Mais Pico do Petróleo

Agências governamentais já identificam o Pico do Petróleo como real, agora têm de lidar com ele.

Demorámos décadas para começar a debater e encontrar soluções para um problema que é de extrema gravidade, e agora quando começam a surgir os primeiros sinais de debates políticos sobre o assunto, o tempo disponível pode nem chegar para abrir a boca…

O Pico do Petróleo é um acontecimento muito simples… é quando se atinge o máximo de produção do petróleo, ou seja, a quantidade de petróleo extraída do solo a partir desse ponto será sempre menor…
Não sendo o Pico do Petróleo um conceito abstracto mas algo quantificável, logo existe, por isso não existem muitas questões em relação a este assunto.
Existe uma teoria em que o petróleo é de origem abiótica e não de origem orgânica – poderão ler mais sobre isso no O mito do fim do petróleo. É uma teoria interessante mas gostava de deixar aqui umas questões não sobre ela mas sobre as suas nuances…

1º – Porque razão se está a explorar petróleo em regiões cada vez mais inacessíveis se o petróleo é de origem abiótica e pode apenas ser continuamente extraído dos poços já existentes?
2º – Porque razão a questão do Pico do Petróleo chegou mesmo a ser tratada como “teoria da conspiração” e quase escondida da opinião pública?
3º – Porque razão estão as economias tão dependentes do petróleo e das suas variações na oferta se é de origem abiótica?
4º – Quem mais ganha com a noção de origem abiótica?

– Se pelo menos já tivessem comprovado a origem abiótica do petróleo, a BP, como exemplo, não estaria certamente a explorar no Golfo do México a quilómetros de profundidade para extrair petróleo, correndo riscos imensos e tendo uma margem de lucro muito inferior.
– Se o petróleo for de origem abiótica então qual seria o problema de fomentar na opinião pública a teoria do Pico do Petróleo. Acho que até ajudaria as companhias petrolíferas a aumentar o preço do crude nos mercados internacionais.
– De certeza que muitas das guerras que têm acontecido no mundo por causa das reservas de petróleo teriam sido tidas talvez por outras questões que não o petróleo.
– Quem mais ganha é quem quer esconder ao máximo o Pico do Petróleo. Porquê?
Porque o Pico do Petróleo não é uma questão de quando mas sim do como. O maior problema não é quando se irá passar o Pico do Petróleo, mas sim quando a economia mundial e os países do mundo se aperceberem que o Pico do Petróleo é algo incontornável. A partir desse momento passa a ser indiferente o momento exacto da passagem do Pico mas sim quando irão os produtores mundiais começar a proibir as exportações de petróleo. A partir desse momento acontecerá uma reacção em cadeia que fará com que a questão da altura exacta do Pico do Petróleo seja algo apenas puramente académico…

Bons picos…

Notícia da Environmental News Network – Policymakers recognise peak oil threat, now they need to deal with it

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 04/08/2010, in Energias and tagged , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: