O IPCC Posto a Nu, ou o Fim das Teorias da Conspiração

O corpo de investigação da ONU tem de ser “fundamentalmente reformado”. A data para o degelo total do glaciar dos Himalaias “foi um engano”. Cientista canadiano pede uma remodelação do painel científico sobre o clima da ONU. Slavoj Žižek: Acordem e cheirem o apocalipse.

Ponto final parágrafo em todas as especulações sobre a qualidade da ciência apresentada pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas), financiado pela ONU.
A investigação oficial ao IPCC concluiu:

– Necessita de uma reforma de fundo de modo a prevenir os embaraçosos erros encontrados no estudo sobre o aquecimento global de 2007.
– A criação de um comité executivo para substituir a estrutura, na sua maioria em part-time, e linhas orientadoras mais rigorosas em relação às fontes do material apresentado como prova.
– A verificação de conflitos de interesses dos seus membros e limites mais restritos para o seu presidente – posição detida por Rajendra Pachauri.
– A informação veiculada foi baseada em factos vagos.

IN France24

O maior e mais absurdo erro – apenas como mero exemplo da grosseira forma de não fazer ciência por parte do IPCC,  sinal da politiquice rafeira – do estudo apresentado em 2007, foi a afirmação que o glaciar dos Himalaias iria desaparecer até 2035, caso a Terra continuasse a padecer das dores do aquecimento global.
Isto para além de ser pura mentira – é difícil encontrar outro termo para o definir – ainda foi baseado em estudos não verificados e muito menos analisados por outros cientistas – peer-review.  Foi baseado num artigo publicado na New Scientist magazine, que continha um erro de impressão onde em vez de estar 2350 estava a maravilhosa data usada para justificar o aquecimento global: 2035. (Acho que nem vale apenas escrever mais sobre este erro tal a sua magnitude, talvez só comparável a ciência feita pelo pior dos amadores)

Tenho de concordar em absoluto com Andrew Weaver, climatologista da Universidade de Victoria no Canadá, que diz:“O painel das Nações Unidas sobre o aquecimento global foi corrompido por interesses políticos, que o seu Presidente se deve demitir e que a sua forma de fazer ciência deve ser remodelada.”
In National Post

Muita da dita teoria da conspiração foi então desmascarada como sendo verdadeira.
Uma vez mais, que confiança podemos nós ter em instituições e institutos que nada mais fazem do que publicitar políticas em desfavor da verdadeira ciência?
Este podia ser um caso único, mas infelizmente é recorrente na ONU e nos institutos por si subsidiados… é mesmo um antro de podridão de interesses…
O nível em que hoje em dia é usado o nome da ciência para impulsionar políticas financeiras é algo do mais podre que temos de combater.
Como podem então justificar o mercado de créditos de carbono?
Como podem colar a todos os eventos climáticos o aquecimento global = CO2?
Como podem estar a pintar politicamente uma tremenda mentira e depois de posta a descoberto nada se fazer para eliminar as politiquices aprovadas em nome dessa mentira?

Isto extravasa a ONU, isto está enraizado em quase todas as políticas aprovadas nos últimos anos no mundo ocidental.
Isto não foi um erro sem querer, isto foi o querer fazer avançar políticas que de outra forma os Zé Povinhos do mundo não aceitariam.
E iremos assistir a algum volte face nessa linha condutora?
Não! Os políticos e as políticas do mundo ocidental irão continuar a promover esta mentira, porque há muito dinheiro a ser tirado dos contribuintes para entregar a privados… isto só mudará se os Zé Povinhos erguerem as suas vozes em uníssono a exigir mudanças!

Ninguém define isto melhor do que Slavoj Žižek, que esplana este tipo de conduta no seu novo livro (Living in the End Times) desta forma:

“A ciência está totalmente emaranhada no capital e no capitalismo.”

“(…) Usemos a ameaça à ecologia. Até recentemente, a reacção usual para notícias calamitosas como o oceano Árctico estar a derreter mais rápido do que o esperado era, «Estamos a caminhar para uma catástrofe inimaginável, estamos a ficar sem tempo para agir». Ultimamente, ouvimos cada vez mais vozes que nos falam do lado positivo do aquecimento global. «Verdade», dizem eles, «as alterações climáticas aumentam a competição pelos recursos, as cheias, a pressão sobre os animais e sobre as culturas indígenas, a violência étnica e desordem civil. Mas temos de estar cientes que devido ao aquecimento global podemos tocar nos tesouros do Árctico, os recursos ficarem mais acessíveis, a terra mais habitável, etc…»” (…) “Mas seja qual for a verdade das predições sobre a quantidade de petróleo e gás existentes no Ártico, para mim uma mudança social e psicológica está a ocorrer bem à frente dos nossos olhos: O impossível está a tornar-se possível.”

“O que temo é que esta má ecologia se venha a tornar num opiáceo para o povo.”

In NewScientist
(Este é um pequeno excerto de um texto inundado de visões absolutamente sensíveis e quase únicas… de leitura obrigatória)

Então, anos depois do início de uma guerra de teorias da conspiração – termo usado pelo IPCC – a verdade acabou por revelar que a conspiração estava na fonte das teorias.
Este é o mundo em que nos deixamos viver… nos deixamos porque sempre que nós os Zé Povinhos erguemos e contestamos as politiquices maquiavélicas de uma elite desprovida de princípios para atingir os seus fins, essas mesmas politiquices não conseguem ter pernas para andar.
Não dêem ouvidos à ONU, ao Banco Mundial, ao FMI, etc… quase tudo o que destas instituições sai são politiquices de interesse financeiro… só mesmo muito raramente existe mais substância do que isso…
Está mais que na hora de dar um valente pontapé no rabiosque destes politiqueiros da trampa e exigir políticas reais viradas para a realidade dos Zé Povinhos do mundo…

Notícia da France24 – UN climate body needs to ‘fundamentally reform’
Notícia da BBC – Himalayan glaciers melting deadline ‘a mistake’
Notícia do National Post – Canadian scientist calls for overhaul of UN climate change panel
Notícia da NewScientist – Slavoj Žižek: Wake up and smell the apocalypse

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 30/08/2010, in Ambiente, Corrupção and tagged , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: