As Vacas, as Gripes e a Agricultura

Vinte anos depois da crise da BSE, carne volta ao menu de alimentação do gado. Gripe dos porcos (H1N1) nas crianças é tão severa como uma gripe sazonal. Banco Mundial apoia o investimento nas fazendas globais.

Ainda se lembram da crise das vacas loucas?
Pois bem, talvez em breve venhamos novamente ouvir falar dela nas parangonas dos meios de comunicação.

Aproveitando o facto do público em geral já nem se lembrar de tal coisa, eis que as leis que proibiam o uso de carne animal na alimentação de gado foram.. como dizer… Aliviadas?… Ajeitadas?… Reajustadas?…Manipuladas?… Seja lá o que for permitem novamente que o erro que foi cometido há vinte anos possa voltar a ser cometido.

Quem acham que estás por detrás de tal alteração à lei?
Bruxelas!
E diz que:

“(…)qualquer alteração será baseada em ciência sólida, mas que é impossível controlar todos os riscos de que a doença volte a entrar na cadeia alimentar.”

In The Independent

Conclusão: Como o risco de doença da vacas loucas já não é um prioridade então reduz-se o seu controlo de forma a:

“(…)facilitar o controlo de salmonelas e resistência antimicrobiana.”

In The Independent

Podemos então concluir que… é por uma questão financeira que serão diminuídos os requisitos à lei… hmmm…
Se ela voltar em força, o que será muito provável (digo eu), que requisitos financeiros irão servir de justificação para a sua propagação?

Depois um estudo revelou que a gripe H1N1 é tão perigosa nas crianças como uma qualquer gripe sazonal… hmmm… estudo efectuado no pico da crise…

Pergunta:
Mas então e os estudos que levaram a Organização Mundial de Saúde a declarar estado sítio a nível mundial?
Qual dos estudos é o mentiroso?

Uma vez mais somos confrontados com o facto das instituições mundiais serem verdadeiros monstro de ciência duvidosa… e pior… que essas instituições internacionais conduzem constantemente a gastos por parte das nações em favor de interessas privados…
Muitas vacinas foram vendidas… muitas acções de empresas farmacêuticas subiram que nem foguetes nos mercados internacionais… muito dinheiro foi ganho por privados e muito dinheiro foi gasto pelos Estados.

Cada vez mais acho que quando as instituições internacionais abrem a boca é só para dizerem inverdades, ou verdades financeiras…

Pegando na última frase que escrevi, o Banco Mundial, essa instituição cheia de virtudes, está a apoiar os países que estão a vender grandes áreas de terras para a exploração agrícola.

Num estudo apresentado por si, mostra-se ao mundo muito preocupado com os abusos que podem advir dessas políticas, mas rapidamente muda de tom e começa a falar sobre o que realmente quer promover:

“Quando bem feito, a agricultura em larga escala oferece oportunidades para os países mais pobres com grandes sectores agrícolas e com vastas áreas de terras.”

In Financial Times

E a agricultura local, o que lhe acontece?
Nos países mais pobres é a agricultura local que fornece pão para a boca dos pobres…

Continua:

“A recentemente observada magnitude e frequente natureza especulativa da transacção de terras apanhou muitos de surpresa.” (…) “A demanda por terras continua e deverá crescer.”

In Financial Times

Ter-se-ão esquecido de mencionar o facto que quando eles aprovam empréstimos a esses países costumam colocar como obrigatoriedade a abertura dos seus campos agrícolas a investimento estrangeiro? Santinhos…

São rios os das criticas a este pacote de investimento apoiado pelo Banco Mundial… Quase todas as ONGs mundiais criticam fortemente estas políticas, às quais o Banco Mundial responde:

“(…) os países podem receber «benefícios tangíveis» na forma de apoio técnico, financeiro e de reputação internacional.”

In Financial Times

Primeiro gostava de salientar o “PODEM”… quer dizer que alguns PODEM não receber nada desses “benefícios tangíveis”…

Depois os benefícios de apoio técnico… suponho que sejam pagos… não estou a ver o Banco Mundial apoiar algo sem que isso traga dividendos…

Ainda os benefícios financeiros… os quais na sua grande maioria têm significado mais fome para as populações locais… boa forma de capitalizar dividendos… mata-se uns quantos à fome… Facto reconhecido pelo próprio Banco Mundial no estudo que apresentou… inacreditável!

E para fechar, o mais importante de todos os benefícios: A reputação internacional… podiam ter nomeado tanta coisa para justificar os benefícios de tais programas financeiros e foram logo apontar esse… Isso não é um benefício é uma imposição, pois todos os países que se negam a seguir as directrizes do Banco Mundial deixam de conseguir angariar dinheiro nos mercados internacionais…

Este foi uma acto de publicidade para esconder o facto de quase todos os investimentos que têm sido feitos, principalmente em África, terem tido o aval do Banco Mundial… É quase inacreditável a capacidade hipócrita que estas instituições conseguem ter para continuar dessa forma a manter o apoio dos Zé Povinhos do mundo ocidental, que são quem contribui para muitos desses planos que têm um nome pomposo mas que na sua essência apenas servem os interesses de alguns investidores privados…

Enfim…

P.S: É sempre curioso verificar que este tipo de relatórios costuma sair logo a seguir a uma revolução popular algures nas áreas em que o Banco Mundial anda a investir… desta vez foi Moçambique que teve lugar pelos escaparates do mundo…

Foi mais um bloco de notícias que retractam parte da realidade que se vive no nosso mundo, um mundo pintado com as cores deles e delas…

Notícia do The Independent – Meat back on menu for animal feed 20 years after BSE crisis
Notícia da Bloomberg – Swine Flu in Children Found to Be No More Severe Than Seasonal Viruses
Notícia do Financial Times – World Bank backs investment in global farmland
Notícias de Apoio:
Notícia do The Guardian – Fears for the world’s poor countries as the rich grab land to grow food
Notícia da Reuters – Egypt signs deal to allow farmland access in Sudan
Notícia da Afrik News – Ethiopia: Fear expressed over India’s massive land grabs in Gambela
Notícia do The Oakland Institute – Press Release: The Great Land Grab

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 07/09/2010, in Agricultura, Banca, Corrupção, Saúde and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: