O Desimposto Sobre as Mais Valias

A taxa sobre as mais valias em bolsa sobe 20%, mas há excepções.

O Diário Económico relembra-nos que entra hoje em vigor a nova taxa sobre as mais valias em bolsa, algo que no mínimo seria justo… seria porque desta tributação ficam isentos os investidores não nacionais e as Sociedades Gestoras de Participações Sociais (SGPS).

Para quem não sabe as SGPS são:

Uma sociedade gestora de participações sociais(conhecida em inglês por holding) é forma de sociedade criada com o objectivo de administrar um grupo delas (conglomerado). Na holding, essa empresa criada para administrar possui a maioria das acções ou quotas das empresas componentes de determinado grupo de empresas. Essa forma de sociedade é muito utilizada por médias e grandes corporações e normalmente visa melhorar a estrutura de capital da empresa ou como parte de alguma parceria com outras empresas.

in Wikipédia

Para quem não consegue perceber o que isto quer realmente dizer… a maior parte da fatia das transacções realizadas em bolsa pelas grandes instituições financeiras (bancos), são conduzidas por SGPS’s… Hmmm… será que uma vez mais se vai o bolso do pequeno investidor e se deixa ao largo os verdadeiros detentores de capital?
Não tenho a mínima dúvida de que será esse o resultado final de mais uma lei feita para “colorir” a mente do Zé Povinho mas que na sua verdadeira essência é do bolso do Zé Povinho que se vai alimentar…

Mais uma vergonha para juntar ao rol…

E para juntar a isto, hoje tenho de concordar com o PCP (Sou apolítico em Portugal, não acredito em nenhuma das cores que se pavoneiam na Assembleia da República «das bananas», mas por vezes até dizem coisas com sentido… muito raramente) que diz que os lucros apresentados pela banca nacional são obscenos. Eu não só estou de acordo como aplaudo alguém com assento na Assembleia dos “bananas” dizer algo com fundo de verdade (devem estar a ver se a banca aumenta as contribuições de campanha para a sua cor)…

Aconselho a leitura do texto original porque tem lá coisas que são verdades insofismáveis perante as quais o Zé Povinho continua a não centrar devidamente o seu foco e a sua atenção. Normalmente o Zé Povinho perde-se a discutir e a refilar com o alegórico, como por exemplo, a redução dos salários dos “bananas”, e deixa o que realmente importa passar em claro, sem lhe dar a devida importância. Enquanto o Zé Povinho se continuar a perder com o alegórico mais destas leis encapotadas com um nome apelativo mas que no seu cerne são puras mentiras, irão ser aprovadas pelos “bananas”.

Notícia do Diário Económico – Saiba quanto vai pagar com o novo imposto sobre as mais-valias na bolsa
Notícia do Sol – PCP considera ‘obscenos’ os lucros obtidos e exige intervenção do Estado

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 27/07/2010, in Banca, Corrupção and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: