Agora Começa a Surgir o Stress ao Destress

Bancos alemães não revelaram a “totalidade dos detalhes de dívida”. O triunfo de “lobistas” do mundo financeiro. Testes de stress não foram mais valia. Dito aos bancos: Ou emprestam mais ou perdem os bónus. Um teste cinicamente calibrado para estabelecer o resultado, Wolfgang Munch.

Primeiro gostava de salientar que lá muito lentamente os meios de comunicação em Portugal vão colocando dúvidas sobre a qualidade dos testes. Hoje foi o jornal Oje a dar uma pequena notícia sobre esse assunto. Infelizmente esse tipo de notícia irá ser a regra porque as notícias sobre as fraquezas dos testes são cada vez mais e porque essa está a começar a ser a resposta dos mercados, com subidas quase marginais depois do estrondoso sucesso que foi o resultado dos testes de stress.
Desde sexta feira que fiquei com a convicção que seriam apenas os bancos a puxar as bolsas e os restantes sectores em baixa. Ora, nem mais, sinal de que os bancos poderão andar a comprar acções uns dos outros (lol). Sinceramente a única surpresa que estou a ter hoje é o facto do euro se estar a valorizar em relação ao dólar, este é mesmo um bom sinal… só espero que não esteja por lá “dedo” do Banco Central Europeu.
Se no primeiro dia a resposta está a ser tão pouco convincente, quando ainda anda quase tudo inebriado com os resultados dos testes, o que poderemos esperar lá para o final da semana e para as semanas que se seguem?

Depois, começam a surgir as primeiras notícias de que os bancos “contornaram” as contas com artimanhas técnicas. Na Alemanha estão a ser colocadas em causa as contas apresentadas pelo Deutsche Bank, Deutsche Postbank, Hypo Real Estate e mais dois bancos com menor expressão no mercado.
Hoje “achei” graça a uma afirmação de Ricardo Salgado, presidente do BES, na televisão: “Para surpresa de muitos os bancos portugueses apresentam melhores registos do que a banca alemã”.
Será que posso deixar no ar a pergunta: “Terão os bancos portugueses sido ainda mais “engenhocas” com as suas contas?”
É uma questão válida, pois quando uma série de analistas apontavam o falhanço de um ou mais bancos portugueses, todos terem passado com distinção no teste é algo um pouco inusitado. Parece que todos cabularam…

Ora, e também nos chega a noticia que depois dos stress testes terem sido um sucesso (para quem?), os “lobistas” do mundo financeiro estão a dificultar ao máximo a aprovação de novas regulações sobre o mercado.
Pessoalmente não tenho muitas dúvidas sobre quem irá ganhar esta guerra… ora, vamos lá ver se acerto… quem tiver mais dinheiro ganha a batalha! lol
Mais uma vez fazer “lobby” sobre os políticos é algo que é visto pelos meios de comunicação como algo absolutamente normal… Será que alguém poderá dizer a esses senhores que fazer “lobby” sobre as instituições que criam as leis é corrupção quando se deixam tentar por aquele “sei-lá-o-quê” que lhes dão…
Estamos sempre na crista da onda…

Em Inglaterra estão a pensar adoptar a lei do chicote: “Ou emprestam dinheiro às empresas ou então não recebem mais rebuçados!”
A banca a nível mundial recebeu dinheiro para se reestruturar e para manter a liquidez do mercado, e o que fizeram? Houve uns que o guardaram só para eles, ah e claro para os bónus dos quadros superiores. Outros suspeito terem logo ido a correr para a mesa de póker da economia mundial gastar uns tostõezitos…

Ui, vamos ter umas semanas e talvez mesmo meses de destress testes a começar a stressar muito boa gente…

E fechar com uma citação de Wolfgang Munch:

“Se tentasse testar a segurança de carros ou de brinquedos para crianças usando os mesmo métodos que a União Europeia aplicou no teste de stress aos bancos, acabaria na prisão.”

In Financial Times

Notícia da France24 – German banks ‘did not reveal full debt details’
Notícia do Spiegel – The Triumph of the Financial World’s Lobbyists
Notícia do Oje – Rigor de stress tests questionado
Notícia do The Telegraph – Banks told: lend more or lose bonuses
Notícia do Spiegel – Europe’s Stress-Free Stress Test Fails to Make the Grade
Notícia do Financial Times- A test cynically calibrated to fix the result

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 26/07/2010, in Banca, Corrupção and tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: