O Fim do Hélio e o Esgotamento dos Recursos Naturais

Qual a razão para o mundo estar a ficar sem hélio?

Se existe algo que coloca em causa todas as teorias do crescimento eterno da economia são os recursos naturais do planeta. A riqueza dos recursos do planeta são a verdadeira face da nossa economia e não os mercados de carbono, ou as bolsas e os derivados, ou o dinheiro que é imprimido pelo Banco Central do país Y.

Nos últimos cem anos o Homem tem vindo a explorar os recursos naturais do planeta com tal intensidade que boa parte já passou o pico de produção e outra parte, cada vez mais numerosa, está mesmo à beira do esgotamento.

Ontem ficámos a saber que o Hélio, que é o segundo elemento conhecido mais leve do Universo, terá pouco mais de 25 anos de reservas exploráveis, ao ritmo actual de extracção.
O Hélio é criado pelo processo da fusão nuclear do sol, ou pela lenta e gradual decantação radioactiva das rochas – origem de todas as reservas do planeta.

O Hélio até pode ser uma substância sem grande importância para a sobrevivência da nossa sociedade e economia, mas o que é realmente importante de salientar deste problema é a monumental delapidação e velocidade que a nossa sociedade está a consumir os recursos do planeta.

Já todos ouvimos falar do Pico do Petróleo, mas talvez poucos tenham ouvido falar do esgotamento do Antimónio, do Cobre, do Índio, do Chumbo, da Prata, do Urânio ou do Zinco. Todos estes elementos já há muito passaram o pico de produção e estão actualmente em declínio. Mantendo a actual taxa de extracção e consumo quase todos eles estarão esgotados antes de 2050, alguns elementos na década de 2020.

Como existem alguns elementos que julgo serem quase desconhecidos para a maioria, uma breve introdução, e os anos até ao seu esgotamento usando a média de extracção de 2007.
* Antimónio – Medicamentos, semicondutores, etc… (Saúde e Tecnologia) —- Mais 30 anos
* Cobre – Este é conhecido por todos (Indústria) —- Mais 61 anos
* Índio – Painéis solares, ligas metálicas (Energia e Indústria) —- Mais 13 anos
* Chumbo – Conhecido de todos (Indústria) —- Mais 42 anos
* Prata – Conhecida de todos (Indústria) —- Mais 29 anos
* Urânio – Conhecido de todos (Energia) —- Mais 59 anos
* Zinco – Conhecido de todos (Indústria) —- Mais 46 anos
Fonte

Se vivemos num sistema económico em que o mundo tem de crescer todos os anos e eternamente, como irá este sistema económico conseguir lidar com os constrangimentos resultantes da cada vez maior escassez dos recursos naturais?
Como irá a indústria conseguir manter os baixos preços praticados hoje em dia quando analisamos o acentuado declínio das matérias primas?
Como se irá adaptar uma sociedade (poucas gerações), que se acostumou a viver e a consumir com sofreguidão grande parte dos recursos do planeta, a uma nova forma de vida com cada vez menos excedente?

As respostas a estas perguntas são os verdadeiros problemas que teremos de enfrentar no futuro, as quais afirmo sem despudor que são os verdadeiros culpados da crise económica que estamos a passar.
Como ultrapassar esta crise se o seu principal factor se irá agravar no futuro?

Também poderia ter nomeado o Fósforo, o Tântalo, ou os bancos de pesca, como sinais preocupantes da depleção dos recursos do planeta… mas estes ficarão para mais tarde porque tenho quase a certeza que irão sair em breve notícias sobre a sua escassez.

Notícia do The Independent – Why the world is running out of helium
Notícia do The Guardian – Earth ‘will expire by 2050’

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 24/08/2010, in Ambiente, Economia and tagged , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: