O Stress é Amanhã… ou Talvez Não?

Bancos sofrem corte no rating mas passam nos stress testes. Ricardo Salgado, Presidente do BES, diz que o BES deverá passar nos Stress testes elogiando a banca a criticando as agências de notação, e diz ainda que o BCP não é problema para o sistema bancário português. Presidente da Republica diz que os bancos irão passar nos stress testes. FMI pede mais transparência nos stress testes. Fitch corta rating a cinco bancos portugueses.

Com o aproximar do dia de amanhã, dia em que serão revelados os resultados dos stress testes – dizem eles, atenção que isso é o que nos querem fazer crer. Amanhã prevejo que seja apenas um pró-forma genérico dos resultados dos testes, onde talvez nem os nomes dos bancos que não tenham passado venham a ser revelados. Faz amanhã precisamente dez dias que saiu a data aproximada para quando a revelação dos verdadeiros resultados dos stress testes:

Os resultados dos testes de “stress” aos bancos europeus, entre os quais a CGD, o BCP, o BES e o BPI, serão publicados a 23 de Julho, mas a informação detalhada sobre os mesmos só será conhecida em Agosto.

in Jornal de Negócios, dia 13/07/2010
Como sempre, os segredos estão nos detalhes…

Vou usar palavras de João Vieira Pereira, director adjunto do jornal Expresso, numa entrevista à SIC Notícias, para demonstrar qual o tom e tipo de retórica que está a ser usada pelos meios de comunicação, políticos e responsáveis da banca nacionais:

“Existem razões para não estarmos preocupados.” (…) “Está toda a gente muito confiante com os quatro bancos que estão sujeitos a estes testes.” (…) “Existe alguma confiança para dizer que todos irão passar nestes testes.” (…) “São coisas completamente diferentes (corte do rating dos bancos), não podemos comparar uma coisa com a outra.”

Agora vou contrapor com aquilo que o FMI, que para mim é “o braço armado da banca”, disse ontem sobre os stress testes europeus, palavras que seguem a mesma linha de raciocínio de muitas outras que têm sido proferidas nas últimas semanas:

“A Europa tem de assegurar que os stress testes são transparentes para garantir a sua credibilidade.” (…) “É provável que se mantenha alguma incerteza sobre o rigor dos testes.” (…) “Alguns analistas têm criticado a falta de informação sobre os cenários que estão a ser testados, alimentando especulações de que estão a ser manipulados de forma a produzirem um resultado favorável.”

Temos aqui uma séria e vincada divergência de palavras, postura e opiniões. Espero que nenhuma destas palavras do FMI, e de outros analistas, se venham a revelar verdade, pois será mau para todo o mundo.
De entre mentirosos escolher o que menos mente é um exercício muito complicado…

É também de salientar as palavras de apoio de Ricardo Salgado ao BCP, a “inocência” do Presidente da República e a sua equidistância, e a revisão em baixa dos ratings do BCP, BPI, BES e Banif pela Fitch.

Gostava de fechar este post relembrando que os verdadeiros resultados dos stress testes só serão divulgados em Agosto, por isso muita atenção ao que será dito nos próximos dias – não em relação à parte cor-de-rosa das afirmações mas às nuances que poderão começar a mostrar o que de “verdadeiro” estará por revelar.
Gostava de mencionar que uma vez mais a informação das dúvidas do FMI em relação aos stress testes só foi mencionada numa publicação em solo nacional… Manipulação, controlo de informação, jogo de interesses?… Existem muitos adjectivos que poderão ser usados para adjectivar este tipo de conduta, pessoalmente prefiro chamar-lhe apenas e só: Corrupção…

Vodpod videos no longer available.

Notícia do Diário Económico – Salgado elogia testes à banca e critica agências de ‘rating’

Notícia do Público – Bancos sofrem corte nos ratings mas passam testes de stress europeus

Notícia do Jornal de Negócios – A banca, a PT e o País: Ricardo Salgado na “Hora H”

Notícia do Jornal de Negócios – “BCP não é um problema para o sistema financeiro português”

Notícia do Jornal de Negócios – FMI pede mais transparência nos testes de stress

Notícia do Washington Post – IMF: Europe’s still in the dumps

Notícia do Expresso – Fitch corta rating a cinco bancos portugueses

Notícia do Financial Times – IMF calls for more ‘stress-test’ openness

Notícia do Jornal de Negócios – Detalhes dos testes de “stress” à banca só serão conhecidos em Agosto

Notícia do Diário Económico – Cavaco diz não ter “nenhuma informação” sobre resultados negativos dos bancos

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 22/07/2010, in Banca, Corrupção, Economia and tagged , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: