Portugal Pelos Olhos Do(s) Patrão(ões)

Soares dos Santos defende uma redução do IRS e do IRC e um aumento do IVA.

Existem várias formas de olhar para o mundo, umas mais mundanas, outras mais filosóficas, outras mais humanas e outras mais egoístas.

Soares dos Santos, Presidente da Jerónimo Martins, pode muito bem ser um exemplo do pensamento da classe dos patrões de Portugal.

1º – Propõe que o IRS e o IRC sejam reduzidos e que o IVA seja aumentado.

– Isto só pode ser analisado como positivo tendo como premissa que todos os portugueses auferem ordenados “valentes”.

Uma descida do IRS e do IRC seria algo benéfico para as empresas e para os empregados que auferem ordenados “valentes”, para a maioria da população o IVA é que é o verdadeiro mutilador das suas contas.

Para a maioria da população é no pão que o IVA se faz sentir, e é de pão que ela precisa para viver. O IRC é pesado sem dúvida para as empresas, o IRS é pesado sem dúvida para os trabalhadores, mas o IVA é nos pobres que mostra o seu verdadeiro peso.

2º – Acabar com os monopólios da EDP e do Gás Natural.

– Estes monopólios são na sua essência os garantes de preços baixos para os portugueses. Como aconteceu em todos os sectores que foram privatizados, se se privatizar as energias quem irá ter dificuldades em acompanhar o aumento dos preços daí resultantes serão os pobres e a classe média, os patrões e as suas empresas terão é acesso a mais um mercado para investir e dessa forma aumentar ainda mais a diferença de rendimentos entre classes. (E se nós, Zé Povinho, propusermos a extinção do monopólio da Jerónimo Martins que tem vindo a destruir as pequenas empresas?)

3º- O Sistema Nacional de Saúde faz parte do passado.

– Só alguém totalmente desprovido de sensibilidade social era capaz de proferir tal afirmação… só alguém que pode pagar por tudo o que deseja consegue ver todo o mundo apenas sobre a sua perspectiva… apenas alguém perdido num limbo mental de egoísmo consegue ser tão minúsculo. O acesso à saúde é um bem consagrado na constituição portuguesa, sem o qual muitos portugueses não teriam como ter acesso a ela… talvez este senhor se tenha esquecido que já não vivemos nos tempos da ditadura… será saudosismo?

4º- “a trabalhar mais horas e mais a sério, quer no Estado quer na iniciativa privada, de forma a permitir a redução do custo da hora de trabalho, tornando-a mais competitiva”.

– Baixar ainda mais os salários? É isso que se pode deduzir dessas palavras?

Sendo este senhor o Presidente de uma das instituições que mais baixos salários pratica no mercado, só pode ser mesmo uma brincadeira de mau gosto.

Acho que uma boa proposta para apresentar a este senhor seria propor que o dinheiro gasto pelo Estado com a saúde do Zé Povinho passasse a ser canalizado para subsídios ao emprego nas empresas Jerónimo Martins… talvez dessa forma não tivesse de pagar directamente salários a ninguém e assim chegar a uma plataforma salarial do seu agrado, ZERO ou esclavagismo.

Outras coisas disse por lá – até concordo com algumas na essência -, mas o que é realmente importante de destacar é a incapacidade de sensibilidade social que estes seres têm do geral da população, a qual não tem nem nunca virá a ter a capacidade de opulência que é a condutora da vida destes seres.

Ver o mundo apenas com os vossos olhos é o que está a conduzir à destruição do meio ambiente, à pobreza extrema de cerca de 60% da população no mundo, à loucura dos mercados financeiros, a toda uma série de feridas que até se aperceberem que enquanto não forem endereçadas, irão apenas continuar a contribuir para o agudizar da sua extensão, feridas que mais tarde ou mais cedo também irão sentir bem na vossa pele.

Esta é infelizmente a visão da esmagadora maioria dos seres que fazem parte do 1% da população mundial, a mesma que sem pudor algum digo ser a responsável directa e indirecta por mais de 80% de todos os problemas no mundo…

Este foi um testemunho com base no olhar de um egocêntrico que vive numa realidade paralela à realidade dos restantes 99% dos habitantes deste planeta…

Notícia do Público – Soares dos Santos defende redução do IRS e IRC e aumento do IVA

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 01/09/2010, in Economia and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: