Terraformação (Geoengenharia) Mais Uma Brincadeira…

Reduzir o aquecimento global através de terraformação, criando um escudo solar.

Primeiro gostava de dizer que este é um dos temas que mais tenho seguido desde há dois/três anos.

A terraformação ou geoengenharia é a alteração das condições de um planeta para que este reúna melhores condições para ser habitado por humanos.

Mais uma vez o aquecimento global a conduzir ideias que no mínimo podem ultrapassar a fronteira da megalomania do Homem. Cada vez que o Homem pensa que consegue resolver todos os seus problemas manipulando o ambiente à sua volta, a contra resposta que o ambiente dá acaba por ser quase sempre contrária aos seus intentos. O Homem não aprende, ou digo, só aprende depois de cometer os erros e a situação se tornar irreversível.

O aquecimento global só será realmente “gerível” quando forem levadas em consideração situações que actualmente estão quase fora dos pratos da balança, algo que já aflorei um pouco nos posts: Climategate – Todos Inocentados… e no Oceanos à Deriva.

Agora vou lançar outra acha para a fogueira.
Será que este tipo de experiências, escudo solar, não estará a ser já posto em prática?
Oficialmente não, mas existe uma situação que é facilmente verificável e comparável ao proposto através da observação visual, que é tremendamente semelhante ao sugerido por estes painéis de cientistas: A poluição deixada nos céus pelos aviões.

Em 11 de Setembro de 2001, aquando do ataque às torres gémeas, foi inadvertidamente feita uma experiência ao impacto do tráfego aéreo sobre o clima. Durante três dias o tráfego aéreo esteve interditado nos céus da América, e o que os cientistas verificaram foi que com o desaparecimento dos rastos de avião dos céus as temperaturas mínima e máxima sofreram variações de menos e mais 2 graus. Dois graus é o que os cientistas calculam que o planeta aqueça até ao final do século devido ao aquecimento global…

Esta diferença nos extremos de temperatura pode conduzir ao declínio e até mesmo à ruptura de determinados ecossistemas, dizem os cientistas.

Gostava de deixar uma pergunta no ar…
Porque andam os cientistas a gastar mundos e fundos para tentar reduzir as emissões de metano dos ruminantes e nada se ouve falar em relação à redução das emissões do tráfego aéreo? Desculpem-me a violência das palavras, mas os peidos das vacas não influenciam de forma tão directa a temperatura!
Fico uma vez mais com a sensação de que os interesses comerciais se sobrepõem a tudo o que seja bom senso, levando os cientistas primeiro a tentar alterar o natural em vez de tentar conter o artificial…

Em relação aos rastos dos aviões gostava apenas de salientar isto (um dia destes espero aprofundar melhor esta questão):
Actualmente existem dois tipos de rastos nos céus, os rastos efémeros e os rastos que permanecem visíveis aumentando a sua área ao longo do dia, levando até mesmo ao total encobrimento dos céus. Para a verificação disto basta erguer os olhos para o céu e ir observando as suas variações durante o dia, e durante vários dias – não é preciso ficar especado o dia inteiro a olhar para o céu…🙂
Os rastos que perduram são uma causa recente, dito por alguns, desde 1998. O facto de serem recentes é facilmente verificável através de fotografias que tenham sido tiradas numa data posterior à referida, ou seja, se não encontrarem nada nos céus nas fotografias mais antigas e se nas fotografias mais recentes isso passou a ser comum, é sinal de ter acontecido uma alteração nas condições dos nossos céus.

Este já está longo por isso deixo para outra oportunidade escrever mais sobre isto. Para já os links referentes à informação sobre a qual estive a escrever…

Notícia da NewScientist – Geoengineering fix won’t suit everyone

Notícia da CNN – 9/11 study: Air traffic affects climate

Notícia do Telegraph – Solar shield on agenda at climate summit

About minhamosca

Em busca de mais conhecimento

Posted on 20/07/2010, in Ambiente and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: