Quo Vadis “Soberania”?

FMI reforça poderes. Angela Merkel aconselha Passos Coelho. Jean-Claude-Trichet aconselha Sócrates. Agências de rating avisam o Governo sobre o défice deste ano.

Se dúvidas houvesse sobre o desgoverno deste executivo e sobre quem manda e opina a respeito da economia e dos destinos deste país, as notícias que têm vindo a sair a conta gotas e meio dissimuladas nos meios de comunicação mostram claramente quem são as vozes de comando.

Numa altura em que o PSD não sabe (ou não quer dizer) se vai aprovar o próximo orçamento de estado e acusa o PS de fazer chantagem perante os portugueses (naquela que eu entendo como uma jogada “rasca” de politiquice em que tenta passar a responsabilidade da não aprovação do documento para a oposição depois da toda a inépcia e atitudes escabrosas demonstradas ao longo dos últimos 2 anos), sabemos que Angela Merkel aconselha os nossos (?) governantes dizendo que “mais vale não ter orçamento do que ter um orçamento mau”, ou, digo eu, um orçamento que não convenha às exportações alemãs e que impeça a entrada de títeres de sangue fresco em São Bento.

Depois temos a UE a dizer “Queremos é que as metas do défice sejam cumpridas. Como isso é feito é com os países”. Interessa é que os países continuem a emitir dívida mas a um nível sustentável, não vá a renda de muitos senhores ficar em risco devido ao incumprimento…

Perante isto, a Standard and Poor’s, uma das três maiores e mais influentes agências de notação do mundo e braço armado do mercado financeiro, vem a terreiro dizer que de nada vale ao governo inventar formas de mascarar o défice de 2010 (com o fundo de pensões da PT), dizendo:

“A transferência do fundo de pensões da Portugal Telecom (PT) para o Estado não será contabilizada no nosso método. Como tal, esperamos que o défice de 2010 se aproxime de 8,8% do PIB, bem abaixo do objectivo de 7,3%”

Ou seja, o défice é remendado à última da hora à custa de obrigações que só se terão de cumprir lá mais para a frente à custa do Zé Povinho e em benefício de uma empresa portuguesa que este ano fez o maior negócio em Portugal e não pagou um único tostão de impostos pela transacção, recorrendo a “engenharia financeira”, vulgo “xico espertismo” ou “vigarice”, e os mercados irão continuar a cobrar-nos juros altíssimos pela compra de dívida nacional.

Jean-Claude Trichet, o governador do Banco Central Europeu, ficou muito aflito com as contas dos Portugueses e com medo que a torneira se fechasse e colocasse os credores em pânico, deslocou-se a Portugal em Junho “para reforçar a importância da disciplina orçamental”.  Afinal de contas, para que foi aquela palhaçada do ministro das finanças na Assembleia da República a perguntar à oposição onde é que ele devia cortar na despesa, se já tinha o trabalho de casa todo feito e as cópias bem transcritas e sem erros para mostrar ao professor?

E para completar o ramalhete, o FMI já se começa a preparar para o que aí vem como quem se prepara para a vindima. Perante a guerra de divisas que se avizinha (e que será certamente abordada em futuros textos aqui na minha mOsca), o FMI movimenta-se para “reforçar o seu papel  na supervisão eficaz da economia mundial”, ou, lido de outra forma, para não perder o controlo assassino e destruidor que exerce sobre as economias dos seus 187 membros, e adaptar-se ao abanão que o tabuleiro financeiro e económico irá sofrer. FMI, recordo, que é uma organização onde só os Estados Unidos têm poder de veto. Tudo muito honesto e democrático, portanto.

Posto isto, pergunto: “Alguém ainda acredita que aqueles que são eleitos pelo povo representam o povo?”

Notícia no Público: FMI dá novos passos para reforçar poderes de supervisão e controlo das economias

Notícia no Sapo Económico: Défice seria de 8,8% sem o fundo de pensões da PT

Notícia na Sábado: Páginas 58 e 60 da edição de 7 a 13 de Outubro

Artigo na minha mOsca: Soberania, BCP e Grécia

Posted on 10/10/2010, in Artigos, Uncategorized and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. 2 comentários.

  1. Faz tempo que este blog não actualiza. Passa-se alguma coisa?

    • Olá R.Pereira.

      É uma verdade infeliz… Afazeres profissionais loucos e tresloucados têm retirado todo o tempo disponível para o blog. Esta situação deverá começar a esmorecer, ou seja a melhorar, lá para o meio da semana que vem e desta segunda a oito estarei novamente a actualizar diariamente o blog, assim o futuro o permita.
      Peço desculpa por este interregno forçado mas está para breve o fim do tempo de seca.

      Um abraço e obrigado pela tua preocupação,

      minhamOsca

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: