E os Meninos à Volta da Fogueira

Défice do subsector Estado aumenta 347 milhões. Défice aumenta e está perto dos 9 mil milhões de euros. Défice cresce 1,65 milhões de euros por dia. No mês passado, o Estado contraiu dívida extraordinária no valor de 4,1 mil milhões de euros.

Antes de começar a descarregar os impropérios que estas noticias merecem, umas pequenas notas para se contextualizar melhor a situação:
1- A receita fiscal este ano cresceu, nos primeiros sete meses, 5,6%.
2- Os dados mostram que a despesa continua a subir mais que a receita – 3,8% para 3,6%
3- Parte do valor do aumento da receita é devido ao aumento do excedente da Segurança Social, mais 180 milhões de euros, aproximadamente.
4- O total de dívida extraordinária contraída pelo Estado este ano já é de 7,6 mil milhões de euros.
5- O Estado este ano já se endividou em 13,5 mil milhões de euros. Em 2009 (todo o ano) o endividamento foi de 14 mil milhões de euros.
6- Nunca desde que há registo o Estado recorreu com este peso a dívida extraordinária de curto prazo.
7- O Governo dá a garantia que o o défice previsto para este ano não será ultrapassado.

Vamos então lá à análise estes dados…

1- Bom sinal… o contrário é que seria surpreendente… mas atenção que os dados do consumo estão em queda, algo que poderá aumentar a pressão sobre estes valores positivos.

2- Pois é, alguns não têm de poupar tanto quanto outros, e principalmente vivem num Estado de (des)direito em que podem fazer o que bem lhes passa pela moleirinha, dizendo que fazem uma coisa e depois agem de forma oposta.

3- Pois é, parte dos 5,6% de aumento da receita são atribuíveis ao aumento do excedente da receita da Segurança Social. Uma pergunta: “Com o aumento do desemprego, como é que eles conseguiram fazer crescer esse valor? Número mistério?” Infelizmente não é… este aumento está directamente ligado ao apertar da fiscalização sobre os beneficiários da Segurança Social, medidas que na sua essência estou de acordo, mas das quais discordo quando olho para as contas de quem devia de estar a poupar mais e não o faz… e é com os mais pobres que eles apertam o cinto…

4- Dívida extraordinária? É simples. São empréstimos que terão de ser pagos ainda este anos. 7,6 mil milhões de euros, somados aos juros dessas operações, deverá ficar algo acima dos 8 mil milhões de euros. Portanto, podemos concluir que o Estado espera que o aumento da receita cresça ainda muito mais, de forma a compensar esse aumento. (Conto de fadas?)

5- Vamos reduzir o défice! Slogan para o aumento dos impostos. Resultado? Pois bem, o resultado é o aumento do défice este ano. Ou iremos assistir a um passo de mágica ou então para o ano lá virá novamente o choradinho político e financeiro dizer que os impostos terão de aumentar.

6- Sinal de descontrolo e loucura, ou pura ganância e indiferença pelas contas do Estado? Talvez seja apenas e só incompetência – forma mais simplista de analisar a questão, ou então a imagem de um esquema em pirâmide que está entrar na sua fase de crescimento exponencial imparável.

7- … (por vezes o silêncio diz tudo e sem impropérios)

Vamos todos dar as mãos e fazer uma rodinha à volta da fogueira… vamos todos dar saltinhos de alegria, vamos todos comemorar… abracemos quem ao nosso lado está, pensemos no futuro risonho que nos espera… sonhemos alto porque a vida é sempre para melhor… traláli, tralálá…
Estas são frases que o Zé Povinho devia cantar de alegria, mas no sistema demo-cratico em que vivemos estas são as palavras que os “bananas” e os “casineiros” usam para festejar a vida no seu quintal privado chamado Portugal…

Notícia da A Bola – Défice do subsector Estado aumenta 347 milhões
Notícia do Diário Económico – Défice engorda e está perto de nove mil milhões de euros
Notícia do Correio da Manhã – Défice sobe 1,65 milhões por dia
Notícia do Jornal de Negócios – Governo contraiu dívida extraordinária de 4,1 mil milhões no mês passado

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 21/08/2010, in Corrupção, Economia and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: