Por Onde Anda o Derrame?

Peritos investigam ligações entre a BP e reguladores. As manchas de petróleo parecem estar a desaparecer mais rápido que o esperado. Vai dar-se início à épica batalha judicial sobre o derrame. BP passa à ofensiva no que toca às responsabilidades a assumir. Terão os bombeiros ajudado a afundar a plataforma?

Depois de uns dias mais calmos em relação à BP, eis que hoje foi um corrupio…

Ficámos a saber que as ligações entre a BP e os que deviam regular o que a BP fazia e faz eram e são juntinhas, pelo menos essas são as dúvidas postas em cima da mesa.
Bem, o que dizer… o contrário é que seria surpresa – os reguladores serem independentes -, pois numa demo-cracia em que se considera normal a existência de “lobistas” a pressionar os políticos e as entidades reguladoras, outra coisa não se pode esperar…
Daqui a uns anos, digo eu, lá se vai saber que foi tudo inocentado e que não foram provadas jogadas de bastidores nem favores de ninguém para ninguém… o contrário é que será uma grande surpresa…

Depois de sabermos que a maioria do petróleo está concentrado em manchas abaixo da superfície do oceano, eis que hoje nos dizem que as manchas de petróleo à superfície estão a desaparecer mais rápido do que o esperado. Sem dúvida que é uma excelente notícia, mas voltamos ao mesmo copy\paste dos relatórios disponibilizados pela BP e pouco se valoriza outro tipo de informação… (Vamos lá ver se amanhã os jornais portugueses não estão cheios com esta notícia e com outra…)

Bem, as parangonas já dizem tudo: “Vai dar-se início à épica batalha judicial sobre o derrame”. Pergunto eu: “Mas qual épica qual carapau, as culpas são por demais evidentes e de simples definição de culpa”. Será épica apenas porque irá ser jogada no jogo dos “lobistas”, em que quem tiver mais dinheiro para “pagar rebuçados” mais probabilidades terá de fugir às contas…

E para ajudar a comprovar o que escrevi acima, a BP vai mudar de estratégia e começar a lutar, ou seja, a fugir com o “cú à seringa” de todas as responsabilidades que tenha de assumir. Uma vez mais o prejudicado irá ser o Zé Povinho que não tem dinheiro nem para “lobistas”, nem para pagar o arrastar durante anos dos processos em tribunal…

Para fechar, tinha de aparecer a notícia ridícula do dia: “Terão os bombeiros contribuído para o afundar da plataforma?”
Bem, ficámos a saber que foi aberta uma investigação aos bombeiros que combateram o incêndio na plataforma.
Deixem-me cá fazer um pouco de futurologia…
Vai-se descobrir que os bombeiros contribuíram para o afundamento da plataforma e devido a isso será pedido à BP menos dinheiro de compensação, ou então no caso mais grave os bombeiros ainda terão de pagar à BP os custos que sejam averiguados dessa acção…
Digo: “Se calhar para a próxima é melhor os bombeiros deixar arder a plataforma e não meter lá qualquer pinga de água”… Enfim, mais do ridículo do copy\paste…

Notícia do Dinheiro Digital – EUA: Peritos investigam ligações entre BP e reguladores
Notícia da ABC – BP Oil Spill: Did Firefighters Help Sink the Deepwater Horizon Rig?
Notícia do Washington Post – Criminal probe of oil spill to focus on 3 firms and their ties to regulators
Notícia da CNBC – BP Moving Toward Aggressive Stance on Liabilities
Notícia do The New York Times – On the Surface, Gulf Oil Spill Is Vanishing Fast; Concerns Stay
Notícia do Los Angeles Times – Epic legal battle over oil spill is about to begin

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 28/07/2010, in Ambiente, Corrupção and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: