Os Sinais da Estagflação?

Mesmo tendo em visto os recentes sinais de contracção da economia americana a Reserva Federal não deverá conceder mais estímulos. A bolha imobiliária chinesa está prestes a estourar. Especialista diz que a Reserva Federal americana vai para a semana dar início ao combate à deflação.

O que aqui temos são três linhas de problemas diferentes mas totalmente interligados.

O sinal de contenção financeira, ao contrário do apregoado, da Reserva Federal americana é um claro sinal da restrição de criação de mais moeda de modo a não aumentar as pressões inflacionarias resultantes dessa acção. A Reserva Federal injectou no mercado biliões de dólares, desde 2008, que se estão a fazer sentir no valor do dólar nos mercados internacionais. A desvalorização do dólar não é apenas um desinvestir dos investidores internacionais, é um sinal da inflação que poderá começar a fazer-se sentir no valor do dinheiro para o Zé Povinho americano.
Esta contenção financeira está a empurrar a economia americana para uma fase de transição que se está a tornar deflacionaria, levando a um recuar dos preços. Mas ao contrário do que está a ser apregoado, acho que esta fase será muito curta e apenas uma transição para uma pressão inflacionadora, porque tantos biliões de dólares terão de se fazer sentir no real valor da moeda – a única forma de evitar isso era destruir grande parte dos biliões lançados na economia, e isso conduziria a uma nova recessão, desta vez por contracção de capital.
Aquilo que poderemos estar a assistir são os primeiros sinais de uma economia americana a caminhar para um estado de “estagflação”, onde a economia começará a cair ao mesmo tempo que a inflação aumenta a ritmos cada vez mais elevados.
(Tudo o que foi escrito neste parágrafos é aplicável à economia europeia)

No outro lado do mundo, a China está à beira de entrar em colapso com o seu mercado imobiliário.
Quase exactamente os mesmos erros que foram cometidos nos Estados Unidos, foram-os também na China, que já está a mãos com uma contracção de quase 30% no mercado imobiliário, que durante os últimos anos foi alvo de apoios do estado para o seu crescimento. Teme-se que o ponto de equilíbrio seja passado no quarto trimestre deste ano… hmmm
Se calhar já começo a compreender as previsões pessimistas que andam um pouco por todo o lado… É impossível os mercados mundiais aguentar um colapso da economia chinesa, e no estado de fragilidade em que se encontram poderá conduzir à antecipação do GAME OVER para a economia mundial. A paragem do motor da economia mundial actual é mesmo o gripar do motor que já não carbura lá muito bem…

Notícia da Bloomberg – Fed Likely to Skip More Stimulus Amid Signs Economy Weak
Notícia do Telegraph – Federal Reserve to start the deflation fight next week, expert claims
Notícia do Spiegel – China’s Real Estate Bubble Threatens to Burst

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 03/08/2010, in Economia and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: