Créditos de Carbono ou o Pasto do Banco Mundial?

Banco Mundial está a tentar “subverter” as políticas da ONU para a redução das emissões de carbono.

Têm sido uns dias férteis em notícias sobre os trilhos obscuros da ONU, mas mais obscuros são os trilhos do Banco Mundial, instituição sobre a qual as notícias são normalmente parcas, vagas e elusivas.

Os problemas levantados pela questão da produção do gás HFC-23 estão a conseguir destapar um pouco a manta de secretismo que usualmente cobre as acções políticas e financeiras da ONU e os estratagemas económicos do Banco Mundial. Pelo menos nem tudo está a ser mau nesta história.

Antes de tudo mais. O potencial de aquecimento do gás HFC-23 é 11,7 mil vezes superior ao do carbono.

P.S: A história da questão do gás HCF-23 está desenvolvida no post – O Negócio do Carbono… E Claro a ONU

Ficamos hoje também a saber que a AGL Energy da Austrália está muito preocupada porque o governo ainda não definiu um preço sobre as emissões de carbono.
Deixem-me lá decantar esta frase: A AGL Energy está stressada porque quer saber quanto vai ganhar por reduzir as emissões de carbono.

Hoje também soubemos que a IDEAcarbon está a rever em baixa a emissão de créditos de carbono para este ano – de 117 milhões de toneladas métricas para 80 milhões, por causa das preocupações levantadas em relação ao gás HCF-23.
Portanto, em meio ano o gás HCF-23 representa, no mínimo, mais de 1/4 de todos os créditos de carbono emitidos no ano inteiro?!
Para além da noção e políticas deste mercado absolutamente abstracto, podemos afirmar que a corrupção neste mercado poderá significar quase 50% dos créditos emitidos? Verdadeiramente assombroso! Enfim… é o mundo deles…

Agora um pouco sobre o Banco Mundial.
Banco Mundial. Um monstro sobre o qual o escrutínio é ínfimo e as suas acções são dantescas.
As duas principais instituições mundiais são a ONU – principal fomentadora das linhas políticas do mundo – e o Banco Mundial – principal fomentador das linhas financeiras do mundo. Poderão estar a perguntar: “Mas não é o FMI quem define as políticas financeiras?“. Esta afirmação não está totalmente errada mas também não está correcta. O FMI é o braço político do Banco Mundial, é quem dá a cara por ele no mundo ocidental.

O Banco Mundial é uma instituição que trabalha directamente para os grandes interesses financeiros:

“O banco está a matar milhares de pessoas pobres no mundo” (…) “e todos os anos está a piorar a pior calamidade que enfrentamos actualmente – aquecimento global.”

“Comecemos pelas vitimas. Conheçam Hawa Amadu, pouco mais de 70 anos, que vive nos imundos bairros de lata de Accra, a capital do Gana, e tenta criar da melhor forma que pode os seus netos. Hawa tem um problema – um problema enorme – por causa do Banco Mundial. Ela deixou de conseguir pagar a água e a electricidade. Porquê? Porque o Banco Mundial ameaçou recusar emprestar mais dinheiro ao seu governo, o que tornaria o Gana um leproso aos olhos dos doadores governamentais e dos investimentos internacionais, caso não deixasse de subsidiar os custos dessas necessidades. Os subsídios acabaram. Os custos duplicaram. Agora Hawa passa sede para que os seus netos possam beber, e a verter lágrimas diz: «E eu bebo o quê, ar?».”

In The Independent
(Leiam por favor toda esta notícia do The Independent que o que lá está escrito e descrito é algo quase inacreditável, isto foi apenas e só um minúsculo excerto de um texto brilhante e vívido)

Este pequeno excerto, que mais parece saído de um filme dramático de Hollywood, representa aquilo que é o Banco Mundial na sua essência, uma instituição desprovida de todos e quaisquer valores exceptuando os financeiros… e os seus objectivos e interesses são dúbios e por vezes grotescamente macabros.
Isto não é um caso esporádico, todos os países em que o Banco Mundial assenta arraiais de uma forma ou de outra as populações sofrem as agruras das políticas impostas pelo Banco Mundial.

É de extrema importância que todos nós no mundo ocidental nos comecemos a aperceber que o lema da missão para acabar com a pobreza é apenas e só um slogan publicitário, um embrulho politicamente bonito que na sua raiz é do mais desprezível e malévolo que podemos encontrar no ser do Ser Humano.

É uma vergonha quase inqualificável a acção da ONU e do Banco Mundial no mundo e por inerência – porque são quem governa estas instituições – todos os países desenvolvidos do mundo ocidental, com os Estados Unidos à cabeça.

Eu tenho culpa, vocês têm culpa, todos nós temos culpas no cartório porque continuamos a deixar que estes MONSTROS continuem a matar em nosso nome!

Esta é apenas mais uma história da verdadeira História da maleficência da raça humana, principalmente da elite que (des)governa a raça humana!

Podemos então criar o paralelismo entre os créditos de carbono e as outras acções destas instituições e fazer a pergunta:
“Será desta vez diferente?”

P.S: Para além das notícias usadas para a criação deste post seguem mais uma quantas sobre o Banco Mundial para ajudar a ter uma noção mais abrangente da sua acção.

Notícia da Bloomberg – World Bank Trying to `Subvert’ UN Fix for Emission Offsets, Lobby Says
Notícia da Bloomberg – IDEAcarbon Cuts Forecast by 32% for UN Emission-Credit Supply This Year
Notícia da Bloomberg – AGL Energy Says Australia Needs Certainty on Carbon Price, Climate Policy
Notícia do The Independent – Johann Hari: The real scandal at the World Bank
Notícias de apoio:
Notícia do The Nation – Sacrificial Wolfie
Notícia da IPS – Charges of Dishonesty Fly at World Bank
Notícia da Freinds of The Earth – The World Bank’s Climate Investment Funds
Notícia da IPS – NGOs Warn of World Bank “Fundamentalists”

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 26/08/2010, in Ambiente, Banca, Corrupção, Economia and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: