Dr. “Doom” Diz Que Já Entrámos em “Double-Dip”

Nouriel Roubini, uma das vozes que previu a crise económica actual, em 2005, diz que a economia mundial já reentrou em recessão.

Em 2000, Roubini foi intitulado de Dr. “maldizer”. Em 2005 antecipou o aviso em relação à bolha especulativa imobiliária que viria a levar o mundo para a recessão económica.
Agora? Agora avisa que os milhares de milhões que foram injectados na economia mundial em pacotes de estímulo, que fizeram a economia mundial crescer artificialmente, estão a desvanecer. Que as principais causas que alimentaram a recessão ainda não foram abordadas: o excesso de endividamento no sector privado; dos agregados familiares, dos bancos e outras instituições financeiras, e ainda mais no sector empresarial.

Na segunda metade deste ano, afirma que iremos assistir à consolidação da tendência de depressão com as economias mais endividadas a contrair a despesa, o que conduz a uma redução do consumo e das importações, e as economias mais desafogadas (China, Alemanha e Japão, etc..) a não compensar a contracção.

Diz também que ninguém pode colocar de parte um ataque militar de Israel ao Irão, nos próximos 12 meses.

Escapar a um “double-dip” na Europa e no Japão será muito difícil, diz, porque os políticos estão a ficar sem espaço de manobra, sem instrumentos capazes, que já quase não existe espaço para mais pacotes de estímulo, e a capacidade para salvar instituições financeiras que sejam “grandes demais para cair” será muito restrita.

Estas são algumas das previsões do Dr. “maldizer” para o segundo semestre do ano e mais uns quantos anos…

Acreditamos em quem? Nos nossos políticos que estão sempre a dizer: “A nossa é melhor que a deles” (parecem putos a medir o tamanho da pilinha), ou nas vozes que nos avisam constantemente de que o mundo é mais complexo e sensível do que nos fazem chegar todos os dias (quase sempre) os meios de comunicação para as massas?

Double-Dip Days

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 19/07/2010, in Economia and tagged , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe um comentário