O Pão e a Confusão

A Rússia suspende a exportação de cereais.

Devido à seca que grassa na Rússia o governo proibiu a exportação de cereais. Isto é muito grave porque a Rússia é um dos celeiros do mundo, e se ela fecha as portas irá faltar cereais um pouco por todo o lado.

Esta é a visão primária deste problema que irá ser fomenta e falada um pouco por todo os escaparates, mas eu gostava de salientar um ponto menos visível desta tomada de posição:
Sempre que um país produtor de algo ganha a percepção que esse produto poderá vir a escassear num futuro próximo, o passo que normalmente toma é o encerrar de fronteiras e o proibir da exportação desse produto (nacionalização temporária, ou não).
Já ontem tinha abordado esta questão no post Mais Pico do Petróleo.

A linha é tão ténue que o governo russo ainda não tem a certeza qual a verdadeira extensão da diminuição da produção com que terá de lidar, e mesmo antes da chegada dos números finais avançou para um encerrar das fronteiras.
Isto vai dar lugar a uma reacção sistémica muito mais grave que a diminuição da produção de cereais na Rússia.
Os outros produtores mundiais exportadores irão dificultar ao máximo a venda dos seus cereais de forma a valorizar ainda mais o que têm, levando a um aumento ainda mais acentuado dos preços. Para além disso os “casineiros” já estão em campo a comprar as reservas que por aí andam de forma a estrangular ainda mais os mercados e a fazer subir os preços especulativamente mais.

Nós em Portugal, na Europa, no mundo ocidental e nos países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento só teremos de cortar em alguns produtos porque irão ficar caros demais, poderão até vir a faltar alguns produtos nas prateleiras dos supermercados, mas não será certamente nada de catastrófico.
Ao invés, isto é algo de extrema gravidade para os países pobres onde a sua população já vive quase no limiar da sobrevivência. Como irão estas populações contornar o aumento do preço dos produtos alimentares base? Quantos irão morrer à conta do medo da falta de grãos na Rússia, da ânsia de outros produtores e da ganância dos “casineiros”?

Notícia do Jornal de Negócios – Governo russo suspende exportação de cereais e derivados

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 05/08/2010, in Agricultura and tagged , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: