Este Ano a Banca Ainda Vai Pagar Menos de Impostos!!!!!!!!!

Banca gera mais lucros mas ainda paga menos de impostos.

…, …, …, …, … (Esta sequência de três pontinhos foi a forma que encontrei para não escrever uma mão cheia de impropérios e palavras mal educadas)

Soubemos que no ano de 2009 a banca pagou apenas uns “fabulásticos” 4,3% de IRC. Hoje ficamos a saber que a banca no primeiro semestre está a pagar ainda menos ao fisco!!!
Pergunto: “Será que irão conseguir chegar aos 0%?” …, …, …, …, …

Isto vai muito além de verdadeira vergonha, isto é uma verdadeira catástrofe para qualquer país que se considere democrático. A base da democracia é o equilíbrio e a igual distribuição de oportunidades e responsabilidades a todos os sectores da sua população. Sempre que em democracia os interesses de instituições privadas são beneficiados em contraposição com os outros sectores, deixa de ser uma democracia… pura e simplesmeste é uma demo-cracia.

Mas vejamos então os números:

Três milhões de euro por dia (líquido!), foi quanto ganharam os três maiores bancos nacionais (em 2010, primeiro semestre)!!!!
Nos primeiros seis messes estas três instituições arrecadaram 544,9 milhões de euros, mais 62,5 milhões que em igual período do ano passado!!!
Mas o valor pago de impostos, quando comparado com igual período de 2009, corresponde a apenas 1\3!!!!!! Ou seja 33,8 milhões de euros contra os 108,6 milhões de euros em 2009. (Ora bem, 1\3 de 4,3% é igual a: +\- 1,5% Podemos então deduzir que a taxa de IRC que irão pagar em 2010 poderá vir a ter um valor muito próximo de 1,5%!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)

Porquê haver tal disparidade entre estes valores? (Tiago Caiado Guerreiro, fiscalista)

“(…)lembrou que há factores que podem justificar esta disparidade, como a existência de provisões dedutíveis para efeitos fiscais ou a venda de participações, cujas mais-valias não são tributáveis.”

In Diário de Notícias

Ora bem, as “provisões dedutíveis para efeitos fiscais”, são os benefícios fiscais que a banca tem, os quais são os mais latos de todos os sectores da sociedade portuguesa.
“As mais valias não são tributáveis”… Ainda anteontem entrou em vigor a nova lei de tributação de mais valias em que a banca irá passar quase incólume às novas taxas… mais um benefício. (Podem ler sobre isso no post: O Desimposto Sobre as Mais Valias)

Para quem quiser compreender melhor “todos” os detalhes destas “falcatruas”, aconselho a leitura atentada de um estudo de Eugénio Rosa
(economista, Mestrados em Comunicação pelo ISCTE e pela Universidade Aberta, e com Pós-Graduação em Fundos de Pensões e Seguros pelo ISEG. Presentemente a fazer doutoramento no ISEG, Universidade Técnica de Lisboa, com a tese “Grupos Económicos e Desenvolvimento em Portugal no Contexto da Globalização”. É membro do Gabinete de Estudos da CGTP e responsável pelo Gabinete Técnico da Federação Nacional dos Sindicatos da Função Publica.)
Vou só deixar um número que lá está exposto:
13.739,1 milhões de euros é o valor que o estado perdeu devido a benefícios fiscais, entre os anos de 2005 e 2009.
BENEFICIOS FISCAIS EM PORTUGAL- Quem é mais beneficiado ?

Mais um prego no caixão da democracia e no do Zé Povinho….

Notícia do Diário de Notícias – Banca tem mais lucros mas paga menos ao fisco

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 29/07/2010, in Banca, Corrupção and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: