O Nuclear e o Nuclear e a Paz e a Paz

Israel incitado a revelar o seu programa nuclear. Clinton avisa que esta poderá ser a última oportunidade de paz entre Israel e a Palestina.

Vivemos num mundo de direito que vive torto e exige rectidão a todos – menos alguns.

A abstracta relação de visão do direito internacional é algo digno de ser presenteado com a distinção de pior forma de promover a democracia.

Israel é o único país no mundo que tem energia nuclear e ainda não assinou o tratado da IAEA de não proliferação de armas nucleares… até o Irão assinou… mesmo que duvide que o cumpra.
A Coreia do Norte é o único país que faz companhia a Israel, mesmo que tenha chegado a assinar o tratado… em 2003 rasgou o tratado de não proliferação de armas nucleares… que bela parelha…

Numa época em que a comunidade internacional aprova sanções a torto e direito sobre o Irão e a Coreia do Norte, que de santinhos não têm nada, Israel vai continuando a passear a arrogância de quem pode fazer o que bem entender.

As pressões internacionais a Israel, para a assinatura do tratado e revelação do seu armamento nuclear, têm vindo a crescer, principalmente por parte da Turquia e do Iémen (sem falar no Irão), mas os verdadeiros poderes do poder internacional continuam todos a ver o barco israelita passar como se nada fosse… Estados Unidos, Rússia, Inglaterra, China, França, etc, ficam todos caladinhos no seu cantinho…

A maior novidade em relação às décadas de silêncio da comunidade internacional sobre as diabruras de Israel é as pressões que a IAEA (Agência Internacional da Energia Atómica) está a fazer sobre Israel para revelar o seu arsenal nuclear.
Para variar, Israel não responde mas também ninguém o abriga a responder…

Se a comunidade internacional tivesse princípios, Israel devia estar debaixo de um manto de sanções… mas não, Israel é um caso especial, dizem-nos as acções – ou falta delas – da comunidade internacional… verdadeira cara das politiquices e interesses que pouco ou nada interessam aos Zé Povinhos do mundo.

Sobre esta premissa de liberdade de acção de Israel estamos uma vez mais a assistir a uma encenação de pseudo conversas de paz entre Israel e a Palestina.
Isto é apenas e só uma encenação porque nunca haverá um verdadeiro acordo de paz enquanto a margem ocidental do rio Jordão, área palestiniana, estiver picotada de colonatos, e principalmente enquanto 40% desse território for de movimentação restrita para os palestinianos, ou seja, ocupado por forças israelitas.  (In Wikipédia)
Nunca haverá paz enquanto houver ocupação, seja ela territorial ou política.

Enquanto a comunidade internacional não impuser rédeas aos desvarios de Israel, nunca irá haver paz naquela zona do planeta, seja com os palestinianos, com os egípcios, com os sauditas, com os libaneses, com os jordanos ou com os sírios.
Israel já entrou em guerra com todos estes países… é o campeão das guerras na segunda metade do século XX, e mesmo assim continua a ser um “protegé” da comunidade internacional… enfim…

Com a entrada em cena do Irão no panorama nuclear mundial, o que estamos a assistir é a um escalar de tensões na região, entre os que temem o Irão e os que temem um ataque de Israel ao Irão… um dia destes ainda pode estourar a rolha…
E como iremos nós assistir à acção impávida e serena da comunidade internacional ao descaramento do Irão e à falta de vergonha de Israel? Quem iremos culpar? O azul ou o vermelho?
Para mim a culpa está apenas e só no facto de haver uns que podem mais que outros… tudo isto é feito e defendido por um mundo que se auto-intitula de democrático… democracia quer dizer direitos e obrigações iguais para todos!

Viva a cara limpa da comunidade internacional!

P.S: Para quem gosta de não se esquecer, nada melhor do que ler qual a posição do representante israelita nas conversas de paz em relação à palestina… foi apenas há pouco mais de um ano… declarações reproduzidas pela RTP1.

Notícia da MSNBC – Israel urged to open up atomic program
Notícia do Los Angeles Times – Clintons warns this may be ‘last chance’ for Israeli, Palestinian peace for very long time
Notícias de apoio:
Notícia do Ynet – Turkey criticizes Israel’s nuclear program
Notícia do The Washington Times – IAEA conference criticizes Israel’s nuclear program
Notícia da News Iemen – Yemen slams Israel’s nuclear program
Notícia da RTP1 – Palestinianos e vizinhos árabes de Israel condenam exigências de Netanyahu

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 04/09/2010, in Bélico, Corrupção and tagged , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: