A Estrada da Morte

Cientistas avisam que a estrada que está aprovada atravessar o Serengeti coloca em risco a migração das manadas.

Há coisas sobre as quais tenho mesmo muita dificuldade em escrever. Tudo o que tenha a ver com a destruição irracional do Homem dos já de si cada vez mais ameaçados recantos do planeta que ainda são espaço livre para a natureza, são exemplo dessa minha dificuldade…

As notícias que nos chegam do Serengeti, na Tanzânia, em África, é algo monstruoso no seu impacto sobre a vida animal no planeta.

Em 2005, o eleito Presidente da República Jakaya Kikwete prometeu a construção de uma estrada que atravessaria o Serengeti e que dividiria as áreas de migração das grandes manadas da savana africana, Gnus, Zebras, etc, mais de dois milhões de animais, de forma que os agricultores da área de Musoma pudessem mais facilmente aceder aos mercados e escoar os seus produtos – esta é a explicação oficial…
Como não cumpriu essa promessa até agora e como por lá estão em fase de reeleição presidencial, é dito que a promessa é desta para cumprir…

A explicação menos oficial é que interesses chineses estão por detrás deste investimento, ou seja, uma vez mais dinheiro, dinheiro, dinheiro… e dinheiro faz mover montanhas neste mundo e neste caso poderá fazer morrer milhões de animais num dos maiores paraísos do mundo… e acabar com o paraíso para se capitalizar sobre a destruição – especialidade da raça humana…

O desastre ambiental que se advinha será:

– A área norte do Serengeti é uma zona fulcral de alimentação para as grandes manadas durante a época seca e é a única área que garante água durante todo o ano às manadas. É expectável que se a migração das manadas for cortada o seu número possa cair de 1,3 milhões para pouco mais de 200 mil animais e será o fim das grandes migrações – um massacre, digo eu…

– A estrada irá atravessar a área com a maior concentração de grandes mamíferos no mundo, o que conduzirá a inevitáveis colisões e perdas de vidas humanas. Isto irá levar à criação de barreiras para “defender” a estrada das colisões com a vida selvagem. Isto será o fim da grande migração. Para além disso os animais não sabem como lidar com cercas, irão avançar contra elas e o resultado será milhares de mortes por esmagamento.

– Para as espécies mais ameaçadas a estrada significará mais um elemento no seu habitat que porá em risco o seu já reduzido número, pois mesmo uma redução marginal do seu número terá um impacto significativo na sua sobrevivência… as Chitas são um desses exemplos…

Que dizer sobre isto, para além da noção que o Homem adora a destruição… que o dinheiro e a falsa noção de riqueza conduzem à aniquilação das verdadeiras riquezas do seu mundo…
Uma vez mais é apenas uma visão de curto prazo, pois a provável destruição de um ecossistema tão fértil irá trazer muitos mais dissabores e pobreza do que a riqueza prometida por uma estrada que poderá ser mesmo a estrada da morte para a vida animal e para a consciência colectiva, e indirectamente para a morte do Homem enquanto parte da natureza…

E o que dizer do silêncio ensurdecedor da grande maioria dos meios de comunicação no mundo?
O que dizer? Nem sei… talvez dizer apenas que este é um silêncio tremendamente incómodo sobre um assunto que se tornaria ponto de aglutinação de grande parte das populações do mundo…

E é com este silêncio que teremos de continuar a acreditar que o nosso mundo não é (in)dependente da vontade das “verdades” de terceiros…

Mapa das Estradas e Densidade Populacional
Frankfurt Zoological Society

Notícia da CBC – Serengeti road imperils vast herds: scientists
Informação de Apoio:
Frankfurt Zoological Society – The Proposed Srengeti Commercial Road
Notícia da Forbes – The Chinese Road Across the Serengeti
Notícia da allAfrica – Tanzania: Was Serengeti Road Pledge Political?
Save The Serengeti – Alert! Stop the Serengeti Highway

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 18/09/2010, in Ambiente, Artigos, Corrupção and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: