O Portugal do Futuro Para o Zé Povinho

Governo considera cortes na política social. “Ainda não vi ninguém a falar de pagar um cêntimo da dívida do Estado”.

Em jeito de ameaça o nosso fantasticamente brilhante Ministro das Finanças diz

“Uma redução [orçamental] da ordem dos 4.000 a 4.500 milhões de euros dificilmente poderá ser feita só com redução da despesa pública” (…)

“é uma redução muito significativa, que exige, efectivamente, um esforço considerável de redução da despesa pública, mas também irá exigir uma melhoria das receitas públicas”.

(Caso contrário seria preciso um corte na despesa de tal dimensão que) “iria implicar grandes perturbações e dificuldades ao funcionamento de muitas áreas da política, designadamente das políticas sociais”.

In Dinheiro Digital

É bom relembrar que a tão aclamada redução da despesa pública tem vindo a aumentar todos os meses em vez de reduzir… Todos os meses.
Podemos então quase excluir a redução da despesa pública da noção geral desenvolvida pelo nosso fantasticamente brilhante Ministro das Finanças.

O aumento das receitas é uma realidade mas que tem tido um senão… como a despesa tem continuado a aumentar quase todo o aumento de receitas do Estado tem servido apenas para tapar o aumento da despesa… e vamos ver se chega sequer para tapar esse aumento… usando para tal a forma de raciocínio do nosso fantasticamente brilhante Ministro das Finanças.

Como 2+2=4 podemos então começar a deduzir que para o ano haverá um novo aumento de impostos e ainda uma redução dos apoios do Estado às políticas sociais…

Podemos também deduzir que a redução da despesa será feita baseando-se quase exclusivamente no aumento de impostos e redução de apoios sociais, ao mesmo tempo os nossos “bananas” irão continuar a gastar o “pilim” que bem entenderem…

A isto chamo justiça social… ou justiça “parcial”…

Hoje Daniel Bessa disse uma coisa que é de se lhe tirar o chapéu:

“Quando falamos em baixar o défice, falamos em endividarmo-nos menos. Ainda não vi ninguém em Portugal a falar de pagar um cêntimo da dívida do Estado”

In Jornal de Negócios

O que quer isso dizer?
Pois é, muitos já nem sequer se lembram que reduzir o défice é pagar o que se deve e não apenas o aumentar menos a dívida.

Aquilo que assistimos cada vez que ouvimos falar na redução do défice é apenas e só uma redução do nível de endividamento e não uma redução das dívidas já existentes.
É extraordinário a forma como a mesma coisa repetida muitas vezes se torna uma falsa verdade.
É impressionante que a noção de redução da dívida seja apenas uma redução no montante de dívida contraída… esta é a visão da politiquice primária, da ingenuidade do Zé Povinho e principalmente a continuada visão de que o futuro irá ser melhor do que o presente de forma a se conseguir pagar o cada vez maior volume de dívida contraída… visão partilhada por quase todos os quadrantes da sociedade…

Conclusão:
O défice irá continuar a aumentar mesmo que se aumente mais os impostos e se reduzam os apoios sociais porque a noção de que no futuro iremos conseguir pagar o que temos contraído de dívida continua a ser a linha condutora das politiquices de todos os quadrantes na política.
E se o futuro não for suficientemente melhor e maior para se conseguir saldar as dívidas? Como será?
Qual a lógica de se apostar todas as fichas numa única casa? E se essa casa não for a premiada?

Boa sorte Zé Povinho… para o ano terás uma redução nas pensões, um redução no subsídio de desemprego, uma redução dos apoios à saúde, entre muitas outros prováveis cortes… e para juntar ao ramalhete vai preparando-te que os impostos irão ainda mais fundo ao teu bolso, de modo a dar para alimentar os vícios do Estado com a dívida e não só…

Noticia do Expresso – Teixeira dos Santos avisa para aumento da carga fiscal em Portugal
Notícia do Jornal de Negócios – “Ainda não vi ninguém em Portugal a falar de pagar um cêntimo da dívida do Estado”
Notícia do Diário Económico – Governo admite cortar na política social
Notícia do Dinheiro Digital – Défice: ou a receita fiscal sobe ou a despesa social cairá

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 10/09/2010, in Economia and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: