E se a Grécia for a Irlanda e Esta o Mundo?

Cerca de 36% das empresas irlandesas apresentam um “elevado risco” de colapso. Anglo Irish Bank vai ser salvo com 25 mil milhões de euros. Banco irlandês anuncia uma perda colossal de 8,2 mil milhões de euros no primeiro semestre. Divida soberana europeia:  Estará o round 2 ao virar da esquina?

36% das empresas irlandesas em risco de falência?! 38 mil empresas em risco de fechar as portas?!
Um estudo mostra que muito dificilmente as empresas supracitadas irão conseguir cumprir com as suas obrigações comerciais e financeiras.

Andávamos a olhar para a Grécia, mas o que nos chega da Irlanda é do mais explosivo que se podia imaginar.
1/3 da economia em risco iminente de colapso? Isso será bancarrota para a Irlanda, para a Grécia e para Portugal, e para… e para… … … …

Podemos sempre esperar que o pacote de ajuda da União Europeia às economias titubeantes venha a surtir efeito. Pessoalmente, não acredito que a solução para uma bolha económica seja a criação de outra bolha, tanto mais que ao contrário daquilo que se passou em 2007/2008 o Banco Central Europeu não tem muito mais espaço de manobra para reduzir as taxas de juro, que já estão apenas a 1%. Poderá sempre tentar baixá-las para zero, mas acho que será apenas uma questão de tempo até a verdadeira economia voltar para pedir dinheiro ainda mais barato…

Para juntar às dores da Irlanda e dos PIIGS o facto do Anglo Irish Bank ter apresentado uns monumentais 8,2 mil milhões de euros de prejuízo no primeiro semestre deste ano, e do Estado irlandês estar a preparar a injecção de 25 mil milhões de euros para salvar as contas desse banco. Desde 2007, o Estado irlandês, até à data, já injectou 22 mil milhões de euros!
Não sei se conseguem ver a profundidade do problema… esta instituição não está falida está mesmo completamente em ruínas e mesmo assim o Estado irlandês vai continuar a tentar salvá-la.

E o resultado imediato disto é a reacção dos mercados às dívidas soberanas dos PIIGS.
Para quem tiver estômago e coração forte aconselho a visualização dos gráficos presentes no Daily Finance. Quem não tem estômago deixo só uma dica: Portugal está muito além da linha de segurança, mas muito além… tão além que vou enviar um Email a quem escreveu o artigo a perguntar se não se enganou nos gráficos na cor atribuída a Portugal…

Um pouco de história:
Aquando do colapso da bolha dot.com de 2001 (colapso dos mercados devido à depreciação das acções ligadas à internet), a resposta dos principais bancos centrais do mundo ocidental foi a redução das taxas de juro. Esta baixa no preço do dinheiro criou uma bolha ainda maior, a bolha imobiliária, que foi alimentada por uma redução das taxas de juro dos empréstimos bancários e a uma corrida aos bancos por parte do comum dos cidadãos para comprar casa.
Em 2007/2008 assistimos ao implodir da bolha imobiliária que culminou com a falência do Lehmans Brothers e a injecção de biliões de euros na economia mundial.
Para além do dinheiro injectado, o que acham que os bancos centrais fizeram? Baixaram ainda mais as taxas de juro (o preço do dinheiro) até a um nível em que o custo do dinheiro nos Estados Unidos está apenas 0,25% acima de zero, e na Europa a 1%.
O espantoso disto é que a fórmula que foi usada para fazer crescer a economia pós 2001, e que gerou a bolha imobiliária e o colpaso de 2007/2008, foi a mesma que foi usada para fazer a economia crescer no pós 2007.
E sabem qual é a bolha que está desta vez a ser criada por essa medida? A bolha da dívida soberana, que é apenas e só a mãe de todas as bolhas!
Desta vez não será um Lehmans a cair. Desta vez os bancos centrais já não conseguem baixar mais o preço do dinheiro. Desta vez poderá ser…
Como acham que irá ser desta vez?

Notícia da CNBC – About 36% of Irish Firms at ‘High Risk’ Of Collapse
Notícia do Público – Banco irlandês anuncia perda colossal de 8200 milhões de euros no semestre
Notícia da CNBC – Anglo Irish Bank Sees $32 Billion Bailout Bill
Notícia do Daily Finance – Europe’s Sovereign Debt Crisis: Is Round Two Around the Corner?

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 31/08/2010, in Banca, Economia and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: