O Valor do Contraditório (Aquecimento Global)

Dias desesperados para os apoiantes do aquecimento global.

Antes de entrar no cerne desta notícia, gostava de dizer que eu não estou contra a ideia do aquecimento global, apenas não acredito em muita da ciência que está a ser usada para o justificar.

Dito isso, esta é uma notícia que aparece numa altura quase perfeita, com Portugal a atravessar uma vaga de calor, o que pode levar os mais incautos a ligá-la ao aquecimento global. Pensamentos simplistas e descontextualizados em ciência por norma estão errados…

Um dos problemas que mais tem afligido a questão do aquecimento global tem sido a falta de informação contraditória veiculada pelos meios de informação generalistas. A continuada defesa de teses e teorias “manhosas” nos meios de comunicação generalistas tem conduzido a um pensamento e a uma forma de analisar o aquecimento global totalmente exacerbada, e muitas das vezes totalmente descontextualizada.

Ora bem, como pode haver por aí algum jornal, ou televisão, ou rádio que venha a ter o descaramento de ligar esta vaga de calor ao aquecimento global sem usar verdadeira ciência, nada melhor do que usar palavras de uma notícia acabadinha de sair hoje no The Telegraph:

“Cada vez mais evidentemente desesperados se tornam os esforços dos crentes no aquecimento global, de forma a justificar a sua religião, depois do “espancamento” que levaram no Inverno passado devido aos escândalos que rodearam o Painel Intergovernamental Para o Aquecimento Global.”

“Uma das técnicas que usam habitualmente é atribuir ao aquecimento global quase todos os eventos climáticos pouco comuns no mundo. Na última semana, por exemplo, foi noticiado que a Rússia tem estado a experimentar as temperaturas mais elevadas e a maior seca desde há 130 anos. (…) “O que não explicou foi o que poderá ter causado o o mesmo tipo de vaga de calor há 130 anos.”

“Entretanto, quase nenhuma atenção tem sido dada à severa vaga de frio que tem estado a assolar a América do Sul, devido a uma frente fria da Antárctica, que já vitimou centenas num dos Invernos mais frios faz muitos anos.”

“Na América, a NOAA tem vindo a proclamar que, de acordo com os seus dados sobre a temperatura, os primeiros seis meses deste ano foram os mais quentes já registados. Mas análises de especialistas do Watts Up With That, um blog de cientistas americanos (Dois prémios Nobel), mostram que estranhamente a NOAA afirma que as zonas de maior aquecimento global são aquelas em que existem menos estações de controlo da temperatura. Por exemplo, na Gronelândia, duas das zonas mais quentes, que apresentam um impressionante aumento de 5º na temperatura, não têm estações de medição da temperatura.”

“(os) cépticos só questionam o aquecimento global porque são financiados pela indústria petrolífera. Particularmente bizarra foi a a história que fez a semana passada primeira página “Gigantes do Petróleo dão 1 milhão de Libras Para Financiar Cépticos do Aquecimento Global” (…) “(Mas) em 2002 a Exxon deu 100 milhões de Libras à Universidade de Stanford para financiar pesquisas energéticas para combater o aquecimento global. A BP, que se renomeou em 2004 como “Beyond Petroleum (Para lá do Petróleo)”, doou 500 milhões de libras para financiar uma pesquisa similar.”

Palavras que podem ser importantes para activar aquilo que anda a faltar a uma boa parte das pessoas, o senso crítico.
Uma das melhores expressões de liberdade é a capacidade de liberdade no pensamento… e uma das formas mais efectivas de avivar o senso crítico é estar a mãos com o contraditório…

Este post é a continuação do tema Aquecimento Global… onde podem encontrar mais informação sobre este contraditório…

Notícia do The Telegraph – Desperate days for the warmists

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 25/07/2010, in Ambiente and tagged , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: