Os Testes Não Destressaram Ninguém

Os consumidores britânicos temem uma nova recessão. Banco de Inglaterra avisa os britânicos para se prepararem para a inflação. Islândia diz que não está em risco de falhar com os pagamentos. Investidores cautelosos receando uma segunda recessão. Economia americana abranda.

Na segunda feira escrevi no post Agora Começa a Surgir o Stress ao Destress que seria para o final desta semana que veríamos como os mercados reagiriam aos “fabulásticos” resultados dos stress testes.

Primeiro gostava de usar uma comparação entre a resposta dos mercados aos stress testes americanos em 2009 e os realizados na Europa.
Os stress testes americanos foram quase por si só os responsáveis pelo recrudescimento da confiança económica, levando a confiança e o crescimento das mais valias a todos os mercados internacionais. Os meses que se lhes seguiram assistimos a um crescimento bolsista excepcional…
Na Europa? Bem, hoje quase todas as praças fecharam em baixa, assim como ontem e um pouco menos anteontem. No mínimo são resultados antagónicos com os gerados pelos stress testes americanos.
Daqui podemos começar a formular uma conclusão: Os investidores não acreditam nos resultados dos stress testes europeus.
Acabaram quase unicamente por ser uma manobra de charme político para os Zés Povinhos e muito pouco mais que isso…

Esta noção de apenas charme político será confirmada ou desmentida nas próximas semanas, mas os sinais que nos estão a chegar não fazem prever nada mais do que a continuação das quebras nos mercados internacionais, ora vejamos:
– Em Inglaterra, nos Estados Unidos, em Portugal e um pouco por todos os países ocidentais, os consumidores estão em retracção, conduzindo a uma contracção económica cada vez mais evidente nos mercados de capital.
– Começam a surgir os primeiros avisos “oficiais” para o provável escalar da inflação. Estes avisos não levam em conta uma segunda recessão, e aí digo que entraremos numa época de “estagflação”, onde a economia entrará em recessão acompanhada por valores crescentes na inflação. Este é o pior tipo de recessão que se pode ter…
– Novamente os problemas bancários na Islândia a querer antecipar a recessão. Tal como em 2007, a Islândia estoirou primeiro que a bolha imobiliária americana.
– Os investidores estão a desinvestir nas bolsas com receio de uma nova recessão. A confiança que poderia e deveria ter sido dada pelo stress testes europeus foi gasta em pólvora seca e palavras de circunstância… e isto ainda vai sair caro…
– E para fechar o ramalhete, a economia Americana está a perder momento (caiu 0,3%), assim como a chinesa (caiu 2%). Os efeitos dos pacotes de estímulo começam a desvanecer e como a Europa deu um sinal negativo à economia mundial com os stress testes, as coisas não tendem a melhorar…

Gostava de fechar com esta noção. Quase todas as instituições bancárias portuguesas terminaram a semana em queda na bolsa.
Pergunto: “Mas não foram elas que saíram com nota de “excelente” dos stress testes e apresentaram nesta mesma semana todas aumentos de lucros?”
Existe aqui uma ambiguidade.
Acho que dificilmente melhor resposta os investidores poderiam ter dado em relação à “veracidade” dos valores apresentados pela banca nacional nos stress testes do que vender, vender, vender…

Notícia do The Telegraph – Britons’ fears raise double-dip recession chance
Notícia do The Telegraph – Bank of England’s Mervyn King warns Britons to brace themselves for inflation next year
Notícia da Bloomberg – Iceland Says It’s `Far From Defaulting’ as Rating Nears Junk
Notícia da USA Today – Investor fears outweigh stunning earnings gains
Notícia do Jornal de Negócios – Economia dos EUA abranda crescimento no segundo trimestre

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 30/07/2010, in Banca, Economia and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: