portugal.

In Agência Financeira

Rir!

Continuando com o BCE, Jean Claude Trichet veio a terreiro dizer:

O Banco Central Europeu (BCE) quer que os bancos portugueses dependam menos dos seus empréstimos, diversificando as suas fontes de financiamento. A revelação foi feita na quarta-feira à noite pelo presidente da Caixa Geral de Depósitos, Faria de Oliveira, no discurso de encerramento da conferência promovida pelo banco público e pelo Diário Económico em Vila Nova de Gaia.

In Diário Económico

Não façam o que eu faço, façam o que eu digo.
Rir!
Para além de que, grande parte do dinheiro pedido ao BCE pela banca nacional tem servido para comprar dívida nacional.
Rir!
Portanto, o BCE manipula o mercado por dentro e por fora. Isto é que é poder de manipulação!

No sistema actual todas as manipulações de mercado acabam por sofrer correcções dolorosas, e todas estas acções não servirão para mais nada do que adiar o problema e principalmente agudizar a reacção final dos mercados ao problema das dívidas públicas. No dia em que a bomba estoirar, Portugal, Irlanda, Espanha e Grécia irão ser violentamente massacrados por causa desta acção de manipulação do mercado.

Por isso, o meu, teu e nosso querido amigo BCE será de todas as instituições mundiais aquela que mais ganhará com a nossa falência, porque todos os empréstimos e todas as manipulações no mercado, são acções executadas sob garantias dadas pelo Estado português.
Boa sorte Portugal.

E para fechar… as viagens dos nossos vendedores ambulantes de dívida.
Ficamos hoje a saber que os nossos “bananas” realmente não nos governam, são eleitos para funcionarem como vendedores ambulantes da dívida soberana nacional.

Sócrates e Vieira da Silva vão para Macau vender dívida e outra comitiva do Governo parte hoje para Arábia Saudita, Emirados Árabes e Qatar.

In Diário Económico

Isto é verdadeiramente caricato, os nossos “bananas” a venderem uma das poucas coisas que Portugal produz: Dívida, em vez de trabalharem naquilo para o qual foram eleitos: trabalhar em prol do Zé Povinho.
Cada vez que estes senhores fazem isso, quem compra essa dívida faz inevitavelmente uma pergunta:
O que nos têm para oferecer para aceitarmos essa proposta?
O que tem Portugal para oferecer ao mundo?
Tem-nos a nós… porque cada um de nós é o depositário de toda a dívida de Portugal…

Notícia do Diário Económico – BCE volta a comprar dívida portuguesa para travar juros
Notícia da Agência Financeira – Juros da dívida aliviam com G20 e BCE
Notícia do Expresso – Juros/Dívida: Risco português é o que mais alivia no mundo com taxa a baixar barreira dos 7%
Notícia do Expresso – Risco de bancarrota diminui nos ‘PIGS’
Notícia do Diário Económico – Trichet pressiona banca portuguesa
Notícia do Diário Económico – Juros altos levam Governo a vender dívida no Médio Oriente

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 12/11/2010, in Artigos, Economia and tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. 2 comentários.

  1. Toma atenção a esta notícia, e os seus desenvolvimentos. E é possível que mais países estejam a falar do mesmo…

    Portuguese Foreign Minister Says Country May Need To Leave Euro:
    http://www.businessinsider.com/portuguese-foreign-minister-says-country-may-need-to-leave-euro-2010-11?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+businessinsider+%28Business+Insider%29

  2. Obrigado Ricardo… tinha-me escapado essa😉
    Hoje já vai tarde para o texto do dia mas irá mais cedo ou mais tarde ser tema de conversa aqui.
    Colocada nas notícias do dia😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: