Mais Geoengenharia – Está a Começar a Entrar nos Escaparates…

Um poderoso grupo de cientistas, capitalistas e grupos de reflexão conservador, estão a unir-se em torno da ideia de arrefecer o planeta largando dióxido de enxofre na atmosfera.

Na continuação do post “Terraformação (Geoengenharia) Mais Uma Brincadeira…“, eis que no espaço de dias aparece outra notícia nos escaparates (Por norma passavam meses até se tocar neste tema nos meios de comunicação para as massas).

Esta notícia trás, para quem não está a par deste tema, umas boas explicações para o porquê de as conversas sobre geoengenharia acontecerem quase sempre longe do olhar do público:

“Por agora os governos têm mostrado relutância em falar da geoengenharia.” (…) “Para além dos seus efeitos negativos não serem conhecidos” (…) “Esta forma de geoengenharia é extremamente atractiva porque os seus custos são estimados ser triviais quando comparados com os da redução das emissões de carbono.” (…) “Dá luz verde a uma maior queima de carvão, elimina a necessidade de aumentar os impostos sobre os produtos petrolíferos.” (…) “A Rússia já iniciou testes.” (…) “Enquanto a redução das emissões é a aceitação de que a sociedade moderna industrial causou danos à natureza, a manipulação do clima será a confirmação do nosso domínio sobre ele, a prova cabal de que o engenho humano irá triunfar sempre.” (…) “Manipulámos todos os outros ambientes em que vivemos, porque não também o planeta?”… etc…

Primeiro ficámos a saber que já estão a ser levadas a cabo experiências, sem consulta pública. Ficamos também a saber que isto será uma medida que convirá aos grandes poluidores do mundo. Também nos dizem que a prepotência e arrogância humana irá sempre triunfar sobre a mãe natureza.
Qualquer um destes três sinais é de extrema preocupação.
* Experiências a decorrer com dióxido de enxofre:

O dióxido de enxofre, também conhecido como anidrido sulfuroso, é um composto químico constituído por dois átomos de oxigénio e um de enxofre; a sua fórmula química é SO2 . É um gás denso, incolor, não-inflamável e altamente tóxico e a sua inalação pode ser fortemente irritante.

In Wikipédia
Portanto é um veneno altamente tóxico… andamos a brincar, quer dizer eles andam sempre a querer esticar a corda…

* Os grandes poluidores serão os mais beneficiados.
Isto diz-me que $$$ não irá faltar para apoiar este tipo de medidas, fugindo da resolução dos verdadeiros problemas, e, como usualmente o homem faz quando tenta contornar a natureza, criando outros ainda piores…

* O homem irá sempre conseguir dominar a natureza.
A arrogância do Homem será o seu fim. A História conta-nos que todas as civilizações que desapareceram, ou foi por catástrofes naturais, ou porque a civilização esgotou os recursos naturais que necessitava para florescer.
A natureza é quem manda e pensar o contrário é estar a arriscar demais com coisas sérias…

Acho que iremos cada vez mais ouvir falar desta solução simplesmente monstruosa…

Notícia da NewScientist – An evil atmosphere is forming around geoengineering

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 22/07/2010, in Ambiente and tagged , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: