No País dos Destresses Maravilha

Novamente o número de notícias é tão avassalador  que não vou colocar aqui os seus títulos…

Para além do champanhe, dos charutos e das festas particulares em alguns iates (suponho), muito há e haverá por dizer destes destresses testes.

Numa primeira análise estes resultados servirão para acalmar os investidores mais pequenos, pois as primeiras reacções das instituições financeiras e a resposta dos mercados não está a ser tão cor-de-rosa como as parangonas estão a querer transparecer, principalmente as parangonas dos jornais portugueses – até faz confusão!
Os meios de informação em Portugal vivem numa ilha – a maior parte deles.

Indicações de que nem tudo são rosas:

* “Os mercados subiram esta sexta feira com a tomada de conhecimento de que falharam menos bancos que os esperados, mas o euro caiu porque os analistas questionam os testes.” in (Reuters)

* “O desenho dos testes causou alguma desconfiança nos mercados. Os supervisores disseram que descontaram o valor da dívida obrigacionista dos estados em posse dos bancos, mas apenas para as obrigações que estavam nas contas de transacção dos bancos. As obrigações que os bancos planeiam manter até ao fim do seu prazo de validade não foram contabilizadas nos testes. Isto abre a possibilidade que um banco que tenha obrigações da Grécia, por exemplo, passe nos testes — e ainda assim sofrer danos irremediáveis no caso de falência da Grécia.” in (CNN)

* No entanto, estes resultados são apenas metade da história. Analistas e investidores nos mercados financeiros estão muito desconfiados com o rigor dos critérios usados nestes testes de stress, para atestar a capacidade dos bancos de conseguir absorver um choque.” in (The Telegraph)

* “Schroders: Testes de stress poderão parecer um «balanço final de escola primária»” in (Jornal de Negócios)

* “Nicolas Véron, disse que o nível de detalhe dos testes era «desapontante»” in (The New York Times)

* “«Indiscutivelmente o que falhou não foram os bancos mas os testes,» disse Richard Cranfield, presidente da Allen & Overy.” in (CNN)

* “Resumindo, o que os testes de stress demonstraram não foi que os bancos europeus estão saudáveis – isso ainda é questionável- mas que os reguladores os vêem como saudáveis…” in (CNN)

* “O total de défice de capital é muito menor do que as melhores estimativas, por isso numa primeira análise isso é positivo, mas teremos de analisar os resultados mais detalhadamente.” Juan Pablo Lopez, BES in (Reuters)

* “Por detrás dos testes iremos encontrar mais volatilidade e fraquezas. (…) não tivemos a transparência que estávamos à espera.” David Morrison, Analista de Mercado, GFT GLOBAL in (Reuters)

* “A primeira reacção é espectável que seja um dólar mais forte, de forma que os mercados se afastarão do euro com base nos testes não terem sido suficientemente rigorosos e porque talvez nem todas as fraquezas no sistema tenham sido reveladas.” Philip Shaw, Economista Sénior, INVESTEC in (Reuters)

* “De momento parece que os bancos estão a ser testados contra um fundo de céu azul, não um cenário de stress. Não são particularmente stressantes.” Joe Dickerson, Analista bancário na BROKERAGE EXECUTION NOBLE, Londres – in (Reuters)

* “Não vejo nada de stress nestes testes. É como enviar os bancos para um fim de semana nas termas. Se os bancos portugueses e espanhóis estiverem a negociar segunda feira em alta, eu estarei pronto para vender.” Stephen Pope, Chefe da GLOBAL EQUITY STRATEGIST, CANTOR FITZERGERALD, Londres – in (Reuters)

etc, etc, etc, etc, etc, etc,… são tantos os comentários dentro deste estilo que dava para ficar aqui até amanhã nisto…

Nos próximos dias iremos ter mais deste desenrolar de opiniões, e para a semana é que se saberá como irão reagir os mercados, mesmo que ache que o Banco Central Europeu não irá deixar cair as bolsas sob pena de deixar condenar os resultados que foram divulgados hoje…

Muito vai haver para falar sobre isto…

Notícia da CNN – Europe’s big banks pass stress tests
Notícia do Financial Times – EU stress tests seem ‘too soft’
Notícia do Deutsche Welle – With one exception, German banks pass financial stress test
Notícia do The Telegraph – UK banks pass stress tests as seven fail in Europe
Notícia do Jornal de Negócios – Schroders: Testes de stress poderão parecer um “balanço final de escola primária”
Notícia do New York Times – Seven Banks in Europe Fail ‘Stress Test’ for Scant Capital
Notícia da CNBC – Stress Tests Show Regulators Won’t Clobber Banks
Notícia do The Guardian – Stress tests leave UK banks unscathed
Notícia da Bloomberg – Seven EU Banks Fail Tests With $4.5 Billion Shortfall
Notícia da Reuters – Seven banks fail Europe’s stress test
Notícia da Reuters – Global stocks gain but euro and gold off after stress tests
Notícia da Reuters – Instant view – Seven banks fail European stress tests

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 23/07/2010, in Banca, Corrupção, Economia and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: